Autor Tópico: Pequena Mancha Vermelha de Júpiter  (Lida 3709 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline apie

  • Mensagens: 19
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://eumesmo.nireblog.com/cat/astronomia
Pequena Mancha Vermelha de Júpiter
« em: Março 25, 2007, 02:46:53 am »

Créditos: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute

Esta imagem obtida com a câmara LORRI (da sonda New Horizons), em 27 de Fevereiro, a uma distância de 3 milhões de quilómetros de Júpiter, mostra em primeiro plano a conhecida "Pequena Mancha Vermelha" com um detalhe nunca antes obtido.

Este fenómeno atmosférico consiste numa enorme tempestade do tamanho do planeta Terra, que foi mudando a sua cor do branco para o vermelho durante o ano de 2005. As suas nuvens rodam no sentido contrário dos ponteiros do relógio o que significa tratar-se de um centro de altas pressões. Em comparação com o clima da Terra, esta tempestade seria o oposto de um furacão terrestre (que é um centro de baixas pressões).

Fonte: http://eumesmo.nireblog.com/cat/astronomia
Mais info: http://pluto.jhuapl.edu/gallery/missionPhotos/pages/032207.html

APIE
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por apie »

Offline sara

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 81
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 25, 2007, 01:28:08 pm »
isso é aquela tempestade que dura ha 300 anos, nao e???

nao da para ver muito bem!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por sara »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 25, 2007, 01:28:08 pm »

Offline SECO

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 25, 2007, 07:25:55 pm »
Muito interessante o facto de as nuvens rodarem no sentido contrário aos ponteiros do relógio ao contrário do que se passa na terra, mas tenho andado a matutar e não consigo perceber o que é que isso tem a ver com a pressão atmosférica...No nosso planeta sei que por exemplo a água que escorre pelo ralo de um lavatório com sentido diferente conforme o hemisfério, mas creio que isso tem a ver com o sentido de rotação da terra.
Alguém sabe responder a esta dúvida?
Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por SECO »
Diogo Lucas

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 25, 2007, 10:42:08 pm »
Citação de: "SECO"
Muito interessante o facto de as nuvens rodarem no sentido contrário aos ponteiros do relógio ao contrário do que se passa na terra, mas tenho andado a matutar e não consigo perceber o que é que isso tem a ver com a pressão atmosférica...No nosso planeta sei que por exemplo a água que escorre pelo ralo de um lavatório com sentido diferente conforme o hemisfério, mas creio que isso tem a ver com o sentido de rotação da terra.
Alguém sabe responder a esta dúvida?
Cumprimentos
Viva, podes verificar na wikipedia sobre a mancha vermelha que têm animações que mostram os vários sentidos em que as nuvens vão.. Não é tão simples como rodar ao contrário :) Só faltam ali é semáforos a dizer quem para de rodar para deixar rodar o outro :D

Bom, mas em relação à terra, o que se passa nos ralos e baixas pressões tem a mesma origem (força de Coriolis (Draining bathtubs/toilets)).. ao aproximar-se do centro de rotação, a massa de água/ar tem tendência a acelerar, e tanto mais se estiver mais perto do centro de rotação.. ou seja no hemisfério Norte, a parte da água a Norte do ralo vai para Oeste e a água a Sul vai menos para Oeste (ou seja Este). Este efeito é mais forte afastado do equador e dos pólos (No equador anula-se, e nos pólos mal se sente).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline SECO

  • Mensagens: 24
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 26, 2007, 09:58:38 am »
Obrigado pela resposta.
Percebi perfeitamente o princípio da força de Coriolis.
Em relação a Júpiter, pelo que consegui perceber do artigo, pareceu-me que o sentido de rotação daquelas nuvens é mais dependente da dinâmica das várias bandas que compõem a atmosfera do que propriamente da rotação do planeta.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por SECO »
Diogo Lucas

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Março 26, 2007, 11:52:51 am »
Citação de: "Fil"
[(...) Bom, mas em relação à terra, o que se passa nos ralos e baixas pressões tem a mesma origem (força de Coriolis (Draining bathtubs/toilets)).. ao aproximar-se do centro de rotação, a massa de água/ar tem tendência a acelerar, e tanto mais se estiver mais perto do centro de rotação.. ou seja no hemisfério Norte, a parte da água a Norte do ralo vai para Oeste e a água a Sul vai menos para Oeste (ou seja Este). Este efeito é mais forte afastado do equador e dos pólos (No equador anula-se, e nos pólos mal se sente).


Oi Fil,

não sou entendido na matéria, mas parece-me que esse efeito é mais aleatório que verdadeiro. Eu passo a explicar: segundo vi no Odiesseia/NGC, fizeram várias experiências com varios lavatórios cheios de água e não conseguiram provar que a água escoa para a direita ou esquerda...
tipo "os caçadores de mitos" ou algo assim. Acho que a forma como a primeira água se escoa, fruto por exemplo de como abrimos a "rolha" do lavatório, etc...
Mas posso estar enganado...
Estarei atento para ver se repetem.

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Março 26, 2007, 12:03:35 pm »
É como aquele pêndulo gigante que fizeram no século 19 em paris para provar a rotação da terra. É uma questão de escala, para minimizar efeitos secundários. Se calhar isto só é verificado com um lavatório gigante. Isso deve minimizar perturbações como o retirar da rolha, imperfeições do lavatórios, etc...

E os caçadores de mitos às vezes fazem cromisses que só lembra a americanos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Março 26, 2007, 02:11:26 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
E os caçadores de mitos às vezes fazem cromisses que só lembra a americanos.


hehehe!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Março 26, 2007, 02:37:00 pm »
Bom, há que ver que em Portugal (~40º Latitude) estamos a falar de uma distância ao eixo de rotação de sen(40)*6000 = 3800Km. Num ralo com 5 cm de diâmetro, estamos a falar de uma diferença de raios de rotação na ordem de 0,0013 %. Isto é muuuuuito pequenino.. não é uma força assim muito grande..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Março 26, 2007, 02:42:11 pm »
Citação de: "Fil"
Bom, há que ver que em Portugal (~40º Latitude) estamos a falar de uma distância ao eixo de rotação de sen(40)*6000 = 3800Km. Num ralo com 5 cm de diâmetro, estamos a falar de uma diferença de raios de rotação na ordem de 0,0013 %. Isto é muuuuuito pequenino.. não é uma força assim muito grande..


Bem, sendo assim, lá se vai a minha teoria TRALHA (Tirar Rolha Ao Lavatório: Haverá Aldrabice?)

Cumps  :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

(sem assunto)
« Responder #9 em: Março 26, 2007, 02:42:11 pm »