Autor Tópico: Tripulantes da ISS colocam gerador de oxigénio em funciona/º  (Lida 1071 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Tripulantes da ISS colocam gerador de oxigénio em funciona/º
« em: Novembro 02, 2006, 11:02:11 am »
Os tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) colocaram o sistema gerador de oxigénio Elektron em funcionamento após trabalhos de reparo, informou hoje Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

"Após troca de peças e trabalhos de manutenção, o sistema Elektron foi inciado e funciona normalmente", disse Lindin à agência oficial russa "Itar-Tass".

Participaram nestes trabalhos os três tripulantes da ISS, o cosmonauta russo Mikhail Tiurin, o americano Michael López-Alegria e o alemão Thomas Reiter, que integram a 14ª expedição permanente no laboratório espacial.

As peças de substituição chegaram na nave Progress M-58, que foi acoplada à ISS na quinta-feira passada, após uma segunda tentativa devido a erros ocorridos durante a primeira tentativa de acoplamento.

Lindin disse que a atmosfera a bordo da ISS corresponde aos parâmetros estabelecidos e que os tripulantes estão bem.

Lembrou que houve problemas com o Elektron em Setembro, quando estavam a bordo da ISS o alemão Reiter, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, membros da anterior expedição permanente.

Como se estabeleceu depois, o sistema sofreu um reaquecimento, produziu cheiros e emanações de gás, por isso Vinogradov, Williams e Reiter tiveram que usar máscaras durante várias horas.

O chefe do programa de vôos tripulados da agência espacial russa Roscosmos, Alexei Krasnov, disse recentemente que o actual Elektron que está na ISS será substituído por um novo em 2007.

Além do Elektron, que gera oxigénio a partir da água por eletrólise, na ISS há tanques com oxigénio que são preenchidos a cada viagem das Progress russas e das naves americanas.

O terceiro recurso a bordo para produzir oxigénio consiste numa espécie de pastilha especial ou cartucho que, ao entrar em combustão, liberam o gás vital.

Durante os quinze anos de existência da estação orbital soviética Mir, afundada no oceano Pacífico em Março de 2001, os seus tripulantes queimaram cerca de 5.000 pastilhas de oxigénio.

Em 1994 e 1997, a combustão destes cartuchos provocou incêndios que trouxeram problemas para os cosmonautas da plataforma.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Tripulantes da ISS colocam gerador de oxigénio em funciona/º
« em: Novembro 02, 2006, 11:02:11 am »