Autor Tópico: Primeiros mapas das nuvens nocturnas de Marte  (Lida 1053 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Primeiros mapas das nuvens nocturnas de Marte
« em: Fevereiro 07, 2007, 03:15:34 pm »
De acordo com um novo estudo levado a cabo pela Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) e pela NASA, nuvens nocturnas de água gelada foram mapeadas em Marte pela primeira vez. A pesquisa deverá esclarecer um pouco mais acerca do ciclo de água do Planeta Vermelho.

A existência de nuvens nocturnas em Marte tem sido um mistério, pois as nuvens são apenas visíveis durante o dia marciano, quando reflectem luz do Sol. "As observações de nuvens durante o dia providenciam uma descrição incompleta, e possivelmente errada, da actividade das nuvens marcianas," escrevem os autores.


Nuvens simuladas cobrem as secções médias à noite (cima), mas as nuvens encontram-se principalmente em torno de vulcões durante o dia (baixo).
Crédito: R. Wilson


De facto, os cientistas viram pela primeira vez a possível existência de nuvens nocturnas nos últimos anos através de uma surpreendente leitura de temperatura pela agora perdida sonda da NASA, a Mars Global Surveyor. As temperaturas nocturnas à superfície nos trópicos durante o Verão no Hemisfério Norte eram 20º C mais quentes do que os modelos previam.

Agora, cientistas liderados por R. John Wilson, um climatólogo do Laboratório Geofísico de Dinâmica de Fluídos da NOAA em Princeton, New Jersey, EUA, fizeram simulações computacionais que mostram que a cobertura de nuvens poderá explicar o aquecimento da temperatura à superfície. De acordo com os seus modelos, as nuvens nocturnas previnem o calor de escapar para o espaço, através de uma espécie de efeito de estufa.

A equipa analisou as nuvens nocturnas ao longo de três anos marcianos, usando o altímetro a laser da Mars Global Surveyor, que fazia saltar um pulso de luz da superfície do planeta. A luz era espalhada quando encontrava nuvens, no entanto, permitindo à equipa mapear a sua localização. As suas medições confirmaram que as regiões mais quentes eram também os locais onde se encontravam as nuvens.

Os pesquisadores também descobriram que as nuvens nocturnas são muito mais extensas que as suas homólogas diurnas, e cerca de cinco vezes mais espessas. Situam-se relativamente baixas na atmosfera, quase como uma espécie de nevoeiro, e formam cinturas em torno do equador durante o Verão no Hemisfério Norte.

A maioria delas dissipa-se durante o dia. Isto é porque, ao contrário da Terra, Marte não tem um oceano para moderar as temperaturas, e por isso fica muito frio à noite - descendo 100º C em comparação com as temperaturas de dia. À medida que o ar arrefece durante as noites de Verão, a água que tinha evaporado da calote polar Norte (rica em água), transforma-se em nuvens.

Aí, a luz solar aquece as nuvens e fá-las dissipar e subir, e apenas as restantes durante o dia tendem a estar a altas altitudes, onde pairam em torno de vulcões. Depois do pôr-do-Sol, as nuvens descem em altitude e ficam mais espessas.

A equipa planeia incorporar as influências radiativas das nuvens em simulações do passado de Marte, quando se pensa que tinha uma atmosfera muito mais espessa. "É provável que no passado, as nuvens de água gelada possam ter tido uma grande influência na superfície e nas temperaturas atmosféricas, e por isso, também no clima," diz Wilson.

Fonte: Centro de Ciência Viva do Algarve
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Primeiros mapas das nuvens nocturnas de Marte
« em: Fevereiro 07, 2007, 03:15:34 pm »