Autor Tópico: Tamanho útil do observatório  (Lida 4536 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Tamanho útil do observatório
« em: Abril 04, 2007, 12:02:14 am »
Ok, aqui vai um esboço do observatório com um boneco para dar uma ideia de proporção. Tirei-o de um programa e adicionei-lhe barbicha e olho para se parecer mais comigo  8)


Pormenores:
- o telescópio é o C9. Não sei se a proporção está exactamente correcta
- o tubo azul é uma calha técnica para passar cabos de alimentação e de sinal. Tem tomadas de alimentação a 230V e tomadas USB. Talvez também tomadas DC a 6-9-12 V
- ainda não sei a profundidade do buraco para o pilar, nem sei a sua largura. Peço ideias!!

- o pilar é cortado por uma calha técnica, a branco. A idéia é colcar uma tabua durante o enchimento do pvc com betão para fazer a forma, como se vê na imagem abaixo. Depois de seco, retira-se a tábua e fica o espaço para a calha... Não sei se o deformar da forma cilíndrica trará problemas de amortecimento.


Venham essas opiniões!!! Para a semana já falo com o trolha que vai fazer a parte de betão, portanto agradeço toda a ajuda.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 04, 2007, 12:52:07 pm »
Viva, a calha nao me parece que tenha grande influência física nas estabilidade..
Em relação ao tamanho, parece-me mais ou menos na dimensão certa: (deve ter 25 cm de diâmetro externo, o que corresponde à altura de uma cabeça, ou a algo 7,2 vezes mais pequeno que um gajo com 1,80m de altura :) )
Em relação à calha, já ouvi uns relatos bizarros em relação a ter os cabos de dabos (não bilndados) ao lado dos cabos de 220V, e que os 220 podiam induzir interferências nos cabos de dados vindos de uma câmara CCD. Era algo do género de quando a televisão estava ligada, a imagem da câmara CCD aparecia com umas riscas estranhas..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 04, 2007, 12:52:07 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 04, 2007, 03:12:28 pm »
O pilar tem 30cm.
Tens razão nos cabos e eu já estou a prever isso. Como estou habituado a fazer projectos de redes, e também tenho um estúdio de áudio, sei que um cabo de 230V gera uma interferência em cabos paralelos de sinal.
Os cabos blindados são asneira. São imunes a interferências dessas mas por outro lado funcionam como antena e depois causam interferências no equipamento com ligação à terra, neste caso o pc.

Como ali o(s) cabos USB passarão em paralelo com os de alimentação, a única hipótese é afastá-los o mais possível ou em último caso passar uma calha de cada lado do pilar. Por outro lado não vou ter muitos problemas porque a montagem e o dew heater não consomem assim tanta potência, portanto a corrente é pequena e o campo magnético é mais fraco. No caso de tracking, o consumo da montagem é quase zero, o que deixa apenas alimentação da câmara e do dew heater.

A minha grande questão agora é a altura da plataforma. Neste boneco eu não vejo o horizonte, o que tambem nao me interessa pq são só casas. Vou pôr uns caixotes no quintal e ver como aparenta ficar, ao vivo.

Já agora, acho q o telescópio está um pouco mais pequeno do que é.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 04, 2007, 09:08:24 pm »
Tenho impressão de que esse pilar é pesado... menos que 1,5m de profundidade é arriscado...

1,5m é suficiente... dois metros, se quiser colocar uma mulata sambando em cima...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 05, 2007, 12:17:06 am »
LOL  :D
É com ideias dessas que convenço a minha esposa... NOT!  :)

Tinha ideia que teria de ter cerca de um metro... talvez metro e meio seja melhor. Aquilo também leva uma sapata para transferir o centro de massa para baixo da terra.... vou ter de falar com o trolha.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline dario.rostirolla

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 53
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 17, 2007, 09:00:37 pm »
Uma informação adicional: embora seu observatório deva ser construído com pilar bem profundo (no mínimo 1,5m), muitos telescópios profissionais atingem estabilidade alargando a base do pilar com emprego de pouca profundidade.

Verifique em

http://www.hs.uni-hamburg.de/DE/Ins/Per/Kuehl/FHS/jpeg/6-23-Uhrenraum.jpg
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por dario.rostirolla »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 17, 2007, 10:29:37 pm »
Tenho excelentes notícias: A construção inicia-se amanhã às 7:30  :D
Vou ter em conta essa ideia da sapata larga. Vou estar com o empreiteiro durante toda a manhã a ver que soluções práticas podemos ter tiradas dos meus fraquinhos desenhos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel Lopes »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 18, 2007, 09:19:33 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Tenho excelentes notícias: A construção inicia-se amanhã às 7:30  :D
Há bocadinho, portanto :P
Parabéns!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Abril 20, 2007, 11:26:14 am »
Vai enviando fotos para o pessoal ver como fica !
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rpdelgado »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 20, 2007, 01:47:51 pm »
Já agora uma sugestão para as fotos!.. Tenta arranjar um (ou vários) sítio(s) fixo(s) de onde tiras as fotos :) Depois fazes um filme com o observatório a emergir! :)
Se os pedreiros não se importassem de ser interrompidos tantas vezes, até podias tirar uma fotografia a cada novo tijolo! :-D

Mas agora com a chuva como está isso?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 20, 2007, 01:47:51 pm »