Astronomia => Fotografia e Imagem => Astrofotografia: Digital => Tópico iniciado por: AlphaMike em Setembro 25, 2013, 04:28:15 pm

Título: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Setembro 25, 2013, 04:28:15 pm
Boa tarde,

há muito que ando com vontade de me iniciar na astrofotografia (para fins lúdicos e pessoais) e hoje, tal não foi o meu espanto, quando vi que a loja da Marinha Grande tinha fechado :(

Pois bem, tenho uma nikon D60 e um SkyWatcher MAK127.

1 - O que preciso e onde posso comprar?

2 - Também queria melhorar a minha montagem (é fraquinha, penso que uma EQ2............. mas pra passar para uma "mais a sério" só com o subsídio de férias/natal - já nem sei qual é que vamos receber em Novembro).

3 - Comprei um motor há uns anos mas não percebi nadinha das instruções daquilo e como ficou montado de pernas para o ar (é suposto???) ainda não percebi afinal para que lado aquilo está a rodar... ou seja, preciso de ajuda...

4 - Gostava de saber se há malta para os lados de Constância/Torres Novas/Entroncamento/Abrantes que queira dar-me uma ajuda...
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Setembro 29, 2013, 09:16:04 pm
Olá Alpha, tudo bem?
Olha, desculpa a demora em responder, mas infelizmente o fórum teve uma quebra muito acentuada, nas participações, e a culpa é toda do facebook.
Para te ajudar a iniciar na astrofotografia, posso te dar umas dicas, talvez ajude.
Infelizmente a Galáctica fechou mesmo, parece que o problema foi mesmo os impostos elevados do nosso país, o que faz com que se procure material astronómico lá fora.
O telescópio que tens, o Maksutov 127 , é bom para gravar vídeos de planetas, aliás, este tipo de telescópio, os chamados catadióptricos, assim como os schmitt-cassegrain, entre outros desenhos òpticos, são o ideal para planetas, porque têm uma focal longa , num tubo muito compacto. Os outros desenhos òpticos também são bons para planetas, tal como o newton e o refrator, mas a diferença é que para terem uma focal tão longa como os catadióptricos ( cat para abreviar), precisam de tubos muito longos e pesados, e por sua vez, precisam de montagens muito boas e caras, que tenham a capacidade de suportar devidamente o seu peso.
Isto tudo para dizer que o teu telescópio não é muito indicado para fotografar objetos do chamado céu profundo, tipo galáxias e nebulosas, porque como tem uma focal longa, e esses objetos são muito difusos, precisa de muito tempo para formar uma imagem decente; é possível, mas o problema é o mesmo, precisas de uma montagem muito boa, que mantenha o objeto que queres fotografar, no campo de visão, tempo suficiente para formar a imagem.
Por isso mesmo, a equatorial 2 não é grande coisa, talvez fosse bom pensar numa montagem melhor; aliás, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a montagem deveria ser a maior aposta, porque a imagem final de qualquer objeto, será totalmente influenciada pela montagem que se usa, se fôr fraquinha, a imagem de certeza que vai sair tremida, mesmo que o telescópio seja muito bom; se pesquisares na net, os bons astrofotógrafos utilizam montagens muito boas, com capacidade de carga muito alta, tipo 20 kg ou mais, e utilizam nelas telescópios de 5, 6 , 7, 8 kg ou pouco mais; isto para quê? Para que a montagem faça o seu trabalho com o mínimo de esforço.
O que referes, de o motor ficar ao contrário, deve ser normal, digo eu, que nunca utilizei uma equatorial 2, o importante é que funcione bem. Se tem um só motor, em principio deverá estar acoplado ao eixo de RA ( do Inglês Right Ascension, ou ascenção recta) , e isto significa que o motor funcionará na velocidade Sideral, ou seja à mesma velocidade da rotação do nosso planeta, mas no sentido contrário, para poder acompanhar um determinado objeto, um planeta por exemplo. A ascenção recta nas montagens, é a longitude, que vai de 0 a 360 graus; no caso da RA, é medida em horas, das 00horas às 24horas; a finalidade é saber as coordenadas de um determinado objeto, assim como no outro eixo, o da Declinação, ou Altitude, que vai de 0 a 90 graus.
Bom, tens uma NikonD60? Para autilizares com o teu Mak ( abreviatura de Maksutov), necessitas de dois acessórios: primeiro de um anel T2 específico para Nikon, tal como este:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p195_T2-Adaptor-for-NIKON-Cameras.html

Depois, precisas um anel T para T2, no teu caso, penso que com medida 1,25", que é a medida do porta oculares do teu telescópio, tal como este:

http://www.teleskop-express.de/shop/product_info.php/info/p201_TS-Adaptor-1-25--to-T2---Focal-Adaptor-for-1-25--Focuser.html

Só tens que ligar tudo, colocar no porta oculares, focar imagem e fotografar.
 
Lojas onde comprar? Já percebeste que a Telescope-service, na Alemanha, é uma das favoritas, assim como a astroshop, também na Alemanha ( www.astroshop.de );
Em Portugal, tens a Astrofoto em Lisboa, e a Brighstar em Oiã, :

http://www.bs-astro.com

http://astrofoto.com.pt/_v2010/

Em relação a pessoal das zonas que referes, não te sei dizer, mas uma idéia seria perguntar no site de astronomia do facebook.
Um abraço :)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Outubro 02, 2013, 02:20:21 pm
Obrigadão pela resposta! Mais esclarecedora não podia ser!

Vou ver o material. Para já, gostaria de fazer astrofotografia planetária. Com "a aprendizagem do tempo", passar então para céu profundo.

Vou ver então material para me iniciar. :)


Vou ver os links e espero (quando o céu melhorar) poder postar umas fotos!
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Outubro 02, 2013, 06:04:52 pm
Ora essa, eu adoro ajudar! Qualquer dúvida é só perguntar!
E cá esperamos por umas belas fotos!
Um abraço  :)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Outubro 13, 2013, 01:19:48 pm
O próximo fim-de-semana vou buscar uma montagem já com GOTO, o adaptador e o anel t :)

Com sorte consigo umas fotos porreiras do ISON durante este inverno... vou testar em Júpiter que está a aparecer a boas horas :)

Para céu profundo, que ocular devia usar?
Apenas tenho uma 20mm Wide Angle e uma Super 10mm
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Outubro 13, 2013, 04:44:54 pm
Olá novamente Alpha,
Isso são boas notícias! Já agora, qual a Go-To que vais comprar?
Bem, para o teu telescópio, que tem 1500mm de distância focal, tens que ter em atenção alguns aspectos, na escolha de oculares;
Existe um limite mínimo, assim como um máximo, de ampliação, que podes utilizar nele, e que é influenciado pelo tamanho da pupila de saída do olho humano, normalmente 7mm , e também , no caso de um telescópio com espelho secundário, como o teu Maksutov, pelo espelho secundário.
Nunca te aconteceu observares por uns binóculos, e teres a sensação de estares a perder luz ou campo de visão? Isso acontece quando esses binóculos, ou outro tipo de instrumento de observação têm uma saída de pupila maior que o olho humano; isto é um pouco confuso, mas básicamente calcula-se desta forma: divides a distãncia focal do teu mak pela da ocular que usares, por ex 1500/20 ( a tua ocular de 20mm) =75X; depois divides o tamanho do teu telescópio pela ampliação que obtiveste antes, ou seja 127/75=1,69mm; bom ,a ideia é manter o valor abaixo dos 7mm de saída de pupila do olho humano, que é o valor médio utilizado, pode ir até aos 9mm, para quem tem excelente visão, e ir diminuindo até aos 5mm com o passar da idade;na prática, se o valor fôr mais alto que a saída de pupila do olho humano, muita da luz que o telescópio está a captar, será desperdiçada, não captada pelo olho, entendes?
A outra questão a ter em conta, é o espelho secundário, porque se fores para uma ampliação demasiado baixa, o que te pode acontecer, é teres uma imagem com uma mancha escura no centro, que é simplesmente o espelho secundário a começar a ser visível.
Estas dicas podem parecer fora de contexto, podia-te dizer simplesmente, utliza a fórmula dos 3,2X por polegada, e no caso do teu mak, que é um 5 polegadas, dizer-te que o mínimo de ampliação é 16X ( 5X3,2=16X ), mas também é conveniente para ti, começares a entender estes conceitos, ok?
Escolher uma boa ocular??? Agora tens que ser tu a escolher, normalmente uma que tenha um bom campo de visão, acima dos 30mm,com 60graus de campo ou mais; isto é um pouco subjetivo, porque com o aumento de campo da ocular, significa que mais elementos òpticos foram adicionados, o que a torna mais cara; as chamadas normais, tipo SuperPlossl, têm menor campo , mas são mais baratas, as Wide-Angle, que seriam a escolha ideal, são mais caras, e depende da marca, por norma, as mais cobiçadas são as da Tele Vue, mas têm preços muito altos; sinceramente não sei, depende de quanto queres gastar.
Um abraço  :)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Outubro 14, 2013, 09:52:16 pm
Emanuel, és uma máquina... consigo ler e perceber! :)

A montagem é uma ioptron minitower e vou adquirir, nesta fase "experimental" (e porque não me posso €sticar mais), uma orion sirius 26mm

Sexta ou sábado já devo andar a alucinar (se o céu permitir)

:)

Obrigadão pela ajuda, MESMO!!!! acho que é altura de dinamizar este fórum!
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Outubro 15, 2013, 06:04:00 am
Obrigado pelo elogio, eu apenas tento ajudar no que vou sabendo. ;D
Boa montagem que adquiriste, e a ocular também não é nada má, não senhor!
Um abraço  ;D
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Outubro 21, 2013, 04:01:05 pm
Bem... equipamento em casa... só aventuras...

Depois de cerca de 300km, já na rua de casa... e com o telescópio no porta-bagagens (assim como todo o equipamento), um sr não travou a tempo e toca de me bater por trás... "ai o meu telescópio!!!".....

chegar a casa e mesmo com uma gripe doida, toca de ir para a varanda ver se estava tudo bem com o telescópio...

alívio....

no sábado (já era domingo, umas 3h40), tinha júpiter a espreitar por entre umas nuvens... e mesmo no meio da cidade, lá meti a nikon e dei uns 8 disparos... sem mexer em nada na máquina... mesmo só para testar...

agora é aprender e ir treinado... (e esperar por dias sem nuvens)...


(http://imageshack.us/a/img30/2269/x1n3.jpg)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Outubro 21, 2013, 08:59:18 pm
Eh lá, belo teste, e que raio de sorte! O automóvel ficou muito danificado? E tu? Tás bem? Isso è o que importa! ???
Para começar, entraste com o pé direito... ;D
Utilizaste o Registax para conseguir essa imagem, ou foi com outro?
Bem, uma dica: eu percebo que a idéia foi conseguir Júpiter e as luas, mas o melhor é utilizar menos sensibilidade, ou melhor, menos ganho, de modo a conseguir detalhes na superfície do planeta; infelizmente, devido ao tamanho do teu espelho, de 127mm, acho que não conseguirás ter muito bons resultados, de conseguir o planeta bem visível e as luas, mas existe uma técnica, que é tratar a imagem, que foi captada de forma a mostrar os detalhes de Júpiter, com uma àrea selecionada, onde o planeta apareça, e com outra àrea, ou àreas, em que estejam as luas, e nesta àrea, exagerar no contraste, de modo a que as luas sejam visíveis.
Parece um pouco complicado, mas foi uma técnica que vi na net, para compensar a falta de captação de luz, nos telescópios mais pequenos; obviamente, se utilizares um maksutov de 8 polegadas ou mais, ou então um schmitt-cassegrain de 9 ou 11 polegadas, garanto-te que não precisarás de nada disso, tens um Júpiter e luas que até te tiram o fôlego. ;D
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Outubro 21, 2013, 09:03:32 pm
Ah e já agora, para que vejas o nível de algumas pessoas, deixo-te o link de um dos mais conhecidos astrofotógrafos de planetas, chama-se Damian Peach, utiliza é um Schmitt-Cassegrain de diferentes polegadas:

http://www.damianpeach.com/best.htm

 8)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Outubro 21, 2013, 09:50:05 pm
Eh lá, belo teste, e que raio de sorte! O automóvel ficou muito danificado? E tu? Tás bem? Isso è o que importa! ???
Para começar, entraste com o pé direito... ;D

Está tudo bem... o carro vai para peritagem sexta-feira... Não houve danos pessoais nem no telescópio...

Utilizaste o Registax para conseguir essa imagem, ou foi com outro?

Isto foi foco directo... foi a que ficou melhorzita... só tirei umas quantas com tempos de exposição diferentes para ir percebendo o efeito... Tanto que (ainda) nem sei o que é o Registax, mas o Dr. Google vai já elucidar-me...
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Outubro 21, 2013, 10:37:34 pm
Ok, se foi só chaparia, pronto, menos mal....
Em fotografia planetária, o truque é utilizar uma webcam modificada, e a modificação é apenas colocar um adaptador com medida 1,25", igual ao nosso porta oculares, para poder gravar um video em formato AVI, com um com número de frames, tipo 1000 ou mais.
Após isto,utiliza-se um programa específico, tipo o Registax, que é talvez o mais popular, e o que esse programa faz, após algumas selecções efetuadas por nós, é escolher as frames com melhor qualidade e empilhá-las umas nas outras para termos uma imagem mais limpa e nítida, que também pode ser retocada noutro programa, tipo o Photoshop. :)
Já agora, que tipo de máquina utilizaste para fazer a imagem?
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Outubro 21, 2013, 11:24:29 pm
Já agora, que tipo de máquina utilizaste para fazer a imagem?

Usei uma nikon D60...

Disseram-me que com a Nikon e em foco directo consigo boas fotos de céu profundo... melhores que planetárias (estou a pensar - mês que vem, que este já foi um €stoiro na carteira - adquirir um adaptador para usar a D60 no tubo mas com oculares...) Passa tudo, portanto, pelo tempo de exposição...

Imaginemos que queria fotografar Andrómeda... seria possível com o meu telescópio? Foco directo? Imensas exposições de 5 minutos? A Nikon permite-me ter o obturador aberto imenso tempo...
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Outubro 22, 2013, 06:05:37 am
Ah, foi com a Nikon.
Olha, é assim, a Nikon, não é a melhor solução para planetas, realmente a webcam é o melhor.
Eu também tenho uma Nikon, uma D3100, e já a utilizei para planetas, com alguns resultados satisfatórios, mas a webcam que utilizei, e que já não tenho, uma Phillips SPC 900 NC modificada, consegui resultados melhores e muito mais rápidos.
O tipo de fotografia que falas, com oculares e Nikon, a chamada fotografia em modo afocal, também é possível, mas sinceramente acho que te dará mais trabalho e menos satisfação, até porque se pesquisares na net, não verás muita gente a utilizar esse método.
Fotografar Andrómeda com o teu Mak? Claro que é possível, com os acessórios que te tinha dito antes, o T2 e o anel T para T2; depois de teres tudo ligado no telescópio, devidamente ficado, com a montagem go-to a apontar para a galáxia, só tens que seleccionar o modo Bulb na Nikon, e efetuar as exposições : cuidados a ter- não seleciones um Iso muito elevado, até 1600 máximo, não efetues exposições muito longas, se calhar o melhor seria até fazer 30 segundos cada, em vez de colocar em Bulb e aumentar esse tempo; isto tudo, para evitar que a máquina grave muito ruído, que o vais ver de certeza, é a maior dor de cabeça nas nossas fotos, daí aquelas técnicas todas que falei no post da M27 do João. E vai tentando, só assim se aprende.
Ah, e já agora, infelizmente para ti e para mim, a Nikon não é a melhor escolha para astrofotografia, a Canon é melhor, e é a mais utilizada no mundo da astrofotografia, porque os sensores são mais sensíveis às emissões de Ha ( hidrogénio alfa ), que é a banda do espectro de luz em que a maior parte das nebulosas e galáxias emitem...
Lá vou eu ter de comprar uma Canon...
 ;)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Outubro 22, 2013, 02:09:13 pm
Eh pá.... canon?????

Isso não.......


 :'(  :'(  :'(

é o mesmo que ser sócia do benfica e de repente me dizerem que tenho de mudar para o fcp



......................................

Vou esperar por céus mais limpos... esta semana tem sido horrível... parece de propósito...

Tenho uma webcam algures em casa... vou tentar "desmontá-la" e captar imagens no tablet para não ter de andar com o pc atrás... Mas, para já, vai ser com a Nikon... (nem me imagino a comprar uma Canon)...

Ontem estive até à 1h da matina (na realidade, hoje) a tentar "brincar" com o Registrax e as várias fotos que tirei na madrugada de Sábado para Domingo... mas acho que o sono já não me deixava perceber muito do que estava a fazer...

Queria mesmo era ter uma horinha de céu limpo hoje...
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Outubro 22, 2013, 04:49:47 pm
Pois é...eu tive o mesmo dilema com a Canon. Eu prefiro,de longe, Nikon, inclusivé, troquei a D40 que tinha antes, pela D3100,na esperança de que com o novo sensor Cmos, a Nikon já estivesse ao mesmo nível. Infelizmente tal não aconteceu, porque apesar de se conseguir muito boas fotos,mesmo assim, a Canon leva vantagem. Inclusivé, os tipos da Canon foram tão inteligentes, que lançaram no mercado, já por duas vezes, dois modelos específicos para astrfotografia, primeiro a Canon 20 Da e mais recente a 60 Da. O que têm de diferente, é que não têm o IR cut filter, o filtro para eliminar os vermelhos. O que me dá pena, é que, sabendo que a comunidade astrofotógrafa tem um número muito elevado de utilizadores de DSLRs, a Nikon nada fez para competir com a Canon.....
Enfim, eu mantenho a minha Nikon, mas para céu profundo vou mesmo apostar num corpo Canon modificado...
Ah, e já agora, conseguiste entender o funcionamento do Registax? Não é muito difícil, e na net podem-se ver videos em que se explica o funcionamento básico do programa.
Um programa a ter também, que é grátis, e se calhar já conheces, é o Stellarium, que funciona em tempo real, dá-te a localização exacta e actualizada de todos os objectos do céu nocturno, inclusivé satélites. ( www.stellarium.org )
 ;)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Outubro 22, 2013, 10:17:11 pm

Ah, e já agora, conseguiste entender o funcionamento do Registax? Não é muito difícil, e na net podem-se ver videos em que se explica o funcionamento básico do programa.
Um programa a ter também, que é grátis, e se calhar já conheces, é o Stellarium, que funciona em tempo real, dá-te a localização exacta e actualizada de todos os objectos do céu nocturno, inclusivé satélites. ( www.stellarium.org )
 ;)

só cheguei agora "a casa" (leia-se "o quarto" porque sou militar). Vou indagar no youtube.

Quanto ao Stellarium, já tenho e uso. Tenho também o CD de instalação (algures em casa dos meus pais) de um programa semelhante que vinha com um daqueles livros enormes sobre astronomia que me ofereceram há uns 10 anos. Qualquer coisa backyard penso eu.

Hoje o céu está com poucas nuvens aqui na zona... aproveitei logo para a 2ª utilização do material, tanto que Saturno ainda estava bem acima do horizonte...

Toca a tirar tudo do carro... prepara tudo... deixei o EzFinder em casa... agora só quinta-feira à noite porque pedi a sexta para deixar o carro na oficina para a peritagem... ou seja, frustração....

Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Outubro 22, 2013, 10:24:32 pm
Eh eh eh, há sempre imprevistos...
Backyard? Hum....parece-me o software "backyard astronomy", talvez...
Olha, desculpa eu ser intrometido, mas, és militar? De que ramo? Só pergunto,porque eu estive 6 anos na Força Aérea, na base da Ota e em Monte Real, daí eu ter hoje em dia a profissão de técnico de manutenção aeronáutica.
Ah, e também sou do Benfica... ;D
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Outubro 22, 2013, 11:00:14 pm
Eh eh eh, há sempre imprevistos...
Backyard? Hum....parece-me o software "backyard astronomy", talvez...
Olha, desculpa eu ser intrometido, mas, és militar? De que ramo? Só pergunto,porque eu estive 6 anos na Força Aérea, na base da Ota e em Monte Real, daí eu ter hoje em dia a profissão de técnico de manutenção aeronáutica.
Ah, e também sou do Benfica... ;D

Exército, saio entretanto...

Estou aqui num dilema... reparei que a mini tower não está a trabalhar bem a nível de azimute... faz barulho, mas não roda... :/ devo estar a fazer alguma coisa mal...

Dr.Google...

Edit: o Dr. Google diz que provavelmente não apertei o azimuth clotch... Não foi bem o Dr. Google, foi mais o manual de instruções... mas pronto... sempre a aprender...

A ver se quinta-feira tenho um céu limpinho para fazer as coisas como deve ser... amanhã, sem ezfinder, não sei se me aventuro novamente...

Ainda virei o tubo com a nikon na direcção do braço da via láctea e disparei umas quantas vezes só mesmo para ir vendo o efeito das diferenças de exposição, ISO, bulb, etc...
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Outubro 23, 2013, 06:03:31 am
Eh eh eh, também já me aconteceu esquecer de apertar o eixo da ascenção recta....é normal!
Pois, parece que não, mas o buscador, independentemente do tipo que se use, o EZfinder no teu caso, faz uma diferença enorme, mesmo tendo uma montagem go-to.
E fazes bem ir experimentando fotos com diferentes settings, aliás, deverias consultar o Mr.Google neste aspecto, e deixo aqui um link, que está em Inglês, sobre o uso de DSLRs na astrofotografia.
E não te chateies, porque vais ver muita Canon e pouca Nikon....

http//:cs.astronomy.com/asy/astro_imaging/f/16/t/45250.aspx

 ;)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Novembro 09, 2013, 03:10:25 pm
Dúvida:
- em foco directo, Júpiter fica pequenino... A nebulosa de orion vai ficar ainda mais pequenina, certo? Como é que consigo detalhe?

- como faço para desmontar um avi em frames? e para "stack" essas frames manualmente? há algum programa para encaixar tipo puzzle?
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: joaorrpinto em Novembro 09, 2013, 04:59:38 pm
Em foco directo Júpiter fica pequenino porque normalmente as ópticas das webcam's utilizam uma distância focal muito curta, daí em trabalhares com ela em modo afocal, ficas sujeita ao campo aparente do teu sensor, mais o campo aparente da tua ocular.
Por isso, em fotografia planetária, normalmente utiliza-se o método de projecção em Foco Principal no telescópio. Ou seja, retira-se a ocular e toda a óptica que envolve a webcam ou outro equipamento de aquisição de imagens, fazendo com que o telescópio, seja uma objectiva da tua câmara. Ficando assim a imagem mais fiel às características do teu sensor CCD e do teu telescópio.

Para desmontar o Avi em em frames normalmente eu uso o software AutoStakkert:
http://www.autostakkert.com/ (http://www.autostakkert.com/)

Aqui, costumo fazer a selecção de pontos de alinhamento e o respectivo stack. Depois guardo o output em Tiff e passo-o para o Registax:
 http://www.astronomie.be/registax/ (http://www.astronomie.be/registax/) , onde aqui mexo nos Wavelet's que é o que realmente vai dar detalhes à imagem. 

O stack das imagens no Autostakkert é feito automaticamente, de modo que não precisas de andar a alinhar à mão os frames.

Espero ter ajudado. Mais alguma coisa, apita!


Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Novembro 09, 2013, 05:07:23 pm
Foco directo com a nikon, ainda não estou a fazer nada com a webcam (só invenções)... Mas sim... tenho de arranjar um adaptador para fotografia planetária para poder ter oculares ao mesmo tempo... só consigo alguma coisa com a 10mm porque por ser pequena, cabe dentro da máquina...

Resumindo, falta-me um adaptador para fotos planetárias...

Em foco directo consigo apanhar a nebulosa de orion?
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: joaorrpinto em Novembro 09, 2013, 05:14:50 pm
Foco directo com a nikon...
Sim! E com estes adaptadores:
http://www.astroshop.eu/camera-mounted-t-adaptors/baader-planetarium-baader-t-ring-nikon/p,10716 (http://www.astroshop.eu/camera-mounted-t-adaptors/baader-planetarium-baader-t-ring-nikon/p,10716)
http://www.astroshop.eu/t-adaptors/omegon-adapter-of-2-on-t2-optical-path-only-3-mm/p,4573 (http://www.astroshop.eu/t-adaptors/omegon-adapter-of-2-on-t2-optical-path-only-3-mm/p,4573)

Para fotografia planetária, é só acabares esse DIY da webcam!

só consigo alguma coisa com a 10mm porque por ser pequena, cabe dentro da máquina...

Não entendi  :-\
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Novembro 09, 2013, 06:51:03 pm
só consigo alguma coisa com a 10mm porque por ser pequena, cabe dentro da máquina...

Não entendi  :-\

Quando meto a ocular de 10mmm, como é muito "baixinha", tenho espaço para enroscar a nikon com o t2 sem a ocular tocar no espelho dentro da máquina e consigo focar... é uma das fotos que está no "diário de bordo"...
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Novembro 09, 2013, 10:20:40 pm
Ah, não faças assim, dá-te muito mais trabalho, corres o risco de danificar alguma coisa e os resultados com uma webcam modificada, em planetas, é muito melhor!
Para fotografia de céu profundo, tipo a nebulosa de orion, a Nikon é o ideal, mas com os adaptadores que o João te indicou! Posso te dar um conselho? Esquece a fotografia afocal, muito pouca gente o faz, porque os resultados estão longe de serem satisfatórios, além de serem muito limitados!
 ;)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: joaorrpinto em Novembro 09, 2013, 10:31:59 pm
Mas esses adaptadores T2, normalmente são usados sem oculares, ou seja, tens o anel com o encaixe da objectiva da tua máquina que se acopla a ela (partindo do pressuposto de que a tua Nikon é de objectivas intermutáveis). Depois tens o barril que pode principalmente ter dois diâmetros, de 2" (polegadas) ou 1,25" (polegadas). Usualmente para Dslr's o pessoal costuma usar o barril de 2", caso o porta-oculares aceite, devido à vinhetagem que poderá provocar com um barril de menor diâmetro.
Eu costumo usar este tipo de layout com DSLR:
(http://www.astronomyforbeginners.com/images/equipment/primefocus.jpg)

Como podes ver, não preciso de nenhuma ocular pelo meio, pois a minha Canon está em "Prime Focus" com o telescópio.
Se quiser mais ampliações, o que terei de recorrer é a umas lentes Barlow's que aumentam a distância focal e que se acoplam também a este tipo de encaixes. :)

Para foto planetária, como eu gosto mais de utilizar a webcam que a dslr, pois ela permite-me fps na ordem dos 60 frames por segundo, uso este tipo de layout:
(http://thenightskyinfocus.files.wordpress.com/2012/08/webcam-to-telescope_adapter.jpg)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: joaorrpinto em Novembro 09, 2013, 10:33:57 pm
Ah, não faças assim, dá-te muito mais trabalho, corres o risco de danificar alguma coisa e os resultados com uma webcam modificada, em planetas, é muito melhor!
Para fotografia de céu profundo, tipo a nebulosa de orion, a Nikon é o ideal, mas com os adaptadores que o João te indicou! Posso te dar um conselho? Esquece a fotografia afocal, muito pouca gente o faz, porque os resultados estão longe de serem satisfatórios, além de serem muito limitados!
 ;)

Exactamente, inteiramente de acordo contigo Emanuel!
Além de ser mais prático fazer foto em foco primário, é mais fácil para nós prever-mos cálculos.

Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Novembro 09, 2013, 11:03:27 pm
É isso João, e uma webcam é provavelmente o meio mais barato, com os melhores resultados, em fotografia planetária! :)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Novembro 10, 2013, 06:51:55 pm
Eu tenho o anel t2 e o telescópio já tinha adaptador...

Hoje vou tentar a nebulosa de orion em foco directo ;)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Dezembro 04, 2013, 03:52:12 pm
O que estou a fazer errado?

Ontem andei à procura desta menina, mas o melhor que consegui foi isto:
http://img208.imageshack.us/img208/8545/geh3.jpg (http://img208.imageshack.us/img208/8545/geh3.jpg)

Não meto a foto aqui porque é grandita...
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Dezembro 04, 2013, 07:47:55 pm
Hum, vais-me desculpar, mas, estás a tentar fotografar que objecto? A Nebulosa de Orion?
De que modo fazes? ???
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Dezembro 04, 2013, 09:50:24 pm
"Supostamente" a galáxia de andrómeda

aquele formato de "estrelas" à volta, parece pertencer... mas não tem "cor"
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Dezembro 04, 2013, 10:16:30 pm
Bom, não sei o que estarás a fazer mal, mas, se ligaste tudo bem, isto é, a Nikon ao telescópio, selecionaste a M31 no comando da mini tower pro, selecionaste na Nikon modo Raw, exposição tipo 30 segundos ou mais, dependendo do tempo que a tua montagem te permita sem que haja arrastamento das estrelas, desligaste a compensação de exposição na máquina, desligaste também o pre-visualizar da imagem, para evitar a criação de artefactos na imagem; se tiveres disponível, também podes usar a opção de redução de ruído; usar um ISO não muito alto, até 1600;
Com tudo isto, deverias ter uma boa imagem, só uma coisa poderia estar a complicar as coisas, e será a focal longa do teu Mak, o que implica ter de efetuar exposições mais longas, que por sua vez trás alguns problemas, tais como, ruído nas imagens, arrastamento das estrelas(a menos que tenhas um sistema de autoguiagem ), etc.
Se o problema fôr mesmo a focal longa do Mak, podes sempre tentar um Iso mais elevado, com menor tempo de exposição; tenta, não perdes nada...
Outra coisa que também poderá ser? Tás a apontar para outro objecto...
 :)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Dezembro 06, 2013, 11:04:04 pm
Ainda andei ali para cima e para baixo e para a esquerda e para a direita, a ver se não havia "mais nada por perto"...

Vou tentar reduzir o tempo de exposição e aumentar o ISO... isso foi iso 800 e 30 segundos de exposição (a D60 não deixa fazer mais do que isso e ainda não encontrei um software que me permita entrar em tether com a máquina... parece que a D60 é muito complicada... como não tem live view, o mesmo MUUUUUUUUUUITO complicado é focar pelo retículo)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Dezembro 06, 2013, 11:10:58 pm
se fores ver a foto do jpcs79, a "curvatura" das estrelas faz o mesmo formato... mas como se fosse em "mega-zoom"

Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Dezembro 07, 2013, 03:46:59 am
Pois....neste caso, deve mesmo ser a focal longa. Quanto maior, mais dificil de conseguir uma boa exposição. Tenta com um ISO mais elevado, para ver se consegues melhor.
Para focar, já que não tem live view, aponta para uma estrela brilhante, e depois tens que ir por tentativas, tiras uma foto rápida e vês como está o foco, se precisares de ajustar, ajustas e tiras outra, e por aí adiante. Eu tive uma D40 e tinha o mesmo problema.
 :)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Dezembro 07, 2013, 03:40:48 pm
Sim... muitos testes ainda nesta fase... uma amiga minha tem uma nikon daquelas que até tem uma tampa com live view... (mod€rnices)... vou ver se a uso uma destas noites... e iso mais elevado...

o meu stress é às vezes ter arrastamento.... faço alinhamento a duas estrelas na mini tower mas aquilo nunca fica muito alinhado... acho que hoje vou tentar novamente... ;)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Dezembro 07, 2013, 03:41:50 pm
Mas depois de ver a foto do ajcs79, fico contente por perceber que até estou a fazer umas coisitas bem :)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Dezembro 07, 2013, 04:56:37 pm
Exatamente. O importante é ir tentando.
Em relação ao arrastamento das estrelas, só há um método eficaz, que é a guiagem; só não sei se a mini tower pro também pode ser guiada com programas específicos, tipo o PHD, porque é uma montagem alt-azimutal.
Podes sempre tentar, o programa é grátis.
 :)
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: AlphaMike em Dezembro 07, 2013, 08:47:24 pm
A mini tower tem essa cangalhada toda... o motor acompanha... a questão é o alinhamento não ser a 100%...

Bem... inté... vou para o frio... a ver se amanhã o DSS colabora com o que conseguir hoje...
Título: Re: As dúvidas do costume
Enviado por: Emanuel em Dezembro 08, 2013, 12:28:54 pm
Alpha...desculpa, mas a guiagem que o PHD efetua, é após o alinhamento da montagem;
Eu explico: o que se deve fazer inicialmente, é conseguir o melhor alinhamento possível na montagem; após isso, liga-se a cãmara e tubo guia que se vai utilizar para guiar o telescópio, à porta de autoguiding da montagem, e ao computador; depois, com o PHD em funcionamento, seguindo os passos aconselhados ( que se pode ver na net ), seleciona-se no programa uma autocalibração, e o que o PHD faz é comunicar com a montagem e verificar os erros periódicos dela , ou seja, básicamente para que lado ou lados, a montagem deixa arrastar as estrelas; após ter calculado isso, se os valores não forem exagerados ( dependendo de quão bom o nosso alinhamento inicial foi), o PHD começa automáticamente a seguir a estrela que nós selecionámos e corrige sempre que necessário; se os valores forem demasiado elevados, o PHD apresenta uma mensagem de erro e pára todo o processo.
Básicamente é isto, e independentemente da montagem que se tenha, o arrastamento das estrelas será visível, com maior ou menor tempo de exposição, de acordo com a qualidade da nossa montagem.
 ;)