Autor Tópico: O Fim do Universo  (Lida 16410 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #30 em: Janeiro 16, 2010, 03:42:50 pm »
Não, mas fóruns como este ajudam  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline mafioso

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • autêntico noob...
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #31 em: Janeiro 16, 2010, 03:51:03 pm »
o muito pouco que sei foi por pesquisar na net, mas já vi aqui pessoal que percebe algumas coisas disto,como tu ou o fil...ja vi os topicos em que recomendam os livros para saber o que procurar no ceu nocturno,mas infelizmente não tenho equipamentos e será dificil comprar, primeiro não sei como andam os preços, segundo porque vivo no centro de uma cidade (matosinhos) num prédio sem varanda onde é muito dificil utilizar qualquer tipo de equipamento, exceptuando os binoculos...uso um programa stellarium mas não sei usa-lo ao maximo e as vezes tenho aquela sensação de "não saber o que procurar"
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: O Fim do Universo
« Responder #31 em: Janeiro 16, 2010, 03:51:03 pm »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: O Fim do Universo
« Responder #32 em: Janeiro 16, 2010, 11:10:05 pm »
Citação de: "mafioso"
(...) num prédio sem varanda onde é muito dificil utilizar qualquer tipo de equipamento (...)
Ui... sei bem o que isso é... é uma tristeza!  :(

Com uma varanda já ia... o amigo e mestre Paulo Lobão aqui do fórum faz umas coisas muito porreiras a partir do meio da poluição luminosa de Matosinhos também... procura aqui no fórum pelo "paulobao" e que te sirva de inspiração.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline mafioso

  • Mensagens: 21
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • autêntico noob...
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #33 em: Janeiro 17, 2010, 01:38:06 pm »
é mesmo :S

obrigado pela dica, vou procurar xD

cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #34 em: Janeiro 29, 2010, 12:47:23 pm »
Sou bastante recente neste fórum, pelo que tenho andado a ler os "posts" mais antigos... E há que dizer que há temas aqui muito interessantes...
Relativamente ao Universo, sua origem e seu possivelmente fim...
Já repararam que cada coisa que nos rodeia é infinitamente divisivel? Não há nada, por mais pequeno que seja, que não se possa dividir em particulas mais pequenas...
Até há umas décadas atrás, pensava-se que o átomo era a particula mais pequena. Depois, veio-se a descobrir que havia particulas ainda mais pequenas que o compunham...
Incrivel! A própria matemática prova isto...
E vamos observar uma dessas particulas que compõem um  átomo, imaginando um miscroscópio super-potente (daqueles que ainda não temos tecnologia suficientemente avançada para fabricar), e observemos atentamente essa particula... Possivelmente (quase de certeza) descobririamos outras particulas infinitamente mais pequenas...
Será que em cada uma dessas particulas, dividindo-as sucessivamente, não chegariamos a um nivel em que visualizávamos um universo, com galáxias, estrelas, etc?
Desde miudo que me interesso por questões relacionadas com tudo o que tem a ver com o universo, planetas, estrelas, possibilidade de vida noutros lugares, etc...
E sempre que me punha a olhar para o céu, imaginava se o nosso próprio universo não estaria dentro de uma particula, e que por sua ver essa particula faria parte de algo bem maior.
Será disparate o que estou para aqui a divagar? Bem, sempre tenho a desculpa de uma semana cansativa de trabalho... lolol  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #35 em: Março 08, 2010, 10:56:08 am »
PAra mim não há nada nem deixa de haver nada ou seja o universo funciona como um balão, cria o seu próprio espaço. à medida que se vai expandido vai criando o seu próprio espaço.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #36 em: Março 08, 2010, 06:15:48 pm »
Citação de: "TiG"
PAra mim não há nada nem deixa de haver nada ou seja o universo funciona como um balão, cria o seu próprio espaço. à medida que se vai expandido vai criando o seu próprio espaço.

... e o balão expande-se em que "meio"?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #37 em: Março 08, 2010, 06:18:29 pm »
Citação de: "JDias"
Já repararam que cada coisa que nos rodeia é infinitamente divisivel? Não há nada, por mais pequeno que seja, que não se possa dividir em particulas mais pequenas...
Até há umas décadas atrás, pensava-se que o átomo era a particula mais pequena. Depois, veio-se a descobrir que havia particulas ainda mais pequenas que o compunham...
Incrivel! A própria matemática prova isto...
Por acaso a teoria das cordas prevê umas 400 e tal partículas elementares... que não são mais do que a mesma corda a oscilar a "frequências" diferentes....
Ou seja: só existe uma partícula, que na verdade é uma porção mínima de energia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #38 em: Março 08, 2010, 06:26:26 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Por acaso a teoria das cordas prevê umas 400 e tal partículas elementares... que não são mais do que a mesma corda a oscilar a "frequências" diferentes....
Ou seja: só existe uma partícula, que na verdade é uma porção mínima de energia.

Seja o que for, será alguma "coisa".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #39 em: Março 09, 2010, 09:12:42 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Citação de: "JDias"
Já repararam que cada coisa que nos rodeia é infinitamente divisivel? Não há nada, por mais pequeno que seja, que não se possa dividir em particulas mais pequenas...
Até há umas décadas atrás, pensava-se que o átomo era a particula mais pequena. Depois, veio-se a descobrir que havia particulas ainda mais pequenas que o compunham...
Incrivel! A própria matemática prova isto...
Por acaso a teoria das cordas prevê umas 400 e tal partículas elementares... que não são mais do que a mesma corda a oscilar a "frequências" diferentes....
Ou seja: só existe uma partícula, que na verdade é uma porção mínima de energia.

Mas mesmo essa pequena partícula considerada actualmente elementar, tem o seu tamanho, e assim, pode ser divisível por partículas mais pequenas...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #40 em: Março 09, 2010, 10:22:02 am »
Citação de: "jaclerigo"
Citação de: "TiG"
PAra mim não há nada nem deixa de haver nada ou seja o universo funciona como um balão, cria o seu próprio espaço. à medida que se vai expandido vai criando o seu próprio espaço.

... e o balão expande-se em que "meio"?

Vai criando o seu próprio espaço à medida que se expande. Ele não se expande para lado nenhum, porque tudo o que existe já está no universo. Ou seja, não vai ocupar nenhum espaço que já existia; o único espaço que vai ocupar, é o espaço que ele próprio cria.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #41 em: Março 09, 2010, 10:51:35 am »
Citação de: "JDias"

Mas mesmo essa pequena partícula considerada actualmente elementar, tem o seu tamanho, e assim, pode ser divisível por partículas mais pequenas...
Não, essa "partícula" não pode encolher mais do que a dimensão da escala de Plank, portanto não é divisível.
A mesma teoria tem uma explicação muito interessante para um problema clássico da relatividade: segundo esta teoria, os buracos negros não são singularidades, i.e. um ponto ínfimo no espaço com densidade infinita. Segundo esta teoria o buraco negro encolhe até à escala de Plank evitando o problema da densidade infinita.

Claro que isto tudo deixa em aberto algumas ideias interessantes, por exemplo que o espaço-tempo é discreto e não contínuo. Cada ponto no espaço-tempo poderá ser uma posição numa "grelha".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline JDias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #42 em: Março 09, 2010, 11:37:20 am »
Eh Miguel Lopes, constante de Planck... :) Isso já é um bocadinho "areia demais para a minha camioneta"... :) hehe
Só por curiosidade, trabalhas em alguma área de Física quântica ou algo parecido? :)
Neste fórum onde estamos todos mais ou menos ligados à paixão pela astronomia amadora, acabamos por encontrar as mais diversas profissões... :)

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #43 em: Março 09, 2010, 11:56:40 am »
Citação de: "JDias"
Eh Miguel Lopes, constante de Planck... :) Isso já é um bocadinho "areia demais para a minha camioneta"... :) hehe
Só por curiosidade, trabalhas em alguma área de Física quântica ou algo parecido? :)
Neste fórum onde estamos todos mais ou menos ligados à paixão pela astronomia amadora, acabamos por encontrar as mais diversas profissões... :)

Cumps
hehehe, não, sou eng. electrotécnico. Mas também tenho as minhas "teorias"  :-D

Olha, lê este livro do Brian Green
http://www.bookdepository.co.uk/book/9780393058581/The-Elegant-Universe

Já o li umas 3x mas só à segunda é que alguns conceitos entraram...

Outra perspectiva excelente é a do Magueijo. Muito mais clássica mas também muito mais simples.
http://www.bookdepository.co.uk/book/9780099428084/Faster-Than-the-Speed-of-Light

Já agora, este site, o bookdepository manda para Portugal sem portes. E tem um catálogo maior do que a Amazon...

PS: o livro do Magueijo tem a melhor explicação que já vi da teoria da relatividade. E ao contrário do que as reviews dizem, ele não contradiz o Einstein, simplesmente extende a teoria.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline MacOsxPT

  • Mensagens: 16
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim do Universo
« Responder #44 em: Junho 03, 2010, 11:11:03 am »
So agora li este topico e queria deixar aqui uma "dica"

Antes de mais como mts de vos falam, o "big crunch" que realmente era o Universo a caminhar para um infinito e por sua vez a desacelerar , o que vai originar o "big rip" em que tudo ficara frio , escuro e "congelar".

Mas agora com tudo o que ja foi dito sobre o que ha para alem do nosso Universo e o que é o "Nada", deixo aqui a minha teoria mt simplificada.

Ora imaginemos que a nossa sala (habitaçao), com luzes apagadas, escura, é o "nada", e o nosso Universo é um balao ( a meio gas/ar), nos estamos dentro do balao (planetas) e esse balao por sua vez (assopramos), vai encher ( big crunch).
Agora pergunto, tudo o que rodeia o nosso balao, é o que?
É o "nada"?
Mas quem nos garante a nos que nessa escuridao nao existe algo?
Usem a vossa imaginaçao, e ponham outro balao na vossa sala.

Estamos sozinhos? ok tudo bem.. entao antes do bigbang ja havia o "espaço" para o Universo se expandir, esse tal "nada"

Nao vos consigo explicar melhor, mas olhando para a minha sala, isso faz sentido.

Saudaçoes.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Saudaçoes
Rui

Re: O Fim do Universo
« Responder #44 em: Junho 03, 2010, 11:11:03 am »