Autor Tópico: Júpiter, um gigante colorido!  (Lida 6072 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Júpiter, um gigante colorido!
« em: Maio 17, 2006, 01:05:48 pm »


O 1º planeta exterior ou joviano, recebeu com justiça o nome do deus principal da mitologia grega (Júpiter = Zeus em grego). Com o seu enorme tamanho e a sua massa gigantesca, é sem dúvida o membro mais destacado do Sistema Solar.
Júpiter apresenta um disco complexo e colorido com bandas escuras e zonas claras, para além de estruturas nebulosas como a Grande Mancha Vermelha. A sua rotação influencia as bandas e as zonas provocando perturbações e remoinhos q se deslocam com ventos q sopram a 645 Km/h em direcções alternadas paralelos ao equador. Este gigante gasoso possui uma massa 317 vezes superior à da Terra e duas vezes maior do q o resto dos planetas juntos... Se Júpiter tivesse sido 80 vezes mais massivo, a pressão exercida pelas suas camadas exteriores teria elevado a temperatura central o bastante p desencadear reacções nucleares e convertê-lo assim numa estrela pouco massiva. A poderosa gravidade deste gigante gasoso converte-o num iman p os cometas q passam nos seus arredores, sendo assim o maior captador de cometas entre todos os planetas dos Sistema Solar.
Outro aspecto magnífico deste planeta é q todo ele parece um pequeno sistema solar já q se encontra rodeado por 24 satélites (fora mts mais q são demasiado pequenos p se considerar como satélite), onde se destacam os maiores: Calisto, Ganimedes, Europa e Io. Tanto Ganimedes como Calisto são maiores q Mercúrio e Plutão, enquanto q Europa e Io possuem tamanhos similares ao da Lua.
Estes 4 satélites apresentam propriedades fascinantes: suspeita-se q haja um oceano debaixo da superfície gelada de Europa; Io é o mundo com mais actividade vulcânica do Sistema Solar; Calisto apresenta uma grande quantidade de crateras em q uma delas mede 1500 Km de diâmetro; Ganimedes, o maior satélite do Sistema Solar possui uma superfície complexa e talvez um oceano subterrâneo como o de Europa.
Júpiter encontra-se tb rodeado por um débil sistema de anéis compostos de grão rochosos, descoberto não há mt pela sonda Pioneer 11 e mais tarde confirmado pela sonda Voyager 2.

Características:

Origem do nome: (nome grego Zeus), deus do Olimpo: provavelmente recebeu este nome por ser o planeta mais brilhante.
Diâmetro: 142.796 Km
Massa: 317,8 massas terrestres
Periodo de rotação: 0,41 dias terrestres
Obliquidade do equador: 3,1 graus
Velocidade média orbital: 13 Km/s
Distância média do Sol: 778 milhões de Kms
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline sara

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 81
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 10, 2006, 04:56:12 pm »
Jupiter a seguir a Marte é o meu planeta favorito :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por sara »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 10, 2006, 04:56:12 pm »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 10, 2006, 05:07:37 pm »
Bem eu devo dizer que o meu é o senhor dos aneis, Saturno, mas todos os planetas têm coisas interessantes para observar!!! :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 10, 2006, 06:23:57 pm »
Citar
Bem eu devo dizer que o meu é o senhor dos aneis, Saturno, mas todos os planetas têm coisas interessantes para observar!!!


Sim, tb tenho a mesma opinião, embora júpiter seja um planeta bem colorido mas um alvo pouco fácil de observar em condições comparando com saturno... :wink:

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 10, 2006, 06:54:43 pm »
Citação de: "rapidix"
Citar
Bem eu devo dizer que o meu é o senhor dos aneis, Saturno, mas todos os planetas têm coisas interessantes para observar!!!

Sim, tb tenho a mesma opinião, embora júpiter seja um planeta bem colorido mas um alvo pouco fácil de observar em condições comparando com saturno... :wink:

Cumps.


Um alvo pouco fácil de observar?? :shock:

Como assim? É dos objectos estelares mais fáceis de observar..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 10, 2006, 07:15:03 pm »
loool...eu tava a falar em termos ópticos...tp, as imagens de saturno são mais detalhadas do que as de júpiter, pelo menos é o q vejo com o meu skope...mas agra ao olho nú, sim, é dos objectos mais fáceis de identificar... :wink:

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 10, 2006, 07:15:03 pm »