Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - PauloSantos

Páginas: [1] 2 3 ... 103
1
Diversos / Re: A Primeira Calculadora Astronómica
« em: Setembro 17, 2007, 08:45:59 pm »
Citação de: "Fil"
tens que pôr a imagem online antes de a incluir entre tags ..
Para anexares mesmo, tens de carregar na "tab" azul em baixo da caixa de texto, que diz "Enviar Anexo", ao lado de "Opções"..
Exactamente.
O q fizeste foi simplesmente colocar o link da imagem no teu pc entre as tags. a imagem tem q estar online :)
Cumps

2
Actividades e Eventos / Re: Grupo de observação em Leiria?
« em: Setembro 17, 2007, 02:49:48 pm »
Boas.
O pessoal da loja da Galáctica costuma encontrar-se por aí. É uma questão de falares ou esperares pela confirmaçao do jaclerigo ;-)
Cumps

3
Diversos / Re: A Primeira Calculadora Astronómica
« em: Setembro 17, 2007, 01:49:53 am »
Citação de: "Rui Padrão"
Provavelmente tb estão com um tamanho grande demais para o fórum.

Tenta fazer um rezise para 640x480 pixeis em qualquer programa de edição de imagem e vais resolver os 2 problemas ao mesmo tempo: tamanho e espaço em disco.
Nem mais.
Venham de lá essas fotos ;-)
Cumps

4
Notícias / Análise de uma estrela parasita estranha
« em: Setembro 15, 2007, 12:51:18 pm »
Os astrónomos detectaram uma estrela morta em rotação que se está a alimentar da sua companheira, reduzindo-a a um objecto menor que alguns planetas.

"Este objecto é pouco mais que um esqueleto de uma estrela," disse Craig Markwardt do Goddard Space Flight Center da NASA em Maryland. "O pulsar já comeu o invólucro exterior da estrela e aquilo que resta é o núcleo rico em hélio."

"Os pulsares são os núcleos de estrelas de neutrões que giram a centenas de rotações por segundo, muito mais rapidamente que uma trituradora."

O sistema, conhecido como SWIFT J1756.9-2508, foi descoberto no início de Junho quando os satélites Swift e Rossi X-ray Timing Explorer (RXTE) detectaram uma erupção de raios-X e raios gama na direcção do centro da Via Láctea na constelação de Sagitário.

A pequena companheira orbita a sua companheira parasita a uma distância de cerca de 400.000 km, o que é aproximadamente a distância da Terra à Lua, embora esta determinação tenha alguma incerteza. De acordo com as leis de Kepler, a sua massa estimada é de apenas cerca de 7 vezes a massa de Júpiter, mas poderá ser um pouco maior. Ao contrário de três objectos planetários encontrados em torno de um pulsar em 1992, os cientistas não consideram que o novo objecto possa ser um planeta devido ao modo como se formou.


Impressão de Artista da SWIFT J1756.9-2508.
Crédito: Aurore Simonnet/Sonoma State University.


"Trata-se essencialmente de uma anã branca que foi "emagrecida" até uma massa planetária", disse Christopher Deloye da Northwestern University, um dos membros da equipa.

Os cientista crêem que há vários milhares de milhões de anos o sistema seria constituído por uma estrela muito massiva e outra mais pequena de cerca de 1 a 3 massas solares. A estrela maior evoluiu rapidamente e explodiu como uma supernova produzindo um resto estelar conhecido como estrela de neutrões. Entretanto, a estrela mais pequena começou a evoluir também, tornando-se uma gigante vermelha cujo invólucro mais exterior envolveu a estrela de neutrões.

Isto fez com que as duas estrelas se aproximassem uma da outra ejectando simultaneamente o invólucro da gigante vermelha para o espaço.

Após milhares de milhões de anos, pouco resta da estrela companheira e não é claro se esta sobreviverá. Hoje os dois objectos estão muito próximos um do outro e a estrela de neutrões aspira gás da sua companheira formando um disco de acreção em torno de si. O disco ocasionalmente liberta grandes quantidades de gás para a estrela de neutrões produzindo erupções de energia como a detectada em Junho.

Este sistema foi estudado detalhadamente em dois trabalhos que serão publicados em breve na Astrophysical Journal Letters.

O sistema é apenas o oitavo pulsar com um período de milissegundo que se sabe acretar massa de um pequeno companheiro. Destes, apenas o pulsar XTE J1807-294 tem uma massa mínima de dimensões semelhantes às do SWIFT J1756.9-2508.

Fonte: Centro Ciência Viva Algarve

5
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Setembro 15, 2007, 12:35:49 am »
Citação de: "Valdemar"
Quanto a observações... tenho o XT8, comprado em Fevereiro, mas estou a curar uma má experiência, traumatizante diria até, que aconteceu com um grupo aqui de Coimbra.  Mas nunca aqui falei nisso e não quero falar agora, pode ser que pessoalmente consiga adiantar mais algo.

Valdemar, temo q vás ter q contar esse episódio... Acho q toda a gente aqui ficou curiosa :s
Estamos aqui p partilhar qq tipo de experiências, boas ou más. Boas é p continuar, más é aprender e saber como evitá-las futuramente. Já sabes q podes contar com o nosso apoio e qui ça, isso não irá ser bom p ti?
Cumps

6
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Setembro 14, 2007, 08:46:49 pm »
Citação de: "rogercrespo"
p.s - as apresentações também servem para isto...  :-D
Aí é q está rogercrespo. É obvio q ninguém é obrigado a partilhar a sua identidade. Só o faz quem quer. Mas na maioria dos casos acaba por ser favorável p quem se apresenta, principalmente pela questão das localidades. Há a possibilidade de colocarmos esta caracteristica no perfil mas infelizmente não é mt usada e é nestas ocasião q ficamos a saber q temos um amigo bem próximo.
Ah, e bem vindo Rui ;-)
Cumps

7
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Setembro 13, 2007, 08:53:34 pm »
Ora essa. Estamos todos aqui p ajudar e ser ajudados tb ;-)
Sê bem vindo vizinho. Afinal estamos a uma dezena de km de dstância ;-)
Cumps

8
Diversos / Re: [SOFTWARE] GoogleSky
« em: Setembro 13, 2007, 08:51:45 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Nota: Isto ainda não vem divulgado em lugar nenhum, mas se carregarem em CTRL + A ou CTRL + ALT + A entram directamente num Simulador de Voo. Ficam a partir desse momento com mais uma opção no menu que diz, Simulador de Voo.

Por acaso já conhecia essa dica 8)
Cumps

9
Dúvidas na Compra / Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« em: Setembro 13, 2007, 01:42:46 pm »
Olá deborah.
Bem vinda a este forum. Se puderes faz-nos uma breve apresentação tua neste tópico: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?f=2&t=10

Infelizmente a compra acertada de um telescópio não é tão linear como gostarias.
Aconselho-te a dar uma vista de olhos neste tópico: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?f=45&t=1281

Cumps

10
Notícias / Dawn a um passo de viagem até cintura de asteróides
« em: Setembro 13, 2007, 12:43:32 pm »
A sonda Dawn completou a viagem de 25 km do Centro de Operações Espaciais Astrotech em Titusville, Flórida, para a pista 17B de Cabo Canaveral. O período de lançamento da Dawn, a odisseia de oito-anos e mais de 5 mil milhões de quilómetros até ao coração da cintura de asteróides da NASA, abre a 26 de Setembro.

"Daqui, o único caminho é para cima," disse Keyur Patel, líder do projecto Dawn no JPL da NASA em Pasadena, Califórnia. "Estamos ansiosos em separar a Dawn da Terra e assim fazer alguma história."


Ilustração de artista da Dawn com Vesta (esquerda) e Ceres (direita) (a proximidade com Vesta é uma licença artística).
Crédito: NASA/JPL


O objectivo da Dawn é caracterizar as condições e processos de uma das épocas iniciais do Sistema Solar que tem 4.5 mil milhões de anos, ao investigar em detalhe o gigantesco asteróide Vesta e o planeta-anão Ceres. Estes residem entre Marte e Júpiter, na famosa cintura de asteróides. Os cientistas teorizam que estes seriam possíveis planetas que nunca tiveram a oportunidade de crescer. No entanto, cada um destes seguiu um percurso evolucionário bastante diferente durante os primeiros milhões de anos do Sistema Solar. Ao investigar dois objectos díspares durante a viagem de oito anos da sonda, a missão Dawn espera melhor compreender os mistérios da formação planetária. A Dawn será a primeira sonda a orbitar um objecto da cintura de asteróides e a primeira a orbitar dois corpos depois de deixar a Terra. Imagens recentes tiradas pelo Telescópio Hubble levantam mais intrigantes questões sobre a evolução destes dois asteróides.

Agora que a carga Dawn está no topo do foguetão Delta II 7925-H, m modelo mais pesado do padrão Delta II que usa propulsores maiores, um teste final foi levado a cabo. Este teste integrado do Delta II e da Dawn trabalhando em conjunto simulou todos os eventos que ocorrerão no dia do lançamento, mas sem o combustível a bordo do veículo.

A sonda será posta numa trajectória em que encontrará Marte e onde usará a gravidade do Planeta Vermelho para fazer a manobra de impulso gravitacional, o que a porá em Vesta em 2011 e em Ceres em 2015. A sonda orbitará a cada vez menores altitudes por cima dos dois astros durante visitas que poderão durar vários meses com o objectivo de determinar a composição, estrutura interna e história evolucionária dos corpos. "A Dawn é também uma viagem no tempo," diz Chris Russell, cientista da missão. "Ceres e Vesta foram alterados muito menos que outros corpos. A Terra muda a toda a hora, e por isso esconde a sua história, mas acreditamos que Ceres e Vesta, formados há mais de 4.5 mil milhões de anos, preservaram os seus registos mais antigos.

Acredita-se que Vesta seja rocha sólida. O objecto de forma oval tem um diâmetro médio de 515 km, mas Ceres poderá albergar água ou gelo por baixa da sua crosta rochosa. O "planeta bebé" tem um diâmetro médio de 960 km.

A janela de lançamento começa a 26 de Setembro e acaba a 15 de Outubro.

Fonte: Centro de Ciência Viva do Algarve

11
Dúvidas na Compra / Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« em: Setembro 13, 2007, 11:49:41 am »
Citação de: "Max71"
É possivel converter um Dob Orion SkyQuest XT8 numa base EQ?

Max71
Sim, é possível colocar o tubo numa montagem equatorial, desde q esta suporte o seu peso. Mas não sei no entanto até q ponto será viável. O peso dos tubos dos dobson são normalmente mt pesados e p garantir uma certa estabilidade tens q apostar em montagens mais caras. Talvez compense mais no futuro investir num setup equatorial completo e ficar com o dobson como um 2º equipamento exclusivamente p observações. Caso seja demais ou não tenhas mt espaço, podes sempre vendê-lo. Nao será dificil, garanto.
Cumps

12
Dúvidas na Compra / Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« em: Setembro 13, 2007, 11:45:34 am »
Citação de: "rogercrespo"
Olá,

creio que um XT8 http://www.gem51.com/verproduto.php?id=46&fam1=1 será uma excelente escolha...

Concordo.
Caso tenhas problemas de falta de espaço ou queiras transportar o telescópio no carro sem limitar o espaço disponível, sugiro ainda este: http://gem51.com/verproduto.php?id=2520&fam1=1
Caso contrário ficas mt bem servido com o XT. Eu tenho um de 10" e estou plenamente satisfeito ;-)
Cumps

13
Dúvidas na Compra / Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« em: Setembro 13, 2007, 03:37:28 am »
Foi criado o prometido tópico p redireccionar sempre q for o caso.

Aqui: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?f=45&t=1281

Cumps

14
Olá.

Resolvi criar um tópico q reúna uma vasta informação útil para quem está a dar os primeiros passos na astronomia ou, numa fase mais avançada, esteja à procura do seu primeiro equipamento.



Antes de mais será importante referir que a compra de qualquer equipamento ligado à astronomia é uma questão muito pessoal. Seja um telescópio, um par de binóculos ou simples acessórios de observação. Todos temos gostos diferentes e esta actividade não foge à regra. A escolha é certamente difícil, não só pela variedade da oferta como também pelo encargo financeiro geralmente associado. Mais vale investir um pouco mais num equipamento digno da sua paixão do que optar por situações mais económicas que na verdade não são mais do que brinquedos mal concebidos, de material frágil e ópticas medíocres. Se o seu orçamento não é o suficiente hoje, é preferível que espere por amanhã.



Enquanto aumenta as suas economias pode sempre ir praticando os seus conhecimentos à vista desarmada, identificando as constelações, as estrelas mais importantes, etc.

Mas antes de tomar qualquer decisão, há perguntas que têm que ser feitas e é importante que avalie a sua posição nesse contexto:
    Qual é o nível do meu conhecimento do céu nocturno? Sei identificar sem qualquer ajuda várias constelações e inclusive o nome das principais estrelas de cada constelação?

    Qual é o local onde será feita a maioria das minhas observações? Terei que me deslocar de carro? Se for em casa terei que transportar o equipamento umas boas dezenas de metros sozinho? Terei a sorte de ter um local fixo onde o telescópio poderá ficar permanentemente? E qual é a qualidade dos céus nesse local?
    Qual é o meu objectivo? O que pretendo fazer? Apenas observar ou irei apostar também na astrofotografia?
    Quantos objectos pretendo ver? Apenas planetas e Lua ou o céu profundo também passa pelos meus objectivos?
    Gosto de sistemas complicados e automatizados que no final compensam todo esforço e o tempo perdido na sua preparação? Ou prefiro sistemas mais manuais mas simples e práticos que me obrigam a conhecer melhor o céu e que por essa razão não deixam de ser compensadores?

Os passos geralmente aconselhados a tomar até à decisão mais importante são, por ordem: observar a olho nú até se sentir familiarizado com o céu, adquirir um par de binóculos para “varrer” os céus e identificar vários outros objectos imperceptíveis a olho nu e, por fim, a compra do telescópio. É mais sensato seguir esta ordem, acredite.

Já pensou na frustração que seria querer observar Júpiter e não saber para onde apontar o telescópio?



Infelizmente é uma realidade muito comum nos nossos dias. E Júpiter é fácil de localizar porque é perfeitamente detectável à vista desarmada. Mas a grande maioria dos objectos celestes exigem um conhecimento muito mais profundo do firmamento. Neste caso, o destino mais provável de toda a motivação inicial termina com o telescópio arrumado num canto a apanhar pó. Mas se sente que já está perfeitamente preparado para investir num telescópio, ou confia nas suas capacidades e prefere assim avançar para o último dos 3 passos, há então que conhecer o que o mercado nos oferece.

Existe uma vasta gama de telescópios, diferentes quanto à marca, ao tipo de óptica utilizada, à montagem, ao peso, ao tamanho e evidentemente, quato ao preço ?

Aconselho a ler este artigo que ilustra de uma forma simples e acessível estas diferenças:

http://www.ccvalg.pt/astronomia/publicacoes/comprando_telescopio.htm

Já escolheu? Óptimo. Mas antes de tomar uma decisão final, não deixe de pedir uma opinião/sugestão criando um tópico nesta secção.

Sugiro ainda uma leitura atenta nos artigos disponibilizados nesta página:

http://www.apaa.online.pt/arquivo.htm

Alguns textos desenvolvem mais aprofundadamente o que foi dito aqui mas nunca é por demais obter informação útil q o ajude numa decisão sempre difícil. Faça uma pesquisa pelo fórum. Há muitas perguntas que já foram respondidas e certamente o irão ajudar muito mais depressa do que perguntar novamente e esperar pela resposta.

Não se cinja somente à capacidade de aumento (magnificação) dos telescópios. É um erro muito comum. Na verdade, os aumentos normalmente utilizados e que melhores prestações oferecem, não ultrapassam as 200x. Infelizmente as condições atmosféricas raramente permitem valores superiores que só irão degradar ainda mais a qualidade das imagens. Desconfie sempre dos equipamentos que realçam o seu poder de amplificação nas próprias embalagens. Prometem  mundos e fundos que na verdade são impossíveis de atingir.

Não seja precipitado. Se gosta realmente de Astronomia, seja paciente e tome decisões seguras. Os astros esperam por si, garanto-lhe ;-)

Cumps

15
A Loja Galáctica / Re: Sistema de Comentários
« em: Setembro 13, 2007, 01:26:27 am »
Epá... Isto passou-me ao lado :s
É um excelente sistema, sem dúvida. Parabéns pela iniciativa e pela sistemática procura em fornecer uma loja online com excelente apresentação e recursos. Sem dúvida q faz toda a diferença.

PS: Já tenho 2 comentários a ser moderados :-D
Cumps

Páginas: [1] 2 3 ... 103