Autor Tópico: Thorium lunar  (Lida 1875 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline apie

  • Mensagens: 19
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://eumesmo.nireblog.com/cat/astronomia
Thorium lunar
« em: Março 27, 2007, 02:01:25 pm »
A sonda da NASA, "Lunar Prospector", mapeou os elementos lunares ao orbitar a Lua em 1998 e 1999. Agora uma equipa de cientistas liderados por David Lawrence do laboratório nacional de Los Alamos no Novo México, usou um novo software para duplicar a definição dos mapas de thorium lunar.

"Os dados obtidos revolucionaram o nosso entendimento da Lua. Aquilo que pensavamos ser processos globais reltivamente simples, revelaram-se muito mais complicados e assimétricos", disse David Lawrence.
O thorium é um componente radioactivo do material lunar denominado KREEP [short for potassium (K), Rare-Earth Elements, and phosphorus (P)]. Instrumentos orbitais, tais como o espectrómetro de raios gama "Lunar Prospector", podem facilmente medi-lo.

A abundância do thorium lunar é um indicador chave de vários processos geológicos, e, medindo a sua distribuição global ajuda-nos a compreender a formação e evolução da Lua.

Antes desta análise aos dados do "Lunar Prospector", os cientistas tinham concluído que o KREEP teria sido dos últimos materiais a cristalizar com o arrefecimento da Lua. Pensavam que o KREEP existia uniformemente na Lua "entalado" entre uma fina crosta e um espesso manto lunar.


Créditos da imagem: NASA

Mas os dados da sonda mostraram que o KREEP aparece concentrado. Este novo facto veio suscitar uma pergunta incontornável: "Que tipo de circuntâncias pode conduzir a uma distribuição tão assimétrica?" questiona-se Lawrence. Os investigadore lunares que se esforçam activamente para responder a esta questão, ainda não conseguiram uma compreensão para as implicações que este dados levantam.


Créditos da imagem: NASA

"Este novo mapa ajudará a testar modelos nas fontes destes materiais, baseados nas correlações das características geológicas e unidades" diz Peter Schultz, um geólogo da Brown University em Rhode Island. "Igualmente importante é a relação existente entre os baixos níveis de thorium no mapa e as crateras de impacto como a Copernicus e a Pythagoras".

A vista melhorada (com o novo software) dá aos cientistas um melhor olhar sobre as características do thorium, que eram anteriormente demasiado turvas. Um exemplo notável é a cratera de Aristarchus (24°N,47°W). Com os dados anteriores, via-se smente uma única mancha cobrir a área inteira. Mas com a análise melhorada, os cientistas descobriram realces isolados de thorium, "esta informação é importante para tentarmos classificar a geologia desta região complicada" diz ainda Peter Schultz.

Fonte (vp): http://eumesmo.nireblog.com/cat/astronomia
Fonte original: http://www.astronomy.com

APIE
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por apie »

Offline omeuceu

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 88
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 31, 2007, 09:50:09 am »
É tório. :) Símbolo químico: Th  

http://www.webelements.com/webelements/ ... h/key.html

Sólido à temperatura de 298 K , metálico, e bem, me parecia, dado o elevado número atómico, é uma fonte de energia nuclear.

Muitas rochas graníticas contêm urânio e tório, responsáveis, após decaimento radioactivo, pelo aquecimento do interior da Terra, juntamente com outras fontes. Mas se quiserem usar fontes mais seguras, que saibam como controlar a fusão nuclear .:D  Pouco importa, se o tório e o urânio ainda não são totalmente dominados. :) Um pequeno deslize e...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por omeuceu »

(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 31, 2007, 09:50:09 am »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 31, 2007, 05:57:22 pm »
Citação de: "omeuceu"
Um pequeno deslize e...
...e "Espaço 1999" ? :~) é capaz! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 31, 2007, 05:57:22 pm »