Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Emanuel

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 94
31
Telescópios / Re: Telescópio Maksutov MC 127/1500
« em: Julho 22, 2015, 08:31:52 pm »
Bem, depende daquilo que queres fazer! Eu explico: entre um telescópio de 127mm de diãmetro e um de 130mm, a diferença é praticamente imperceptivel, 3mm de diferença não se notam, agora o que realmente faz a diferença é a distãncia focal!
Qualquer um dos dois, te pode mostrar todos os objectos do céu nocturno, mas porque um tem uma distãncia focal longa, o maksutov, de 1500mm, quer dizer que foi construído propositadamente para a observação planetária, porque aqui o objectivo é ter ampliações altas, que são possíveis porque são objectos muito próximos de nós, e mesmo com poluição atmosférica é possível utilizar ampliações altas;
Pelo outro lado, o de 130mm, do tipo newton,por ter uma focal curta, de 650mm, é mais indicado para os objectos chamados de céu profundo, como as galáxias e nebulosas. E porquê? Porque como são objectos difusos, requerem mais tempo para ser vistos, ou melhor, para se fazer fotos deles, e quanto menor fôr a distãncia focal, mais rápidamente se consegue uma imagem desse objecto, além de que, em muitos casos são objectos que ocupam bastante espaço na ocular e com uma focal curta é possível ter um campo de visão mais amplo,entendes?
Por isso tens de decidir qual tipo de observação preferes, planetária ou de céu profundo, ou então ficar a meio dos dois, escolher por exemplo um newton de 6 ou 8 polegadas com distãncia focal F/6 ou F/8 e desta forma ficas muito bem servido!
Um abraço😀

32
Telescópios / Re: Telescópio Maksutov MC 127/1500
« em: Julho 20, 2015, 07:54:48 pm »
Olá , tudo bem?
Olha, desculpa ninguém te ter respondido mais cedo, mas a verdade é que desde que foi criada uma página de astronomia no facebook, este fórum quase morreu.
Bom mas, com o teu Maksutov de 5 polegadas vais poder ver muitas coisas do céu profundo, galáxias ou nebulosas, o que é importante é não ter muitas expectativas, porque apesar de ser um telescópio de 5 polegadas, este telescópio foi criado mais concretamente para observação planetária.
Assim sendo, tens aqui alguns exemplos do que poderás ver a nível planetário:

http://www.youtube.com/watch?v=9yZsacIm8ao

http://www.youtube.com/watch?v=20usHzBzizg

http://www.youtube.com/watch?v=KtajAEQMRjE

http://www.youtube.com/watch?v=qbg_a8U2bMA

http://www.youtube.com/watch?v=2AI3Xaa-mVQ

Como podes ver, com um pouco de prática, pode-se ver e fazer bons vídeos e imagens com este telescópio.
Abraço 😊





33
Galactica Caffe / Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« em: Junho 22, 2015, 09:07:57 pm »
O campo de visão aparente ou FOV, será os 6,8 graus que estão mencionados nas especificações dos binóculos.
A distãncia focal é a mesma coisa que num telescópio, o problema é que num telescópio tem sempre a sua distãncia focal descrita, ou em mm ou em F, tipo F/6; nos binóculos normalmente não vem, eu deduzo que possa ser 500mm, por ser um 10X50mm, mas não tenho mesmo a certeza de como se calcula a distãncia focal nuns binóculos.
Essa medida que mencionas, de ver a 1000 metros, desculpa que te diga, mas é um dos típicos truques de marketing para enganar o cliente. Qualquer binóculo ou telescópio vê a 1000 metros ou muito mais longe, aquilo que não se diz é que os objectos que se vão poder ver são minúsculos ou têm ampliação suficiente para ver detalhes.
A paragem de campo, ou do Inglês field stop, é tipo um diafragma, que controla a quantidade de luz que entra na objectiva; isto é mais utilizado em máquinas fotográficas, em determinados tipos de foto; neste caso é melhor ficar com valor 0.
Abc

34
Galactica Caffe / Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« em: Junho 22, 2015, 08:17:05 pm »
Ora essa, nada de desculpas. 😜
Sinceramente também não sei, mas encontrei uma página em Inglês, onde fazem a mesma pergunta, com uns binóculos muito parecidos aos que mencionas. Tenta colocar os mesmos valores, provavelmente funcionará bem.

http://sourceforge.net/p/stellarium/discussion/278769/thread/3e543960/

Ah, e o stellarium também tem uma página de ajuda, dá uma vista de olhos.

http://www.stellarium.org/wiki/index.php/Oculars_plugin

Abc 😃

35
Excelente informação,como sempre, amigo Guilherme. 😊
Um abraço

36
Galactica Caffe / Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« em: Junho 20, 2015, 08:44:14 pm »
Ahhhhhh, aha aha aha aha , não é Samuel, é parecido, é Emanuel, eh eh eh😆
A página do facebook chama-se Astronomia-Portugal, foi criada pelo Cristóvão Cunha, que eu conheço pessoalmente, uma pessoa impecável!
Regista-te lá que vais encontrar muito maluco das estrelas, assim como eu. 😜
Um abraço 😃

37
Galactica Caffe / Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« em: Junho 19, 2015, 10:17:53 pm »
Não, não é impressão tua, o fórum está mesmo......diria eu que quase morto, e a culpa é do facebook!
Criou-se uma página de Astronomia no facebook, e simplesmente as pessoas deixaram de vir aqui consultar as mensagens!
A ISS? Descarga o Stellarium, que o programa tem uma opção para satélites, em tempo real, e ficas a saber exactamente quando passa a ISS.
Abc 😊

38
Fotografia e Imagem / Re: Lua, Vénus, Júpiter e Régulus
« em: Junho 19, 2015, 10:13:52 pm »
Xpectáculo João! Que inveja tenho de não poder fazer umas fotos! Xiiii 😄

39
Dúvidas na Compra / Re: 1º Telescopio
« em: Junho 19, 2015, 10:11:14 pm »
Enviei mensagem. 😃

40
Galactica Caffe / Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« em: Junho 18, 2015, 07:57:12 pm »
Com tripé ajuda bastante. Para procurar objectos, eu uso bastante o stellarium, muito bom, e funciona em tempo real.
Se o quiseres, vais a www.stellarium.org , é grátis! 😊

41
Galactica Caffe / Re: O que poderei ver com binoculos!!!
« em: Junho 17, 2015, 08:32:41 pm »
Olá, bem vindo ao forum! :)
Bem, para começar, não sei quem indicou os binóculos, mas se calhar, não soube dar as devidas indicações.
Quando se inicia a Astronomia, realmente os binóculos são o primeiro instrumento que se deve utilizar, aliás, para começar nem se deve utilizar nenhum instrumento, deve-se pegar num bom mapa estelar, e tentar aprender a conhecer as constelações e principais objectos do céu nocturno.

Depois então, deve-se apostar nuns binóculos, mas deve-se escolher uns que tenham uma ampliação razoável, tipo 7X50mm ou talvez 10X50mm, sempre binocular, porque o objectivo dos binóculos é poder observar campos estelares, com mais alguma ampliação, e utilizando os dois olhos, que torna a observação muito agradável. Devem ser relativamente leves, daí se escolher 7X50mm ou 10X50mm, que são relativamente leves, caso contrario, começam a pesar nos braços.
Pode-se obviamente utilizar um tripé, mas com essa ampliação, ao fim de pouco tempo, os objectos saiem fora do campo de visão.

Além disso, as lentes devem ter tratamento anti-reflectivo,e um bom tratamento anti-reflectivo.Por norma, basta olhar para as lentes de lado, se tiverem uma típica côr violeta, então têm o tratamento correcto, com côres tipo verdes, amarelos, vermelhos, etc, é sempre de duvidar.

Esse monóculo que compraste, realmente não foi boa escolha, porque nem são binóculos, nem é telescópio, é assim uma coisa no meio, sabes? O problema é que tem muita ampliação para se poder observar sem tremer a imagem, coisa que não acontece com os binóculos normais, como têm ampliação baixa, é fácil de observar com eles, além de que para encontrar um objecto e conseguir que fique no campo de visão, com 20X de ampliação, não é muito confortável.

Básicamente, 20X de ampliação não te mostra muito, as crateras da Lua, qualquer coisa dos planetas maiores, tipo perceber que o objecto que observaste era Saturno, porque conseguiste detectar o que parecia um anel à volta de algo muito luminoso; talvez observar as fases de Vénus, os satélites de Júpiter, e depois conseguir observar os enxames de estrelas mais brilhantes, alguma galáxia ou nebulosa mais brilhante, e neste caso só vais conseguir vêr uma mancha difusa e pouco mais.

Quando se quer passar para outro nível e observar com mais detalhe, então aposta-se num bom telescópio, e aí sim, a observação torna-se muito mais interessante.
Espero que tenha ajudado em alguma coisa.
Um abraço  :)

42
Dúvidas na Compra / Re: Compra 1º Telescópio
« em: Maio 27, 2015, 08:28:50 pm »
Ora essa, sem problema.
Acho que não te vais arrepender, o Celestron é um bom telescópio.
O filtro solar deve ser sempre usado na objectiva e não na ocular. O objectivo é diminuir drásticamente a intensidade e a "potência" da luz do sol , quando aumentada por um espelho ou lente, o que pode provocar queimaduras horríveis. Quem nunca experimentou queimar uma folha de papel com uma lupa? Ai está um bom exemplo do que pode acontecer.
Um abc 😃

43
Dúvidas na Compra / Re: Compra 1º Telescópio
« em: Maio 24, 2015, 08:37:46 am »
Olá David, bem vindo ao fórum.😊
Olha, se o principal interesse é observar planetas, então o Maksutov é a escolha ideal, pelo simples fato de ter a maior distãncia focal, que é o indicado para obsevar detalhes nos planetas, se bem que será nos mais próximos, como Júpiter, Saturno, Marte e Vénus.
Dos outros telescópios que mencionas, o Omegon, é fraquinho, não só o tubo òptico, de 114mm, mas principalmente a montagem: uma equatorial 1 é mesmo fraquinha, qualquer toque ou uma brisa de vento, faz com que trema e demore muito tempo a estabilizar, e por sua vez a observação é um pouco aborrecida; o Celestron Astromaster é um bom telescópio, e aqui é que tens de decidir: por ter uma distãncia focal mais curta, é melhor para os objectos do céu profundo, como as nebulosas e galáxias, mas também não é mau nos planetas; tem um espelho um pouco maior que o Maksutov, mas a diferença nem se nota; no entanto nos planetas o Mak é melhor.
Filtro? Para o Sol? Bem, se vais mesmo fazer observação Solar direta, ou seja observar MESMO na ocular, só existe uma maneira segura, isto, se fores utilizar, por exemplo, o Maksutov, que é comprar um filtro solar . Porque digo eu isto? Porque há alternativas muito mais baratas, a muito popular folha de Baader, que parece uma folha de alumínio, e que se adapta à objectiva do telescópio. Neste caso, seria melhor fazer observação de projecção, ou seja, projectar a imagem do Sol numa parede branca e observar desta forma. Um bom filtro Solar, é bastante mais caro que a folha de Baader, não te vou recomendar nenhum, pelo simples fato de que eu, não observo o Sol, desde há muitos anos. O que tens que ter em mente, é que,se te enganares quando estás a observar o Sol na ocular, só te enganarás uma vez, a primeira e a última, porque o Sol, pode-te cegar instantaneamente.
A outra forma? É comprar um telescópio solar, construido apenas para esse efeito! São é telescópios bastante caros.
Um abraço 😀

44
Dúvidas na Compra / Re: Compra de Telescópio
« em: Março 30, 2015, 08:40:53 pm »
Sim, este telescópio já poderá ser um bom instrumento de iniciação, além de que tem um preço relativamente acessível. 5 polegadas já é um tamanho que permite visualizar os planetas com mais detalhe, mas o que eu quero focar é que muitas vezes, a técnica de observação, sobrepõe-se ao tamanho. Eu explico:
Falando de planetas, existem algumas coisas importantes a saber, por exemplo, de todos os planetas do nosso sistema solar, com telescópios amadores, básicamente só podemos aspirar a observar, com algum detalhe, os planetas mais próximos, Júpiter, Saturno e Marte; Vénus tem dois inconvenientes, muitas vezes demasiado brilhante e atmosfera coberta de nuvens o que impossibilita a observação da superfície;o interesse em Vénus, é observar as suas fases, que tem iguais à da Lua;Mercúrio anda sempre demasiado próximo do Sol, razão pela qual é um desafio observá-lo e sempre como um ponto brilhante, porque é muito pequeno;todos os outros planetas, Ùrano, Neptuno e Plutão , estão demasiado longe para poder vêr alguma coisa.
Depois, para a observação dos planetas, não se deve observar quando estão próximos do horizonte, porque a maior quantidade de atmosfera que a luz deles tem de atravessar, faz com que tenha muita turbulência na imagem e consequentemente perca detalhes visíveis;
Além disso, em Marte, só se torna interessante a sua observação, quando o planeta está em conjunção, ou seja, quando a òrbita de Marte se encontra no ponto mais próximo da òrbita da Terra, caso contrário, por ser um planeta pequeno, é bastante difícil vêr detalhes na sua superfície.
Esse telescópio, da Americana Celestron, pode muito bem ser uma boa escolha, porque, como disse, tem um preço acessível, tem montagem equatorial, e é muito portátil, fácil de levar para qualquer lado. A montagem poderá também ser motorizada no eixo da ascenção recta, o que é essencial para se poder fazer astrofotografia.
Não sei onde viste este telescópio, mas se tem o preço que eu penso, talvez se consiga arranjar melhor, no mercado de usados. Já pensaste nisso?
Abc 😃

45
Dúvidas na Compra / Re: Compra de Telescópio
« em: Março 28, 2015, 05:47:00 pm »
Olá novamente. Desculpa só responder agora, mas estive fora de casa e sem acesso à net.
Ora bem, isto é um negócio um pouco ingrato, eu explico:
A Lua é um objecto ingrato, quando nos iniciamos na observação astronómica é um espectáculo, grande para observar, com muitos detalhes, crateras , planícies, etc. Mas, após algum tempo, começa a ser um incoveniente. Porquê? Porque é muito brilhante, e todos os outros objectos, principalmente de céu profundo, tipo as galáxias e nebulosas, entre outros, são ofuscados pelo brilho excessivo da Lua. Qual a solução? Esperar pelas noites sem Lua.

Digo isto para te dizer que em observação astronómica, a Lua não é referência, porque apesar de ser obviamente um objecto do céu nocturno, está demasiado próxima de nós, o que faz dela um alvo extremamente fácil, até mesmo para o mais simples instrumento.

Aumentar o tamanho do telescópio, ou do espelho como referes, pode ser a solução para poder observar melhor os outros planetas, mas não te deixes levar por aquilo que nós chamamos de febre do tamanho, ou seja, o querer cada vez mais um telescópio maior. O resultado disso, é que esse telescópio grande, vai se tornar um entrave, porque é demasiado grande para carregar de um lado para o outro, e vai acabar por não ser utilizado, a menos que tenhas um observatório permanente.

O melhor mesmo é escolher um telescópio que possas utilizar vezes sem conta com pouco esforço.
Mesmo um telescópio grande, tipo um de 10 polegadas ou maior, mostra-te algum detalhe em planetas tipo Júpiter ou Saturno, mas em Vénus só te mostrará as fases do planeta, porque que o próprio planeta está envolvido numa camada espessa de nuvens, não sendo por isso possível a observação de detalhes da superfície do planeta, nem mesmo com os maiores telescópios terrestres.

Na minha modesta opinião, um Dobson de 6 ou 8 polegadas será o ideal, se a idéia fôr só observação; se fôr com idéia de mais tarde fazer astrofotografia, então um newton de 6 ou 8 polegadas será o mais indicado; são grandes o suficiente para mostrar muitos detalhes e portáteis o suficiente para levar para qualquer lado. Um refractor de 4 ou 5 polegadas com montagem equatorial também pode ser uma boa escolha.
A melhor maneira de vêr detalhes de qualquer objecto, excepção à Lua, é através da fotografia, sem comparação possível.
Por isso, na escolha de um telescópio, é mais importante ter em atenção à qualidade do mesmo e á sua portabilidade, do que ao seu tamanho, e eu falo por experiência própria, já tive vários telescópios e actualmente tenho apenas um, um refractor de 4 polegadas, mais propriamente de 106 mm,com montagem equatorial e estou super contente com ele.
Um abraço😄

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 94