Autor Tópico: Revisão de uma Intes-Micro Alter D6  (Lida 3633 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Revisão de uma Intes-Micro Alter D6
« em: Janeiro 17, 2007, 01:37:30 am »
Boas!

Isto já começou há tanto tempo que já quase me esquecia qual o motivo que tive (como se eu precisasse) para desmontar a minha "nova" montagem equatorial.
Agora que me recordo, a montagem precisava de uma limpeza exterior, os circulos graduados estavam quase colados, havia um som periodico que vinha do eixo de declinação que se ouvia quando a alta velocidade, tinha alguns toques na pintura causados pelo uso (mas rectificados pelo antigo proprietário com tinta de uma côr quase igual à original) e claro!... a rosca do parafuso que bloqueava a embraiagem do eixo de declinação resolveu ceder e este já não cumpria a sua função. Acho que este foi o factor decisivo...  :)

Lá resolvi meter mãos à obra, e rapidamente descobri que até foi bom aquela rosca ter cedido obrigando-me assim a ter que desmontar a montagem. Logo vão ver o que quero dizer... Nas duas fotos abaixo já se podem ver a maioria das peças do eixo de declinação à esquerda, e as do eixo de ascenção recta, à direita.



Assim que a comecei a desmontá-la, vi algo que me deixou horrorizado! Algo que é praticamente impensável para alguem que tenha o bom minimo de bom senso! Os rolamentos estavam literalmente tomando banho numa mistura de massa consistente e limalha de ferro de todos os comprimentos e feitios como se vê na foto abaixo. Na rodas dentadas redutoras do motor de declinação penso ter descoberto o motivo do ruido periódico - uma limalha estava presa nos dentes.



Continuei a desmontar tudo e iniciei o processo de limpeza de todas as peças. Os rolamentos ficaram como novos e totalmente inspeccionados para problemas que felizmente não detectei. As rodas dentadas que ligam aos respectivos "parafusos" sem-fim dos eixos estavam em bom estado e não aparentavam ter limalhas. Depois de "lavadinhos", os rolamentos parecem novos... o fundo do alguidar é que ficou coberto de limalhas... que espectáculo medonho!



Aproveitando a desmontagem total, porque não dar uma pintura na montagem usando a tinta que o proprietário anterior gentilmente me cedeu? E assim foi! Abaixo estão as peças do eixo de declinação a secar à janela  :D , as do eixo de ascenção recta já sequinhas, e o improviso a funcionar, mantendo a estrutura principal do eixo de ascenção recta suspensa enquanto esta secava...



Aqui já está o eixo de declinação todo lubrificado, montado, pintado... enfim.. como novo (e a cheirar a novo!  :lol: )..ah... e com nova rosca para a embraiagem! (O novo parafuso ainda é temporário, mas vai dar para desenrascar). À direita já o eixo de ascenção recta tambem já prontinho e o eixo de declinação já acoplado. Só falta mesmo terminar a limpeza do motor de A.R. e a montagem deste.



Actualmente já está tudo montado e procedo ao ajuste da pressão do sem-fim na roda dentada para o melhor desempenho. Esta extensa operação eliminou todos os problemas que tinha anteriormente. O que me surpreendeu foi ter encontrado muita limalha de ferro espalhada por dentro da montagem. Não acredito que tenha vindo assim de origem. A única ideia que tenho que me parece plausível é a instalação do sistema Go-To que exigiu abrir novos buracos para suportar os novos motores. Penso que quem fez isto não tomou o devido cuidado e não desmontou a montagem para realizar esta operação. A dimensão das limalhas encontradas é consistente com as limalhas produzidas por uma broca de um diametro considerável e não por qualquer desgaste interno na montagem. Ainda bem que resolvi fazer isto! É incrivel como o erro periódico conseguia-se manter relativamente baixo com todo este lixo que tinha dentro, mas fiquei apreensivo quando vi em algumas vezes um comportamento estranho do eixo de A.R. no qual havia uma desvio de cerca de 20" em 2 ou 3 segundos que era reposto pouco tempo depois (movimento de -20"). Afinal era a limalha que estava presa num dos dentes que causava isto.

Valeu bem o trabalhão que isto deu! Agora posso dizer sem problemas que tenho uma montagem nova!  :lol:

P.S.: Não liguem ao "ambiente" de trabalho... pois é... isto de não se ter condições de trabalho é cá uma chatice... tira metade da vontade de se fazer qualquer coisa, mas como não outra hipótese... lá teve que ser...  :roll:

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 17, 2007, 10:25:55 am »
Bom, é o q dá estar de férias :P
De facto, não dá p imaginar o trabalho q deu mas nota-se q valeu a pena, àparte a questão da limalha :shock:
Agora é uma questão de experimentar depois de tudo completo p ver se os desvios foram sanados :wink:
Bom trabalho.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 17, 2007, 10:25:55 am »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 17, 2007, 11:03:47 am »
Grande Nelson! Agora só falta irmos exprimentar a montagem de " cara lavada". Ainda bem que tinhas a janela fechada onde estavam as peças do eixo de declinação a secar. Quando vi a foto de repente, ainda me deu um arrepio.  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por joao marum »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 17, 2007, 12:14:36 pm »
Janela fechada? Claro que não! Que ia adiantar as peças estarem à janela e esta fechada?  :D O objectivo era memo expô-las ao ar pra secarem mais rapidamente.  :P

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 17, 2007, 02:30:51 pm »
Ele não gostou de vê-las tão perto do precipício :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 17, 2007, 04:49:04 pm »
Espectáculo, Nelson! Que bela limpeza, quase que se nota o reflexo de quem tirou a fotografia nas peças! :P E olha que eu também senti o mesmo arrepio que o João!..
Não te esqueceste de nenhuma peça cá fora, espero?.. Nem deixaste lá dentro aquele telecomando que está em cima da mesa, da mesma cor que as peças? ;)

Que belo trabalho! Estou ansioso por ver isso a mexer como deve ser!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 17, 2007, 05:14:45 pm »
Citação de: "Fil"
Não te esqueceste de nenhuma peça cá fora, espero?.. Nem deixaste lá dentro aquele telecomando que está em cima da mesa, da mesma cor que as peças? ;)

bolas, tu dissecas as fotografias! Eu demorei 1 minuto a encontrar o comando depois de tu o referires  :o

De resto esta descrição só me dá força e coragem para desmontar a minha CG5, lá para março  :roll:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Janeiro 17, 2007, 07:22:52 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
1 minuto a encontrar o comando
:lol: hehe, pois, está virado ao contrário..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Janeiro 17, 2007, 09:23:33 pm »
Sim senhor, isso é que foi uma limpeza,hã? Quase me sinto tentado a fazer o mesmo com a minha Cg-5! Só não o faço para já, porque ela não tem practicamente uso nenhum! Isto só prova que a manutenção é muito importante! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #9 em: Janeiro 17, 2007, 09:57:00 pm »
Pois... manutenção é importante mas se ela for bem cuidada e manuseada com cuidado concerteza que se vai manter operacional por muito tempo sem necessidade destes "malabarismos".
Neste caso eu nem suspeitava o que me esperava. Estou contente por o ter feito.
Claro que ainda vou ter que arranjar alguem com um torno mecânico que me possa "fabricar" um novo parafuso para a embraiagem do eixo de declinação, mas para já a solução de parafuso+porca de orelhas+porca funciona muito bem.  :)

Uma coisa que tenho que ter em conta para o futuro, e penso que isto se aplica a muitas montagens, é a liga metálica da qual é feita, que apesar de parecer resistente e aguentar bem roscas de passo largo o mesmo não posso dizer sobre roscas de passo pequeno que facilmente "comem" o metal da montagem e depois é uma chatice para resolver o problema.

Outra coisa inteligente que se deve fazer, é apontar a ordem e onde vão as peças todas... no meu caso era relativamente fácil fazer asneira, já que quase tudo encaixa num eixo e é fácil trocar a ordem das peças. Pra complicar, estas só ficam na posição final ao fechar a estrutura toda a qual vai naturalmente ocultar as peças internas e qualquer erro só vai ser descoberto mais tarde. Eu como sou um bocado stressado e sou "muito esperto", desmonto logo tudo e na altura de voltar a montar logo penso que pra próxima vez tenho mesmo que tirar uns apontamentos...  :oops:

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 18, 2007, 12:04:46 am »
Olá,

excelente trabalho Sr. Astrolupa! Gostei muito de ver todo esse trabalho e dedicação!

Eu também quero fazer algo semelhante à minha montagem EQ6 mas tenho medo que me sobrem peças... Se o fizer terei de anotar todos os passos, tirar fotografias, fazer documentários e ter testemunhas em todo o processo...  :D

Mais uma vez parabéns!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rogercrespo »

(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 18, 2007, 12:04:46 am »