Autor Tópico: [AJUDA] Primeiro equipamento  (Lida 2362 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline siriuspower

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[AJUDA] Primeiro equipamento
« em: Outubro 15, 2006, 09:23:36 pm »
Boas pessoal

Gostaria que me dessem uma orientação no material a comprar.
Pretendo-me iniciar nestas andanças com o objectivo de fazer fotografia a planetas galáxias estrelas, ....

Partindo do presuposto que é o meu primeiro equipamento não queria também algo muito fraco para não me desiludir.

O que me dizem? Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por siriuspower »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 15, 2006, 10:11:22 pm »
Viva.

Peço desculpa se parecer muito severo, mas não é a intenção..

Pela forma rápida e sucinta de fazer a pergunta, e pela mistura de "planetas galáxias estrelas" na mesma fórmula, eu depreendo que  estás mesmo no início de comçar com astrofotografia (como disseste) e provavelmente no início de conhecer o céu também..
A primeira coisa que eu quero dizer é: não tenhas pressa!

Desaconselho que o primeiro telescópio que se tenha seja uma coisa com o intuito de ir logo para a astrofotografia!
Aconselho antes a pensar que se vai comprar um telescópio, e que ele vai poder ser usado para fotografia.
É uma diferença subtil, mas acho que é importante.

Bom, em relação ao equipamento desiludir.. Convém ter cuidado porque o equipamento não desilude, nós é que nos desiludimos com ele :)
E há várias maneiras de ficar desiludido, mas acreditem que a que nos desilude mais é uma da qual nós não estamos à espera! Ou seja, não é por se ter um telescópio "fraquinho" que nos vamos desiludir, é mais provável que fiquemos desiludidos se nos derem um grande telescópio, e nós não nos consigamos adaptar a ele tão rápido como nós gostaríamos.
Isto é, se coprarmos uma montagem equatorial toda artelhada, com dois grandes telescópios cada um aperfeiçoado para a sua especialidade (um para galáxias pequenas, e o outro para grandes nebulosas no céu) e mais uns CCDs topo de gama, com software especializado... O mais provável é fartarmo-nos de levar tudo isto para o campo, por não conseguirmos tirar uma foto de jeito e não sabemos porquê..
Como eu disse num outro post, não devemos aprender a conduzir com um Ferrari. E por alguma razão os carros de lição são a maior parte a gasóleo com cilindrada fraquita..

Bom, isto já vai longo e ainda não disse nada.. cá vamos: vou dar uma sugestões de material de acordo com o que me parece melhor para o início.
0 -> nada do que vai ser aqui dito dispensa a leitura de outros posts como estes:
este, sobre novo equipamento;
este, sobre iniciar na astrofotografia;
e este sobre máquinas fotográficas e interesses fotográficos.
Faltam aqui outros posts sobre o início na astronomia, ajudem-me sff.

1 -> montagem equatorial! Se é fotografia o que se vai querer fazer daqui a uns tempos, então vai ser preciso comprar uma coisa destas! Pode-se começar com uma montagem eq. sem motores, e mais tarde comprar os motores quando se for fazer fotografia mais a sério.
2 -> telescópio com uma distância focal curta menor que 600~800 mm. Quanto maior, mais exigente um tipo tem que ser na montagem e no seguimento do céu.
3 -> câmara: não se faz fotografia sem uma coisa destas :) o que já tens? o que quer que tenhas, usa! Não te preocupes em comprar já uma câmara de propósito. Toma-lhe o gosto primeiro, e vê como te sais. Tens câmara de filme? óptimo! usa-a!
4 -> se queres fotografar planetas, arranja uma webcam, que são baratas, mas atenção que precisas de um computador/portátil ao pé do telescópio!

Há muita coisa que vai correr mal, e há muita coisa para aprender. E guiar uma fotografia manualmente é barato e dá trabalho! Vais passar por noites frustrantes, e vais pensar em devolver a montagem porque aquilo não funciona tão bem como a teoria nos disse! Eu sei, porque já passei por isso. E sinceramente quero desencorajar o qualquer um de fazer astrofotografia. A razão para eu querer desencorajar é que se eu não conseguir, é sinónimo que vocês são teimosos, e até certo ponto é preciso teimosia moderada para se conseguir bons resultados! É preciso persistência, paciência, capacidade de observação, alguma esperteza e capacidade de improviso para testar ideias novas ou pôr ideias que nos são queridas em teste! :)

Não queiras começar já com material que vá ser muita bom na altura em que o acabares de comprar todas as "peças", a menos que saibas claramente o que vais querer fazer, e que consigas não perder o vício durante esse tempo. Isto é raro acontecer, e por isso desaconselhável, portanto o melhor é começar de vagarinho, e ir aprendendo, ir substituindo o material à medida que se vai aprendendo mais.
Demora-se 3 meses a perceber realmente como uma montagem equatorial sem motores funciona! Despois, em cima disso, é necessário perceber que relação há entre a montagem e o telescópio, como se porta com o vento, como se prende a máquina ao telescópio.. A seguir começa-se a aprender qual o tempo de exposição melhor para cada objecto que se vai fotografar. Já vamos em mais 1 mês, para um gajo que sai todos os fins-de-semana.. Por volta desta altura começam a surgir todos os problemas associados a longos tempos de exposição, como desalinhamento da montagem, guiagem insuficiente, erros periódicos, poluição luminosa, influência da Lua cheia ou não..  Mete-lhe mais 3 mêses em cima se a distância focal for curta..  Portanto um gajo realmente só começa a fazer umas coisas com um mínimo de jeito ao fim de 1 ano de ter o material.. Isto não é uma coisa que se deve fazer com pressa!..

Lê, aprende, tenta ver o que vais precisar de fazer, e prever como o vais fazer ou ter que usar as coisas que vais precisar de usar. Sem querer fazer propanganda a livros que valem a pena, procura na secção de livros da galáctica (por exemplo) livros porreiros, como o Telescópios, do Guilherme de Almeida.. Há um do Pedro Ré sobre astrofotografia, as esse já é um pouco mais avançado, e talvez foque demasiado os CCDs.. Mas tb é um livro de interesse.. Tenho estes dois, por isso é que os refiro! mas há outros que nos dão a conhecer melhor o céu, que é uma coisa essencial para irmos à procura dos objectos a fotografar no céu.

Mas o que quero dizer é que não há livro, montagem, máquina fotográfica, telescópio, ou até mesmo anel adaptador que substitua a experiência que a pessoa tem. E isso só se consegue com a prática! Portanto, preocupa-te mais em arranjar uma coisa que dê para treinar, e não tanto com uma coisa "que não te desiluda"! ;)
« Última modificação: Outubro 15, 2006, 10:22:20 pm por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 15, 2006, 10:11:22 pm »

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 15, 2006, 10:20:15 pm »
Excelentes dicas Fil!
Citar
Demora-se 3 meses a perceber realmente como uma montagem equatorial sem motores funciona!

É bem verdade! Se não fosses tu Fil inda andava com as coordenadas Ar e Dec trocadas!loool :wink:

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline siriuspower

  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 15, 2006, 10:24:20 pm »
Pronto ok ja tou mais calmo e desiludido :(

Lol acerca de material que tenho, tenho portátil e tenho uma maquina que não é própria é uma digital normal CASIO EXILIM EX-Z70  7.2Mega Pixeis.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por siriuspower »

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
astrofotografia
« Responder #4 em: Outubro 16, 2006, 05:21:27 am »
Uau!!! astrofotografia é algo muuuuuuito técnico. Você já é fotógrafo? Conheço poucas pessoas que se aventuraram por esse caminho. Une a arte da fotografia com a ciência da astronomia. Desejo-lhe boa sorte!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por AJC »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 16, 2006, 06:12:27 pm »
Citação de: "siriuspower"
Pronto ok ja tou mais calmo e desiludido :(

Lol acerca de material que tenho, tenho portátil e tenho uma maquina que não é própria é uma digital normal CASIO EXILIM EX-Z70  7.2Mega Pixeis.

Também não leves as minhas tentativas de desilusão de masiado a sério.. Mas é sempre bom pensar um pouco.
Eu decidi arrancar para a astrofotografia depois de já ter um telescópiozito pequeno de 60mm. Comprei um refractor maior e a montagem mais barata que consegui arranjar, que aguentasse com o peso, comprei também um motor para o eixo de AR. O pequeno refractor de 60mm passei a usar como telescópio guia, para colmatar as insuficiências da montagem.
Guiar a montagem manualmente implica estar de olho numa ocular com retículo iluminado e barlow, durante o tempo de duração da fotografia (que nas primeiras tentativas podem ser 5 minutos, mas à medida que nos vamos tornando experientes, começamos a empurrar para os 45~60 minutos :)), e ir corrigindo os "desvios" do telescópio. Para isto aconselho ter-se motores nos dois eixos (de Declinação e de Ascenção Recta) para evitar os tremores ou excessos de correcção introduzidos ao rodar os manípulos à mão.

Se se quiser fazer astrofotografia sem telescópio, também dá e sai mais barato: há umas mini-montagens só para a máquina fotográfica, mas isso fica limitado só a coisas leves.. Mas aqui é melhor começar com uma SLR digital ou de filme. Uma digital dessas não é a melhor ideia, por causa dos tempos de exposição longos.

Depois em termos de telescópio, há várias hipóteses dependendo dos gostos.
Para fotografia, não é tão importante a abertura como é para observação visual..  Tirando eventualmente a vantagem de que para uma mesma distância focal, uma abertura maior faz com que o tempo de exposição seja muito menor.

O mais seguro é mesmo começar a observar com um telescópio, e depois ir alimentando o "bichinho" da astrofotografia a pouco e pouco. Por exemplo com uma webcam ir tirando fotografias aos planetas.

Um primeiro telescópio para astrofotografia é fácil de comparar a uma aposta. Uma montagem equatorial com motores 400 euros + refractor acromático de 80mm 400 euros + acessórios e assim 200 euros! Rápidamente se passa os 1000 euros. A questão que se coloca é, "quem está disposto a apostar 1000 euros que vai gostar de astrofotografia daqui a 6 a 12 meses de aprendizagem?"
Isto é com um refractor acromático, se fosse apócromático, de 400 euros passava para o dobro.. Também se pode começar com um reflector Newtoniano que fica mais barato que o refractor apocromático..  Mas o newtoniano pode exigir outros cuidados para balançar o telescópio com câmara na montagem, colimação, etc.
Numa primeira fase, o melhor é mesmo alimentar uma sede por informação, e ler muita coisa sobre os vários equipamentos, e ir fazendo uma espécie de resumo das vantagem desvantagens e problemas que se encontram nas várias coisas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: astrofotografia
« Responder #6 em: Outubro 16, 2006, 06:15:40 pm »
Citação de: "AJC"
Uau!!! astrofotografia é algo muuuuuuito técnico. Você já é fotógrafo? Conheço poucas pessoas que se aventuraram por esse caminho. Une a arte da fotografia com a ciência da astronomia. Desejo-lhe boa sorte!!
Eu não sou propriamente "fotógrafo".. Antes alguém que gosta de fotografia e de astronomia. Não me considero nem um astrónomo amador com grandes conhecimentos, nem um cientista a sério, nem um fotógrafo a sério.. Mas lá que estou sempre a prender, estou! :)
Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Re: astrofotografia
« Responder #6 em: Outubro 16, 2006, 06:15:40 pm »