Autor Tópico: Construir uma máscara de focagem Hartmann  (Lida 2823 vezes)

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Offline Diversion

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Construir uma máscara de focagem Hartmann
« em: Janeiro 26, 2007, 04:32:52 pm »
Se estiverem interessados, visitem esta página ...

Permite calcular e imprimir um "template" da máscara de acordo com as características de cada telescópio...

Experimentem
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« Responder #1 em: Janeiro 26, 2007, 04:39:26 pm »
heh! Boa.. Há tempos fiz uma à mão, deu trabalho, e não ficou muito bem feita.. assim é um bocadinho mais facil de voltar a tentar :)
Só é mais chato para quem tenha telescópios de 8" ou maiores.. Tem que imprimir em A3, ou colar duas folhas :D

Muito bom link!
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« Responder #1 em: Janeiro 26, 2007, 04:39:26 pm »

Offline Miguel Lopes

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« Responder #2 em: Janeiro 26, 2007, 05:33:16 pm »
Excelente ajuda! Já imprimi uma e vou usá-la logo... para quem não tem micro focus ou com controlo por computador é excelente, pelo que tenho lido.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

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« Responder #3 em: Janeiro 26, 2007, 05:45:33 pm »
É, se o plano em que estiver o filme estiver bem alinhado com o ecrã de focagem, para quem fotografa em filme ;)

Eu por acaso, ainda não atinei bem com qual deve ser a abertura da máscara, e como era uma chatice enorme desenhá-la à mão a cada nova tentativa, nunca me preocupei em refinar a coisa.. Com este link, pode ser que o caso mude de figura :)
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Offline Diversion

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« Responder #4 em: Janeiro 26, 2007, 06:31:44 pm »
Citação de: "Fil"
É, se o plano em que estiver o filme estiver bem alinhado com o ecrã de focagem, para quem fotografa em filme ;)

Eu por acaso, ainda não atinei bem com qual deve ser a abertura da máscara, e como era uma chatice enorme desenhá-la à mão a cada nova tentativa, nunca me preocupei em refinar a coisa.. Com este link, pode ser que o caso mude de figura :)


qto a isso, descobri algures num site espanhol as seguintes relações:
- óptimo : 10% diametro da abertura do telescópio;
- prático : 15% idem '' '';
- preciso : 20% idem '' '';

Ora para quem tenha uma abertura de 100 mm, dará:
- óptimo : alvos redondos com 10mm de diâmetro;
- prático: idem com 15mm idem;
- preciso: idem com 20mm idem.

A coisa muda um pouco de figura qdo queremos alvos triangulares. Parece que a melhor combinação para a máscara será 2 alvos redondos e 1 triangular.

Eu decidi, apenas por uma questão prática, utilizar os 3 alvos triangulares obtidos no link referido anteriormente. Logo vou experimentar...
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Offline rogercrespo

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« Responder #5 em: Janeiro 26, 2007, 09:53:11 pm »
olá,

para que serve isto?

Abraço
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Offline joao marum

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« Responder #6 em: Janeiro 26, 2007, 10:05:35 pm »
É para o Carnaval   :mrgreen:
Nah, a sério. Acho que serve para ajudar a focagem se não estou enganado.
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Offline Astrolupa

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« Responder #7 em: Janeiro 26, 2007, 10:23:57 pm »
É isso mesmo. Se observarmos pelo telescópio com uma máscara destas (aplicada na entrada do tubo, não na cara do astronomo!) e apontarmos a uma estrela brilhante veremos 3 pontinhos, se este tiver desfocado. Assim que formos focando, os 3 pontos irão aproximar-se cada vez mais. Assim que estiverem sobrepostos e parecerem só um, atingimos a melhor focagem possivel. Geralmente isto utiliza-se para astrofotografia.

P.S.: Isto para uma mascara com 3 buracos circulares. Pode-se variar a quantidade de buracos e a forma destes - Acho que fica ao critério de cada um...

Cumprimentos,
Nelson Viegas
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Nelson Viegas
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Offline rogercrespo

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« Responder #8 em: Janeiro 26, 2007, 10:58:02 pm »
Olá,

bestial! mesmo a tempo da minha iniciação da astrofotografia...

Só me falta os adapatadores para a máquina mas fora isso... :)

Abraço
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« Responder #9 em: Janeiro 27, 2007, 06:57:15 pm »
Completando a explicação do Astrolupa, e para quem estiver curioso sobre o porquê daqueles triângulos a vermelho:
Em vez de buracos redondos (bons para uso visual por causa da área maior), há quem foque usando o CCD e prefira buracos triangulares. Isto porque cada irregularidade no perfil do buraco (os 3 cantos do triângulo) gera 2 picos de difracção na imagem. A olho nu é difícil detectar (no visor da máquina por causa da fraca amplificação), mas em CCD com pixeis minúsculos é possível ver os ditos picos de difracção.
Se repararem na orientação dos triângulos vêem que nenhum dos cantos de um triângulo tem a mesma orientação um de outro triângulo, ou do seu oposto. Isto faz com que se consiga distinguir os buracos que deram origem aos picos. Quando a imagem estiver perfeitamente focada, o comprimento dos picos deve ser igual! Caso haja uns mais compridos que outros, é preciso refinar a focagem mais um bocadinho.
Mas claro, isto só tem vantagem para CCD, uma vez que só o CCD é que tem a resolução necessária para "ver" estes picos, e como tal, só ele é que vai achar que a foto está focada ou não. Em filme, o grão costuma ser muito maior que o pixel dos CCDs, portanto não vale muito a pena a precisão extra dos triângulos, e é preferível usar os círculos com maior Área (= mais luz, = maior facilidade de focagem).
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« Responder #9 em: Janeiro 27, 2007, 06:57:15 pm »