Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Fil

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 175
16
Actividades e Eventos / Re: Encontro de AA em Dornelas dia 25 de Junho
« em: Junho 16, 2011, 02:59:30 pm »
Ena, isso é que vai ser meter inveja aos NovaIorquinos!.. Um céu melhor que a "Maçã Grande" :)
Nesse fim-de-semana vou estar um bocado longe daí. :( Mas espero que não vos falte nada, e o encontro corra bem!

17
Montagens / Re: montagem equatorial - o inicio
« em: Junho 16, 2011, 02:53:53 pm »
Pois, é mais ou menos isso..

Muito resumidamente o processo baseia-se em apontar para um sítio que se saiba as coordenadas para as marcar na montagem, e depois rodar o telescópio até às novas coordenadas que nós queremos apontar. Isto subentende que a montagem está bem alinhada.

Vou tentar decompor o problema em sub-problemas, cada um com a sua solução. resolver o problema principal será só juntar as várias soluções pela ordem conveniente :)

Para se apontar para umas coordenadas, é necessário que a montagem esteja "sintonizada" com céu, e que as coordenadas que ela marcar correspondam às coordenadas que lá vemos. Para isto, é obrigatório que a montagem esteja alinhada com o polo (também chamado "em estação"). (Ver assuntos relacionados com alinhamento de montagens equatoriais)
Além disto será necessário fazer coincidir as coordenadas do céu com as que a montagem tem: isto faz-se, apontando a um objecto com coordenadas conhecidas, e "marcando-as" na montagem (ajustas os círculos graduados até que as coordenadas batam certo). (ver assuntos sobre uso e interpretação de círculos graduados).
Como vai haver sempre um errozito associado, convém fazer isto em objectos perto os dos outros.
Depois, para ir até às coordenadas que queremos, é só rodar o telescópio até que as coordenadas que a montagem lá tem marcadas sejam as desejadas.

Para alinhar as montagens, há uma grande variedade de soluções. Algumas podem obrigar que se tenha o buscador polar bem alinhado com a própria montagem, e pode ser necessário fazer isso também..  Isto é coisa que é feita uma vez e raramente se volta a mexer se deixarmos o buscador polar bem preso à montagem.
O alinhamento da montagem tipicamente é feito uma vez por noite de observação.
O apontar a estrelas de coordenadas conhecidas pode ser feito algumas vezes por noite, quase tantas como objectos observados recorrendo a coordenadas, se estiverem muito distantes uns dos outros no céu.

18
Concursos / Re: Concurso relâmpago: Lua e Eclipse
« em: Junho 16, 2011, 02:36:59 pm »
Eu também só vi um pouco de lua, não cheguei a fotografar nada..  O dia de ontem não me deixou com cabeça para fazer alguma coisa de jeito. O que eu queria fazer, requeria tempo de preparação..  Fica para o próximo eclipse..
Em Setembro de 2015 é que vai ser bom! Eclipse total, fim-de-semana, Sábado para Domingo, ao final da noite, e vê-se o percurso todo do 1º ao último contacto!

19
Efemérides / Re: Eclipse da Lua em 15-06-2011
« em: Junho 13, 2011, 02:42:27 am »
Vamos assistir em Portugal já à Lua nascer durante o eclipse. Quem não souber do eclipse precisa de estar atento para ver a Lua no céu nocturno :) E poucas pessoas deverão estranhar uma noite mais escura em altura de Lua Cheia! :-)

20
Concursos / Concurso relâmpago: Lua e Eclipse
« em: Junho 13, 2011, 02:39:01 am »
Surpresa! Não estavam a contar com um concurso agora, pois não? Até ao Final desta semana fica aberto este concurso para fotos da Lua com ou sem eclipse!
O formato mantém-se face aos outros concursos:
Foto de qualquer tamanho (se for fornecido o link para ela), mas a que ficar colocada aqui no fórum deve ser pequena o suficiente para caber nos monitores dos portáteis pequeninos e bons de levar para o campo! Ou seja, 640x480!
A diferença é que este concurso diz respeito só a fotografias tiradas entre hoje (segunda-feira, 13 de Junho) e Domingo (dia 19 de Junho) inclusive.

Ah! Ser eu a mandar nos concursos é fixe para pregar partidas destas à malta! Vamos lá ver as fotografias que aparecem!
Valem as mais variadas composições, desde que apareça a temática da Lua, ou do eclipse (sombra da Terra projectada em alguma coisa: tipicamente a Lua) :-)

21
Astrofotografia: Digital / Re: SN2011 dh em M51
« em: Junho 11, 2011, 11:15:29 pm »
Ela está a ficar mais brilhante, está! :) Até onde chegará ela ?

22
Astrofotografia: Digital / Re: M33 - 20101018
« em: Junho 08, 2011, 10:59:24 pm »
Está bonita, sim senhor!

23
Telescópios / Re: Novo telescopio
« em: Junho 06, 2011, 02:41:09 pm »
Se for, há que ter em conta que serve para coisas brilhantes, como estrelas múltiplas, ver satélites de Júpiter, uns anéis pequeninos em torno de Saturno, ver cor em planetas, e claro olhar a Lua!..

24
Astrofotografia: Digital / Re: SN2011 dh em M51
« em: Junho 06, 2011, 11:35:12 am »
Pois.. Eu não posso dizer isso ainda.. Estava lá, mas mais preocupado em testar coisas novas..  Fotografei na noite seguinte..

25
Actividades e Eventos / Re: Encontro de AA em Dornelas - Guarda
« em: Junho 04, 2011, 07:09:42 pm »
A meteorologia aponta que a coisa vai melhorar :)
Fica um pouco fora de mão para mim, mas espero que corra bem!

26
Montagens / Re: Alinhamento com SynScan em EQQ3-2 da SW
« em: Junho 04, 2011, 07:07:34 pm »
Bom, sendo uma montagem equatorial, não aparecer a polar é tão lógico como não aparecer a "Sigma Octans", se estiveres no hemisfério Sul. :) Estas estrelas estão tão perto do eixo de rotação da montagem (vulgo eixo de rotação da terra) que pouco adianta! O "fixe" para o algoritmo é apanhar assim umas razoavelmente bem espaçadas no céu, que estejam assim longe do horizonte, e não se aproximem dos polos.  Coisas que vão desde Vega, Altair, e Deneb, ou não estivéssemos nós na altura do triângulo de Verão...  Bom, ok, se calhar ao início da noite é complicado para o Cisne e a Lyra..

Mas não tens forma de dizer ao SynScan "epá, temos pena, mas estas são as estrelas que há, desenrasca-te!" ? É estranho isso.  É que senão, pega nuns binóculos, e depois usa um buscador óptico.. É a forma mais viável de ver mais estrelas em céu "menos bom"....  Agora esse SynScan devia no mínimo sugerir as estrelas mais brilhantes das constelações..

27
Epá, es concurso foi assim um bocadito fraco.. Não tenho nada contra a foto do João Clérigo, não fosse só ter sido a única entrada no concurso..  É certo que a ideia de fotografar planetas que só se vêm quando há mau tempo, ou é demasiado cedo para acordar, é um bocadito pobre.. Mas estava à espera de ver mais coisas :)

28
Andámos com mau tempo que fartou, e não deu para fazer muita coisa a muita gente.. Faz todo o sentido exteicar o concurso até dia 15 agora deste mês, mas isto anda muito fraco de participação :)
Falta uma semaninha para se tirarem fotos aos planetas! Toca a levantar cedo, vá! Aproveitar o bom tempo :)

29
Astrofotografia: Digital / Re: Maior Lua em quase 20 anos! (imagens)
« em: Março 21, 2011, 06:34:16 pm »
Que belas Luas!
E parabéns pela foto ao lado da do D. Peach :)

30
Sugestões / Re: Sugestão novo fórum
« em: Março 17, 2011, 12:34:50 am »
Por acaso há também.. Está é menos acessível..
No Perfil, o 3º link é "mostrar Mensagens"
deve ser algo como "http://forum.galactica.pt/index.php?action=profile;area=showposts"

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 175