Autor Tópico: Faça você mesmo  (Lida 2356 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Faça você mesmo
« em: Dezembro 20, 2006, 03:35:09 pm »
Pessoal, os meus objectivos de astronomia, a nível de faça-você-mesmo para o próximo ano de 2007 são:

- um controlador de fitas de aquecimento, com sensor de temperatura e auto-regulação, com várias saídas independentes, com controlo digital e LCD. Também dá para controlar motores, o processo é o mesmo, excepto na inversão de velocidade.

- um sistema de aceleração de arrefecimento para SCTs (ventoinhas, peltier, ainda nao sei)

- uma câmara para astrofotografia com um sensor da Sony, arrefecimento a peltier e conexão USB. Este projecto é muito maluco, mas acho que relembrando os meus conhecimentos de electrónica, dá para fazer. A parte de fazer o driver para windows é fácil. Já fiz uns programas de captura de vídeo e a interface com o windows é facílima, tal como os drivers.

Quem quiser colaborar / trocar idéias / dividir custos de desenvolvimento, é só dizer. Qualquer software desenvolvido e esquemáticos serão para partilhar.

Ainda sou muito novo na astronomia, sem nenhuma prova dada, mas gosto de estabelecer objectivos e de "do it yourself".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 20, 2006, 05:20:06 pm »
Hehe! Gostei da ideia do post!

Receio que não consigo contribuir com algo muito útil...

Mas por acaso também tenho planos do género para 2007:

- Alargar o meu adaptador 0,965" para 1,25" que parece só aceitar oculares de 1,24" :P

- Fazer uma substituição robusta para o focador de plástico do meu telescópio guia.

- Fazer um tripé metálico robusto e estável que aguente com o que tenho e o que vá ter no futuro.

- Fazer 1 ou 2 furos (roscados) nos meus aneis do telescópio guia (de 3 parafusos) a 45º ou 30º dos parafusos existentes, para os ajustes num dos aneis serem perpendiculares ao outro anel :)

E outros melhoramentos que me lembre..

Abraço,
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 20, 2006, 05:20:06 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Dezembro 20, 2006, 05:30:03 pm »
Citação de: "Fil"
Hehe! Gostei da ideia do post!

Podíamos criar outro post para objectivos de observação e astrofotografia... infelizmente ainda não defini os meus, portanto não o crio.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Dezembro 20, 2006, 06:47:55 pm »
Excelente ideia :D
Infelizmente eu não sou mt dado a bricolage astronómica :lol:

Já com o nosso amigo Fil não é bem assim.
Lembro-vos este home made:

http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?h ... orte&t=297

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 20, 2006, 07:28:04 pm »
:oops: :P
Isso teve ajuda.. Não é só "obra" minha... eu pouco mais fiz que assistir, dar medidas, testar a ver se cabia, e aprender a fazer.. A sugestão do material a usar (garrafa de ar comprimido em duralumínio) não foi minha.. O trabalho mais árduo de prensar e afinar a rosca não fui eu a fazer..
Mas pronto.. o Tripé é que quero fazer, quero ser eu a cortar, montar, soldar, e apertar.. :) Já está pensado o prato para o tripé, ser um disco de travão :!: de um carro antigo (com a vantagem de não precisar de fazer o furo no meio :mrgreen:).. As pernas em princípio serão tubos de alumínio.. O resto ainda não está definido.. (segundo consta o Pai Natal irá trazer uma máquina de soldar de eléctrodo..  Vai ser divertido aprender a mexer naquilo :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 20, 2006, 07:28:04 pm »