Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - João Clérigo

Páginas: 1 ... 110 111 [112] 113
1666
Júpiter / Nova Mancha Vermelha em Júpiter
« em: Maio 27, 2006, 02:47:40 pm »
Olá a todos,

tem estado a criar-se uma nova Mancha Vermelha bébé em Júpiter, e já tem o nome de Grande Mancha Vermelha Júnior.


1667
Galactica Caffe /
« em: Maio 26, 2006, 07:55:22 pm »
Citação de: "Fil"
Ora aí está!
:arrow: O nada não existe! (não existe onde? no nosso universo, certo? não podemos afirmara nada sobre outra coisa que não está no nosso universo)

Mas a questão está... como se pode dizer que O Nada não existe? É que só de pensarmos que O Nada não existe estamos a dar-lhe existencia... isto é paradoxal.

Citar
:arrow: o universo expande-se no nada, ou seja está a levar a existência de algo para o sítio onde antes havia "nada"..  Isso parece-me querer dizer que o universo está a Criar algo..

Mas, como é que algo se pode expandir para onde não há nada? É que se o universo se está a expandir para aquilo a que chamamos o nada, então esse nada não pode ser NADA, tem de ser algo mais, um meio, uma energia, algo para onde a matéria do nosso universo tende a criar mais matéria.

Citar

:arrow: Se "nada" for energia, e "algo" for matéria, a fornteira do universo está a fazer uma mera "conversão/transformação"


Mas se o nada é energia, então o nada não pode ser nada, seria energia, certo :D ?

1668
Tópicos Bloqueados / Sessão de observação 26/05/2006
« em: Maio 26, 2006, 02:22:30 pm »
Olá a todos,

não esquecer, hoje, mais uma sessão de observação na Marinha Grande.
Os interessados, que ainda não saibam onde é o local de observação, dirijam-se até à nossa loja entre as 21:30 e 22:00.

1669
A Loja Galáctica / Geo-Referenciação
« em: Maio 25, 2006, 11:41:20 pm »
Olá a todos,

só para dizer que adicionamos ao nosso website da GALACTICA um mapa de Geo-Referenciação.

Todos os que quiserem participar no melhoramento do nosso GeoRef, poderá enviar informações sobre:

- Eventos a decorrer;
- Utilizadores (neste caso apenas o próprio e se estiver registado na loja);
- Observatórios (particulares ou não);
- Locais e Grupos (de observação);

A melhor forma de obter as suas coordenadas é usando um GPS ou o conhecido Google Earth.

1670
Olá a todos,

palestra que irá decorrer no dia 1 de Junho próximo no Auditório da  Universidade Fernando Pessoa, no Porto, sob o tema "O Imaginário Extraterrestre em Portugal no século XX", pelas 18 horas.

Especial obrigado ao Luis Ribeiro pela dica.

1671
Tópicos Bloqueados /
« em: Maio 22, 2006, 02:06:29 pm »
Olá a todos,

tal como estava agendado, decorreu mais uma sessão.
Observação é que foi impossível porque o S.Pedro, mais uma vez não quis cooperar, mas, tendo como apoio um observatório há sempre mais meios e a sessão nunca é perdida.

Substituiu-se a sessão de observação por uma sessão de esclarecimentos aberta ao público na sala multimédia do Observatório. Junto foto da sala um pouco antes da sessão ter começado.


1672
Tópicos Bloqueados / Sessão de observação 20/05/2006
« em: Maio 17, 2006, 07:38:55 pm »
Olá a todos,

já está agendada a próxima sessão de observação, dia 20 de Maio de 2006.

Desta vez a sessão não se vai realizar no mesmo local do costume, será desta vez na Lousã, Montemor, em conjunto com algumas actividades organizadas pelo Observatório Astronómico de Vila Nova (imagens aqui).

Como sempre, estão todos convidados a comparecer (levem os vossos equipamentos de observação!), as actividades começam às 18:00.


Nesta imagem ainda estava na fase final de construção.

1673
Votações /
« em: Maio 16, 2006, 03:43:22 pm »
Ainda sem confirmação nenhuma nem qualquer preço, a ideia será:

- T-Shirt Branca
- Logo aqui do Fórum, na Frente - Peito, Fosforescente
- Logo e/ou Imagem ainda não pensada, Costas, Fosforoscente

1674
Sugestões /
« em: Maio 16, 2006, 12:06:47 pm »
Boas,

parece ser uma boa ideia, mas é uma questão que comercialmente tem de ser bem pensada porque normalmente para que tenham um preço agradável é preciso fazer em quantidade.

Vou pesquisar um bocado melhor sobre isto e depois darei noticias.

1675
Galactica Caffe /
« em: Maio 12, 2006, 02:34:55 am »
Citação de: "joao marum"
... O que pode acontecer é que o universo vá desacelerando progressivamente tendendo para o infinito, ou seja, nunca parando nem retrocedendo. Toda a matéria incluindo galaxias, irá acabar infinitamente afastada, arrefecida e solitária  :oops:
 :cry:


Ok... vamos a concepções... Se consideramos "Universo" tudo aquilo que foi criado pelo Big Bang, então o universo de tudo o que existe é simplesmente aquilo que foi criado num dado momento.

Mas aquilo que realmente me dá cabo da "mona" é tentar perceber para onde, e onde se estende o Universo.

Ora se o Universo se estende (ou expande) em qualquer coisa (um meio), então essa "coisa" já era o Universo, já existia. Se ela já existia, ela já era um "Universo"... não será assim?

Mas agora imaginemos outro cenário, momentos antes da grande explosão... onde não havia Nada! E o problema complica-se aqui... na propria concepção "Do Nada". É que não podemos aceitar que O Nada exista, porque se aplicarmos esta regra O Nada passa a ser algo e portanto O Nada, passa a ser alguma coisa e por esta ordem de pensamentos... um próprio Universo.

Confuso?

E agora vem o Grande Explosão! O Universo é criado e começa a expandir-se... para e No Nada! Mas... se O Nada não existe, como pode algo ir para lá?

:)

1676
Galactica Caffe / O Fim do Universo
« em: Maio 11, 2006, 05:29:00 pm »
Olá a todos, ponho-vos aqui uma daquelas questões de "moer miolo".

O que há para lá da fronteira do nosso Univero?

- Será que o nosso Universo é infinito?
- Será que não há Nada?
- Outros Universos?
- Energia?

Venham daí as vossas opiniões...

1677
Montagens /
« em: Maio 10, 2006, 08:40:07 pm »
Olá.

O manual é bem explícito: "If you do not have an Orion SkyView Pro equatorial mount, this kit will not work with your telescope." - Página 3, 2º parágrafo.

http://www.telescope.com/text/content/pdf/IN_274_SVP_revB.pdf

Sim, eu sei, a SkyView Pro é muito, mesmo muito parecida com a EQ-5 da SW... mas efectivamente não são iguais, daí que o sistema GO-TO Intelliscope da Orion não é compatível com as comuns SW EQ-5's e respectivos clones. Sorry  :(

1678
Pó Estelar /
« em: Maio 10, 2006, 06:26:58 pm »
Espectacular essa animação.

1679
RPF aka FAQ / Actualizações Autostar
« em: Maio 10, 2006, 03:46:49 pm »
Rev.1.0. 2006-05-10

Problemas de Comunicação
Existe um BUG, pelo menos até à versão 4.3. do Autostar Update (ASU) Client Application para Windows, que impede a comunicação deste software com as portas COM.

Este BUG está relacionado com o instalador do programa (e isto levou um bom bocado a descobrir onde estava o problema). Acontece que, quem tem o Windows em PT, o programa normalmente é instalado por defeito em C:ProgramasMeadeAutostarSuiteUpdater, mas se ao clicar no atalho que é criado no Ambiente de Trabalho com o botão direito do rato e ir a Propriedades, tabulação Atalho, verão que em "Iniciar em" está escrito C:Program FilesMeadeAutostarSuiteUpdater. O que deve estar escrito é C:ProgramasMeadeAutostarSuiteUpdater.

Com isto corrigido, o programa passa logo a comunicar bem com qualquer Autostar. Quem estiver a usar o Windows em Inglês não notará este problema de comunicação a ocorrer.

1680
RPF aka FAQ / Limpar Superfícies Ópticas
« em: Maio 07, 2006, 10:02:28 pm »
[Rev.1.1 de 2006-05-08]

Sempre, mas só sempre que necessário, é que se deve proceder à limpeza das superfícies ópticas dos instrumentos, e só quando a camada de pó comece a fazer notar que a prestação óptica do aparelho está a diminuir.

A razão pela qual se deve evitar efectuar este tipo de limpezas, é que porque cada vez que se inicia este procedimento, estaremos a por em rico a qualidade original da superfície logo à partida em dois pontos: 1 - por cada limpeza estaremos a degradar as camadas de protecção; 2 - há sempre o risco acrescido de poder haver um descuido e danificar a superfície óptica.

Pequenas Superfícies
Para limpar as superfícies ópticas de pequenas superfícies ópticas, como as de oculares, lentes barlow, espelhos secundários, binóculos e pequenos refractores até 120mm, temos hoje em dia trabalho mais facilitado graças às Lenspen. A Lenspen não é nada mais, nada menos do que uma caneta com duas pontas distintas, de um dos lados tem um pincel suave, do outro uma borracha com um feltro especial que tem um composto baseado em carbono não líquido. O processo de limpeza é simples quando usado em conjunto com uma pêra de sopro.

Primeiro, deve-se soprar os com a pêra, para remover os detritos soltos. De seguida deve-se escovar com o pincel da Lenspen para arrancar as poeiras que estejam mais agarradas. Soprar de novo. Devemos repetir este processo quantas vezes for necessário até que não hajam detritos visíveis.

Agora, rodamos a tampa da Lenspen que protege a borracha uma ou duas vezes. Tiramos a tampa e vamos usar a borracha. Deve-se sempre começar a limpar desde o centro para as extremidades e em movimentos circulares. Quando notarmos que a borracha já não surte efeito a limpar, coloca-se a tampa de novo (sopra-se com a pêra) roda-se de novo mais uma ou duas vezes e voltamos a aplicar a borracha na lente, novamente desde o centro para as extremidades.

No fim, poderão sempre restar pequenos detritos negros, deixados pela Lenspen, resultado do próprio sistema de limpeza se basear carbono, que se removem com uma rápida sopradela com a pêra de sopro.


Grandes Superfícies
Para limpar espelhos primários ou pratos correctores acima dos 120mm, o uso da Lenspen deixa de ser prático e é um pouco (e rapidamente danificará a Lenspen), excepto se pretendermos limpar uma pequena porção de toda a superfície. Assim, a técnica de limpeza passa a ser diferente.

Antes de começar-mos é bom lembrar que para limpar um espelho ou um prato corrector, se possível deveremos faze-lo sempre com a peça retirada do próprio telescópio, para que o manuseamento seja mais fácil e seguro. Prepare uma bancada de trabalho (numa cozinha por ex.) e coloque uma toalha (de preferência que não deite nem pelos nem pó) para servir de assento macio para o espelho se for o caso. O uso de luvas de borracha (daquelas tipo médico ou C.S.I.) é também um acessório indispensável para os toques acidentais na superfície (assim não ficam lá as impressões digitais).

A primeira parte do processo começa sempre como o das lentes usar uma pêra de sopro em conjunto com um pincel para retirar os detritos maiores. De seguida vamos ao banho.

Depois do primeiro processo de remoção de detritos, vamos agora passar com o espelho por água corrente, deixe o fluxo de água correr directamente em cima do espelho à vontade em toda a superfície durante uns minutos.

Agora vamos usar algodão embebido em álcool comum desnaturado e diluído a cerca de 50% em água destilada (nunca deite estes líquidos directamente sobre lentes ou espelhos, use-os sempre embebidos de preferência em algodão).

Se não quiser usar álcool, pode usar simplesmente a água destilada, mas poderá não atingir os níveis de limpeza desejados. Assim, utilizando o algodão, limpe com movimentos circulares desde o centro para o bordo. Pode em alternativa usar um pano, mas, certifique-se sempre de que o pano está sempre muito bem limpo e sem qualquer outro tipo de impurezas abrasivas, que se na presença destas, poderá danificar a óptica permanentemente.

Nunca use o mesmo pedaço de algodão (ou pano) após cada passagem na superfície óptica. Depois de cada passagem com o pedaço de algodão, este pode acumular algumas impurezas, que durante a segunda passagem poderia riscar a superfície óptica. Por isso o uso do algodão de maquilhagem é o melhor porque já vem em discos separados que são fáceis de descartar.

Se usou o álcool verá que o processo de secagem será muito rápido, mas se quiser efectuar uma secagem ainda rápida poderá usar um secador, colocado na função de frio.

Para melhor limpeza e manutenção do seu equipamento, refira-se sempre, se possível, pelas indicações dos manuais dos equipamentos.

Páginas: 1 ... 110 111 [112] 113