Autor Tópico: Nova Funcionalidade  (Lida 1865 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Nova Funcionalidade
« em: Fevereiro 14, 2007, 07:26:51 pm »
Olá a todos,

introduzimos agora na nossa pagina, na parte dos telescópios um sistema de cálculo automático, que além de dar todos os detalhes técnicos do equipamento a consultar, permite ver quais as oculares mais adequadas para uso com esse equipamento. Podem ver também uma pré-visualização do que é observar a Lua com o telescópio + a ocular seleccionada.

É ainda uma versão em fase experimental e ainda não estão todos os telescópios / oculares a "funcionar". Mais à frente será adicionado a opção de adicionar lentes barlow e muitos outros objectos, como planetas e DSOs.

Agradecemos todos os comentários.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 14, 2007, 08:01:24 pm »
Oooohhh. Não posso ver isso agora, mas prometo dar uma olhada :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 14, 2007, 08:01:24 pm »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 14, 2007, 08:20:34 pm »
Está bem porreiro.
Agora é esperar por outros OTAs e Oculares.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 15, 2007, 01:15:35 am »
Epá, está muito bom mesmo! Inclusive para aquelas pessoas que estão sempre com aquela curiosidade de saber quanto é que este ou aquele telescópio aumenta , facilita imenso! Por falar na loja Galáctica, a ver se alguém diz a esse senhor João Clérigo, que  não se pode comercializar telescópios A&M TMB  :mrgreen: !!Eu estou a ter pesadelos, não consigo dormir só de pensar naqueles  refractores soberbos!! Eu quero um.... eu quero um.... :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 15, 2007, 09:25:11 am »
Por acaso põe-se a questão se a escala da imagem não deveria estar relacionada com a amplificação, e o diâmetro da imagem com o campo aparente.. Percebo que quem queira ver o que se vê por uma ocular queira que essa imagem apareça o maior possível, mas perde-se aí uma pequena oportunidade pedagógica, penso..
Há que ver que o campo das oculares costuma variar entre 40º e 80º, e isso corresponderia a imagens circulares com diâmetros entre o actual e metade.. Portanto é ver se será agradável ver uma imagem pequenina para oculares com 40º de campo. Senão, pode-se aumentar ligeiramente, porque as oculares com 80º de campo não são tão frequentes de aparecer, e não precisa de aparecer o círculo todo.

À parte destes comentários, tenho que dizer ainda o seguinte:
Não gostei muito de:
- uma listagem interminável de oculares, na qual me senti inicialmente perdido para encontrar alguma coisa.
- no FireFox a lista não tem aspecto de ser algo seleccionável ou clickável (cursor fica o de texto)
- não fica seleccionada a última ocular escolhida (se eu não me lembro qual foi, não sei qual é)
- falta também um textozito/título que explique para que serve aquela lista (nós sabíamos porque lemos este post ;) )

Mas adorei:
- informação de distância focal, abertura, etc, tudo sistematizado tipo ficha técnica.
- o pontinho de interrogação a explicar o que cada coisa é.
- duas oculares que dêem o mesmo aumento, estão perto na lista, e como tal podemos compará-las facilmente, clicando numa e noutra.. (isto já não é tão directo/rápido para oculares mais afastadas na lista)

Outras sugestões:

Uma coisa que talvez causasse no cliente do site menos susto de complexidade técnica do telescópio, podia ser tantar distinguir em duas zonas diferentes os parâmetros que definem o telescópio, daquelas características mais informativas, embora extremamente úteis.. Por exemplo diâmetro, distância e rácio focal, max e min teóricos, magnitude limite de um lado, e o resto do outro. Por acaso a divisão em colunas até beneficiou. Mas alguém que veja tanta coisa ali, e queira apanhar o mais importante primeiro, não sabe para onde olhar logo.

Para já isto parece só estar nos reflectores, mas indicar o tipo de telescópio também podia ser interessante (repetir que se trata de um reflector, e eventualmente acrescentar que é um Newtoniano, ou assim)

Em relação ao problema da lista interminável de oculares, pode-se resolver de 2 formas, ou decidindo que não é importante ter a marca, e todas as oculares que existem na loja lá, e assim arranja-se uma dúzia de exemplos especificando a distância focal e campo da ocular; ou então arranja-se um processo de selecção iterativo ou hierárquico.. Se se pretender comparar imagens que duas oculares dariam, pode-se ainda arranjar uma lista de comparação que só conteria as oculares seleccionadas na lista anterior.

Claro que mal uma coisa destas esteja acabada, começa logo a apetecer comparar os telescópios todos entre si, e fazer pesquisas/ordenações/consultas por um daqueles parâmetros que ali aparecem :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 15, 2007, 10:10:47 am »
Fil,

obrigado pelos comentários...
Tal como tinha dito anteriormente, isto ainda ainda é uma versão em fase de experimentação (chamem-lhe beta).

A relação amplificação / campo aparente / dimensão da imagem ainda não está totalmente implementado, mas vai ser, pois é um aspecto importante. Por isso, da forma como agora vemos a imagem, oculares de C.A. diferentes mas com D.F. iguais aparecem diferentes.

De qualquer forma, obrigado por todas as sugestões, serão tomadas em consideração.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 17, 2007, 04:30:21 pm »
Novamente actualizada a rotina:

- Relação amplificação / campo aparente / dimensão da imagem adicionada
- Já estão disponíveis para cálculo quase todos os telescópios e todas as oculares que temos na nossa base de dados.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por jaclerigo »
Cumprimentos,
João Clérigo

(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 17, 2007, 04:30:21 pm »