Autor Tópico: Os opostos atraem-se: Saturno e os admiradores terrestres  (Lida 1016 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Os opostos atraem-se: Saturno e os admiradores terrestres
« em: Fevereiro 10, 2007, 02:13:45 am »
A ideia que os opostos se atraem pode até ser um cliché romântico. Mas quando Saturno está em oposição, como irá estar este mês, é quase de certeza uma atracção para todos os observadores de Saturno espalhados por esse mundo fora.

Dá-se o nome de oposição quando o Sol e Saturno estão alinhados directamente um com o outro, estando a Terra no centro. Este ano a oposição tem lugar este Sábado, dia 10, poucos dias antes do Dia dos Namorados. É a altura em que Saturno se aproxima mais da Terra e é mais fácil de ser observado a partir do nosso ponto de vista terrestre. Saturno ficará no céu nocturno até Junho de 2007.


Saturno, capturado através de um telescópio com um webcam Toucam Pro.
Crédito: Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve


Os fãs de Saturno irão tirar partido desta oportunidade. Estão planeados eventos astronómicos por todo o mundo neste Sábado, o que dia que tem, incidentalmente, o mesmo nome Romano que o planeta dos anéis. Esta campanha mundial de observação Saturniana irá recolher imagens, fotografias, desenhos, e até poemas e notas. O mesmo acontecerá em 2008.

Quando Saturno se aproxima da Terra, o período mesmo antes e o período mesmo depois são boas alturas para se observar o planeta. Este ano, os meses entre Janeiro e Junho serão os melhores para observar Saturno. Em Fevereiro, nasce ao pôr-do-Sol e põe-se de madrugada, por isso não precisa de se levantar a meio da noite para o observar. Pode começar à sua procura assim que o Sol se põe. É fácil de observar até mesmo dentro da cidade. Saturno irá ser um alvo favorito durante os meses que se aproximam.

Dado que Saturno tem o seu eixo inclinado, tal como a Terra, parece mostrar os seus anéis a diferentes ângulos, dependendo da sua relação com a Terra. Tivémos uma visão quase de frente dos anéis em 1995 e 1996. A inclinação anular aumentou ano após ano até uma inclinação máxima de 27 graus no início de 2003. Desde aí, a inclinação dos anéis tem vindo a diminuir e irá diminuindo ligeiramente até 2009, quando os veremos novamente de perfil, uma visão quase invisível dos anéis. Este ano, a inclinação dos anéis variará entre 15.4 e 6.7 graus, até Dezembro.

Saturno terá este ano o seu brilho mais alto até 2015, devido à diminuição da inclinação dos anéis e do aumento da distância entre a Terra e Saturno.

A sonda Cassini, agora no seu terceiro ano em órbita do sistema Saturniano, não tem as mesmas limitações que os observadores terrestres e continua a providenciar imagens espectaculares do que tem sido chamado do planeta mais lindo do nosso Sistema Solar.

Por mais espectaculares que sejam as imagens de Saturno pela Cassini, é sempre incrivelmente excitante observá-lo por um telescópio e ver este magnífico planeta com os nossos próprios olhos.

Fonte: Centro de Ciência Viva do Algarve
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Os opostos atraem-se: Saturno e os admiradores terrestres
« em: Fevereiro 10, 2007, 02:13:45 am »