Sistema Solar > O Exterior

Buraco negro super-massivo

(1/1)

PauloSantos:
O Telescópio Espacial Hubble (HST), o Observatório de raios-X Chandra e o National Radio Astronomical Observatory juntaram as suas imagens para produzir uma imagem compósito do enxame de galáxias MS0735.6+7421, localizado a cerca de 2,6 mil milhões de anos-luz da Terra. O enxame contém dúzias de galáxias que são mantidas unidas por acção da gravidade. Um buraco negro verdadeiramente supermassivo encontra-se no centro do enxame contendo mais de mil milhões de massas solares. As duas áreas a vermelho são os jactos que são ejectados em direcções opostas pelo buraco negro.


Imagem do enxame de galáxias MS0735.6+7421 na direcção da constelação de Camelopardalis (Girafa).
Crédito: NASA, ESA, CXC, STScI, and B. McNamara

A imagem representa o resultado da composição de três imagens, uma no óptico feita pelo HST em Fevereiro de 2006 , outra em raios-X feita pelo Observatório Chandra em Novembro de 2003 (azul) e por último no rádio pelo Very Large Array (VLA) (vermelho) que foi feita em Junho de 1993. A imagem no óptico revela dúzias de galáxias. O gás quente difuso do meio intergaláctico é-nos revelado pela imagem azul do Chandra, que revela ainda grandes cavidades no interior desse gás. Essas cavidades são provocadas por jactos de partículas que se deslocam a velocidades próximas da luz do buraco negro supermassivo com cerca de mil milhões de massas solares no centro da galáxia central brilhante. A imagem no rádio ajuda a definir melhor as cavidades dos jactos.

Os jactos deslocaram mais de um bilião (milhão de milhões) de massa de gás. A potência necessária para provocar este deslocamento ultrapassou em cerca de 10 biliões de vezes a potência que o Sol debitou durante os últimos 100 milhões de anos.

Fonte: Centro de Ciência Viva do Algarve

Anonymous:
Uma linda imagem!!
Um gigante buraco negro sem duvidas!!


Céus Limpos

branco21:
Era tão bom se pudessemos lançar uma sonda para lá ir investigar de perto.

Anonymous:
O incrivel deve ter sido a massa dessa estrela entes de colapsar em um buraco negro !deve ter sido entre 25 e 100 massas solares,mais ai surge uma dúvida,buracos negros supemassivos ou hipermassivos tem como geradores estrelas super e hipermassivas também?

Abraços[/color]

GabrielVeiga10:
Meu deus!É conserteza um buraco negro!A estrela morta no centro poderia ter muita massa pra poder ter tudo isso!

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa