Autor Tópico: Moléculas orgânicas mais antigas que a Terra!  (Lida 1942 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Moléculas orgânicas mais antigas que a Terra!
« em: Dezembro 19, 2006, 11:39:59 pm »

Parte do meteorito do Lago Tagish, que caiu em Janeiro de 2000. Os fragmentos - um dos quais está representado na foto, ainda dentro de um bloco de gelo - representa uma das mais antigas e límpidas amostras dos momentos iniciais do sistema solar. Alan Hildebrand (Universidade de Calgary)
Foto: S&T


Os astrónomos conseguiram finalmente provas físicas de que as moléculas orgânicas foram dos primeiros componentes disponíveis para a criação do sistema solar, com a recolha do meteorito que caiu no Lago Tagish, no Canadá (Território do Yukon), a 18 de Janeiro de 2000.

Como os fragmentos do meteorito se mantiveram congelados, e assim livres de contaminação do ambiente terrestre antes de terem sido recolhidos, tudo indica que os seus componentes datam de tempos bem antigos.

De acordo com a equipa da NASA/Johnson Sapce Center as suas moléculas orgânicas parecem ter mais de 4.5 biliões (americanos) de anos, o que significa centenas de milhões de anos mais antigos que as rochas terrestres e mesmo anteriores à formação do nosso sistema solar.

"Estas moléculas orgânicas ainda estão intactas dentro do meteorito, o que significa que temos amostras de material orgânico que se formou no ambiente cósmico tão distante que é mesmo anterior à formação dos planetas" Messenger, da NASA/JSC

Fonte: Sky & Telescope
http://skytonight.com/

Mais uma acha para a fogueira da Vida Extra-Terrestre!

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Moléculas orgânicas mais antigas que a Terra!
« em: Dezembro 19, 2006, 11:39:59 pm »