Autor Tópico: Novo site de Meteorologia  (Lida 2931 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Novo site de Meteorologia
« em: Fevereiro 10, 2007, 02:09:43 pm »
Da Universidade de Aveiro, e pode ser encontrado em:

http://climetua.fis.ua.pt

hehehee, ali trabalha-se :)

Céus Limpos[/url]
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por meteoropt »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 10, 2007, 02:39:04 pm »
Ena pá, vem a calhar que nem ginjas, porque fui ao meteoblue e ele está outra vez encravado no modo "anteontem".. às vezes fica assim, e não actualiza.. não sei o que se passa, mas costuma acontecer às sextas feiras, e lixa a previsão do fim-de-semana :P

Mas esse da univ. de Aveiro, tem cá um detalhe no que mostra!.. Muito bom aspecto, na informação que dá!
Em termos de apresentação é que.... Não me ajeito é com aqueles botões "Start -1 < [] > +1 End". Não me lembro de associar "play" ao ">", e "início" a "Start" em vez de "começar" :P
Enfim, a gente habitua-se.. mas não deixa de estar mal feito..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 10, 2007, 02:39:04 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 12, 2007, 02:59:27 pm »
Está excelente!
Será que com estes dados seria possivel fazer um "Clear Skies" português?
Será que poderíamos falar com os autores do site de modo a que transformassem os dados (ou disponibilizassem para transformação) para fazer um clear skies?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 12, 2007, 04:56:31 pm »
hmm, parece-me uma coisa fazível à mão a partir do mapa (na parte da densidade de nuvens, ponto de orvalho, pressão e vento) portanto não me parece complicado implementar em automático.  O que pode não dar é para ter uma previsão do seeing.. que também era fixe..

Mas concordo, um "céus limpos" ;) era uma ajuda excelente.. Acho que podia ser uma coisa interessante a propor à universidade.. Nem que fosse um possível enunciado de trabalho final de curso :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 12, 2007, 05:30:03 pm »
Pelo que percebi o seeing é feito a partir de análises que eles já têm, mas divididas em altitudes. A única referencia que vi a isso foram núvens altas, médias, baixas e nevoeiro. Provavelmete também têm indicações extras por diferentes altitudes, o que daria para calcular o seeing...

Podíamos juntar-nos aqui no fórum para fazer uma proposta a estes tipos, já com alguma documentação.
Em alternativa podíamos pedir acesso directo aos dados para construir um clear skies. Eu podia dar uma ajuda nisso.

Já agora também gostava de saber se seria possível ligar estações metereológicas caseiras ao sistema deles, para aumentar a resolução local.
Por exemplo, eu comprava uma com interface para pc que de hora em hora mandava dados formatados para lá. O clear skies usa o sistema de metereologia que entra com estações amadoras nos cálculos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 12, 2007, 05:45:54 pm »
Ah, oops, não era o seeing que eu queria dizer.. era o FWHM, uma estimativa para a estabilidade atmosférica (Full Width Half Maximum - largura de um borrão a metade da intensidade máxima registada no "pico".. Ou seja a largura de uma estrela causada por turbulência). Isso é que não faço a mínima ideia como se estima :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 12, 2007, 05:55:51 pm »
De certeza q nao é o seeing? O http://7timer.y234.cn/ também lhe chama isso.
Citar
Seeing
 
>5"  4"-5"  3"-4"  2.5"-3" 2"-2.5"  1.5"-2"  1.3"-1.5" 1.1"-1.3"  0.9"-1.1"  0.7"-0.9"  0.5"-0.7"  
 
Observing planets, planetary nebulae or any celestial object with details at high power requires good seeing conditions. The seeing is the term used in astronomy to quantify the steadiness or the turbulence of the atmosphere. Seeing should not be confused with sky transparency, which is the terminology used to qualify the darkness of the sky. When we look at planets, we need high power to see all the fine details but most of the time we are limited by turbulence occurring in the telescope (local seeing) and/or in the atmosphere. 7Timer! Seeing forecast stacks turbulence of each layer from 850mb (about 1500m) to 100mb (about 20km), please note the actual seeing is slightly larger than the prediction.
 
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Fevereiro 12, 2007, 06:03:56 pm »
err. sim, parece-me isso sim afinal..

Em relação a estações caseiras para calcular o seeing, eu lembro.me de ver uma coisa qualquer na página da SBIG, a cerca disso.. um Seeing Monitor(em inglês)..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 12, 2007, 06:21:27 pm »
Citação de: "Fil"
Em relação a estações caseiras para calcular o seeing, eu lembro.me de ver uma coisa qualquer na página da SBIG, a cerca disso.. um Seeing Monitor(em inglês)..


A minha ideia era bem mais simples e barata. Punha uma estação metereologica de 150€-200€ ligado ao pc, que enviava dados a cada hora para o instituto nacional de estatistica ou coisa parecida. Eles adicionariam os meus dados aos que já têm para cada previsão, melhorando a resolução.
Os institutos de metereologia americanos e canadianos fazem isso. Recolhem dados de dezenas de milhares de estações de amadores e fornecem previsões muito mais detalhadas. Na zona em que se encontram essas estações as previsões passam a ter resolução de 1 a 10km.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Fevereiro 14, 2007, 06:07:01 pm »
Mandei um mail aos gajos a ver se seria possível fazer clear sky clocks para nós.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Fevereiro 14, 2007, 06:36:41 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Mandei um mail aos gajos a ver se seria possível fazer clear sky clocks para nós.
Boa!..

Parece-me que ontem ou anteontem deu na televisão uma reportagem a propósito deles.. Vou ver se consigo descobrir algum vídeo disso no site da RTP..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Fevereiro 14, 2007, 07:03:01 pm »
Citação de: "Fil"
[(...) Parece-me que ontem ou anteontem deu na televisão uma reportagem a propósito deles.. (...)


Deu mesmo!
Acho que foi no programa da tarde da RTP1.

Estava ao computador e por isso não tenho noção da hora, mas acho que foi no mesmo em que falaram de Constância.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline SECO

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Fevereiro 14, 2007, 08:22:21 pm »
Essa reportagem foi transmitida ontem no jornal da tarde
Fica desde já aqui o link para os interessados

A reportagem começa no minuto 5
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por SECO »
Diogo Lucas

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Fevereiro 14, 2007, 08:51:45 pm »
Eu tive oportunidade de ver em directo 8)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

(sem assunto)
« Responder #13 em: Fevereiro 14, 2007, 08:51:45 pm »