Autor Tópico: McNaught pelo olho da SOHO  (Lida 1166 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
McNaught pelo olho da SOHO
« em: Janeiro 18, 2007, 11:26:43 am »
O Cometa McNaught (C/2006 P1) é não apenas o mais brilhante cometa que a SOHO já observou, mas também o mais brilhante cometa observado dos últimos 40 anos! O cometa passou pelo Sol entre 12 e 15 de Janeiro, e está agora a emergir nos céus do Hemisfério Sul. Durante o seu próximo encontro com a nossa estrela, o cometa McNaught tornou-se um objecto visível de dia à vista desarmada. Foi descoberto a 7 de Agosto de 2006 pelo grande caçador de cometas, Rob McNaught. Na altura da descoberta, o cometa era um objecto muito ténue, mas a distância perileana prevista (menor distância do Sol) de 0.17 UA indicava já que o objecto teria o potencial de se tornar bastante brilhante.


Cometa McNaught visto pela sonda SOHO.
Crédito: SOHO


O instrumento LASCO a bordo da sonda SOHO tem a capacidade de observar cometas à medida que se aproximam bastante do Sol. Felizmente para nós, o cometa McNaught passou mesmo pelo campo de visão do LASCO C3! Não sabemos ainda com exactidão o brilho máximo do cometa, mas é definitivamente mais que magnitude -3! É por isso muito mais brilhante que o cometa NEAT ou que o cometa 96P/Machholz. Por outras palavras, o cometa McNaught é de longe o mais brilhante e mais espectacular que a SOHO já observou.

O cometa apareceu no campo de visão do coronógrafo LASCO C3 da SOHO por volta das 02:00 UT a 12 de Janeiro. Passou o seu periélio por volta das 19:00 UT do mesmo dia, e saíu do campo de visão do C3 por volta das 03:00 UT do dia 16.

Dado que o LASCO foi construído para observar a ténue coroa solar, os seus tempos de exposição não estão afinados para lidar com objectos tão brilhantes como este extraordinário cometa. De facto, o cometa McNaught é tão brilhante que satura a câmara CCD. Existem uns riscos horizontais em ambos os lados da cabeça do cometa, porque a carga desliza facilmente ao longo da direcção na qual a imagem do CCD é lida pelos instrumentos electrónicos associados.

Vídeo da passagem do cometa McNaught pelo campo de visão da SOHO (Quicktime):
http://sohowww.nascom.nasa.gov/hotshots ... ht_med.mov

Fonte: Centro de Ciência Viva do Algarve
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

McNaught pelo olho da SOHO
« em: Janeiro 18, 2007, 11:26:43 am »