Autor Tópico: Robô explorador da Nasa chega à cratera Vitória, em Marte.  (Lida 1025 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Robô explorador da Nasa chega à cratera Vitória, em Marte.
« em: Setembro 28, 2006, 01:04:44 pm »
O robô Opportunity chegou à beira de uma cratera em Marte, a "Vitória", que os cientistas consideram o ponto mais importante da missão, informou hoje a agência espacial americana (Nasa).

Os especialistas da Nasa agora vão guiar cuidadosamente o robô, para que ele envie imagens detalhadas do interior da cratera, de 800 metros de diâmetro. A expectativa é novas descobertas sobre a história do planeta.

Os cientistas estão especialmente interessados em saber se ainda há água no interior da cratera. As primeiras fotografias distribuídas pela agência espacial mostram camadas de rocha nas paredes da cratera, e dunas no fundo.

Segundo o principal pesquisador do projeto, Steve Squyres, da Universidade Cornell, de Nova York, "as camadas rochosas podem contar novas histórias sobre como eram as condições ambientais há muito tempo".

Quando o Opportunity e o seu gémeo, o Discovery, chegaram a Marte em Janeiro de 2004, os analistas da Nasa achavam que os robôs teriam uma vida ativa de 90 dias. O objetivo de chegar à Vitória parecia impossível.

Os cientistas imaginavam que o pó marciano cobriria os painéis solares dos robôs, que assim não poderiam recarregar suas baterias e deixariam de funcionar.

No entanto, segundo uma das responsáveis da missão no Laboratório de Propulsão a Jacto da Nasa, Cindy Ode, os robôs "continuam a superar todos os desafios apesar do desgaste dos seus materiais e das dificuldades do terreno".

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Robô explorador da Nasa chega à cratera Vitória, em Marte.
« em: Setembro 28, 2006, 01:04:44 pm »