Autor Tópico: [Ajuda] Refractor até 600 Eur.  (Lida 2352 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Diversion

  • Mensagens: 45
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Ajuda] Refractor até 600 Eur.
« em: Dezembro 22, 2006, 06:36:06 pm »
Seguindo o conselho do PauloSantos, aki, vai:

-Troca de telescópio-
*actual: refractor, de 70mm, montagem alt-azim
*orçamento até 600€;
*tipo de telescópio: ou continuar nos refractores ou talvez um catadioptrico. Gostaria de evitar os reflectores por causa da sua colimação;
*montagem: grande dúvida, ou alt-azim motorizada ou EQ-x (manual ou motorizada)

Sei que isto poderá dar pano para mangas, mas se pensarem em termos do meu orçamento, a coisa pode ser mais fácil. O q axam??
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Diversion »
"The Truth is out there..."
[size=75]M31 pict credit to NOAO/AURA/NSF[/size]
38,750 N; 9,333 W; 116m

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 23, 2006, 07:09:59 pm »
Bom, Diversion,não sendo a pessoa mais indicada, melhor é mesmo o Jaclérigo, tens boas opções de compra até 600 eur! Por exemplo na secção dos telescópios refractores da Galactica, e já que queres um telescópio que não precise de colimação tens o Astroview 100 mm Eq por 563 eur! Tem montagem equatorial, que apesar de ser mais complicada no início, verás que com o tempo valeu a pena! Eu por exemplo tenho uma montagem equatorial que motorizei recentemente e digo-te que é uma maravilha observar um objecto sem ter de estar constantemente a centrá-lo no campo de visão! Em todo o caso é só pesquisares no site da galáctica que há boas opções de compra! Bom natal
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 23, 2006, 07:09:59 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Dezembro 23, 2006, 10:20:44 pm »
A colimação não é nenhum bicho de 7 cabeças. Eu aprendi sozinho e à 2a vez acertei na mouche!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Dezembro 24, 2006, 12:47:13 am »
A colimação é algo que se vai tornando cada vez mais perfeita com o tempo. Se ao principio não estiver perfeita, não é por isso que o telescopio vai ser inutilizavel. O processo é simples. Limita-se ao rodar de parafusos... Nada de mais. Actualmente dou sempre um ajuste de cada vez que uso o telescopio. Costuma levar cerca de 1 minuto...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 24, 2006, 08:37:39 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
A colimação não é nenhum bicho de 7 cabeças. Eu aprendi sozinho e à 2a vez acertei na mouche!

Exactamente, Miguel!
Algumas indicações apenas:

(...) A colimação é o factor intrínseco que mais influencia o bom desempenho óptico de um telescópio (se os seus componentes ópticos forem de boa qualidade). É também, felizmente, um dos poucos cuja correcção está ao alcance do utilizador. (..)

(...) A colimação não é o "papão" que algumas pessoas pensam, mas requer método e paciência. À primeira vez leva mais tempo e convém proceder com cuidado (...). Depois capta-se a técnica e os procedimentos passam a ser menos demorados e mais eficazes (...).

(....) Colimar um telescópio é uma operação que se assemelha, nos seus propósitos, à afinação de um instrumento musical. O som de uma viola ou de um piano desafinados é tão desagradável como as imagens produzidas por um telescópio descolimado. Em qualquer dos casos o instrumento, musical ou óptico, terá um comportamento inferior ao que poderia ter, mesmo que seja de fabrico esmerado e marca excelente. Os parafusos de colimação dos telescópios são os equivalentes das cavilhas (ou carrilhões) que permitem afinar as violas e outros instrumentos de cordas. Uns telescópios requerem colimação mais frequentemente que outros, como veremos. (...)

(...) Antes de qualquer tentativa de colimação, convém que o observador se certifique de que o telescópio está realmente descolimado. Para isso é preciso saber detectar a descolimação e apreciar a sua importância: poderá ser uma descolimação ligeira ou uma grande descolimação. Nesta fase não se deve  mexer em nenhum parafuso de colimação. A intenção [por enquanto] é apenas de apreciar o alinhamento óptico do telescópio.(...)

(...) A colimação dos telescópios faz-se por aproximações sucessivas. De uma situação inicial de maior ou menor descolimação passa-se gradualmente para melhores colimações em fases sucessivas, até obter uma colimação satisfatória. Actuando sucessivamente nos diversos parafusos, vê-se se o resultado melhorou ou piorou a colimação. Se  melhorou, continua-se no mesmo sentido; se piorou, faz-se o procedimento inverso. (...)

Transcrevi estes parágrafos ("salteados") da obra "Telescópios", (592 páginas), Plátano Editora, Lisboa, 2004 (Cap. 12, páginas 463 a 496).

Podem encontrá-lo na loja ou no site da Galáctica  ( http://www.gem51.com ),  na secção Livraria,



Neste livro as coisas estão explicadas e ilustradas passo a passo, com toda a calma e pormenor. Estas operações de colimação são descritas para os vários tipos de telescópios, ao longo de  ... 34  páginas.
O Índice pode ser lido em: http://www.gem51.com/docs/320018_indice_telescopios.pdf

Boas colimações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

Offline Diversion

  • Mensagens: 45
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Dezembro 25, 2006, 08:13:41 pm »
Bem... só tenho k vos agradecer a ajuda dada até agora. Tenho a ideia, se calhar errada, k os telescópios catadioptricos serão mais fáceis de colimar que os newtonianos...

@Guilherme de Almeida: já tive esse livro na mão, mas ainda não o comprei...

O mais certo é optar por continuar com um refractor...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Diversion »
"The Truth is out there..."
[size=75]M31 pict credit to NOAO/AURA/NSF[/size]
38,750 N; 9,333 W; 116m

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
(sem assunto)
« Responder #6 em: Dezembro 25, 2006, 08:22:05 pm »
Citação de: "Diversion"
Bem... só tenho k vos agradecer a ajuda dada até agora. Tenho a ideia, se calhar errada, k os telescópios catadioptricos serão mais fáceis de colimar que os newtonianos...

@Guilherme de Almeida: já tive esse livro na mão, mas ainda não o comprei...

O mais certo é optar por continuar com um refractor...



Pondo as coisas em perspectiva ...

Os newtonianos de relação focal superior a 7 são fáceis de colimar.
Os SCT são muito fáceis de colimar: apenas um elemento a ajustar.
Os MCT são relativamente fáceis de colimar (se for preciso atuar  no primário e secundário) e definitivamente fáceis de colimar se o primário estiver à partida bem colimado.
Os newtonianos de relação focal curta, digamos 5 ou mais curta são exigentes na colimação.
GA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guilherme de Almeida »
Guilherme de Almeida

(sem assunto)
« Responder #6 em: Dezembro 25, 2006, 08:22:05 pm »