Autor Tópico: Sugestão para a loja Galática.  (Lida 7772 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Sugestão para a loja Galática.
« em: Maio 16, 2006, 11:53:43 am »
Boas.
Isto não é uma sugestão especificamente p o forum por isso resolvi criar outro tópico p tal.
O q acham da ideia de criarem uma T-shirt alusiva à astronomia em português e pq não, com publicidade da Galática? Teria concerteza mt adesão e seria uma forma de promovermos esta actividade além de ser uma espécie de identificação sempre q a usássemos na esperança de vermos alguém q reconheça na T-shirt esta comunidade.
Pensem nisso :wink:
Cumps
« Última modificação: Novembro 30, 2006, 12:28:16 pm por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 16, 2006, 12:06:47 pm »
Boas,

parece ser uma boa ideia, mas é uma questão que comercialmente tem de ser bem pensada porque normalmente para que tenham um preço agradável é preciso fazer em quantidade.

Vou pesquisar um bocado melhor sobre isto e depois darei noticias.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 16, 2006, 12:06:47 pm »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 16, 2006, 12:22:56 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Boas,

parece ser uma boa ideia, mas é uma questão que comercialmente tem de ser bem pensada porque normalmente para que tenham um preço agradável é preciso fazer em quantidade.

Vou pesquisar um bocado melhor sobre isto e depois darei noticias.

Sim, concordo plenamente. Em termos comerciais há q agir com precaução. Se for preciso podemos fazer uma votação, apesar de não ajudar mt pq ainda temos poucos users registados e, menos ainda, users activos. Mas tenho a certeza q com o tempo e à medida q esta comunidade for aumentando, acaba por ter sempre mais adesão. Mesmo q não se venda tudo de uma assentada, o stock vai escoando.
Obrigado pela rápida atenção sobre este assunto.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 16, 2006, 02:34:31 pm »
É uma óptima ideia que deverá ser ponderada para uma eventual comercialização  :wink:

Mas sem dúvida que permitiria uma maior identificação do pessoal e possivelmente até uma maior união (o que resultaria em encontros, etc.)  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 25, 2006, 07:12:10 pm »
Reparei agora que a loja mudou as indicações "em stock", "novidade", e o botão/link "adicionar ao carrinho" na listagem de produtos.. Tenho uns comentários a fazer: dado o aspecto idênticov (rectângulo colorido com icon e texto) entre estas indicações e o botão, que se encontra imediatamente ao lado, dá a sensação (visual) que todas estas coisas funcionam da mesma maneira, ou seja que são meras indicações, ou que são todos botões..
Como os dois primeiros não funcionam como botões, o utilizador do site pode não associar que o rectângulo verde será um botão.

Mas nem tudo está mau, uma vez que a escolha de cores, não é muito má. verde de "ok" para o adicionar ao carrinho, azul "informativo" para dizer que há em stock, e vermelho "chamativo" para novidade.. Se bem que o vermelho tb costuma ser usado para coisas que não se podem fazer.

Em relação à letra usada nestes "widgets" o facto de ser letra branca com um contorno a preto dificulta um pouco a leitura com aquele colorido todo à volta.. Como sugestão para resolver isto, a única que me vem à cabeça seria limitar o fundo coloridao ao "icon" associado, e não continuar para debaixo do texto de forma a que o texto ficasse em cima da cor de fundo..

De elogiar é a opção de estas imagens estarem alinhadas pelas células de uma tabela, o que facilita a identificação da "função semântica" deles pela localização, e caso haja muitas coias que ali possam aparecer evita-se uma "salganhada multi-colorida" :)

ah, e já agora era útil se desse para ordenar por novidades primeiro, ou em stock primeiro, ou ordenar por preço..

Desculpem estes comentários, mas isto já é "deformação profissional" de ensinar numa cadeira de "interfaces com o utilizador" :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 26, 2006, 10:11:44 am »
Lol IU (interface de utilizador)...já por lá passei também, felizmente passei à cadeira logo à primeira  :wink:

As sugestões irão ser tidas em conta. Obrigado  :)

O jaclerigo resolveu criar esses pequenos rectângulos porque havia muitos clientes que não sabiam o que significava a mão para baixo ou para cima. Dai que tivessemos muitos deles a telefonar-nos com dúvidas em relação a isso.

De qualquer maneira, obrigado mais uma vez  :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 19, 2006, 12:07:13 am »
Citação de: "jaclerigo"
Boas,

parece ser uma boa ideia, mas é uma questão que comercialmente tem de ser bem pensada porque normalmente para que tenham um preço agradável é preciso fazer em quantidade.

Vou pesquisar um bocado melhor sobre isto e depois darei noticias.


Boa ideia do João Clérigo.

É certo que para se ter um preço aceitável é preciso mandar fazer quantidade suficiente. Mas não é menos certo que a quantidade tem de ser previamente avaliada: não pode ser adivinhada. Se ficamos à espera sem tomar o pulso à procura, nunca saberemos.
Sugestão.

1. Planear três modelos de camisolas, com imagens diferentes (com imagem na frente e traseira), e cada uma delas com opção de três cores (por exemplo camisola branca, preta e azul-escura). Em princípio, as camisolas teriam imagem diferente na frente e traseira, mas podem votar-se outras hipóteses, por exemplo com foto só na frente.

2. Na página da GEM51 podiam colocar-se fotos dos diversos modelos, já com o aspecto final (podem ser simulados com Photoshop sobre a foto de uma camisola sem estampagem, de cada uma das cores indicadas;
No site da galáctica punham-se as fotos das camisolas vistas de frente e de trás (com a imagem a colocar na frente e a imagem a colocar atrás), com uma referência para cada modelo.

3. Colocavam-se os preços possíveis por camisola pronta, baseados no fabrico de  100, 200, 300, 500 peças de cada (valores obtidos no respectivo) fornecedor).

4. Aceitavam-se pré-inscrições para a compra, só para avaliar o número de interessados em cada modelo (repartem que até aqui não se gastou nada $$$). Cada pessoa clicaria para se pré-inscrever nos modelos  x, y, z, etc. indicando quantas de cada.

5. Dos modelos que atingissem a procura crítica,  e só desses, solicitava-se o pré-pagamento e, depois disso, mandavam-se fazer.

*** As imagens podem ser fotos ou mapas estelares, constelações, etc.

Penso que este procedimento é fiável e pode resultar.

Guilherme de Almeida
« Última modificação: Novembro 20, 2006, 09:05:52 pm por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 19, 2006, 01:09:07 am »
Com constelações corremos o risco de nos confundirem com apoiantes da Maya  :oops:

Acho que podiam ser caricaturas engraçadas com um chavão forte.

-Por exemplo um agrupamento de astrónomos a compararem o tamanho do equipamento e umas viúvas de astronomia a tricotarem ao longe.
depois um balão à bd em cima de um AA a dizer " O meu é maior do que o teu" e um balão em cima de uma viúva a dizer "O meu é mais cromo do que o teu".

-Ou então um go-to avariado, o AA aos murros àquilo, enquanto uma fila de escuteiros aproveita que o go-to apontou para a casa da monica belluci.

-Uma constelação monica belluci com duas estrelas brilhante no centro e uma nebulosa a sul

-Uma empregada de limpeza com AJAX limpa vidros a limpar as oculares e a lente frontal de um refra.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 19, 2006, 03:13:32 am »
Citação de: "Guilherme de Almeida"

Boa ideia do João Clérigo.

Erm... Por acaso a ideia foi minha :)
Mas isso é o menos importante.
Em tempos travei uma luta p conseguirmos um limite minimo proposto na altura (20 inscrições) mas chegamos a pouco mais de metade... :?
Logo, as 100 ou mais q propôs são neste momento inviáveis...
Poderá encontrar essa questão em 2 tópicos já criados:

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=60

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=194

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #9 em: Novembro 19, 2006, 04:39:25 pm »
Citação de: Miguel Lopes
Com constelações corremos o risco de nos confundirem com apoiantes da Maya  :oops:

Acho que podiam ser caricaturas engraçadas com um chavão forte.
-quote]

Nota importante

Repare, caro Miguel, que neste fórum há pessoas de diversas idades, com diversos gostos, etc. Nem todos gostarão do "chavão", ou de uma imagem mais "radical". De preferência deve escolher-se uma imagem de gosto quase "universal". A não ser assim, as escolhas fragmentam-se e não haverá "aderentes" suficientes para nenhum tipo de camisola.
Quando refiro constelações, são fotos dessas constelações, ou esquemas de mapas celestes actuais, ou ainda reproduções dos catálogos clássicos (Flamsteed, Bode, Hevelius, etc.)  e não é essencial que sejam constelações zodiacais. Mas, se forem constelações zodiacais, qual é o problema? Teremos até mais uma oportunidade para desmistificar essas coisas da astrologia. Uma boa oprtunidade de iniciar uma conversa com quem vir as nossas  camisolas....

Vamos então ver qual será a procura.
Lanço uma sugestão complementar: que imagens é que as pessoas gostariam que as camisolas tivessem, à frente e atrás?
Sugiro que os moderadores, ou a Galáctica apresentem umas 15 escolhas (variadas em género), para as pessoas votarem: escolha para a imagem da frente, escolha para a imagem de trás. A escolha para a imagem de trás da camisola também pode ser "nenhuma",  é claro.

Realço que o método que proponho tem custo zero até se ter a certeza de quantos querem.

Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #10 em: Novembro 19, 2006, 05:06:13 pm »
Citação de: "PauloSantos"
Citação de: "Guilherme de Almeida"

Boa ideia do João Clérigo.
Erm... Por acaso a ideia foi minha :)
Mas isso é o menos importante.
Em tempos travei uma luta p conseguirmos um limite minimo proposto na altura (20 inscrições) mas chegamos a pouco mais de metade... :?
Logo, as 100 ou mais q propôs são neste momento inviáveis...
Poderá encontrar essa questão em 2 tópicos já criados:
http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=60
http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=194
Cumps

Sobre a metodologia da encomenda de camisolas.
Caros amigos:
Fui ver esses dois links que o Paulo Santos referiu, para saber das anteriores tentativas.
De facto houve tentativas, mas, na minha opinião (que só vale o que vale), as coisas foram encaminhadas de um modo diferente do que eu sugeri, na minha opinião de uma forma menos eficaz visto que:

1. Refere-se camisola Galáctica, o que implica que a camisola é portadora de uma marca. Não é uma camisola com uma ilustração de um tema de Astronomia ou ligada à Astronomia. Poucas pessoas gostam de andar a fazer publicidade a marcas. Uma camisola com um tema de Astronomia é outra coisa diferente.

2. Não forma apresentadas alternativas do produto/versões/ ilustrações concretas fora da ideia de "marca".

3.  Dizer "Vais comprar uma T-Shirt Galáctica?   Sim /  Não" é uma forma muito dura e, além disso, tem agarrada a ideia de uma camisola de publicidade a uma marca.

Sugiro um conjunto de versões,  para as pessoas votarem, sem referência a marcas (pode e deve ter em pequeníssimas letras, "design by Galáctica", mas isso é outra coisa bem diferente).

Venham as camisolas.
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
E então?
« Responder #11 em: Janeiro 11, 2007, 01:06:23 am »
Há Tshirt, ou não há Tshirt?

A primavera está aí, pessoal :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Janeiro 11, 2007, 02:09:50 am »
Bem, eu não vou ser tão  condescendente como o Guilherme!! Eu vou é insultar as pessoas deste fórum!! Deviam ter vergonha!! Não há dinheiro para uma mísera t-shirt????Andamos nisto, de tentar arranjar 20 pessoas para que o fabrico da t-shirt seja viável,  à uns meses e ainda não há pessoas suficientes??? Não há dinheiro??? Que ganda aldrabice!! Neste natal , os portugueses gastaram uma média de 6 milhões de euros por dia em prendas e não há alguns euros para uma t-shirt???? Eu, sinceramente, estou envergonhado!!! :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:
« Responder #13 em: Julho 27, 2008, 11:45:39 pm »
Citação de: "Emanuel"
Bem, eu não vou ser tão  condescendente como o Guilherme!! Eu vou é insultar as pessoas deste fórum!! Deviam ter vergonha!! Não há dinheiro para uma mísera t-shirt????Andamos nisto, de tentar arranjar 20 pessoas para que o fabrico da t-shirt seja viável,  à uns meses e ainda não há pessoas suficientes??? Não há dinheiro??? Que ganda aldrabice!! Neste natal , os portugueses gastaram uma média de 6 milhões de euros por dia em prendas e não há alguns euros para uma t-shirt???? Eu, sinceramente, estou envergonhado!!! :?

Olá boa noite,

desculpem mas apenas agora vi o post. Idependentemente do preço da t-shirt terei muito gosto em ficar com uma.

Abraço :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Re:
« Responder #13 em: Julho 27, 2008, 11:45:39 pm »