Autor Tópico: Adaptação dos motores da montagem Heq5 para Eq5  (Lida 2385 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
Adaptação dos motores da montagem Heq5 para Eq5
« em: Novembro 14, 2006, 12:05:34 am »
Olá a todos!
Ando para comprar uns motores para a eq5 da Sw em 2ª mão e fizeram-me uma oferta de uns motores da Heq5...Será que poderei tentar adaptar estes motores para a eq5?
Em baixo vêm algumas fotos dos motores:


Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 14, 2006, 09:27:25 am »
Hum... Ora bem... O que eu te dizia para fazer era uma pesquisa sobre os motores para as duas montagens. Creio que se pesquisares isso no google encontras...

Mas sobretudo concentra-te em que é que diferem as duas montagens talvez por aí chegues lá...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 14, 2006, 09:27:25 am »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 14, 2006, 09:57:31 am »
Em principio se a adaptação se fizer sem problemas, penso que poderás usá-los à vontade. Se não for possivel (e parece-me que não é) configurar a velocidade sideral, poderá ser útil verificar o número de dentes das rodas dentadas pelo menos são iguais nas duas montagens...

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 14, 2006, 10:22:14 am »
Subscrevo as palavras do Astrolupa!
Eu acho que a EQ-5 tem 144 dentes na roda de AR. Uma busca rápida na net, pareceu sugerir que a HE5 tem 135 dentes.. Portanto não parece que vá resultar assim sem mais.
Se não te importares de andar sempre a corrigir a guiagem, dá para a cada minuto corrigir-se o equivalente a 4 segundos (1 minuto de arco) Portanto ao fim de uma hora o teu telescópio vai estar a apontar 1 grau fora do sítio. Não me parece grave para uso visual ou fotografia de curta exposição.. Mas acho que é coisa para um "gajo maluco" e só para desenrascar!..
Se isso fosse "oferecido", eu acho que valia a pena tentar.. Sendo pago, lembra-te que ainda precisas de adaptar os motores à montagem, que pode requerer cortar, dobrar, furar, e aparafuzar chapa :) Encontrar parafusos, arranjar extensões para os fios do motor até ao sítio onde ficar a electrónica central, caixinha para enfiar a electrónica para ficar protegida, etc.. e que depois disso tudo, caso não resulte, tens que não te sentir sem dinheiro para comprar a coisa certa!..
Se gostares de bricolagem, pode ser uma óptima entretenha.. 8)

De qq maneira, esses motores podem dar para fazer um focador eléctrico! (para quem goste de bricolagem electrónica :P)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 14, 2006, 11:20:50 am »
Além disso, mm depois de cortar, aparafusar, dobrar, corres sempre o risco de não se adequar à tua montagem e depois será dificil de o revender nessas condições. A menos q seja mm uma boa oferta 8)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 14, 2006, 06:18:28 pm »
Mais uma vez olá a todos!
A oferta que me fazem é de 155€ pelo conjunto...mas pelo que me dizem acho que é melhor comprar o kit apropriado para a montagem pois com o outro kit corro o risco de os motores não servirem na montagem e depois o dinheiro vai todo pa rua...por isso acho que é melhor investir no kit de motores eq5...
Citação de: "Fil"
Se isso fosse "oferecido", eu acho que valia a pena tentar.. Sendo pago, lembra-te que ainda precisas de adaptar os motores à montagem, que pode requerer cortar, dobrar, furar, e aparafuzar chapa Smile Encontrar parafusos, arranjar extensões para os fios do motor até ao sítio onde ficar a electrónica central, caixinha para enfiar a electrónica para ficar protegida, etc.. e que depois disso tudo, caso não resulte, tens que não te sentir sem dinheiro para comprar a coisa certa!..

Pois, quem me dera a mim que fosse oferecido! :mrgreen: mas se o preço fosse mais barato até lhe fazia o focador electrónico e ainda aproveitava o outro motor para um telescópio guia que estou a pensar adquirir...mas pelos vistos é melhor não me esticar nas minhas economias para me sobrar mais dinheiro para mais acessórios para o scope!
Obrigado a todos pela vossa ajuda!

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 14, 2006, 06:18:28 pm »