Autor Tópico: Google e o projecto Large Synoptic Survey Telescope  (Lida 1484 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Google e o projecto Large Synoptic Survey Telescope
« em: Janeiro 06, 2007, 08:47:00 pm »
O Google, o maior motor de pesquisa da Internet do mundo, juntou-se a um grupo de 19 universidades, laboratórios nacionais e fundações privadas, que está a construir o Large Synoptic Survey Telescope (LSST), um grande telescópio concebido para a realização de levantamentos do céu.

Com data de início de operações prevista para 2013, o telescópio LSST de 8,4 m será capaz de fazer um levantamento profundo de todo o céu em diferentes comprimentos de onda visivel, todas as semanas. A sua câmara de 10° possui 3 mil milhões de píxeis.


Desenho do LSST sobreposto a uma fotografia de Cerro Pachón (Chile), no local onde será construído. Crédito: Michael Mullen Design, LSST Corporation.

Os objectivos científicos principais são o estudo da matéria escura e energia escura, e o estudo de objectos que variam ou se movem rapidamente, como por exemplo, explosões de supornovas, asteróides próximos, objectos da Cintura de Kuiper.

O projecto LSST e o Google partilham um objectivo comum: organizar grandes quantidades de dados e torná-los úteis. O LSST, previsto para operar durante uma década, gerará mais de 30000 gigabytes (30 TB) de dados cada noite. Esta enorme quantidade de dados tem de ser analisada em tempo real, de forma eficiente. Áreas chave na colaboração Google-LSST serão: organização da informação; processamento e análise contínua de torrentes de dados, permitindo que novas descobertas sejam anunciadas à comunidade científica em tempo real; trabalho com sistemas paralelos de dados.

Além de ser uma ferramenta extremamente útil para cientistas e astrónomos amadores, uma boa organização dos dados do LSST gerará uma nova visão dinâmica do céu nocturno para o público em geral. Uma das missões do Google é tornar a informação obtida com o LSST universalmente acessível e útil.

Fonte: Portal do Astrónomo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Google e o projecto Large Synoptic Survey Telescope
« em: Janeiro 06, 2007, 08:47:00 pm »