Autor Tópico: O Fim do Universo  (Lida 16493 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
O Fim do Universo
« em: Maio 11, 2006, 05:29:00 pm »
Olá a todos, ponho-vos aqui uma daquelas questões de "moer miolo".

O que há para lá da fronteira do nosso Univero?

- Será que o nosso Universo é infinito?
- Será que não há Nada?
- Outros Universos?
- Energia?

Venham daí as vossas opiniões...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 11, 2006, 05:41:03 pm »
Temos pano para mangas  :mrgreen:

O Fim do Universo...hummm... na minha opinião este Universo não é um fim por si só, ou seja, existem vários Universos (do género Universos Paralelos). Podermos ou não existir nesses universos e possivelmente esse universos não serão regidos pelas mesmas leis da fisica como o nosso.

Outra opinião que tenho é a de que  fronteira deste universo será o inicio de outro universo, diferente...ou quem sabe igual (há várias teorias sobre isso, de entre as quais uma que é bastante interessante que é a do Universo Espelho, ou seja, o nosso Universo não é nada mais do que um reflexo de outro Universo que já existiu e que desapareceu, dando origem ao nosso).

Enfim...há muitos pensamentos subjacentes a este tema...  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 11, 2006, 05:41:03 pm »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 11, 2006, 06:42:53 pm »
Excelente iniciativa :wink:
Pois bem, vou dar a minha humilde opinião.
Actualmente defende-se q o Universo nasceu com o Big Bang e q ainda hoje está a expandir-se. Ora, se existe esta expansão, e se houve um inicio, na minha opinião isto é sinal q não é infinito. Sou tb apologista da teoria do Big Crunch (q é o oposto do Big Bang) em q um dia tudo voltará a comprimir-se até atingir novamente a singularidade. No entanto, há quem defenda q p além do nosso universo há outros mais, como q bolhas na superfície de um balão, em q esse balão é o "nosso" universo.
Então pergunta-se: o q há no espaço entre cada balão?
É realmente mt intrigante e este assunto tem mm "pano p mangas" 8)
Cumps

Edit:
Penso q se poderia criar uma nova secção p assuntos de cosmologia onde este tópico ficaria melhor integrado.
Cumps
 :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Mário Macedo

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 11, 2006, 11:07:58 pm »
Concordo com o Ivo provavelmente não existe um universo mas multiversos :shock: . Existem teorias que defendem a possibilidade da existência de universos de antimatéria :? , ou regidos por leis físicas que desconhecemos, aliás a física que conhecemos perde todo o significado no início do nosso universo. Mas o que interessa é o seguinte: não estamos simplesmente no universo , nós somos parte dele , cada um dos átomos do nosso corpo nasceu ou no Big bang ou nas fornalhas termonucleares das estrelas com grandes massas , estivemos todos lá no início :o
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Mário Macedo »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 11, 2006, 11:18:23 pm »
Realmente esta é uma questão que está além da imaginação humana. Para já só a ideia de haver algo infinito, já está um bocado acima da nossa concepção. Depois a ideia de haver multiplos universos, ainda mais. Mesmo a ideia de o próprio tempo ser infinito....
Vi há uns tempos um documentário que dizia que as ultimas descobertas apontam para que existam múltiplos universos ou então que o nosso universo pode ser curvo, dobrando-se sobre si mesmo. Ou seja, se tivesse-mos um telescopio suficientemente avançado para vermos o universo todo, em qualquer direcção que olhásse-mos, podia-mos ver-nos a nós próprios.... confuso não ?  :wink:

Acerca do big crush, ouvi dizer que o universo não tem massa suficiente para que isso aconteça. O que pode acontecer é que o universo vá desacelerando progressivamente tendendo para o infinito, ou seja, nunca parando nem retrocedendo. Toda a matéria incluindo galaxias, irá acabar infinitamente afastada, arrefecida e solitária  :oops:
 :cry:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 12, 2006, 02:34:55 am »
Citação de: "joao marum"
... O que pode acontecer é que o universo vá desacelerando progressivamente tendendo para o infinito, ou seja, nunca parando nem retrocedendo. Toda a matéria incluindo galaxias, irá acabar infinitamente afastada, arrefecida e solitária  :oops:
 :cry:


Ok... vamos a concepções... Se consideramos "Universo" tudo aquilo que foi criado pelo Big Bang, então o universo de tudo o que existe é simplesmente aquilo que foi criado num dado momento.

Mas aquilo que realmente me dá cabo da "mona" é tentar perceber para onde, e onde se estende o Universo.

Ora se o Universo se estende (ou expande) em qualquer coisa (um meio), então essa "coisa" já era o Universo, já existia. Se ela já existia, ela já era um "Universo"... não será assim?

Mas agora imaginemos outro cenário, momentos antes da grande explosão... onde não havia Nada! E o problema complica-se aqui... na propria concepção "Do Nada". É que não podemos aceitar que O Nada exista, porque se aplicarmos esta regra O Nada passa a ser algo e portanto O Nada, passa a ser alguma coisa e por esta ordem de pensamentos... um próprio Universo.

Confuso?

E agora vem o Grande Explosão! O Universo é criado e começa a expandir-se... para e No Nada! Mas... se O Nada não existe, como pode algo ir para lá?

:)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 12, 2006, 09:28:13 am »
Ora ai está, o problema do ser humano é que tem que acreditar que tem que haver sempre algo por trás de cada coisa criada. A nossa mente não está preparada para pensarmos assim...para nós é inconcebível que não haja algo, uma causa por trás de cada consequência.

Neste caso, a definição do Nada é complexa. Deve ter havido algo que despoltou o Big Bang, uma ignição que deu origem à explosão.
Agora a questão está aqui : Será que existia outro universo antes ? E que a consequência do inicio do nosso terá sido o fim do outro ? ou então será que existiriam outros universos (os tais universos paralelos) que vão criando ramificações (pensem numa árvore...primeiro temos o tronco e a partir daí vamos ter ramificações...elas todas vêm do mesmo sitio e apresentam as mesmas caracteristicas, mas se formos a ver bem, cada uma delas é distinta) e que o nosso Universo não é nada mais que uma ramificação de outro ?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 12, 2006, 01:59:55 pm »
Citação de: "jaclerigo"
E agora vem o Grande Explosão! O Universo é criado e começa a expandir-se... para e No Nada! Mas... se O Nada não existe, como pode algo ir para lá?
:)

Aí é q está a complexidade deste assunto. O cérebro humano não está preparado p aceitar o nada como simplesmente "nada"... :)
É neste caso q penso em algo divino (Deus) q criou os factores possiveis p originar esta explosão cósmica. É claro q isso não resolve todos os problemas e mais uma pergunta surge: então de onde veio essa força divina?
Sinceramente, não tenho mts argumentos p esta discussão...  :?
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Maio 13, 2006, 10:54:36 am »
Ora aí está!
:arrow: O nada não existe! (não existe onde? no nosso universo, certo? não podemos afirmara nada sobre outra coisa que não está no nosso universo)
:arrow: o universo expande-se no nada, ou seja está a levar a existência de algo para o sítio onde antes havia "nada"..  Isso parece-me querer dizer que o universo está a Criar algo..
:arrow: Se "nada" for energia, e "algo" for matéria, a fornteira do universo está a fazer uma mera "conversão/transformação"
:arrow: atendendo a que há estrelas "misteriosas" que parece que a quantidade de energia não bate certo com a massa.. Será que não serão as estrelas (ou esses objectos) as fronteiras do universo, e não uma linha, ou plano como conhecemos nos nossos mapas?

Se calhar o Big Bang foi só uma pacata posição no espaço multidimensional (3 dimensões mais o tempo, pelo menos) que pertencia ao "nada" até ao momento em que a "Onda" do universo em expansão passou por lá, e de repente viu-se "Criada" a partir do nada...
O que é o nada? pois não faço a menor ideia, já me esqueci do que isso era quando eu uera só energia, ou nada.. não tinha uma memória muito boa nesses tempos.. :)

É engraçada, a capacidade de pensamento do ser humano, que consegue parar o que está a fazer para num instante pensar mais alem do que alguém alguma vez irá.. Existiremos nós porque estamos no "pensamento" de "Alguém"? Ui.. a conversa já vai parar a outros sítios...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Maio 26, 2006, 07:55:22 pm »
Citação de: "Fil"
Ora aí está!
:arrow: O nada não existe! (não existe onde? no nosso universo, certo? não podemos afirmara nada sobre outra coisa que não está no nosso universo)

Mas a questão está... como se pode dizer que O Nada não existe? É que só de pensarmos que O Nada não existe estamos a dar-lhe existencia... isto é paradoxal.

Citar
:arrow: o universo expande-se no nada, ou seja está a levar a existência de algo para o sítio onde antes havia "nada"..  Isso parece-me querer dizer que o universo está a Criar algo..

Mas, como é que algo se pode expandir para onde não há nada? É que se o universo se está a expandir para aquilo a que chamamos o nada, então esse nada não pode ser NADA, tem de ser algo mais, um meio, uma energia, algo para onde a matéria do nosso universo tende a criar mais matéria.

Citar

:arrow: Se "nada" for energia, e "algo" for matéria, a fornteira do universo está a fazer uma mera "conversão/transformação"


Mas se o nada é energia, então o nada não pode ser nada, seria energia, certo :D ?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Junho 16, 2006, 02:18:45 pm »
Bem aqui fica a minha opnião. Poderá até parecer um tanto relegiosa, mas também será devido a eu ser muito relegioso.

Bem eu acho que depois da imensidão do espaço, existe um lugar que nunca nós humanos iremos chegar. E esse lugar pertence ao reino de Deus. Lugar intocavel.
 :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Tiago Dias »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Junho 16, 2006, 02:20:59 pm »
Eu não sou nada religioso, mas também acho que nunca lá iremos chegar... acredito até que muito dificilmente alguma vez sairemos do nosso Sistema Solar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline eärwen

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Julho 19, 2006, 05:31:04 pm »
A teoria dos universos paralelos é bastante aliciante, no entanto, acho que algo aconteceu do nada para estarmos aqui, por isso acho também que existia algo antes e não o NADA, porque existe sempre matéria, existe sempre alguma coisa mesmo que não a possamos ver. Em relação à questão se o universo tem fim ou não, acho nunca ninguém irá saber, nem mesmo se inventássemos uma máquina do tempo. Por outro lado, se o universo começou com o dito Big Bang terá certamente uma fronteira ou um fim, que se vai expandindo vagarosamente por aí fora, até começar ou até dar lugar a outro universo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por eärwen »
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

(Fernando Pessoa)

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 19, 2006, 05:36:00 pm »
Interessante. Mesmo que acreditemos que o NADA existia, o cerebro humano não está preparado para imaginar o NADA. Temos que sempre acreditar que há algo por trás de tudo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline eärwen

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 19, 2006, 05:38:02 pm »
mas repara, isto é como um desenho. O desenho não se faz do nada. Tens o material mas principalmente a ideia do que vais desenhar. Existe algo antes do desenho....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por eärwen »
Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?

(Fernando Pessoa)

(sem assunto)
« Responder #14 em: Julho 19, 2006, 05:38:02 pm »