Autor Tópico: Pegadas de dinossauro nos céus do Wisconsin  (Lida 2234 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Pegadas de dinossauro nos céus do Wisconsin
« em: Novembro 17, 2006, 08:34:10 pm »
Oi pessoal

Vejam bem o que um tipo no Winsconsin pode ver, olhando para o céu.
Se já viram as pegadas de dinossauro, na pedreira do Galinha, em Fátima, a semelhança é enorme.

Parece-me algo de inacreditável ver no céu. Uma possível explicação é a passagem de aviões pelas nuvens, cristalizando as já de si super-frias gotas de água, que se espalham para fora do ponto de entrada do avião.


Fonte: Samantha Weise (spaceweather.com)

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Anonymous

  • Visitante
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 17, 2006, 09:07:09 pm »
Fantástico!!Em relação ás pegadas em fátima já fui ver 1 vez e os dinossauros que se cuidem :P  :P !!


Céus Limpos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Anonymous »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 17, 2006, 09:07:09 pm »

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 17, 2006, 09:11:06 pm »
Citar
Se já viram as pegadas de dinossauro, na pedreira do Galinha, em Fátima, a semelhança é enorme.


Eu ja la tive...mas essa coisa é monstruosa! Imagina se os dinossauros voassem e fizessem as necessidades!!! :o  :o  :o

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Pegadas de dinossauro nos céus do Wisconsin
« Responder #3 em: Novembro 17, 2006, 11:07:07 pm »
Citação de: "xumaxer"
Uma possível explicação é a passagem de aviões pelas nuvens, cristalizando as já de si super-frias gotas de água, que se espalham para fora do ponto de entrada do avião.
Quem sugeriu isso, foi o Space Weather? Eu por acaso não me cheira.. O que me vem mais à cabeça será alguma movimentação de arvertical, no meio da camada de nuvens àquela altura..  Assim como uma nascente de àgua..
ou seja, uma camada de nuvens homogénea, que é perturbada localmente por uma corrente de ar que vem (mais ou menos na diagonal) por baixo (ou por cima) e que perturba a formação das nuvens naquela zona.

Uma montanha a alguns kilómetros de distância podia gerar o percurso do ar que ascende, ou descente nessa zona.  Há uns fenómenos de formações de nuvens relacionados com correntes ascendentes e descendentes (ondulantes) causadas pela passagem do ar pelas montanhas. Estas nuvens podem chegar a ser formadas muito distanciadas das montanhas.. mas o que é giro nelas, é que o vento continua a soprar e as nuvens mantêm-se estacionárias naquele sítio.. quase como se fossem dunas causadas por um riacho que corre por cima delas.

Quem tirou a fotografia, devia ter deixado a máquina a tirar 1 foto a cada minuto, para animar e ilustrar a evolução!

Mas não deixa de ser um fenómeno curioso!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Pegadas de dinossauro nos céus do Wisconsin
« Responder #4 em: Novembro 17, 2006, 11:11:12 pm »
Citação de: "Fil"
(...) Quem sugeriu isso, foi o Space Weather? (...)


Oi Fil. Este peixe cheira a Spaceweather.com tal e qual.
Se realmente é um avião ou não, não posso confirmar, porque não fui eu que tirei a foto  :lol:  :lol:

Seja como fôr, esta foto está um espanto.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Pegadas de dinossauro nos céus do Wisconsin
« Responder #5 em: Novembro 18, 2006, 04:16:21 am »
Citação de: "xumaxer"
Citação de: "Fil"
(...) Quem sugeriu isso, foi o Space Weather? (...)

Oi Fil. Este peixe cheira a Spaceweather.com tal e qual.
Se realmente é um avião ou não, não posso confirmar, porque não fui eu que tirei a foto  :lol:  :lol:

Seja como fôr, esta foto está um espanto.

Cumps  :wink:

Absolutamente :o
Mas concordo com o Fil. Uma sequência animada desta imagem seria de facto ainda mais impressionante e esclarecedor.
Qt aos dinossauros, ainda bem q na grande maioria eles não voavam (exceptuando algumas espécies). Cada dejecto destes proporcionaria um sismo... :P
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 18, 2006, 06:22:31 pm »
Ainda as "pegadas".
Imagens de satélite da NASA e NOAA detectaram actividades aeronáuticas militares na área e momentos em que estas pegadas se formaram.
Tudo indica que afinal os aviões não atravessaram as nuvens mas algumas partículas dos gases de escape podem ter provocado o tal efeito, ao cair em cima das nuvens.

Fontes: http://cimss.ssec.wisc.edu/goes/blog/
           http://spaceweather.com/

Como não sou astrofísico, engenheiro, químico ou essas coisas assim, não me atrevo a questionar nem a afirmar a pés juntos que é ou não é!!
Mais uma vez, o peixe que vos chega através de mim é tal e qual como o comprei, só que em português.  :lol:  :lol:

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 18, 2006, 08:17:12 pm »
Já agora, já que vem a propósito, encontrei numa apresentação sobre as Leónidas, em Espanhol, (ver neste post sobre as Leónidas) no slide nº 7, uma imagem de um avião que passa por cima das nuvens e deixa uma influência curiosa. Ao longo do percurso dele no sítio abaixo de onde ele passa, vai empurrando as nuvens para baixo.. Portanto, se um avião passar perto das nuvens, pode de facto influenciar a forma delas..
Mas no caso das pegadas, teria que ser algo diferente.. Mas poderia mesmo assim der 2 aviões a atravessar as nuvens de baixo para cima..  Quem sabe..
Se calhar o peixe do space weather até é fresco, e não congelado, afinal! :) O consumidor, nos dias que correm, é tão desconfiado do que compra... ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 18, 2006, 08:39:37 pm »
:lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 18, 2006, 08:39:37 pm »