Votação

Saturno

Astrolupa
3 (20%)
Miguel Lopes
12 (80%)
xumaxer
0 (0%)

Votos totais: 11

Votação encerrada: Março 31, 2007, 12:46:20 pm

Autor Tópico: [Actividade] A melhor foto : Março  (Lida 7829 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #15 em: Fevereiro 24, 2007, 12:53:27 am »
Estou a falar em termos de imagem final, a resolução q colocaste aqui no forum :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #16 em: Fevereiro 24, 2007, 01:28:40 am »
Eheh... não tem nenhum resize nem coisa assim... foi capturada a 640x480 e esta é a resolução da webcam... não sei se é por estar pequena ou grande, mas nada foi feito em relação à resolução / tamanho..... só um crop do original, mas isso não afecta a resolução.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #16 em: Fevereiro 24, 2007, 01:28:40 am »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #17 em: Fevereiro 24, 2007, 01:09:55 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Eheh... não tem nenhum resize nem coisa assim... foi capturada a 640x480 e esta é a resolução da webcam... não sei se é por estar pequena ou grande, mas nada foi feito em relação à resolução / tamanho..... só um crop do original, mas isso não afecta a resolução.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Ok, então é isso mm: a resolução da webcam :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #18 em: Fevereiro 27, 2007, 10:52:48 pm »


26-02-2007, pelas 22h. Seeing: 6/10. Transparência baixa.
Ainda teria que esperar mais 2h pelo zénite, mas a lente correctora condensou após apenas meia hora (é o que dá morar perto do mar :S :? )
Celestron C6, toucam pro em modo RAW, barlow 2x mas usada entre o visual back e a diagonal para atingir 3x. 500 frames processadas no Registax.
Retoques (quase nenhuns desta vez) com PhotoShop. Basicamente só ajustei os níveis por canal. Segui o conselho do xumaxer e mantive-a o mais natural possível.

De assinalar uma coisa: consegui um excelente alinhamento polar, porque com a barlow equivalente a 3x, saturno não derivou mais do que 20-40 pixeis em 10min. Acho que para um DSO, com redutor focal e uma SLR conseguia uma foto sem guiagem por 1-2min.

Gosto muito da sombra do planeta nos anéis, do lado esquerdo. Dá um ar 3D.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #19 em: Fevereiro 27, 2007, 11:20:23 pm »
Magnífico!
E conseguiste uma imagem de tamanho impressionante!
Parabéns!  :wink:

Apesar de já teres ganho, também espero enviar uma foto ao concurso, para não ficares em primeiro... e em último hehehe
(Eu sei que o Astrolupa já enviou uma)

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #20 em: Fevereiro 28, 2007, 12:52:24 am »
Bravo amigo Miguel! Essa é uma foto excelente! Esse telescópio tá mesmo com a colimação impecável!... e a noite tambem deve ter ajudado. Eu aproveitei para actualizar para um outro Saturno obtido à bocado, mas não há volta a dar...  :P

Parabéns!

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #21 em: Fevereiro 28, 2007, 02:15:10 am »
Obrigado.
Xumaxer, tenho uma foto ainda maior em que só perde um pouco de qualidade. Esta está a 100% de escala.

Astrolupa,

Andei 2 meses com problemas na colimação porque não apanhava uma noite decente. Então desisti e segui um método alternativo. Pus-me a olhar directamente para o eixo óptico, a cerca de 1,5m da frente da OTA. Ia vendo desalinhamentos entre o primário, o secundário e a sombra do secundário. Depois corrigia. Após 30 minutos, consegui um alinhamento porreiro. Depois foi só preciso afinar ligeiramente quando finalmente apanhei uma noite com seeing à volta de 5/10. Até então era tudo 1/10 até 3/10.

Por acaso apanhei uma noite melhor, com cerca de 7/10, no início de fevereiro. é a foto que tenho na galeria da galactica. Infelizmente ainda não tinha feito a modificação para RAW, portanto o potencial foi desperdiçado. Tinha uma cor mais viva, mas começo a gostar de tonalidades mais naturais.

Acabei de ver a tua actualização e está muito melhor!! Parece-me problema de turbulencia, este mês foi complicado, também só tive 5 dias limpos, dos quais 3 com pouca turbulencia. E todos eles estiveram muito humidos e só tive 1h até a lente condensar  :?  Já agora, o SN10 tem os mesmos problemas de condensação dos SC?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #22 em: Fevereiro 28, 2007, 07:54:10 am »
Pois é... é o mal de telescópios com corrector frontal. O meu tambem condensa humidade rapidamente se eu não fizer nada contra isso. Tá certo que agora não tenho esse problema já que estou á janela, dentro de casa, mas no campo é certinho. Tenho que recorrer a um sistema com fita aquecedora à volta do tubo... minimiza muito o problema, se bem que ás vezes ainda condensa um pouco em torno do suporte do secundário, mas nada de grave.

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #23 em: Fevereiro 28, 2007, 09:31:41 am »
Citação de: "Astrolupa"
minimiza muito o problema, se bem que ás vezes ainda condensa um pouco em torno do suporte do secundário, mas nada de grave.
Será que uma 2ª fita aquecedora (daquelas pequenas parabuscadores) para aquecer o suporte do secundário não ajudaria? ficava com um fio pendurado e não era boa ideia fazer fotografia enquanto lá estivesse... Bom ainda há o mini-secador de 12V.. Que deve ser mais prático..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #24 em: Fevereiro 28, 2007, 10:37:03 am »
Boas Astrolupa

realmente esta foto está melhor, mas acho muito difícil conseguirmos bater o Miguel, que tem o melhor Saturno. :)

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #25 em: Fevereiro 28, 2007, 12:53:23 pm »
Pois, não desfazendo o trabalho do Astrolupa e tendo em conta q o concurso está a terminar, prevejo um justo vencedor  8)
Mt bom trabalho Miguel. Imagino como seria com outro processamento mas de facto au naturel ficou um espanto. Os limites estão bem definidos e aquela sombra então... Parabéns!
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
(sem assunto)
« Responder #26 em: Fevereiro 28, 2007, 01:26:10 pm »
Ora, não desfaz nada  :) ... O trabalho do Miguel está muito bom... parece-me que só vou ter um voto...  :P

Mas o que me entristece é a falta de participação... eu sei, eu sei... que toda a gente tem uma vida muito atarefada e tal e coiso... Não dá pra ir pra rua? Façam como eu! Montem o telescópio numa janela que dê pra capturar o dito cujo, nem que seja só numa noite! Por isso o meu Saturninho tá tão mauzinho... É dentro de casa numa janela de 2º andar (turbulencia q.b.), muito cedo (19h), fotografo por cima do prédio vizinho (mais turbulência, etc).... é só desculpas!  :lol:

Mas a sério... até segurando uma máquina junto à ocular já dá para o ver bem... e o que interessa mesmo é participar! Nao interessa se é um Saturno excepcional como o do Miguel, mais fraco assim como o meu ou só uma bola orelhuda e desfocada...

Vá lá! Fotos nesta noite ainda são válidas! Esse Saturnos cá pra fora! :D

A ver se para o mês que vem isto melhora... (sinceramente duvido  :cry: )

Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Astrolupa »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #27 em: Fevereiro 28, 2007, 01:39:04 pm »
Mt bem Astrolupa. Há q incentivar o pessoal... A mim é q não adianta pq eu nem um simples pontinho com orelhas tenho :)
As únicas fotos dignas de registo q consegui tirar pelo método afocal foram à Lua mas agora nem isso posso fazer. Não sei pq... talvez por não ter... uma câmera? :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #28 em: Fevereiro 28, 2007, 02:04:26 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Ora, não desfaz nada  :) ... O trabalho do Miguel está muito bom... parece-me que só vou ter um voto...  :P
humm, só se for o meu :D
Como é que funciona em votos dos candidatos? Acho que um candidato não deveria votar em si, deveria votar numa das outras fotos a concurso. Ou então não votava. De qualquer modo, não vou votar em mim :D

Citar
Mas o que me entristece é a falta de participação... eu sei, eu sei... que toda a gente tem uma vida muito atarefada e tal e coiso... Não dá pra ir pra rua? Façam como eu! Montem o telescópio numa janela que dê pra capturar o dito cujo, nem que seja só numa noite! Por isso o meu Saturninho tá tão mauzinho... É dentro de casa numa janela de 2º andar (turbulencia q.b.), muito cedo (19h), fotografo por cima do prédio vizinho (mais turbulência, etc).... é só desculpas!  :lol:

Mas a sério... até segurando uma máquina junto à ocular já dá para o ver bem... e o que interessa mesmo é participar! Nao interessa se é um Saturno excepcional como o do Miguel, mais fraco assim como o meu ou só uma bola orelhuda e desfocada...

Por acaso também estava à espera de muita participação, sendo um alvo mais fácil do que DSOs e sem necessitar de grandes montagens e alinhamentos, nem sequer de boas câmaras... Acho que o mau tempo nos afectou a todos  :(

Astrolupa, já agora, dei uma olhada na tua foto e não chegaste a corrigir os níveis. Tens muito ruído de fundo que podia desaparecer... E depois podias puxar ligeiramente pelo contraste sem q esse ruído saltasse.
Infelizmente saturno é um planeta chato de processar. Se melhoramos o planeta, pioramos os anéis e vice-versa. Se retiramos grão, perdemos definição em Cassini.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #29 em: Fevereiro 28, 2007, 02:25:28 pm »
Eu também gostava de participar, mas infelizmente estou como o Paulo Santos... não tenho câmara!!! :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

(sem assunto)
« Responder #29 em: Fevereiro 28, 2007, 02:25:28 pm »