Autor Tópico: Acidente cósmico destruíu planetóide vizinho de Plutão  (Lida 1556 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline apie

  • Mensagens: 19
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://eumesmo.nireblog.com/cat/astronomia
Acidente cósmico destruíu planetóide vizinho de Plutão
« em: Março 25, 2007, 03:05:20 am »
Um objeto do tamanho de Plutão foi destruído há 4,5 milhões de anos atrás numa violenta colisão nos confins do Sistema Solar, e os restos do impacto ainda são visíveis. A descoberta, anunciada pelo astrónomo Michael Brown, o mesmo que descobriu Eris, planeta-anão maior que Plutão, revelou a primeira família de asteróides (os restos da colisão) além de Neptuno.

Brown conseguiu rastrear a colisão no tempo a partir da descoberta de outro planetóide na região. O objeto, registado com a sigla "2003 EL61", ainda não tem nome, mas foi apelidado de "Santa" (Pai Natal, em inglês) porque foi visto pela primeira vez pouco antes do Natal daquele ano.

"Santa" é o terceiro maior objeto do cinturão de Kuiper, a região orbital de Plutão e Eris. Ele tem forma irregular e gira extremamente rápido, característica que intrigou os cientistas. "Ele gira tão rápido que se esticou na forma de uma bola de futebol americano meio esvaziada e pisoteada", disse Brown em comunicado a jornalistas.

Segundo Brown, como a órbita de Santa tende a ser instável, ele pode mergulhar em direção à vizinhança do Sol no próximo bilião de anos, como um cometa.

Fonte: http://eumesmo.nireblog.com/post/2007/03/19/acidente-cosmico-destruiu-planetoide-vizinho-de-plutao

APIE
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por apie »

Acidente cósmico destruíu planetóide vizinho de Plutão
« em: Março 25, 2007, 03:05:20 am »