Autor Tópico: Upgrade e restauro da EQ6  (Lida 5070 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Upgrade e restauro da EQ6
« Responder #15 em: Maio 29, 2007, 11:17:48 pm »
Ah! Agora percebem porque está a chover... a culpa é minha eu sei...  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Upgrade e restauro da EQ6
« Responder #16 em: Maio 29, 2007, 11:56:10 pm »
Hum! Não gostei!

 :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D

Boa; espero que o tempo te permita começar a usufruir de tão belo equipamento.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Upgrade e restauro da EQ6
« Responder #16 em: Maio 29, 2007, 11:56:10 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Upgrade e restauro da EQ6
« Responder #17 em: Maio 30, 2007, 09:08:41 am »
Citação de: "rogercrespo"
Após alguns testes devo dizer que ainda não tenho tudo afinado! Acontece que existem várias características que posso configurar! Como por exemplo a tensão das correias(mais esticadas ou mais soltas).

Depois também posso configurar várias coisas:

- Track: Sideral como nornal e depois tenho uma escala de vários valores(positivos e negativos) em que uma unidade corresponde a uma variação de 0.039 da velocidade sideral;

- Definir velocidade máxima dos motores 32X, 64X, 128X e 260-520X;

- PC GUIDE: Modo de ligação ao PC. Posso controlar com o software incluído ou posso usar outro software tipo Starry Night via ASCOM;

- o Torque dos motores de RA e DEC: valor a aplicar à cinta de cada motor(Low, Middle, High);

- Slack RA e DEC: Esta função permite reduzir o tempo morto(Backlash) enquanto se inverte a direcção do motor;

- Definir o Hemisfério;

- GEAR RA/DEC: Permite definir o número de dentes para cada montagem. Na EQ6 é de 180, na Vixen GP/SP é de 144 na Losmandy G11 é de 360;

- SIDERAL adj – efectua a calibração "ultra precisa" da velocidade sideral;

- ROTATION RA/DEC - Permite definir a rotação dos motores no sentido do relógio ou contrário;


Bom como podem ver existem várias características a configurar até atingir o ponto ideal! Nesta fase até parece um inconveniente mas depois de domar o "bicho" será  concerteza uma mais valia!

Um Abraço
Viva, Epá, que maravilha!..
Mas olha, alguns desses valores são simples de introduzir logo correctos, e que só dependem da montagem.. Esses do número de dentes, por exemplo.
O "Track" parece-me porreiro para seguimento da Lua e do Sol :)
Tens aí muitos parâmetros para mexer, mas realmente só um ou dois é que são os que precisam de afinação para uso geral. O resto é dependente da utilização própria de uma noite de observação.

A tensão das correias, a partir do momento que são esticadas q.b., não sei o que possa influenciar..

Esse do "Sidereal adj" é que não sei bem o que seja.. Digo isto por causa da "King Rate" que tem em conta a refracção na atmosfera, e como tal depende da localização geográfica do observador. Vais precisar de ler o manual ;)
Parabéns pela aquisição!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Upgrade e restauro da EQ6
« Responder #17 em: Maio 30, 2007, 09:08:41 am »