Autor Tópico: Primeira turista espacial quer repetir viagem à ISS.  (Lida 1247 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Primeira turista espacial quer repetir viagem à ISS.
« em: Outubro 02, 2006, 04:56:43 pm »
A milionária americana Anousha Ansari, a primeira turista espacial da história, afirmou hoje que se propõe visitar a Estação Espacial Internacional (ISS) pela segunda vez.

"Gostei muito da viagem e aproveitarei qualquer oportunidade para viajar de novo à ISS nas naves Soyuz ou em outros meios", afirmou Ansari, de 40 anos, na Cidade das Estrelas, nos arredores de Moscou.

Cidadã americana de origem iraniana, Ansari viajou no último dia 18 à ISS a bordo da nave Soyuz TMA-9 junto ao cosmonauta russo Mikhail Tyurin e ao americano Michael López-Alegria. A primeira mulher turista espacial da história permaneceu em órbita nove dias na companhia de outros três cosmonautas.

Na sexta-feira passada, Ansari voltou à Terra na nave Soyuz TMA-8 junto ao americano Jeffrey Williams e ao russo Pavel Vinogradov.

Na sua primeira entrevista colectiva após o retorno, Ansari, Williams e Vinogradov falaram com a imprensa sobre as suas experiências em órbita.

"Além de poder realizar o meu sonho, eu gostaria de saber mais sobre o que as pessoas sentem durante os vôos espaciais", disse Ansari ao explicar os objetivos de uma segunda viagem à ISS.

Proposta que parece ter sido apoiada pela Rússia, confirmou Alexei Krasnov, chefe do programa de vôos tripulados da agência espacial russa Roscosmos, em declarações na semana passada.

"Se Ansari quiser, pode viajar à ISS pela segunda vez em 2008, porque era nessa data que a sua viagem estava inicialmente prevista", disse Krasnov ao lembrar que Ansari substituiu o japonês Daisuke Enomoto, que não pôde viajar à ISS em Agosto por motivos de saúde.

Sorridente, Ansari afirmou ter certeza que a sua façanha promoverá o interesse pelo cosmos, inclusive para céticos, como o seu marido Hamid. "Pode ser que ele (Hamid), pouco entusiasta dos vôos espaciais, também queira voar depois do que fiz", afirmou.

Ansari disse que durante sua permanência na ISS recebeu milhares de cartas e mensagens na sua página na internet na qual conta as surpresas e os detalhes do turismo espacial.

O mais difícil da viagem, segundo Ansari, foram os enjôos e a adaptação do sistema vestibular (que controla o equilíbrio) à ausência de gravidade. "De resto, tudo foi extraordinário", disse.

Vinogradov e Williams destacaram que tiraram mais de 100 mil fotografias da Terra nos 183 dias que permaneceram na ISS, um número recorde. Os astronautas desenvolveram um programa de experiências científicas e fizeram videoconferências com estudantes e universitários do mundo todo.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 02, 2006, 05:12:08 pm »
Fazem desconto a um cliente frequente? :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 02, 2006, 05:12:08 pm »