Autor Tópico: O que acontece com a terra se isso acontecer?  (Lida 13902 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TiG

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 112
  • Karma: +0/-1
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #15 em: Novembro 15, 2007, 08:49:39 am »
Ahhh ok! ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Mig32

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re:
« Responder #16 em: Janeiro 11, 2008, 04:33:58 am »
:sunny: Boa noite

Citação de: "Miguel Lopes"
4 átomos de hidrogénio formam um de hélio

Atenção Miguel, 4 protons forma Be. ´Só para não induzir em erro, pois He é formado por 2 protons.

Abraço
   Mig32 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re:
« Responder #16 em: Janeiro 11, 2008, 04:33:58 am »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #17 em: Janeiro 11, 2008, 01:09:24 pm »
Sim, tens razão. Até porque a altas temperaturas eles são protões sem electrões. E 2 dos protões são "ejectados" após a fusão dos outros 2.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline lanvarn

  • Mensagens: 12
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #18 em: Junho 20, 2008, 02:00:31 pm »
Isso não faz muito sentido.
Então, se o Sol desaparece a força gravítica sobre a Terra desaparece imediatamente, não? Ou nós estamos neste momento a ser atraídos pela força gravítica emitida à 8 minutos? É isso?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #19 em: Junho 20, 2008, 02:47:30 pm »
Citação de: "lanvarn"
Ou nós estamos neste momento a ser atraídos pela força gravítica emitida à 8 minutos? É isso?
É isso mesmo :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline lanvarn

  • Mensagens: 12
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #20 em: Junho 20, 2008, 03:21:33 pm »
hum, isso não faz muito sentido.
Se a força gravítica deixa de ser exercida, o poder devia parar automaticamente, não?
Ou nós neste momento estamos a receber força gravítica exercida à 8 minutos, será isso?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #21 em: Junho 20, 2008, 04:15:08 pm »
Citação de: "lanvarn"
hum, isso não faz muito sentido.
Se a força gravítica deixa de ser exercida, o poder devia parar automaticamente, não?
Ou nós neste momento estamos a receber força gravítica exercida à 8 minutos, será isso?
Ele parar vai parar, nós é que só vamos descobrir isso 8 minutos depois. E como se não bastasse, se for meio dia (hora local) essas pessoas vão descobrir 40 milisegundos antes das pessoas que estão a dormir do lado da Terra oposto ao Sol. :P

Ainda há um pormenor curioso.
A Lua está 1 segundo mais à frente de onde a vemos. Se quisermos disparar um laser imaginário até à lua, temos que o apontar 2x1 "segundos" mais para a frente, para que o vejamos reflectido numa dada posição :) Digo imaginário porque era preciso muita potência e um feixe muito bem colimado para conseguir lá chegar e ainda ser "visto" de cá. Isto também é só uma diferença de (duas vezes) meio segundo de arco em relação ao restante céu.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline telio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #22 em: Junho 20, 2008, 04:47:34 pm »
Citação de: "Fil"
Citação de: "lanvarn"
hum, isso não faz muito sentido.
Se a força gravítica deixa de ser exercida, o poder devia parar automaticamente, não?
Ou nós neste momento estamos a receber força gravítica exercida à 8 minutos, será isso?
Ele parar vai parar, nós é que só vamos descobrir isso 8 minutos depois. E como se não bastasse, se for meio dia (hora local) essas pessoas vão descobrir 40 milisegundos antes das pessoas que estão a dormir do lado da Terra oposto ao Sol. :P

Ainda há um pormenor curioso.
A Lua está 1 segundo mais à frente de onde a vemos. Se quisermos disparar um laser imaginário até à lua, temos que o apontar 2x1 "segundos" mais para a frente, para que o vejamos reflectido numa dada posição :) Digo imaginário porque era preciso muita potência e um feixe muito bem colimado para conseguir lá chegar e ainda ser "visto" de cá. Isto também é só uma diferença de (duas vezes) meio segundo de arco em relação ao restante céu.

Do meu ponto de vista a força gravítica nada tem a ver com a velocidade da luz, aliás se olharmos para a lei de gravitação: F=GmM/d2, em nenhum lugar entram velocidades, e se suprimirmos no nosso caso M (ref. ao Sol), passamos a ter F=0N instantantaneamente... não sei é o que me parece. Com isto, e do ponto de vista de um observador exterior, a Terra e demais simplesmente passariam a ter movimento rectilíneo, tipo como um pedra sai de uma funda...

Esse questão do laser já foi usada para medir a distancia da Terra à Lua com rigor (e respectivas oscilações ao longo do tempo) durante o programa Apollo, agora não sei de cor em qual da missões foi colocado o espelho refletor...
alguma info: http://en.wikipedia.org/wiki/Lunar_lase ... experiment
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #23 em: Junho 20, 2008, 05:19:47 pm »
Citação de: "telio"
Do meu ponto de vista a força gravítica nada tem a ver com a velocidade da luz, aliás se olharmos para a lei de gravitação: F=GmM/d2, em nenhum lugar entram velocidades, e se suprimirmos no nosso caso M (ref. ao Sol), passamos a ter F=0N instantantaneamente... não sei é o que me parece. Com isto, e do ponto de vista de um observador exterior, a Terra e demais simplesmente passariam a ter movimento rectilíneo, tipo como um pedra sai de uma funda...
Cuidado com a aplicação das fórmulas! A malta nas ciências tem sempre o cuidado de fazer a fórmula para um caso específico, e gosta muito de "isolar" o sistema das influências exteriores. Ou seja, o sistema para essa fórmula foi pensado como uma coisa estática que não varia. Se variasse com o tempo, aparecia uma função do tempo "(t)" algures..
Se vires as fórmulas da mecânica clássica para coisas não-relativistas, também vais apanhar uma surpresa quando as velocidades se começam a aproximar das da luz. Logo essas fórmulas também não vão estar de acordo com a teoria da relatividade.. O que acontece, é que neste momento essa é a fórmula que temos por enquanto..

Aquilo que eu disse é aquilo que se supõe.. O problema principal para testar se isto é verdade ou não é conseguir arranjar uma variação no campo gravítico para que estando parado se sinta a diferença de antes e depois dessa variação ter passado. A esta variação pode-se dar o nome de uma onda gravitacional, e o facto delas ainda não terem sido propriamente "descobertas" sugere que isto não passa de uma suposição. Qual a velocidade a que ela anda? Não sei, mas parece que o pessoal se inclina para ser a velocidade da luz.. Até que ponto é que é a velocidade da luz, ou é a luz que anda a essa outra velocidade, é que já não sei. :) Mas pronto, mais pormenores sobre isto eu não sei adiantar, porque uma onda gravitacional é assim uma coisa com 4  pólos, ou algo assim muita mais escazito que eu já não percebo.

Eu olho para a forma como os cientistas se propõem detectar uma onda gravitacional e aquilo para mim não faz sentido. A ideia é que quando a onda passa deforma o espaço tempo.. Do meu ponto de vista se nós temos uma régua com um comprimento "fixo" usado para medir a distância entre um espaço-tempo e outro, quando a onda passar, vai deformar a régua.. Dito por outras palavras fica-se na "mesma" porque quer a régua quer o espaço-tempo ficam deformados, logo à nossa vista parece que não foi deformado.. Mas já me tentaram explicar que pelo facto da onda gravitacional ser um quadri-qualquer-coisa-pólo, que isso dá para fazer..  Nessa altura eu só respondi "errr.. está bem.." :P Portanto, mais que isto, não sei!

As coisas na física passam-se muito ao nível da teoria.. Há um tipo que se lembra de uma forma de como as coisas podem funcionar, publica o paper, e depois passa a batata quem para o gajo que vai experimentar a ver se a ideia parece estar boa ou não.. No fim, é o teórico ou apanha na cabeça por aquilo não fazer sentido nem funcionar, ou então é o teórico que fica conhecido por ter escrito uma coisa que outro caramelo experimentalista qualquer conseguiu verificar :)

As coisas não fazerem sentido é justamente o que fumenta aparecerem novas teorias.. E as coisas até chegam ao "ridículo" de haver uma teoria que só se aplica naquele caso.. Ou porque as escalas são muito pequenas e então usa-se uma a mecânica quântica (argg!! socorro, tirem-me daqui), ou porque as coisas são muito grandes e muito rápidas, distantes, etc, etc e vai-se para a teoria da relatividade, ou porque as coisas são lentas ao ponto de a gente perceber bem e usa-se a mecânica clássica..  Enquanto há por aí uns tipos à bulha cientificamente à procura de uma teoria que explique tudo, o melhor que a gente tem é ir tendo umas poucas que explicam as coisas só mais ou menos.. Nas "fronteiras" das teorias, aparecem sempre umas coisas que fazem pouco sentido..

Há aqui alguma "informação wikipédica" em inglês, que não tive tempo de ler com atenção, mas pode ser que explique melhor a questão das ondas gravitacionais..
Citar
Esse questão do laser já foi usada para medir a distancia da Terra à Lua com rigor (e respectivas oscilações ao longo do tempo) durante o programa Apollo, agora não sei de cor em qual da missões foi colocado o espelho refletor...
Foi sim senhor! Os tipos deixaram lá um espelho esquecido algures, e usaram-no para medir o tempo que o laser demorava a chegar cá.. Mas um feixe laser enviado daqui, vai lá chegar com uma largura apreciável.. grande parte bate no solo lunar, e só um fracção pequena acerta realmente no espelho.. Dessa fracção grande parte atenua na atmosfera, e é preciso um rico detector para apanhar alguma coisa :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline telio

  • Mensagens: 18
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #24 em: Junho 20, 2008, 05:25:36 pm »
Ok estou esclarecido (apenas sou um curioso na matéria)... quanto aos espelhos, ainda hoje são usados...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #25 em: Junho 20, 2008, 05:31:54 pm »
Citação de: "Fil"
Enquanto há por aí uns tipos à bulha cientificamente à procura de uma teoria que explique tudo

Ao que parece a procura dessa teoria já dura a algum tempo... ela servirá para juntar todas as forças fundamentais entre partículas elementares. Seria uma Teoria de Tudo... mas ainda não foi formulada.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #26 em: Junho 20, 2008, 06:22:57 pm »
Esta situação é complicada de analisar porque segundo as teorias actuais o sol não poderia simplesmente desaparecer em t= 0 segundos. Não existe transições energéticas instantâneas. Se tal existisse, aquilo abria um buraco no tecido espaço-temporal.
Agora podemos imaginar que vem uma mão gigante (com uma luva de ir ao forno) e pega no sol e retira-lo rapidamente do local, na vertical com o plano galáctico.

Uma onda gravitacional é uma onda quadrimensional. A perturbação será tanto da variação espacial como temporal. Isto vai-se traduzir na compressão-distensão espaço temporal, o que equivale dizer que cada partícula do planeta vai ter uma força variável exercida sobre ela. Se a frequência e amplitude for muito grande, pode causar uma desagregação.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #27 em: Junho 20, 2008, 06:58:54 pm »
Essa eu não percebo.. Se por acaso eu agarrar numa salsicha e puxar as pontas, ela desagrega-se, percebo. Mas percebo porque a dada altura houve algo que estava à volta da salsicha e foi ocupar o espaço onde antes havia salsicha contígua. Se vier uma onda gravitacional, parece-me que quer a salsicha quer o que está à volta é deformado. Portanto a salsicha, para um observador imune a ondas gravitacionais, vai parecer esticar. É como que se quem for imune a ondas gravitacionais vir a salsicha através de uma lente olho-de-peixe que a deforma toda, mas uma salsicha não sente essa deformação. Se ela sentisse isso, eu agonizava sempre que alguém me visse atrás de uma esfera de vidro!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #28 em: Junho 20, 2008, 09:42:39 pm »
Pois, eu também de início estive a pensar e surgiu-me a hipótese que a própria terra não sentiria a perturbação. Só quem visse de fora a veria.
Mas depois pensei melhor e vi que depende da frequência (comprimento de onda). Se for muito inferior ao diâmetro da terra, o seu efeito vai ser sentido porque certas partes da crosta vão estar sujeitas a forças diferentes da outra extremidade.
E isso poderia ter consequências catastróficas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #29 em: Junho 20, 2008, 10:11:57 pm »
Mas quando estas atras da esfera o espaço-tempo nao deforma, por isso e que nao sentes nda. A salsinha pode desintegrar-se como disse o Miguel dependendo do grau de deformação. Porque essa deformaçao vai fzr aquilo que disses-te de alguem puxar as pontas. O efeito acaba por ser, de grosso modo, o mesmo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: O que acontece com a terra se isso acontecer?
« Responder #29 em: Junho 20, 2008, 10:11:57 pm »