Autor Tópico: Saturno e Lua - Ocultação ou só uma aproximação?  (Lida 1589 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Saturno e Lua - Ocultação ou só uma aproximação?
« em: Março 03, 2007, 04:36:07 pm »
Olá a todos.
No passado dia 2-3-07 a Lua esteve muito próxima de Saturno. Correu rumores que ia haver uma ocultação entre estes dois corpos, mais precisamente no dia 1.
Cá para os meus lados só me dava uma aproximação e no dia 2 pelas 03h – 04h.
Foi com azar que estive a trabalhar de noite e assim não pude registar este acontecimento pelo telescópio, mas levei os binóculos, a máquina fotográfica e o adaptador universal “Orion SteadyPix”. Não foi fácil segurar numa mão tudo isto e focar e disparar com a outra. Como os Binóculos são 12x50 e mais o peso de todo o conjunto, era muito complicado, e, inevitável os tremores.
Portanto aqui ficam os melhores registos que consegui.
Por aqui foi só uma aproximação. Será que houve ocultação? E alguém registou alguma coisa?
Entretanto ainda havia pelas 05h-45m-03s o flare do Iridium 59, que também registei, mas antes (uns minutos antes) enquanto me preparava aproveitei para tirar uma foto à zona de Escorpião e Júpiter e entretanto também outro Satélite entrou na foto.

Cumps.

Maior aproximação pelas 03 e 30m



Agora pelas 04h e 30m


Zona de Escorpião e Jupiter. Pode-se ver no canto inferior esquerdo enxames que marcam a proximidade de Sagitario. Em cima perto do canto superior direito a entrada de um Satelite na foto.


Irudium 59
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Antonio Lopes »

Saturno e Lua - Ocultação ou só uma aproximação?
« em: Março 03, 2007, 04:36:07 pm »