Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - AJC

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10
61
Discussão Geral / Quando 80 mm vence um 130mm
« em: Março 25, 2009, 04:24:34 am »
Pude comparar um Sky Watcher 80 ED e um Maksutov C 130 da Celestron e a menor abertura venceu a maior. Fiquei surpreso.

62
Genéricas / Re: O meu primeiro Saturno
« em: Março 17, 2009, 04:39:39 am »
Citação de: "rpdelgado"
Boas,

O que se via era uma pequena bola amarela com uns também anéis amarelos, sem textura e tudo do mesmo tom.

Agora não é um bom momento para se observar os aneis de Saturno pois eles estão em linha com a nossa órbita. Em 2011 vai ser muito melhor.

63
Dúvidas na Compra / Re: Opinião
« em: Março 17, 2009, 04:31:58 am »
Se você quiser mais portabilidade o refrator de 70mm parece ser muito bom. Mas se tiver disposição para algo maior e mais pesado o dobsoniano de 150mm pode ser boa pedida. Como é a poluição luminosa do lugar de onde vc quer observar?

64
Dúvidas na Compra / Re: pra Lua e Jupiter
« em: Março 16, 2009, 01:25:30 am »
Citação de: "joao marum"
De qualquer modo, vai observando Júpiter, pois a mancha vermelha não é um objecto de grande contraste. Pode ser uma questão de treino. Vê se consegues detectar as sombras dos satélites quando houverem transitos visíveis de onde vives. Se não conseguires isso, então não vais conseguir detectar a mancha vermelha.
Ainda ontem à noite saí pra observar e detectei a mancha vermelha a 178x. Ainda se notava bastante perturbação na banda equatorial junto a ela. A noite estava estável mas o planeta estava apenas a uns 30 graus de altura penso eu. Aí no Brasil, com o Sagitário bem alto, tens condições bastante melhores do que nós aqui. Penso que a partir de 140x consegue-se detectar sem grande problema de qualquer modo.

Pois bem,
...fiquei de fazer alguns testes para melhorar a imagem do C130. Na ocasião, em 2008, fora concluído que a imagem na parte de trás do C 130, usando um prisma de 45 graus, era realmente muito ruim. Mas ao olharmos pela parte lateral a imagem realmente se mostrou muito boa. Deu pra ver a grande mancha vermelha, muito tênue, e muitas faixas equatoriais. Mas ficou essa dúvida: porque a imagem pelo prisma 45 é tão ruim? pensei ser o prisma. Mas só agora, em março de 2009, pude achar um outro prisma de 45 graus para esse modelo da Celestron. E para minha decepção a imagem continuou ruim. A observação de qualidade só se consegue pela lateral.

65
Genéricas / Cometa Lulin - observações em 2009
« em: Fevereiro 28, 2009, 07:02:39 pm »
Nesta sextafeira última, dia 27 defevereiro, pude observar o cometa Lulin na constelação do Leão. na RA 10h25' e DEC +10graus 03' as 06:14hs, hora universal.

Ele se mostra bem grande e brilhante sendo facilmente visto por binóculos ou lunetas de 60mm. No sábado, dia 28, tornei a observá-lo as 03:10hs, hora universal. Ele já havia se movimentado e estava ao lado da estrela Regulus, em LEO.

Em função da presença da lua nova ele será ofuscado à partir da terça feira, dia 03 de março.

66
Galactica Caffe / ao Brasil
« em: Setembro 10, 2008, 05:45:23 am »
Citação de: "joao marum"
Caro AJC.
Espero que se tenha divertido na sua viagem pela Europa. Pena não ter rendido muito em termos astronómicos.

Mesmo assim, se me dessem a escolher, escolhia o hemisfério sul para observar, de preferência, um país com pouca criminalidade, para sair à noite descansado. O centro da galáxia está quase no zénite e existem outros objectos, que aqui nunca vemos, como as nuvens de magalhães. Mas pronto. É a vida.

Realmente a violencia em paises emergentes como o Brasil é algo muito sério. O que se faz por aqui é observar em lugares privados, particulares, como no quintal de casa, sítios, fazendas, clubes e casas de campo. É como estar em uma bolha deixando a guerra do lado de fora. Como uma ilha.

Mas fica o convite para vocês virem ao Brasil. Aliás, nas nove horas de vôo do Brasil a Portugal não vi portugueses no avião. Apenas brasileiros. Nem na conexão de Lisboa para Lyon. Vocês deveriam viajar mais. Vi chineses por todo o lado. Nossos ancestrais no século XV foram grandes viajantes. Servem de inspiração?

Me senti em casa voando pela TAP não só pela questão do idioma como também pela hospitalidade e simpatia de vocês portugueses tanto dentro das aeronaves quanto no immmmmenso aeoroporto de Lisboa!!!

O Brasll tem algumas coisas que senti falta na Europa: por aí, tem muita segregação, tipo, branco, preto e asiático. Aqui tudo se mistura, japoneses, muçulmanos, negros, judeus, indios, portugueses, budistas...tudo em harmonia...essa mistura não existe na Europa. É estranho. Por aqui temos restaurantes tipo SELF SERVICE, onde você mesmo se serve nas proporções que quer. Na Europa não vi isso. Os pratos já vem prontos. As frutas na Europa são caríssimas. A comida no Brasil é farta, abundante e barata. Come se muito bem por 2 Euros. Percebi na Europa uma falta de energia...não tem petróleo nem gás natural. A energia em muitos paises europeus é subsidiada e mesmo assim ainda é cara. A população europeia está muito envelhecida e as famílias muito reduzidas. Faltam jovens. A CULTURA EUROPEIA É MARAVILHOSA mas fica a sensação que vai sucumbir à falta de energia. Em muitas cidades a falta de espaço faz com que os carros fiquem expostos na rua, na chuva e na neve. Falta espaço na Europa. Uma residencia de 70 metros quadrados custa 150 mil Euros na França...20 mil Euros no Brasil.

Venham conhecer o Brasil. O idioma é o mesmo e aqui ainda tem mmmmmmmuito espaço e energia!!! Terei imensa alegria em receber qualquer um de vocês e mostrar-lhes um pouquinho disso aqui. Aliás, diga-se de passagem, todo estrangeiro é muito bem tratado por aqui, principalmente europeu.

Tenho o palpite de que alguns de vocês não vão querer voltar para a Europa depois que conhecerem o Brasil.
HEHEHE!!!

67
Galactica Caffe / Re: Na Europa
« em: Setembro 07, 2008, 06:15:27 pm »
Citação de: "Valdemar"
[Mas depois aguardamos a tua visita aqui ao Forum para nos contares essas aventuras.Que corra tudo bem,

EUROPA 2008
De volta ao Brasil depois de ter vivido esse sonho de conhecer a Europa aos 41 anos de idade, confesso ter sentido saudades do céu que vejo aqui a 20 graus sul e as conclusões são as seguintes:

A Astronomia amadora na Europa perde muito com esse tal horário de verão. No início de agosto, na França, na latitude +45 graus, o sol se põe as 21hs...o que? 21hs!!! Que horror!!! Isso já é hora de ir dormir!!! Aqui no Brasil, na latitude 20 graus sul, no verão, o sol se põe as 19:40hs, ou seja, tenho 1h e 20 min. a mais que os europeus, no verão. E no inverno por aqui a temperatura de noite raramente abaixa dos 12 graus positivos, ou seja, tenho céu com fartura, o ano todo, em boas condições de observação.

Na Alemanha o céu é decepcionadamente poluído por usinas termo-elétricas a carvão e muita indústria; em Londres e Paris a poluição luminosa embaça o céu; em Milão não pude avaliar em função da chuva e o céu nublado na única noite que fiquei por lá só me restando o céu de Grenoble, próximo a Lyon, sul da França.

Em Londres pude comprar um livro de Astronomia, ATLAS OF THE SKIES com 240 páginas em papel couche a cores, algo inexistente no Brasil, por 6 libras, printed in China, é claro. Mas lojas de instrumentos astronômicos...não vi nenhuma na Europa. Nem na Alemanha, que domina a óptica mundial. Vi alguns telescópios em lojas de óculos. Nada de Zeiss, Takahashi ou Celestron. Tentei achar algum livro de óptica na Alemanha...mas...aonde estão as livrarias na Alemanha? Em Frankfurt levei quase duas horas para encontrar uma livraria e quando isso aconteceu já se passava das 19hs e estava fechada. Como um comércio fecha às 19hs com o sol se pondo as 21hs? Quando eu terminava de fazer as visitas aos lugares turísticos mais importantes aproveitando a luz do dia e então íamos para as compras o comercio já estava fechado. Em Paris as lojas fecham pro almoço...as ruas cheias de turistas e as lojas fechadas em pleno verão. INACREDITÁVEL. Cadê a competitividade do povo europeu?

Minha nossa!!! Como o céu é estranho a 45 graus de latitude!!! E ainda se complica com o horário de verão!!! Como Charles Messier conseguiu ver o M70 e o M69 a apenas 12 graus de altura no horizonte? E o M54 e o M62 a apenas 14 graus acima do horizonte? A lua crescente, melhor pra observação de crateras, no máximo a 22 graus, altura em que a turbulência atmosférica prejudica demais a imagem!!! Júpiter a 21 graus de altura!!! Não existe Centaurus e o Escorpião, uma das mais belas constelações do céu, tangencia o horizonte sendo facilmente obstruído por uma casa, prédio ou árvore.

Se algum dia vocês da Europa vierem ao Brasil, vão endoidar com o céu que se vê por aqui com a lua e os planetas altos no céu o ano inteiro, pouco afetado pelo horário de verão, com clima propício à observação noturna ao longo de todo o ano e um céu riquíssimo na latitude de 24 graus (São Paulo, Rio de Janeiro) e 20 graus ( Minas Gerais, Brasília e Bahia).

68
Dúvidas na Compra / C6 SCT X Equinox100 APO
« em: Junho 23, 2008, 06:32:52 am »
Obrigado a todos pelas dicas. Ao longo desta semana vou tentar a melhor imagem possível de Júpiter com sua mancha vermelha e então contarei a vocês o que fora possível observar. Antes, porém, de encerrar esse tópico, gostaria de saber de cada um de vocês o seguinte:
No caso de eu querer uma imagem planetária melhor do que consigo com o C 130 da Celestron, devo partir para o C6 (SCT)ou o Equinox da SkyWatcher (APO de 100mm) serviria?

http://www.opticalvision.co.uk/astronom ... 00_PRO_OTA

69
Dúvidas na Compra / Oculares
« em: Junho 22, 2008, 05:38:35 pm »
Citação de: "Fil"

O desenho das oculares nem sempre favorece uma visão bem detalhada..
Que oculares usaste?

Já tentei de tudo um pouco, Fil, uma CELESTRON XCEL de 5mm, KOKUSAI KOHKI  de 6mm, ORION EXPANSE de 9mm, 15 e 20mm e uma SKYWATCHER ZOOM 8-24mm. Até 110 ou 120 X a imagem ainda fica boa...mais que isso, começa a piorar e perder a nitidez. Algo a fazer? Esse C 130 é tão pior assim que o C6 da mesma Celestron?

70
Dúvidas na Compra / oculares?
« em: Junho 22, 2008, 04:36:37 am »
Alguem sabe dizer se existem tipos ou marcas de oculares mais indicados pra observação planetária?

71
Júpiter / Re: Sombra ao fim-de-semana
« em: Junho 22, 2008, 04:31:13 am »
Citação de: "Fil"
Agora que falas nisso lembro-me da cena.. Tu vias e eu não conseguia ver.. Andámos lá com filtros para cá e para lá, mas eu não via nada..


Não tenho conseguido boa imagem com o C 130 abaixo:

http://www.astroshop.com.br/produto.asp?CodProd=52275

Esse telescópio é tão pior assim que o C6?
Alguma dica pra melhorar a imagem?

72
Júpiter / Re: Sombra ao fim-de-semana
« em: Junho 22, 2008, 04:17:01 am »
Citação de: "Fil"
Agora que falas nisso lembro-me da cena.. Tu vias e eu não conseguia ver.. Andámos lá com filtros para cá e para lá, mas eu não via nada..

Quanto a amplificação, não me lembro.. 150x faz entido?

e tem esse problema que observação é algo subjetivo...mas aquela foto com o C6 foi impressionante...pode-se observar aqueles detalhes com 250X?

73
Júpiter / Re: Sombra ao fim-de-semana
« em: Junho 21, 2008, 01:37:25 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Olá,
A minha opinião é que os refractores APO têm excelente imagem e contraste, mas para observação planetária o que conta mesmo é abertura. Já vi vários reviews de comparações lado a lado entre SCT's MCT's e APO's.
E o tamanho ganha sempre. Por exemplo vi um de um APO 5" vs Meade MCT 7" vs C9.25. Mesmo estando uma noite com alguma turbulência, o C9.25 ganhava quase sempre.
Existe até um thread a correr actualmente no Cloudy Nights em que um utilizador compara um TV quadrupleto de 4" com o C6 e diz que prefere o C6 para planetas!
http://www.cloudynights.com/ubbthreads/showflat.php/Cat/0/Number/2457266/page/0/view/collapsed/sb/5/o/all/fpart/1#Post2468826

Argumenta-se muito sobre o efeito da obstrução central no contraste de imagem. Mas não é bem assim. Embora um SCT ou MCT percam contraste nas frequências baixas e intermédias, até são melhores do que o máximo teoricamente previsto nas altas frequências, que é aonde se vêm os detalhes.
Ou seja, se calhar não evidenciam tanto as bandas em júpiter mas mostram melhore os detalhes finos.

o C6 é um SCT? com qual aumento vc conseguiu aquela foto acima?

74
Dúvidas na Compra / Re: C 130 e SkyWatcher 120
« em: Junho 21, 2008, 01:32:13 am »
Citação de: "Fil"
Citação de: "AJC"
Tentei ver a grande mancha de Jupiter com um C 130 da Celestron...porém, acima de 110X a imagem não fica boa. Tentei ver a cratera SANTOS DUMONT com um SkyWatcher 120mm e também não deu. Alguma dica?
A cratera Santos Dumont, pelo que vejo no Virtual Moon Atlas é pequena! A melhor maneira de a identificar, se calhar, é esperar por quando o terminador estiver por aquela zona..
A Mancha Vermelha, embora parecesse de outra cor, só vi ainda num Dob de 250mm e de 200mm, e usando filtros, mas não sei dizer que filtros eram. Vi ainda mais confortavelmente a Mancha Vermelha num refractor acromático de 120mm, mas não sei precisar com que amplificação foi. Mas convém ter a certeza que a Mancha Vermelha está visível na altura da observação..

Olá Fil,
...tentei com um acromatico 120mm da SKYWATCHER e não fui feliz. Alguma dica? que aumento vc usou pra identificar a mancha vermelha?

75
Júpiter / Re: Sombra ao fim-de-semana
« em: Junho 19, 2008, 01:49:38 am »
Miguel Lopes escreveu
Não é preciso grande equipamento. No ano passado conseguia ver perfeitamente com o meu C6 e saquei esta imagem.
Digo já que mesmo com o C6, com bom seeing, é um espetáculo! Dá uma sensação 3D!

Miguel, pode-se ver a mancha vermelha com um apo de 102mm. Sabe de algum review descrevendo isso?

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10