Votação

A melhor foto : Dezembro

Astrolupa
1 (6.7%)
Xumaxer
11 (73.3%)
Antonio Lopes
3 (20%)

Votos totais: 14

Votação encerrada: Janeiro 01, 2007, 05:25:26 pm

Autor Tópico: [Actividade] A melhor foto : Dezembro  (Lida 6036 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Novembro 24, 2006, 04:48:45 pm »
Realmente, xumamxer, maravilha de foto! Nada mau para uma digital em afocal :P

Com fotos dessas, vou recomeçar a dar mais importância ao meu tempo gasto a tentar tirar fotos em Afocal. Estava muito mais pessimista quanto a fotografias de pouca duração apanharem o cometa, mas vejo que é melhor meter as mãos na massa antes de ser pessimista na estimativa de um resultado ;) Parabéns
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #16 em: Novembro 24, 2006, 06:24:21 pm »
Obrigado Fil. :P

Vai postando as fotos que fores conseguindo.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

(sem assunto)
« Responder #16 em: Novembro 24, 2006, 06:24:21 pm »

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Novembro 28, 2006, 04:18:54 am »
Olá a todos.

Então ai vão 2 fotos do Cometa C/ 2006 M4 SWAN.
Foram tiradas do meu terraço. Uma pela ocular de 25mm do telescópio e com a maquina segura com a mão perto da ocular.
Outra em Piggy-Back (acho que é assim que se escreve) fazendo o seguimento manual durante 123s, tendo como referência para o seguimento uma estrela dentro da ocular, estando assim com um olho na ocular, com a mão esquerda no manipulo do telescópio a fazer o seguimento e com um dedo da mão direita a carregar no botão da maquina durante os ditos 123s. :shock:
Vamos lá ver se o Pai Natal se lembra de mim e me oferece qualquer coisita para ajudar a obter melhores fotos e com menos esforço fisico. :wink:  :)





Espero que gostem.
Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #18 em: Novembro 28, 2006, 09:37:29 am »
António, excelentes imagens! Não só demonstram que ainda se "vê" (em foto) cometa nos céus, mas mais que isso são uma obra de arte tendo em vista a forma como as tiraste!
Guiar manualmente com um olho numa ocular, uma mão no comando, e outra no botão, sem tremer a máquina, é obra! Já não me sinto a pessoa mais mais maluca no mundo a tentar guiar manualmente uma fotografia :) (sem ofensa ;))
Vamos lá ver se o Pai Natal te substitui esse cabo disparador por um sem unhas ;)

Da minha parte, independentemente de qual for o tema para o próximo mês, estou em pulgas para tentar fotografar esse cometa! Se for tarde para esse, anda por aí um P/2006 HR30 (Siding Spring) com magnitude parecida, a acelerar na estilha a fugir do Cisne para Este! Pode vir a não ser tão bonito como o C/2006 M4 (SWAN), mas já vai dar para pôr em prática umas ideias que andei a congeminar, hehe :twisted: Se der alguns (bons ou maus) resultados eu comunico-os ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #19 em: Novembro 28, 2006, 10:11:20 am »
Sublinho as palavras do Fil. De facto, o resultado está magnifico tendo em conta as peripécias q utilizaste. De qq forma, p o concurso tens q escolher apenas uma :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #20 em: Novembro 28, 2006, 10:55:27 am »
Belas fotos António.
Não sei se melhora ou não a imagem, mas se tentasses retocar a 2ª no Photoshop ou similar, se calhar não ficava pior.

Grande seguimento.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Novembro 29, 2006, 02:08:10 am »
Olá a todos.
Realmente não é grande coisa fazer seguimento manual, mas tem de ser até melhorar o equipamento. :cry:  Mas tenho conseguido boas fotos a cima dos 100s, por vezes não sai bem à 1º, e, é necessaria muita calma e concentração. :wink:

Fil - Sim, um disparador sem unhas vinha mesmo a calhar. :D
Quanto a esse Cometa vou ver se o encontro nos meus programas que é para também o observar.

Paulo Santos - deixo a escolha por vossa conta, já que foram essas duas as que achei estarem melhores. :wink:

Xumaxer - Isso do photoshop tem coisas, pois já estraguei algumas fotos a tentar melhorar, mas realmente há que faça magia e dá uma beleza às fotos onde ela não existe.  :wink: Também sou adepto das fotos naturais, tal como foram capturadas, ai está o verdadeiro trabalho. :)  Agora capturar uma má foto e depois melhora-la, acho eu, que já não é a mesma foto, porque assim todos conseguem boas fotos. :)
De notar que as minhas fotos só foi adicionado texto, linha e minimização do tamanho no photoshop, nada mais, a foto ai representada é tal e qual como foi capturada. :)
Não estou só a comentar este tipo de foto, mas sim na fotografia em geral. Gosto de ver uma foto tal como foi capturada e acho que ai sim, está o seu verdadeiro valor.

Obrigado pelos vossos comentarios.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #22 em: Novembro 29, 2006, 02:29:19 am »
Cá estou novamente. :)
É só para dizer que coloquei 4 fotos da observação às Leonidas, caso queiram espreitar http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?p=4094#4094

Foram tiradas com a 350D num tripé e 30s cada.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Novembro 29, 2006, 09:57:08 am »
Citação de: "Antonio Lopes"
Olá a todos.
(...) Xumaxer - (...) Também sou adepto das fotos naturais, tal como foram capturadas, ai está o verdadeiro trabalho. :)  


Tens razão, mas sem fotos retocadas, muita gente deixava de se deliciar com as maravilhas do cosmos...
Se as fotos do Hubble não fossem retocadas, seriam provavelmente uma decepção. E eu até nem sou dos que ficam desanimados quando espreitam por uma ocular e não vêm igual às fotografias  :lol:
Realmente a mim, ajudam-me a "sonhar" melhor 8)  8)

Não me interpretes mal. As fotos estão muito boas, mas, para mim, se conseguirmos retirar o "ruído" a minha vista agradece e regala-se.

Mantém-nos a par do teu trabalho fotográfico. Aliás, até pode ser que eu te venha a "chatear" com questões relacionadas com astrofotografia, pois adquiri à pouco tempo uma 350D e tenho que começar a aprender muita coisa...

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #24 em: Novembro 29, 2006, 11:34:22 am »
Citação de: "xumaxer"
Citação de: "Antonio Lopes"
Olá a todos.
(...) Xumaxer - (...) Também sou adepto das fotos naturais, tal como foram capturadas, ai está o verdadeiro trabalho. :)  

Tens razão, mas sem fotos retocadas, muita gente deixava de se deliciar com as maravilhas do cosmos...
Se as fotos do Hubble não fossem retocadas, seriam provavelmente uma decepção. E eu até nem sou dos que ficam desanimados quando espreitam por uma ocular e não vêm igual às fotografias  :lol:
Realmente a mim, ajudam-me a "sonhar" melhor 8)  8)

Não me interpretes mal. As fotos estão muito boas, mas, para mim, se conseguirmos retirar o "ruído" a minha vista agradece e regala-se.

Eu sou um pouco como o António Lopes. Gosto de ver as fotos mais ao natural. Acho que o ideal seria mostar todas as fotos em duplicado, uma "antes" e uma "depois". As do hubble por vezes parecem-me muito plásticas, com muito detalhe mas sobreprocessadas.
Outra coisa que não gosto muito: certas fotos são completamente descontextualizadas, ou seja, apanham apenas o objecto em questão sem lhes dar envolvência. Claro que é muito bom para ver o objecto, mas por vezes ando à procura de imagens de grandes angulares em piggyback para ver como esse objecto se enquadra no céu, a nível de constelação, tamanho, brilho...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #25 em: Novembro 29, 2006, 06:58:30 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
(...) Gosto de ver (...) mais ao natural. Acho que o ideal seria mostar todas as fotos em duplicado, uma "antes" e uma "depois". (...)


Bem, vamos lá rir um pouco....
Eu também gosto mais "delas" ao natural...  8)  mas todos nós gostamos mais de "as" ver se tiverem sido retocadas, pois assim arregala mais a vista  :lol:  :lol:  :lol:  :shock:  :shock:  :shock:

Se virmos o antes e o depois, bom, então aí o choque é ainda maior !!! :x  :x

Claro que estou a falar das outras estrelas... Era só para vincar que por vezes as coisas se tornam mais atraentes à vista, apesar de ser só aparência.
Venham de lá essas fotos, naturais ou com "plásticas" em cima.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #26 em: Dezembro 02, 2006, 05:26:22 pm »
Está iniciada a Votação deste mês!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #27 em: Dezembro 02, 2006, 06:24:56 pm »
Fui o primeiro a votar!! :D
É pena o clima de portugal ser indeciso que assim decerteza que as fotos estariam melhores, porque podiam-se preparar mais tempo :!:

Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #28 em: Dezembro 04, 2006, 02:50:43 pm »
Queria só salientar a forma mais ou menos artesanal como foram tiradas as 3 fotos. Isto para mostrar que não é necessário grande equipamento para tirar boas fotos! Mais do que dinheiro para os tripés, telescópios guia e motorizações com erro mínimo é necessária muita paciência e perseverança.

E isso é um problema, pois o jac ainda não vende isso na Galáctica...  :D

PS - Mas já faz um grande esforço para os incentivar aqui no fórum...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Rui Padrão »

(sem assunto)
« Responder #28 em: Dezembro 04, 2006, 02:50:43 pm »