Autor Tópico: Adaptador Piggyback para o meu C6  (Lida 2321 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Adaptador Piggyback para o meu C6
« em: Janeiro 12, 2007, 03:14:09 pm »
Oi.

Fui a um serralheiro pedir para me fazer um adaptador para pôr o meu SW70mm em cima do meu C6 e o resultado foi este:



O conjunto suporte/SW70 pesa 1,6Kg o que espero não ser demasiado para o OTA do C6.

Agora só tenho que pintar o adaptador (ainda não sei se preto ou laranja) e arranjar 2 parafusos para fixar tudo nos buracos das "tampas" frontal e traseira do meu CAT.

Sugestões??
Comentários??

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 12, 2007, 03:31:38 pm »
Ena! bonito!.. As dobras que ele tem até devem ajudar a manter a estabilidade. E dado que não estão muito afastados dos aneis, não me parece que haja problemas de flexão de maior..

Do meu ponto de vista, pintado de transparente sai mais barato ;), Laranja dá-lhe um toque exótico.. e Preto talvez seja o mais sensato :D

Eu por acaso ando a precisar de melhorar o meu suporte, porque tenho reparado que ele vai fugindo ao longo da exposição.. o que é mau, porque podemos estar a guiar na perfeição um rasto de estrelas :P

Se estiveres a pensar usá-lo como guia, isso pode restringir um pouco as fotografias que podes tirar, por não ser ajustável.. Mas para ter como 2º telescópio serve perfeitamente!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 12, 2007, 03:31:38 pm »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 12, 2007, 04:38:03 pm »
O único problema que vejo neste sistema é o alinhamento do eixo óptico entre o C6 e o SW...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 12, 2007, 04:42:37 pm »
Citação de: "jaclerigo"
O único problema que vejo neste sistema é o alinhamento do eixo óptico entre o C6 e o SW...


Pois...

Como foi de borla, vou experimentar antes de avançar para a placa que tínhamos falado.

Já está pintado de... preto.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 15, 2007, 05:52:02 pm »
Após alguma reflexão e informação, resolvi mandar fazer uma barra (30cm) como esta, que a Scopestuff vende.

Vai ser feita em inox (depois pinto) e permite o deslizamento dos aneis para a frente/trás, de forma a equilibrar melhor o conjunto. Ainda neste aspecto, como esta barra coloca o SW mais perto do C6, fica tudo mais compacto, com as vantagens inerentes do centro de gravidade do conjunto não obrigar a um contra-peso adicional, como era o caso do "setup" anterior.

Também o alinhamento óptico deverá ficar como deve ser


http://scopestuff.com/

Quando estiver pronto, posto imagens para verem melhor como vai ficar.

Cumps  :wink:

PS: não mandei fazer os aneis. Já os tenho!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 15, 2007, 06:44:11 pm »
Ena!.. A ideia é gira.. Tens aneis largos os suficiente?
Quanto ao deslocar os aneis para trás e para a frente, não é assim muito necessário, uma vez que o telescópio que aí fica dentro pode, ele próprio, ser deslocado também.. (A menos, claro, se houver buscadores ou outras partes salientes que o impeçam)..

Vendo bem é só furar, roscar, e arranjar pontas de nylon para os parafusos..

Mas já agora, uma deixa sobre uma coisa que estou a pensar fazer para mim: podes fazer os aneis assimétricos na distribuição dos parafusos, para que os de um anel fiquem rodados 90 graus em relação aos do outro. Isto pode facilitar arranjar uma analogia para saber que parafusos ajustar para mover o telescópio numa dada direcção..  Mas isto só dá realmente jeito se for para andar sempre a re-ajustar os parafusos!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 15, 2007, 07:18:15 pm »
Os aneis que se vêem que  eu já tenho não são iguais aos da imagem da scopestuff.com Os meus têm o diâmetro exactamente igual ao tubo do SW, pelo que os ajustes que se podem fazer com os parafusos da scopestuff no alinhamento do SW não "são para aqui chamados".

Os meus aneis são exactamente os que estão na primeira mensagem que eu pus, com a placa prateada.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 15, 2007, 07:18:15 pm »