Autor Tópico: Problema com montagem CG5 GT  (Lida 3825 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Problema com montagem CG5 GT
« em: Novembro 20, 2006, 09:56:13 pm »
Boas,

Comprei uma montagem Celestron CG5 GT à cerca de um mês e tive logo um problema: o motor DEC não movia nesse eixo. Após consulta com o vendedor, e para não mandar para trás, abri o invólucro de plástico e reparei que a roda dentada do eixo do motor não estava acoplada à da montagem. Fiz o ajuste necessário e ficou tudo porreiro.

Só uma coisa me chateava: o motor DEC, na velocidade máxima, tinha um som oscilante, como uma sinosóide.
Claro que estava tão entusiasmado com ela que ignorei o problema até hoje.
Desmontei novamente o invólucro de plástico e estive a analisar o ruído estranho. Descobri, com grande espanto, que a roda dentada do eixo do motor não é circular, mas meia oval!!!  :shock:  :shock:  :shock:
O defeito não é muito visível directamente, mas quando ligava o motor verificava que a distância ao centro variava. Depois tirei a roda fora para verificar se o defeito era do eixo do motor, mas este estava impec.

Portanto, agora tenho uma montagem na garantia, mas não me apetece mandar para trás e ficar sem ela por vários meses. Sei qual é a causa do problema e até não me importo de comprar uma peça nova, se a conseguisse arranjar.
Alguém sabe como posso arranjar outra roda dentada para esta montagem?
E será que este defeito danifica nalguma coisa a montagem?
Ou mesmo que não danifique, prejudica o tracking?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 20, 2006, 10:07:13 pm »
Olá Miguel, eu tenho uma montagem CG 5, mas infelizmente não é motorizada, por isso não te consigo ajudar! Por acaso já perguntas-te ao fornecedor se não é possível trocar só a peça defeituosa? Se calhar até é , e excusas de ficar sem montagem algum tempo! :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 20, 2006, 10:07:13 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 20, 2006, 10:14:30 pm »
Viva.

O veio ser oval, mesmo que seja um acontecimento insólitamente indesejável, não deveria só por si "chatear" (causar o oscilar para cima e para baixo) Geralmente o que pode acntecer é durante o transporte, certos movimentos pouco recomendados sugerirem ao eixo da montagem que dobre ligeiramente, por assim dizer..

A minha sugestão é a de improvisação de engenheiro :): tenta aperceber-te se a oscilação tem o mesmo período de um volta. Se for esse o caso, é possível que o eixo esteja torto. Caso seja o caso, pode-se tentar (se se conseguir sacar o dito para fora) desentortar, com algum jeito, poucoxinho de cada vez, e em várias tentativas.

Em termos de efeitos que isso possa ter no seguimento.. é capaz de haver uma influência mínima, mas se não estiveres a fazer fotografia com CCD, não deve afectar.. Em princípio esse "erro" introduzido pelo eixo torto, deve ser inferior aos outros "erros" todos..
Quanto muito o que pode chatear é em duas coisas: se a distância entre as duas rodas dentadas for "apertada", então ainda mais apertada vai estar na altura em que o veio estiver a fazer força, isso pode estar a esforçar um bocado o motor (se tiverres muito peso na montagem pode chegar a parar, ou ao fim de algum tempo pode vir a danificar o motor); outra coisa que pode chatear é o efeito oposto, quando a roda dentada está demasiado afastada da outra criando uma "folga"..  Mais uma vez, a folga pode ou não chatear dependendo da distância focal e do tamanho do "pixel" no CCD/filme de fotografia. Se for para visual, não chateia.

Se o período de oscilação for metade de uma volta da roda dentada, aí sim, é mesmo problema da roda dentada mal feita.

Não sei onde se arranjam coisas dessas, mas é capaz de haver algum sítio que as faça por encomenda.. Mas desconheço.. Era bom saber, por acaso!.. Dá muito jeito!

Já agora, se identificares claramente que o problema é de veio oval, uma lima, lixa, e alguma paciência também podem ajudar..  De qq maneira pensa que estás a "mexer" na montagem, e pondera as vantagens de te "manteres" na garantia, como sugere o Emanuel!..

Pseeoalmente acho muito difícil de fazer um veio oval.. Acho que nem com descuido e incompetência se consegue, mas nunca se sabe ;)

Boa sorte na coisa! ;)
Mais dúvidas ou pormenores, é só escrever aqui :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 20, 2006, 11:06:11 pm »
Obrigado pela resposta rápida.

Acabei de descobrir isto antes de jantar (nem comi direito depois), portanto ainda não falei com o vendedor.

Acho que me expliquei mal: o veio do motor está impecável, tirei-lhe a roda dentada, observei o movimento e está perfeito, sem ondulações.

O problema está mesmo na roda, que observando cuidadosamente, está alongada em dois lados  :shock:
O período de oscilação é inferior a meia volta, porque tem dois defeitos. Um maior a cerca de metade da volta e um outro menos evidente um quarto de volta a seguir e depois estabiliza...

Essa parte do ajuste para não forçar o motor é boa ideia, vou desmontar aquilo amanhã e ajustar de maneira a que o ponto com maior diâmetro esteja em contacto com a 2a roda dentada, de modo a não forçar o motor e verificar se o de menor diâmetro não fica com folga excessiva.

Acho que o erro será mínimo ou inexistente em tracking.Parece-me que a baixa rotação a oscilação desaparece. Na velocidade logo abaixo, já não se ouve. Gostava de saber como funcionam os encoders da montagem, para saber se introduz erro de posição...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 21, 2006, 12:01:23 am »
Olá Miguel

Eu tenho uma Celestron com GOTO, mas posso dizer-te que felizmente não tenho esse problema; tem funcionado bastante bem.
Não sou engenheiro e por isso não posso dar grandes dicas de como resolver isso.
Mas podes entrar no forum do yahoo só da montagem CG5
http://tech.groups.yahoo.com/group/Celestron_AS/
e acho que poderás encontrar lá ajuda.
Vai dando notícias da situação.


Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 21, 2006, 12:48:55 am »
Boa ideia, o grupo da celestron!

Mas em relação aos encoders é ver onde eles estão. Se estiverem junto ao veio do motor, o erro da roda dentada é introduzido depois deles.. Se estiverem junto do sem-fim, eles medem o angulo do eixo já depois de somado o erro, ou seja, se os encoders estiverem a ser usados para saber quando o telescópio andou, já estão a medir no "sítio certo" (do ponto de vista de onde está o "erro")

Não sei ao certo como fizeste para ver que o erro está na roda, mas lembra-te que ainda pode ser a outra roda e não essa..  Tenta testar as hipóteses todas que te lembrares, porque pode não ser nesse eixo mas sim no outro..  Mas isto sou eu a mandar bocas porque não estou a ver nada :)

PS - eu sou engenheiro, mas não é de mecânica, por isso cuidado com as minhas sugestões :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 21, 2006, 01:48:04 am »
Boa sugestão. Já tinha feito lá um post quando tive o primeiro problema, embora tenha-o resolvido antes de ouvir a resposta.
Já recebi uma resposta, mas aconselharam-me mandar para a Celestron.
Não me apetece perder uns meses desta montagem, tenho de arranjar melhor solução.

O erro é naquela roda porque olhando centrado no eixo, em rotação máxima vê-se claramente que aquilo não é circular. Tenho muito bom olho para assimetrias (consigo distinguir meio milimetro de desnivel numa pagina A4, lado curto) e topei logo aquilo. O outro eixo está impecável, tenho 100% de certeza que é a roda mais pequena. Amanhã até tiro uma foto e depois sobreponho-lhe um circulo perfeito.

Por acaso deu para reparar que, embora a montagem seja boa, as partes de plástico são do piorio. Não sei se eles pretendiam uma expansão futura, mas as partes de plástico têm um monte de espaço vazio no interior, a montagem podia ser bem mais compacta. Cabia melhor numa mala de alumínio.
Na minha empresa já fizemos caixas a partir de moldes, com o plástico mais foleiro que havia, para poupar, e era quase daquela qualidade.

De resto a montagem funciona bem, no outro dia tive a sorte de ir para uma casa de campo familiar e deixei o telescópio a fazer tracking à m57 enquanto jantava e ela manteve-se lá MESMO DEPOIS DA SOBREMESA  :D
Infelizmente estava a 2 metros de um poço com àgua até ao topo e condensou a lente 10 minutos depois de remover a tampa  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 21, 2006, 02:30:50 am »
Olá,

não quero ser pessimista nem desanimar-te mas quando alguma coisa nasce torto tarde ou nunca se endireita... Ou seja se vais tentar arranajar até podes conseguir o que era o ideal! Mas se algo corre mal e depois tentas mandar para a marca eles podem alegar que tu mexes-te e que agora não tem responsabilidade...

É que também estar uns meses privados da montagem é muito aborrecido...

Pondera bem e opta pelo melhor! Aqui a malta do fórum está contigo!  :D

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 22, 2006, 11:23:23 pm »
Seguindo a sugestão do Fil, aumentei um pouco a distância entre as rodas dentadas, dando mais folga. Funcionou bem , porque até a velocidade aumentou! O ruído manteve-se, mas ao passar para a velocidade logo abaixo, desapareceu. Quando falo da velocidade abaixo, preciso de referir que tem 9 velocidades, portanto a diferença da 9 para a 8 não é assim tão grande.  

Para já vou ver como corre, embora vou tentar arranjar uma substituta.

Outra coisa: as rodas pareciam vir quase sem lubrificante... qual é que recomendam?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Novembro 22, 2006, 11:38:39 pm »
Roda mais depressa do que antes? Se isso passou a rodar mais depressa, nem quero imaginar o esforço e as contorções que o motor estaria a fazer antes :( Au!..
O "ruido desapareceu" quer dizer que a essa velocidade já não faz? às vezes é natural o motor fazer um ruído diferente consuante 1) a velocidade, e 2) a força que está a fazer. Se o ruído era por causa da força, então o não fazer ruído é bom sinal, penso :)

Já agora, por acaso experimentaste a pôr o motor a rodar "em seco", sem a roda dentada? Isso pode dar uma noção de que ruído esperar por causa da velocidade, com esforço quase nulo.

Pois, lubrificantes e outras massas peganhentas não é a minha especialidade, mas a minha EQ-5 também veio quase limpinha nas rodas dentadas, e tenho-a mantido assim, por acaso..

Mas agora que estou a pensar nisto, estou a lembrar-me que a minha EQ-5 duas vezes me pregou uma partida de o motor estar a fazer força e a montagem parar de fazer o seguimento. Nunca mais voltou a fazer isto, e como tal não consegui testar algumas hipótese para descubrir o que se passava realmente, mas recordo-me que a minha roda dentada do motor parece ligeiramente excêntrica e ora roçava, ora deixava de roçar, na caixa de plástico a cada volta.
Pode ser um problema de Verão, com a temperatura mais elevada alcuma coisa dilacta, e no inverno porta-se bem.. :? Estranho..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Vitor AD

  • Mensagens: 29
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Novembro 22, 2006, 11:53:59 pm »
Ola

Se o problema da engrenagem oval da CG5 eh apenas em DEC, OK, nao deveria ter, mas nao compromete teu acompanhamento visual, talvez ateh nem em uma astrofotografia simples. Porem se tiver goto jah eh um problema pois quando o eixo deveria andar linearmente estes saltos causados pelo oval podem levar a direcao bem fora de onde deveria chegar.

Nao ha como devolver este motores ao fornecedor para troca ou manutencao?

Quanto a engrenagens ha como se achar similares em sucatas de materias de informatica (impressoras, drives), maquinas de lavar, etc...

Cumps do Hemisferio Sul
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Vitor AD »
Vitor
http://vitord70.multiply.com
Dob 270 mm F/5
Orion Astroview 150 mm F/5 Newt
EQ3 convertida para guiagem
Refrator Jaegers 80 mm F/4.88  (homemade)
SPC900NC SC-1.5 + Meade LPI
Tasco: Bino 50x10 + Refrator 60mm F/13.33

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Novembro 23, 2006, 12:23:51 am »
Fil:
em velocidade 9 passou a rodar ligeiramente mais depressa. Muito ligeiramente. Só se nota porque a frequência subiu ligeiramente.
Em velocidade 8 a frequência é constante, não se ouvem variações.

Já tinha deixado a rodar em seco, mas sem a roda dentada não faz ruído quase nenhum, e o que faz é constante, sem oscilações.

Citar
mas recordo-me que a minha roda dentada do motor parece ligeiramente excêntrica e ora roçava, ora deixava de roçar, na caixa de plástico a cada volta.

A  minha não está assim tão excêntrica!!

Vitor:
É goto, mas já a experimentei com muito sucesso à 1 semana e meia. Fiz um alinhamento polar, seguido de um alinhamento de 2 estrelas no mesmo meridiano, só para despachar, e ficou muito aceitável. Apontei para a M57 e apareceu quase no centro da ocular. Depois mandei-o para
a M31, quase do outro lado, e ele quase que a apanhou na ocular, o que é muito bom, considerando que fiz um simples alinhamento (e o meu primeiro) em 3-4 minutos. Depois mandei-o novamente para a M57 e ela voltou a aparecer no mesmo lugar. Depois fui jantar e deixei a fazer tracking e quando voltei, a M57 não se tinha mexido do lugar.

Portanto acho que os encoders são independentes do motor, ou seja, se este fizer mais ou menos força, não fará diferença para o encoder. Só se movimenta mais ou meno rapidamente, mas o PEC deverá corrigir isso.

Em relação ao fornecedor, queria evitar isso, não queria ficar muito tempo sem o telescópio. Mas vou tentar pedir a roda à parte... Nós temos catálogos gigantescos na empresa de material electrónico e talvez tenham lá engrenagens.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Novembro 23, 2006, 01:03:29 pm »
Desculpem o offtopic, mas não quero deixar de dar as boas vindas ao meu conhecido Vitor. Com a sua experiência, é sem duvida uma mais valia p este forum :wink:

Se puderes, faz-nos uma breve apresentação tua neste tópico:
http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?t=10

Cumps
Paulo Santos aka taquepareu 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #12 em: Novembro 23, 2006, 01:03:29 pm »