Autor Tópico: [DUVIDA] Compra de equipamento  (Lida 3594 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[DUVIDA] Compra de equipamento
« em: Outubro 11, 2006, 09:18:16 am »
Estou prestes a comprar um telescópio. O meu objectivo era um Celestron CG5-GT C8. Mas vi uma montagem CG5 em 2a mão à venda e estou a ponderar a sua compra, juntamente com uma OTA (nova ou em 2a mão).
Aproveito a oportunidade para usufruir da vossa sapiência e peço a vossa opinião na minha escolha:

1) Vixen VMC200L
2) Celestron C8
3) Vixen VC200L VISAC
4) ... um SCT mais pequeno...?
5) ...Outra combinação...?

O tamanho e peso geral são factores importantes, portanto não pretendo reflectores.

Também pus em causa a montagem, pensei numa melhor da Vixen, mas acho que tudo junto iria para valores absurdos, neste momento.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 11, 2006, 10:43:45 am »
Viva, o que vais fazer com o telescópio novo?

Fotografia ou observação visual?
Se for fotografia, é a quê? planetas, ou galáxias?
Eu não dou bons concelhos sobre observação visual, aviso já..

O VISAC (segundo o que li) é extremamente  bem corrigido ao nivel de aberrações cromaticas, esféricas e de curvatura de campo, e em especial até à fim do campo visível. Isto insinua que é bom para fotografia. Mas pode ser um luxo desnecessário se fôr para observação.. (mas não sei.. eu não dou bons conselhos para observação visual, aviso já, de experiência própria :D) Quando digo "fim do campo visível" quer dizer que se calhar um CCD minúsculo como o de uma WebCam não precisa de um VISAC!
O C8 é um Schmitt-Cassegrain. Tem vantagem em relação aos catadioptricos de tubo aberto, por ter um tubo fechado e não deixar entrar pó para o espelho.. Mas isto claro é relativo, porque se for bem cuidado não há problema em ter o tubo aberto. Tubo aberto, tem a vantagem que o espelho acomoda-se à temperatura exterior mais rapidamente. (se bem que em 8" é capaz de não ser grande a espera) O tubo aberto tem a vantagem ainda de não ter um vidro que embacie!

Em relação a CG-5, a que vais comprar em 2ª mão também tem GoTo? precisas realmente de GoTo?

Pessoalmente eu tenho umas preferências não muito baseadas em constatações objectivas.. Uma montagem Vixen parece-me uma boa coisa! Em especial por causa da distância focal do telescópio que estás a querer comprar. Quanto mais robusta for a montagem menos susceptível fica o telescópio de sofrer um abanão que nunca mais para..  Isto para observação não tem grande problema, e uma montagem que aguente o peso do telescópio com algum esforço até "serve"..
Mas se for para astrofotografia, por exemplo, dá jeito uma coisa que aguente com o peso "nas calmas".. por exemplo se um telescópio pesa 8 kg já com os acessórios todos, eu diria que não convem escolher uma montagem que aguente com menos de 10 Kg..
Para mim, uma coisa frustrante é só conseguir estar com o meu telescópio durante 5 ou 6 dias por mês, e nesses 5 ou 6 dias o céu estar um espetáculo, mas haver muito vento!
(misteriosamente, 2 das fotografias que mais gostei foram tiradas com vento!)

Portanto, vê o que queres fazer com o telescópio, vê o que vais meter no telescópio, e daí tiras conclusões sobre o que por por baixo do telescópio ;)

De forma altamente subjectiva, e nada objectiva, e para o uso que eu lhe daria, eu ordenaria os telescópios que referiste pela seguinte ordem: VC200L VISAC, VMC200L, C8.. Metia também uma GP-DX, ou GP-D com motores de AR e DEC por baixo dele, e comprava um atlas celeste em papel laminado! 5 estrelas!

Tenho mais uns tantos conselhos para dar (ou sugerir alterações a estes), mas preciso de saber melhor o uso que vais dar ao telescópio, e a tua relação passada com astronomia, antes de falar neles.. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 11, 2006, 10:43:45 am »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 11, 2006, 11:25:16 am »
Boas,

Realmente esqueci-me de dizer os meus objectivos.

Para os próximos meses será apenas para observação. Depois de estar confortável com o seu funcionamento poderei começar a brincar com uma toucam. Os primeiros alvos serão obviamente planetas e o céu profundo provavelmente só depois da compra de um redutor focal. Mas nada de profissional para já.

A CG5 é goto. Se preciso realmente? Bem, depois de ter um Dobson, ganhei gosto pela pesquisa relativa entre estrelas (saltinhos de estrela em estrela até chegar ao alvo). Mas com uma distância focal tão grande, torna-se mais difícil. De qualquer modo, a montagem em 2a mao já vem com GO-TO.
Suporta 10Kg, as OTAS pesam cerca de 6Kg, o que deixa muita margem para acessórios.

A montagem vixen para já está fora de orçamento.

Algumas pessoas têm me dito que o VMC200L é uma má escolha por causa da obstrução central, dos veios de apoio do secundário serem grossos e do desenho óptico do secundário... Dizem-me também que é preferível um C8, que é mais versátil, tanto para céu profundo como planetas, observações e fotografia.

Parece-me que o C8 é aquela escolha sem riscos, já testado 1001x por todos. O VMC200L parece um tiro no escuro, um desenho óptico estranho que parece-me ter muitas vantagens mas poderá, pelo que alguns dizem, desiludir-me na versatilidade e qualidade...

Também me aconselham um ED80, principalmente para fotografia, mas para já ainda estou com febre de aberturas e de observação visual, portanto deixarei essa opção para futuro.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 11, 2006, 12:30:45 pm »
Bom, ok, então..

Realmente os VC e VMC têm a aranha a segurar no espelho.. em estrelas mais brilhantes, segundo consta, vê-se visualmente os 4 picos de difracção. Há quem não goste, e há quem não se importe. Acho que é gosto pessoal. Contudo também ouvi dizer que isso pode ter alguma influência no detalhe visível nos planetas..  E realmente a obstrução central também costuma ser algo que as pessoas olham com atenção.. Eu aí não tenho grande experiência prática no assunto..
Bom, sendo assim, se calhar o C8 é um bom investimento.
A ideia subjectiva que tenho é que a Vixen tem coisas muito boas a preços "decentes", e que a Celestron tem coisas boas para o "mercado".. Não quer dizer que um C8 é um instrumento mau..

Bom, se a CG5 tem GoTo, então em 2ª mão é boa compra por ser mais barato :)

O que eu ia dizer prendia-se muito com astrofotografia, e com não começar a aprender logo com o único telescópio que se vai ter na vida. Ou seja, não ter aulas de condução logo no Ferrari. Assim tem-se tempo para aprender cada coisa a seu tempo, sem entrar em depressão por não se saber o que fazer, com tanta coisa por aprender..
Há muita coisa que eu ainda não sei, e realmente a utilidade do GoTo para focais longas não a assimilei ainda, porque não uso focais longas nem CCDs pequenos :) Mas faz sentido sim. De qualquer maneira acho que um bom buscador extra, ou telescópio-buscador (barato) pode sempre ajudar no fine-tuning do apontamento.
Ia também falar em refractores, mas se o objectivo é mesmo ver mais fundo, e já tendo um Dob, não há grande necessidade em voltar aos "grandes campos", não sendo com o objectivo da fotografia..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 11, 2006, 12:50:48 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Algumas pessoas têm me dito que o VMC200L é uma má escolha por causa da obstrução central, dos veios de apoio do secundário serem grossos e do desenho óptico do secundário... Dizem-me também que é preferível um C8, que é mais versátil, tanto para céu profundo como planetas, observações e fotografia.

Parece-me que o C8 é aquela escolha sem riscos, já testado 1001x por todos. O VMC200L parece um tiro no escuro, um desenho óptico estranho que parece-me ter muitas vantagens mas poderá, pelo que alguns dizem, desiludir-me na versatilidade e qualidade...


Possivelmente, quem te disse isto não conhece lá muito bem a Vixen. Sim concordo que os veios e a obstrução central poderão ter alguma desvantagem em comparação com o C8... mas dizer que na versatilidade e na qualidade é inferior já é demais. E "essas pessoas", alguem te falou no problema do mirror-shift que até é enixistente nos Vixen?

Compreendo que os meus comentários possam ser discutiveis a vários níveis, pois eu até sou um "Vixen Lover" e trabalho na GEM51... mas também tenho largos anos de experiência nestes equipamentos e isso ainda me vale de alguma coisa quando prefiro deixar para ultima opção (dentro das escolhidas) o C8.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 11, 2006, 03:38:28 pm »
Para o Fil:

40% de obstrução central costuma ser considerado mau, pelo menos a nível de contraste, mas se o telescópio compensa de outros modos... é tudo uma grande questão de compromissos. Em relação ao picos de difracção, não me incomoda nada. E ainda como estou numa fase astronómica egocêntrica, ou seja, o que vejo e fotografo é para meu exclusive deleite,  não quero saber se outros não gostam das difracções.
Provavelmente retira contraste nos planetas, mas se compensar outros defeitos ópticos....

A única coisa do go-to com focais longas: menor campo de visão, ou seja, mais dificuldade em encontrar os alvos :D Além disso, o telescópio vai ser usado pela minha esposa também, que não tem tanta experiência. E como ela é friorenta, o meu objectivo para a próxima primavera é fazer um pequeno barraco no quintal, comandar o telescópio por wireless lan,  atarrachar uma web cam para ela poder observar no quentinho.... não é a mesma coisa que observar visualmente, mas para ela ir ao meio do quintal apanhar frio para ver uns pontinhos de luz e umas manchinhas, como ela diz, é muito bom :D

PS: Roubaram-me o dob à 1 ano  :(

Para o João Clérigo:

Eu estou muito inclinado para o Vixen, e realmente certas pessoas que me falaram são pessoas da concorrência que não vendem Vixen.
A minha única dúvida em relação ao VMC200L: não encontrei muitas pessoas na net com esse telescópio e não encontrei muitas imagens usando esse telescópio. Ou é um segredo muito bem escondido ou então realmente resolve muitos problemas criando novos problemas. Ou ainda, não é bom para astrofotografia.

Outra coisa que me leva ao Vixen: até hoje as minhas pequenas compras foram sempre feitas na galáctica e o tratamento e informações que recebi foram sempre 5*****, e isso conta para mim. E ainda num tom jocoso e bairrista, não são da mouraria :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 11, 2006, 03:53:59 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
PS: Roubaram-me o dob à 1 ano  :(
ah, és tu! Bem me parecia que reconheci o nome de alguém..  pois..  :( É uma pena!..

Eu não queria dizer isto, mas tenho a impressão que os C8 dão uma imagem mais "soft", e há um tipo a dizer que o VISAC dele vê estrelas mais pontuais que o refractor de 150mm que ele tem. Espero que isto não seja visto como publicidade comparativa..

Bom, mas aqui há uns tempos, eu vi na imagem da webcam da galáctica uma coisa que me parecia ser um vixen desses montado lá na loja. Jaclérigo, ele ainda está por lá?
Realmente os Schmitt Cassegrain mais acessíveis sofrem da fama de inclinar o espelho quando se mexe foca. (chato em grandes amplificações) O VISAC também tem a focagem feita no primário, mas segundo consta o "shift" do espelho é imperceptível (7 segundos de arco, acho que foi o que li). O VMC200L, tem focador de cremalheira, ou seja não tem o "mirror shift" de certeza.
Quando eu estive para comprar o meu primeiro telescópio "a sério", em finais de Maio do ano passado, estive mesmo para comprar o VISAC.. Pouco antes de eu me decidir, apareceu-me à frente um refractor em 2ª mão, ao qual não consegui resistir. Agora viciei-me na astrofotografia e fiquei tramado.. :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 12, 2006, 12:18:35 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Para o João Clérigo:

Eu estou muito inclinado para o Vixen, e realmente certas pessoas que me falaram são pessoas da concorrência que não vendem Vixen.

 :lol: ops... no comments.

Citação de: "Miguel Lopes"
A minha única dúvida em relação ao VMC200L: não encontrei muitas pessoas na net com esse telescópio e não encontrei muitas imagens usando esse telescópio. Ou é um segredo muito bem escondido ou então realmente resolve muitos problemas criando novos problemas. Ou ainda, não é bom para astrofotografia.


Para veres fotografias feitas com VCs e VMCs, podes consultar:
http://vixenamerica.com/Products/Defaul ... tra=Images
Estão aqui muitas e boas imagens representativas das capacidades destas belezas.

Se quiseres obter comentários de utilizadores, inscreve-te e conversa com utilizadores aqui:
http://groups.yahoo.com/group/Vixen-scopes/
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 12, 2006, 12:24:21 am »
Citação de: "Fil"
Bom, mas aqui há uns tempos, eu vi na imagem da webcam da galáctica uma coisa que me parecia ser um vixen desses montado lá na loja. Jaclérigo, ele ainda está por lá?


O que temos em stock é um VMC200L... era para um cliente que depois acabou por levar antes o VMC260L. O homem só me diz maravilhas daquilo. Qualquer dia tenho de o visitar para ver como é aquela "besta" em comparação com o irmão mais pequeno.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Outubro 12, 2006, 09:00:57 am »
Citação de: "jaclerigo"
O que temos em stock é um VMC200L...
bem me parecia.. Era verde.. mas no site não aparecia como estando "em stock"..
Citação de: "jaclerigo"
(...)VMC260L. O homem só me diz maravilhas daquilo.
..  Pois.. acredito.. :roll: Eu agora no próximo ano vou estar proibido de comprar mais tralha.. Acho que vou gastar a minha quota em despesas pelo Natal.. Mas daqui a 30 ordenados, esse 260L já está planeado entrar na listas das hipóteses..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Outubro 12, 2006, 09:40:24 am »
Para o Fil:

Roubaram o Dobson da casa de campo de um amigo meu. Eu deixei-o lá durante um mês e até tinhamos brincado a dizer que um canhão daqueles ninguém roubava, pelo peso.
Fizeram um buraco de 1 metro num muro de 3m de altura e levaram tudo! Tive muita sorte porque os acessórios estavam dentro de uma caixa de cartão com muito mau aspecto e salvei 4 oculares de valor superior a 500€ !! Depois viemos a saber por impressões digitais que o roubo foi feito pelos filhos dos vizinhos mas os sacanas fugiram para frança. Grande filme!

Para o JClerigo:

Estou mesmo inclinado para o Vixen, mas agora tenho dúvidas!!!
o VMC ou o VC???? Ainda com mais dúvidas fiquei depois de ver a página de utilizadores da Vixen, pois o VMC200L só tem fotos planetárias!!
Eu sei que disse que fotografia não era prioritário, mas por mais 200€...

O VC não está em stock, pois não? Qual seria o tempo de espera?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Outubro 12, 2006, 11:28:17 am »
Filhos dos vizinhos? :shock: ..e foram para França... arg! :evil:  há alturas em que me apetece furar pneus dos carros certos..

Mas dá um pulo à loja (se der jeito), e vai ver o VMC ;)

O facto de só haver fotos planetárias não quer dizer que o telescópio só sirva para isso.. A vantagem das fotos planetárias, é que se conseguem fazer sem grandes problemas e preocupações. Basta uma webcam. Coisas que exijam maior tempos de exposição, requerem muitos outros cuidados, e alguns deles levam bastante tempo (prática) para dominar :) É natural que se um gajo tem um telescópio novinho em folha e quer tirar uma foto com ele, a coisa mais rápida de fazer é webcam e planetas :)
Esses Vixen são F/9~10 .. não é assim muito mau.. é pouco mais "escuro que F/8, Mas leva um bocado de tempo (exposição/integração) até se ter uma foto de céu profundo com uma relação focal dessas... A Vixen tem redutor para o VMC, que pode ser um acessório a considerar, também.. Mas o VISAC também devia ter um redutor.. :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 12, 2006, 12:01:19 pm »
Isto foi do piorio. A PJ recolheu impressões digitais, o meu amigo deu um monte de pessoas como suspeitos e os foram os filhos dos vizinhos... ele já desconfiava porque um deles tinha-lhe perguntado uns dias antes se tinha alarme... porque, conforme disse:"... é uma casa valiosa ...". Infelizmente o meu amigo não tinha seguro. Roubaram-lhe cerca de 6000 euros em material diverso.
Felizmente ele é um gajo 5***** e vai-me dar o preço do dobson novo. Eu não reclamo, até porque se fosse comigo, procedia igual.

Acho que o VISAC usa o mesmo redutor focal... passa para f/6. Embora vi que quando se coloca o redutor não é possível usar o acessório de guiding.

Estou a pensar ir a Lisboa comprar a montagem para a semana e na vinda ou na ida passava pela Galáctica. Aproveitava e via já uns acessórios.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 12, 2006, 02:19:31 pm »
Tipo porreiro, não haja dúvidas!
Citação de: "Miguel Lopes"
Acho que o VISAC usa o mesmo redutor focal... passa para f/6. Embora vi que quando se coloca o redutor não é possível usar o acessório de guiding.
Pois, se te estás a referir a algo do género de um "off-axis guider", eles funcionam "bisbilhutando" a borda do campo (off axis). O redutor, por definição, vai empurrar essa "borda do campo" mais para o centro (agravando o tal efeito de vinheta) aumentando o campo real do telescópio (diminuindo a distância focal do conjunto), portanto pode não chegar luz a essa zona. (Obrigado pela "info", porque não me tinha lembrado dessa antes. Faz sentido)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 12, 2006, 05:30:29 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
O VC não está em stock, pois não? Qual seria o tempo de espera?


Cerca de 15 a 30 dias.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 12, 2006, 05:30:29 pm »