Autor Tópico: Problema com montagem CG5 GT: Dec drive  (Lida 5992 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Problema com montagem CG5 GT: Dec drive
« em: Fevereiro 01, 2007, 11:01:35 pm »
Como já tinha referido anteriormente, a montagem veio com problemas. Gravei um pequeno vídeo para enviar para o revendedor para poder pedir a substituição de uma roda dentada, que me parece ser a origem do problema.

Ouçam o flutuar da rotação! Reparem na flutuação da roda dentada na zona apontada pela seta. Pus a 40% da velocidade e a 100%.
A roda maior parece-me impecável. A outra é uma mulher de padre com 40 anos a passear bêbada na rua  :D
As vossas opinioes....
http://www.lsi.pt/Astronomia/teste_03.mpg
O vídeo está com fraca qualidade pq usei a minha camara fotografica e tinha mt pouca luz naquele quarto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 02, 2007, 12:41:02 am »
Xiii.... valha-me um burro aos coices! Tão a matar alguém ou quê? :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 02, 2007, 12:41:02 am »

Offline Diversion

  • Mensagens: 45
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 02, 2007, 12:01:58 pm »
epá.... e eu a pensar que a motorização do meu ETX90 era muito barulhenta......

isso dá a sensação de ser uma laringite... halls mel e limão pra cima... :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Diversion »
"The Truth is out there..."
[size=75]M31 pict credit to NOAO/AURA/NSF[/size]
38,750 N; 9,333 W; 116m

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 02, 2007, 12:09:46 pm »
O motor RA está impec, o som é invariante. O DEC é voces dizem, parece que estão a esganar alguém :(
Bem, para já agradeço as opiniões, já deu para tirar a (pequena) dúvida sobre se seria paranoia minha ou se aquilo estava mesmo mal...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 02, 2007, 12:32:37 pm »
Bom, eu não tenho uma montagem GO-TO, mas os motores da minha CG 5 são muito silenciosos, tanto o de DEC como o de A. R.! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 02, 2007, 12:50:13 pm »
O curioso é que a periodicidade do barulho parece estar relacionada com a rotação da roda grande, e não com a pequena :?
Outra coisa que estranhei, foi que na velocidade menor, a alteração de barulho (ouve-se óó-êêêêê-óó-êêêêê) e o som "óó" aparece quando aquela mancha da roda grande está na zona de baixo do lado esquerdo..  Mas na velocidade maior, o som "óó" aparece quando essa mancha está do lado oposto à roda pequena...  O vídeo foi editado aí no meio? e rodaste alguma coisa entretanto? ou destravaste o eixo de DEC deixando-o noutra posição, ou algo assim?

Se fizeres outro vídeo, arrasta um candeeiro ou uma lanterna para o pé da montagem, para iluminar melhor isso :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 02, 2007, 02:17:21 pm »
Pois, se calhar vou iluminar melhor aquilo. a câmara não é feita para vídeo...
Realmente é curioso estar associado à roda grande...
O motor esteve sempre destravado. O vídeo pode não estar 100% sincronizado com o som. São excertos do mesmo clip, mas ao reduzir a velocidade no programa pode ter causado um pequeno delay que desfasou o áudio. Ou mesmo eu a arrastar o áudio posso não ter acertado na mouche.

Que aquilo esteja meio oval parece óbvio.
Que acham de também de verificar se terei alguma sujidade na roda grande que possa estar a fazer o ruído?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Fevereiro 02, 2007, 02:38:19 pm »
A sujidade não faz ruído.. a menos que seja mesmo muita porcaria, tipo limalhas.. Pronto, em relação ao som, podes tentar tu ouvir ai ao vivo na montagem..

Não me lembro se já experimentaste tirar a roda dentada grande (penso) para fora, e ver se o motor faz tanto barulho ou não.. E tirando o motor para  fora, tentar sentir com os dedos se o movimento do sem-fim (ou roda dentada grande do sem-fim) se roda livremente, sem atrito variável..

Mas quer dizer, se a roda está oval, essa convém substituir. De qualquer maneira é estranho o barulho sincronizar com a roda grande..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 02, 2007, 02:48:58 pm »
Acabei de rever as duas rodas e estão sem limalhas.
Já retirei a pequena, que é mais simples. O motor nessa situação tem um ruído uniforme em frequência.

O revendedor refere o aperto do perno:
Citar
isso acontece porque o perno aperta a roda contra o eixo e não afecta o funcionamento da montagem (ainda por cima é em declinação... se fosse em AR é que podia haver algum problema)

e ainda...
Citar
essa variação é comum a todas as montagens...por outro lado justifica-se pelo tal aperto do perno.


Ora, quem tenha aí uma CG5 ou semelhante, isto parece normal? Não percebi a parte do perno. Já apertei a roda contra a parte redonda e contra a parte lisa do perno e o ruído é praticamente igual...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Fevereiro 02, 2007, 09:32:34 pm »
Acabei de tirar uma foto da dita cuja. É muito difícil de ver a "ovalidade" na foto, mas fiz dois círculos e tracei os seus centros. Claro que por erro de perspectiva podem estar completamente deslocados....

Tenho um paquímetro algures em casa mas não o encontro...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Fevereiro 02, 2007, 11:43:30 pm »
desculpem o off topic, mas que grande macro!! Até se vê ali o parafusinho allen de lado :P

Voltando à oval.. Como é que raio se consegue fazer uma roda dentada oval?.. Só pode ter sido deformada à posteriori. De se apertar demais o parafuso nao parece ser, porque isso deformaria no sentido do parafuso, e não numa direcção quase perpendicular..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Fevereiro 03, 2007, 12:10:18 am »
Citação de: "Fil"
desculpem o off topic, mas que grande macro!! Até se vê ali o parafusinho allen de lado :P
Tenho uma Minolta 7i com uma lente muito versátil 28-200 com macro. Adoro a lente, a máquina é que já está ultrapassada e não é SLR, ou seja, nada de astrofotos

Citar

Voltando à oval.. Como é que raio se consegue fazer uma roda dentada oval?.. Só pode ter sido deformada à posteriori. De se apertar demais o parafuso nao parece ser, porque isso deformaria no sentido do parafuso, e não numa direcção quase perpendicular..


Esta imagem não é extremamente elucidativa, mas no video é mais claro... o que achas?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
(sem assunto)
« Responder #12 em: Fevereiro 03, 2007, 12:00:12 pm »
Parece que tens razão Miguel...
Não são do mesmo diametro...
Pelo menos com este paquímetro...

Tou a brincar mas esta ferramenta bem que dava ai um geito...

Tudo se ha-de resolver, com prejuizo para ti, claro, nem que seja estar uns bons meses sem usufruir da montagem...

Um abraço e bom fim de semana.

Valdemar

Editado para informação:
Eu sei que o Miguel nas fotos se refer às medidas exteriores da roda, nota-se que está oval, só que para fazer esta montagem fotográfica não dava geito tirar medidas exteriores, ficava-se a ver que a foto estava a ser feita no monitor do PC, assim passa despercebido. Foi mais para brincar, que por estes lados também se diz: -"Reinar"...

Um abraço.
Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Fevereiro 03, 2007, 12:43:52 pm »
Valdemar, e a quem quiser usar este esquema de medição indirecta, só uma achega quanto a riscos que isto tem:

(além do risco de riscar o monitor... ;) )

A ideia de medir a imagem no monitor é boa, mas há que ter em atenção que muito frequentemente os pixeis não são quadrados, e pode haver distorções. Ou seja, convém repetir as medições rodando a imagem 90º e fazer uma média, ou rodando a imagem em vez do paquímetro..  Isto, claro está, se os pixeis da câmara também eram quadrados.. :P se não forem, só mesmo tirando duas fotos.

Mas a ideia foi boa, gostei de ver, e desenrasca na perfeição! :)

PS - que bela craveira, essa!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Fevereiro 03, 2007, 03:10:22 pm »
Excelente ideia. Não só deveria ver o exterior mas também o interior. E realmente tenho de encontrar o meu paquímetro. Se calhar o erro é ainda mais grave aí.
Fil, se ele usasse um quadrado de referência, fazia a medida em função da percentagem do quadrado, o que já compensava qualquer distorção. Mas imagino que a maior distorção seja da própria câmara....
vou procurar o meu na garagem....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

(sem assunto)
« Responder #14 em: Fevereiro 03, 2007, 03:10:22 pm »