Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - ricardex

Páginas: [1] 2 3 4
1
Observatórios / Humidade
« em: Dezembro 31, 2010, 11:27:10 am »
Boas.
O meu pequeno observatório acumula alguma humidade durante o inverno... o que, como se sabe não é nada bom para o equipamento sensível que guardamos lá dentro. Os painéis das paredes e tecto são metálicos (ver imagem anexa com o observatório quando ainda se encontrava em construção). Estava agora a pensar em revesti-los com alguma coisa para tentar deixar a humidade lá fora. Alguém tem alguma sugestão de material ou de alguma outra solução para evitar a humidade. O chão tb ainda é cimento... estava a pensar colocar alcatifa. Até mesmo para que, se deixar cair alguma coisa não ficar automaticamente arruinada. Terá algum inconveniente?
[attachment=0:2u8zb3fn]42.JPG[/attachment:2u8zb3fn]


obrigado e bom ano para todos!!

2
Estou a construir uma caixa refrigerada com um peltier para a minha SPC900 modificada para longa exposição. Estou com algumas dúvidas. Quando tenho a caixa fechada a pequena ventoinha roda mais lentamente do que quando a tenho aberta. Parece-me então obvio que tenho de deixar alguns orificios na caixa para o ar poder circular e saír livremente.. se entrou tem de saír por algum lado não é? Outra questão é o sentido do ar: devo colocar ar dentro da caixa ou suga-lo para fora? Na prática deve ser a mesma coisa não? O ar tem é que circular, certo? Quem tem CCD's refrigerados pode dar uma ajudinha aqui?!  :)
Já agora.. não tenho nenhum termometro para pôr lá dentro... alguem sabe quanto é de esperar que a temperatura desça dentro da caixa?
Depois ponho as fotos da câmara aqui. O projecto envolve um recipiente de creme para o cabelo da minha esposa, caixa de plástico de DVD e outros materiais exóticos!  :lol:

abc

3
Astrofotografia: Digital / 1º Halo Lunar
« em: Maio 09, 2009, 01:33:08 am »
Olá amigos!
Hoje tive o privilégio de assistir ao meu primeiro Halo Lunar. E que exemplar!!
Corri para buscar a máquina e tirei esta foto:


Versão maior aqui.

É um fenómeno extremamente belo!!

4
Astrofotografia: Digital / Lua+Pleiades
« em: Abril 27, 2009, 01:44:06 am »
As nuvens não deram tréguas. Na única aberta de poucos segundo que tive não consegui focar convenientemente!   :(|
Bom... fica o registo possível.
D40 em foco primário no SW 400/80
Imagem muito reduzida para tentar esconder a má focagem e a tremideira das pressas de tentar aproveitar a pequena aberta.

[attachment=0:13qmzbar]20090427-Lua+Pleiades.jpg[/attachment:13qmzbar]

Tencionava combinar exposições de diferentes durações para não queimar a face iluminada da Lua mas... enfim...  :(

5
Astrofotografia: Digital / Lua em Super Hi-Res. Incrivel!
« em: Abril 23, 2009, 12:34:05 am »
Bem... vejam só o detalhe incrível deste mosaico de 166 frames da Lua em quarto crescente.  :shock:  :shock:  :shock:

Créditos: Pete Lawrence

6
Limpeza e Manutenção / Limpeza de sensores de DSLR's e afins
« em: Abril 21, 2009, 02:44:27 pm »
A minha DSLR está com alguns grãos de poeira no sensor. Pesquisando a net por maneiras de remover partículas de sensores CCD encontrei este site que me pareceu interessante e que poderá interessar também aos restantes amigos do fórum.

Aqui vai: http://www.cleaningdigitalcameras.com/

Já agora, há uns sites que dizem que se pode começar por tentar usar um aspirador com a potência no mínimo, aproximando progressívamente o tubo da câmara. Alegam que sugar é melhor que soprar... faz algum sentido.
O que acham?

7
Fotografia e Imagem / As antenas do Sol
« em: Abril 21, 2009, 07:46:56 am »
Hoje de manhã antes de sair montei a D40 no meu refractor de 400mm (de focal claro   :-D ) e apanhei o Sol com as suas antenas!!  :shock: É muito difícil de apanha-lo desprevenido desta forma. Normalmente ele esconde-as com vergonha antes de nascer!  ;-)

Um bom dia a todos!!


8
Astrofotografia: Digital / Primeira Pinwheel
« em: Março 22, 2009, 03:07:53 am »
Esta galáxia é o diabo para fotografar! Tem uma magnitude razoável 7.90 mas um brilho de superfície de apenas 14.90.
A imagem é o resultado de 15 frames de 90 segundos (~22min) com a D40 em ISO400.
90 segundos!! Sem qualquer tido de guiagem!! A minha LXD55 está um brinco!!  :-D  :-D
Tinha tirado mais umas quantas frames mas quando dei conta o corrector do telescópio estava já encharcado e opaco.
A PL tb estava muito alta.



Esta menina quer muito mais exposição!!  :?

9
Astrofotografia: Digital / Como fotografar planetas?
« em: Março 21, 2009, 03:45:19 pm »
Ontem estive a fotografar M81 e M82 num céu "pastoso" péssimo para DSO's. Foi mais para ver quanto tempo a montagem se aguentava sem arrastar as estrelas... depois hei-de pôr aqui o que saíu. Mas um céu tão pouco transparente estava bom era para planetas. Estive quase para apontar baterias para saturno apesar de não conseguir mais de 1600mm de DF com o setup actual.   Mas não o fiz porque ainda não sei muito bem como o fazer.
Pessoal experiente nesta coisa de planetas... como se faz? Que programa usam para gravar os AVI's? Lembro-me que uma vez tentei e o programa que vinha com a SPC (um tal de vlonge ou lá o que é) passa automaticamente as fps para 30.  :s  Sei que isto não é bom por causa da compressão...  que programa devo usar?

Gracias!

10
Astrofotografia: Digital / "binning" numa DSLR
« em: Março 17, 2009, 05:04:10 pm »
Verifiquei que quando uso o Maxim DL com a minha dslr posso fazer exposições com binning 2x2 e a imagem vem de facto menor.  Mas será que isto é binning verdadeiro e estou realmente a "aumentar" a área dos pixels do CCD ou é apenas algum algoritmo de interpolação que serve apenas e só para diminuir o tamanho do ficheiro, aumentando a velocidade de transmissão com o PC (fara efeitos de focagem, por exemplo).
Pensei que só pudesse fazer binning com CCD's dedicados... se puder fazer com a D40 talvez seja interessante.. apesa de ficar reduzido a apenas ~1.5MP.

11
Astrofotografia: Digital / M42
« em: Março 17, 2009, 02:11:02 pm »
A minha primeira M42 no foco primário.
Estava sem tempo para mais por isso foram apenas 15 frames de 20 segundos cada. A próxima sairá com certeza bem melhor... muita coisa não correu bem. A minha montagem anda maluca em A.R. e não me permite mais de 15 a 20 segundos de exposição a 812mm de DF. o telescópio estava descolimado, a focagem foi "à la pata" a espreitar pelo view finder da câmara porque não tive tempo para ligar o PC e Orionte que já anda muito baixa estava mergulhada na PL de Lisboa.  :?
Só lights empilhadas no registax.

vejam aqui.

12
Astrofotografia: Digital / Moonrise + Saturno + meteoro?
« em: Março 12, 2009, 12:21:02 am »
A Lua estava nascer bonita hoje à noite e resolvi fotografa-la. Ao ver o resultado verifiquei os dois tracinhos no canto superior direito. O rectângulo mostra os traços a 100%. Não sei bem o que são. Será um meteoro? Sei que não era um avião e o heavens above não previu nenhum Flare àquela hora. também acho os traços muito pequenos para seres provocados por um meteoro... especialmente porque a exposição foi de 10 segundos. O pequeno desvio pode ter sido causado por um pequeno safanão na câmara pois estava sem tripé com a câmara apoiada no parapeito da janela.
O que é que acham que é aquilo?  :s


13
Dúvidas na Compra / Diagonal
« em: Fevereiro 26, 2009, 12:20:11 pm »
Quem usa um telescópio newtoniano numa montagem equatorial sabe que ás vezes é preciso um pouco de ginástica para observar certas àreas do céu. Ás vezes dou por mim de joelhos e todo torto a esforçar as costas para conseguir uns segundos de tempo à ocular até desistir perante o cansaço. A observação astronómica faz-se com paciência, esperando momentos de "seeing" perfeito que faz mesmo valer a pena espreitar. Não é compatível com posições muito incómodas. Pensei em comprar uma diagonal... que imagino que ajude a resolver esta situação. Qual é a vossa experiência no assunto? Se a diagonal é a solução, que modelo(s) e marca(s) sugerem?  Obrigado! :D

14
Astrofotografia: Digital / C/2007 N3 (Lulin)
« em: Fevereiro 24, 2009, 02:13:58 am »
Fica aqui a minha tentativa de captar o cometa do momento.
A montagem não ajudou nada! Não sei o que se passa com o motor de A.R. que agora deu para andar aos solavancos!  :(  mas é mesmo o motor porque mesmo com o eixo desembraiado (solto... sem fazer esforço) ele continua a fazer o mesmo. Enfim... tenho que ver o que se passa.
O cometa ficou com umas manchas na cauda que não sei se são normais ou não. mas tentei vários processamentos e, inevitavelmente eles aparecem por isso suponho que seja mesmo assim. Qual é a vossa opinião?
Para verem melhor as manchas da cauda sigam este link: http://ricardospace.com/wp-content/uploads/2009/02/lulin.jpg



24 fotos de 30 segundos cada em ISO 1600 com a Nikon D40 em prime focus num Meade LXD55 SN8.
Focagem à unha. Sem darks nem flats.
Empilhado no registax e processado no PS.

15
Montagens / Trocar motor de A.R. pelo de DEC
« em: Fevereiro 23, 2009, 07:11:10 pm »
Olá amigos.
O motor de DEC da minha montagem parece-me bem mais certinho que o de A.R..
Estava a pensar em, mantendo a electrónica, trocar os dois motores uma vez que estes são iguais.
Acho que não deve haver nenhum inconveniente mas...    por acaso alguém sabe se há?

abc

Páginas: [1] 2 3 4