Autor Tópico: Astrofísicos americanos ficam com o Nobel da Física.  (Lida 619 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Astrofísicos americanos ficam com o Nobel da Física.
« em: Outubro 03, 2006, 12:25:04 pm »
Os astrofísicos americanos John C. Mather e George F. Smoot são os ganhadores do Prémio Nobel de Física 2006 pelas suas pesquisas sobre a radiação de fundo das microondas cósmicas e a origem do Universo, comunicou hoje a Real Academia Sueca das Ciências em Estocolmo.

Os cientistas receberão o prémio pelo "seu olhar para a infância do Universo" e as "suas tentativas de entender a origem das galáxias e das estrelas".

Os seus trabalhos estão baseados nas medições realizadas com ajuda do satélite Cobe, lançado pela Nasa em 1989, em cujos resultados sustentaram as suas pesquisas sobre o cenário dos primeiros segundos após o "big bang", a origem do Universo.

Mather, de 60 anos, Doutor em Física pela Universidade da Califórnia em Berkeley, trabalha como astrofísico no centro da Nasa Goddard Space Flight, em Greenbelt (EUA).

Smoot, de 61 anos, Doutor em Física por Cambridge (Massachusetts), trabalha como catedrático na Universidade de Berkeley.

O Nobel de Física premia os vencedores com 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de euros) e será entregue em 10 de Dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, fundador dos prémios.

No ano passado, o prestigioso prémio foi partilhado entre os americanos Roy J. Glauber e John L. Hall, e o alemão Theodor W. Hansch, pelos seus estudos sobre os fenómenos ópticos.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »


Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Tags: