Autor Tópico: Micrometeorito atingiu ônibus espacial Atlantis  (Lida 1257 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Anonymous

  • Visitante
Micrometeorito atingiu ônibus espacial Atlantis
« em: Outubro 16, 2006, 08:04:07 am »
Ao revisar o ônibus espacial Atlantis, que retornou de seu mais recente vôo no último dia 12 de Setembro, os engenheiros da NASA descobriram que a nave foi atingida por um micrometeorito. É o maior furo já feito por um micrometeorito desde a entrada em operação dos ônibus espaciais.



O acidente não colocou a tripulação em risco, já que o impacto ocorreu na área de carga da nave. O furo mede 2,7 milímetros de diâmetro e o micrometeorito penetrou apenas 12 milímetros de profundidade.

Como as portas da área de carga são fechadas antes do retorno ao solo, o furo também não ficou exposto durante a reentrada na atmosfera.

Desde o acidente que destruiu o ônibus espacial Colúmbia, em 2003, a NASA alterou a forma como os ônibus espaciais ficam ancorados na Estação Espacial Internacional, de forma a não expor seu escudo de reentrada à ação dos micrometeoritos.

Ainda assim, este é o tipo de acidente mais temido desde o início da exploração espacial, já que virtualmente nada pode ser feito para proteger naves, sondas espaciais e satélites artificiais contra os meteoritos que atingem constantemente a Terra.

Os cientistas da NASA retiraram o micrometeorito da estrutura da Atlantis e agora vão analisar sua composição e tentar descobrir sua origem e até a velocidade com que ele atingiu o ônibus espacial.

Fonte: Inovação Tecnologica
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 16, 2006, 11:30:34 am »
Pois, realmente esse é um dos problemas das viagens no espaço! Apesar da quantidade enorme de espaço, o risco de ser atingido por um objecto desses, é algo a ser considerado, pode por em risco equipamento extremamente caro e vidas humanas! Além disso, o  nosso própio lixo espacial em torno da terra é cada vez mais um problema, senão o pior! :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 16, 2006, 11:30:34 am »