Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - SECO

Páginas: [1] 2
1
Astrofotografia: Digital / Re: Unusual Full Moon - Imagem de ontem....
« em: Setembro 17, 2008, 02:24:20 pm »
Parabéns pela fotografia.
Na minha opinião está ao nível de uma APOD.
Cumprimentos e continuação do bom trabalho.

2
Lua / Explicação das Marés
« em: Setembro 15, 2008, 12:07:23 pm »
Olá a todos.
Não tenho contribuído muito para o desenvolvimento do fórum, mas a verdade é que os meus conhecimentos não são os melhores, principalmente comparado com a maioria de vós.Contudo tenho aprendido algumas coisas interessantes como espectador 8)  .Chegou a vez de contribuir em relação a um tema que ainda não me pareceu que foi muito abordado que é o tema das marés.Enquanto estava a ler uma coisas sobre pesca surgiu-me este link do instituto hidrográfico com a explicação das marés e até agora foi o que mais me elucidou um pouco além do que já tinha aprendido na escola.

http://www.hidrografico.pt/glossario-ci ... -mares.php (atenção que no fundo da página há mais umas barras que se estendem com subtemas)

Cumprimentos e espero ter contribuído positivamente para este excelente fórum.

Diogo Lucas

3
Notícias / Re: Cientistas propõem “misturar” oceanos
« em: Setembro 27, 2007, 10:46:56 pm »
Olá

Tudo o que envolva "brincar" com a natureza tem os seus riscos e ás vezes dá barraca.
Dou-vos o exemplo das conhecidas abelhas assassinas em que um homem tentou criar um híbrido entre um tipo de abelha europeia mansa, mas que dava pouco mel e outro tipo de abelha africana mais produtiva e resistente a doenças.Resultado:Uma praga que está instalada no continente americano.

Isto para dizer que por muito boas as intenções que as pessoas tenham, têm de pensar que podem fazer mais mal do que bem. Esta ideia parece ser difícil de executar, e além disso pode ter consequências imprevisíveis.

Cumprimentos
Diogo Lucas

4
Terra / Re: aquecimento global: um mito?
« em: Setembro 27, 2007, 10:19:57 pm »
Citação de: "Rui Padrão"
Principalmente problemáticos são os países em vias de desenvolvimento: como é que se diz a milhões de pessoas que lutam para sobreviver todos os dias, que parem de produzir e consumir tanta energia? Que apesar de os países industrializados terem vivido sem preocupações durante décadas, eles nunca o poderão fazer? E, principalmente, se os EUA não assumirem compromissos como pedir aos mais pobres que os assumam?
Concordo com esta última parte. É difícil para um país que se está a desenvolver e que pode obter combustíveis fósseis "baratos" e que até existem em abundância (estou a falar do caso da china), a começar a consumir combustíveis ditos limpos e comprometer o crescimento do país.

Na minha opinião a nossa acção de alguma maneira altera o meio que nos envolve.Em conversa com os meus pais e com os meus avós, eles dizem que em tempos idos as estações eram mais regulares, isto é, no verão fazia calor, mas com temperaturas mais estáveis, sem ondas de calor, e que no inverno era capaz de chover daquela chuva miúda uma semana sem parar.Agora assistimos a estações com os tais picos de calor que sabemos, ou chuvas repentinas e fortes.
Eu estou com argumentos empíricos, mas a verdade é que se repararem há muitos provérbios acerca do clima ( Abril, águas mil; Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado; Quando vem Março ventoso, Abril sai chuvoso, etc.).Isto são frases que resultam de algumas gerações (digo eu) de observação do meio campestre onde as pessoas viviam em maioria há algumas décadas.Se as pessoas os utilizam (ou utilizavam) esses provérbios, é porque talvez haja, ou houvesse alguma regularidade no clima para as pessoas acreditarem nesses mesmos provérbios.

Um exemplo directo, não direi de aquecimento global, mas de qualidade do ar, é o que se passa nas cidades de hoje, em que o ar é péssimo.Deixo-vos um vídeo da china, em que o fumo é tanto que não se vê "um palmo à frente do nariz". Penso que isto é um problema sério e tem de acabar (ou ser atenuado) o mais depressa possível para o bem de todos.

Sem querer faltar ao respeito, jaclerigo a sua opinião não será um bocado extremista? Parece que descarta a hipótese do aquecimento global.É claro que a televisão e os filmes alteram as opiniões das pessoas, mas acho que todos temos olhos para ver que alguma coisa se passa com o nosso clima.Não acredito o que a Terra esteja somente a passar por um ciclo natural e, por infelicidade estamos todos no meio dos seus efeitos.

Cumprimentos e espero ter-me feito entender e ter contribuído positivamente para a discussão deste tema.
Diogo Lucas

5
Astrofotografia: Digital / Re: Astronomy Now - Outubro
« em: Setembro 25, 2007, 07:12:21 pm »
Olá

Parabéns.Ficou bonita essa fotografia.

Diogo Lucas

6
Discussão Geral / Matéria muito condensada
« em: Agosto 16, 2007, 08:22:45 pm »
Olá a todos!

Não sei se este tópico se enquadra bem no espírito deste fórum mas queria partilhar este artigo que foi publicado hoje no blogue De Rerum Natura

O tópico chama-se MATÉRIA MUITO CONDENSADA e aborda a possibilidade de existirem por exemplo diamantes em outros planetas e também o facto de o hidrogénio poder ser um metal (ou poder ter propriedades metálicas) quando se imprime uma grande pressão sobre os átomos,facto que eu desconhecia.

Espero que achem interessante

Diogo Lucas

7
O Exterior / Descoberto exoplaneta 70 por cento maior do que Júpiter
« em: Agosto 07, 2007, 04:26:07 pm »
Uma equipa de astrónomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) acabou de identificar um novo exoplaneta, ou seja, um planeta que está para lá do nosso sistema solar. A descoberta só por si já seria um feito, mas a notícia não é bem essa: a novidade é que o TrEs-4 é o maior planeta alguma vez identificado para lá do Sol, 70 por cento maior do que o gigante do nosso sistema solar, Júpiter.

Segundo a equipa, que divulgou a sua descoberta na última edição da revista "Astrophysical Journal", o novo gigante situa-se na constelação de Hércules e foi descoberto no âmbito do projecto Transatlantic Exoplanet Survey (TrEs), que acabou por lhe dar o nome. Este projecto é formado por uma rede de telescópios localizados nos estados norte-americanos da Califórnia e do Arizona e nas ilhas Canárias, em Espanha.

O planeta orbita a estrela GSC02620-00648, a 1435 anos-luz da Terra. Está a sete milhões de quilómetros da sua estrela, o que, parecendo muito, é ainda assim suficiente para que o planeta atinja temperaturas na casa dos 1300 graus celsius.

"É o maior explaneta conhecido até hoje", disse Georgi Mandushev, do Observatório Lowell, ao site da BBC News, resumindo o grande interesse desta descoberta. É tão grande que os cientistas têm dificuldade em estudá-lo recorrendo aos actuais modelos científicos para a análise de planetas. "Continuamos a ser surpreendidos com o tamanho que os planetas podem atingir", disse por sua vez Francis O'Donovan, do Caltech.

Para a equipa, o estudo destes exoplanetas e das suas proporções serve também o estudo dos planetas do nosso sistema solar: "Se conseguirmos explicar as dimensões destes gigantes no seu ambiente, vamos também compreender melhor o nosso próprio sistema solar", disseram.

Fonte: PUBLICO.PT

8
Limpeza e Manutenção /
« em: Maio 20, 2007, 10:05:35 am »
Olá

Penso que a página de que estás a falar é esta.Esta semana falaram sobre ela na RTP.

http://www.qualar.org/
Tem previsões para três dias

Cumprimentos

9
Galactica Caffe / Programa sobre roswell
« em: Abril 10, 2007, 11:22:01 am »
Olá
Ontem estava a ver o benfica, quando no intervalo do jogo passei pela RTP2.
Estava a dar um documentário que pelo que me pareceu, falava de roswell.
Não é propriamente sobre astronomia, mas para os curiosos em relação a OVNI's pareceu-me interessante, porque pelo que vi, também tentava desmistificar alguns mitos em torno deste acontecimento ( ou não acontecimento ).

Pelo que eu vi na grelha do teletexto hoje vai repetir ás 17:00 na RTP2.

10
Terra /
« em: Abril 01, 2007, 06:21:04 pm »
Olá

Acrescento este link que me enviaram à algum tempo por e-mail.Tem estatísticas sobre as mais variadas coisas, tais como a população mundial, energia, saúde, etc.

Eu achei bastante interessante...Os contadores andam um bocado depressa.
Experimentei alterar o relógio do meu PC para 2050 e a população mundial, através dos modelos estatísticos que estão na base dos dados, é superior a 10 mil milhões.

http://www.worldometers.info/

11
Júpiter /
« em: Março 26, 2007, 09:58:38 am »
Obrigado pela resposta.
Percebi perfeitamente o princípio da força de Coriolis.
Em relação a Júpiter, pelo que consegui perceber do artigo, pareceu-me que o sentido de rotação daquelas nuvens é mais dependente da dinâmica das várias bandas que compõem a atmosfera do que propriamente da rotação do planeta.

12
Júpiter /
« em: Março 25, 2007, 07:25:55 pm »
Muito interessante o facto de as nuvens rodarem no sentido contrário aos ponteiros do relógio ao contrário do que se passa na terra, mas tenho andado a matutar e não consigo perceber o que é que isso tem a ver com a pressão atmosférica...No nosso planeta sei que por exemplo a água que escorre pelo ralo de um lavatório com sentido diferente conforme o hemisfério, mas creio que isso tem a ver com o sentido de rotação da terra.
Alguém sabe responder a esta dúvida?
Cumprimentos

13
Astrofotografia: Digital /
« em: Março 24, 2007, 02:28:24 pm »
Mais uma vez parabéns e espero que cada vez mais fotografias tenham sucesso.
Um reparo, este reconhecimento já deu num pico de visitas á tua página.De cerca de 80 ontem para cerca de 260 hoje (até esta hora).Excelente :wink:

14
Astrofotografia: Digital /
« em: Março 24, 2007, 10:37:18 am »
Parece que essas fotos fizeram furor!!
É a  Astronomy Picture of the Day de hoje.

Parabéns pelas fotos.

15
Marte / Fotografias revelam cavernas em Marte
« em: Março 17, 2007, 04:22:03 pm »
Comunidade científica acredita que as grutas podem ter protegido formas de vida primitivas.



A análise detalhada de imagens da superfície de Marte, enviadas pela sonda da Nasa “Odyssey”, revelou o que podem ser sete cavernas. A descoberta foi dada a conhecer numa conferência científica em Houston no Texas.


Embora ainda estejam a decorrer investigações para se provar que as cavernas são realmente cavernas e não simples buracos, os cientistas envolvidos nesta descoberta reforçam ter sido atingido um importante patamar nos estudos sobre o planeta vermelho.
As potenciais grutas estão localizadas perto do vulcão Arsia Mons - o segundo maior relevo do planeta com 19 km de altura -, e têm uma profundidade tão grande que o fundo não pode ser visto do exterior. “A sonda detectou o que pareciam entradas verticais de luz abaixo da superfície”, revelou Glen Cushing, um dos colaboradores na investigação.
Segundo os cientistas, as cavernas podem ser as únicas estruturas naturais capazes de proteger formas de vidas primitivas dos mais variados ataques, que assolam constantemente a superfície marciana. A temperatura no interior das cavernas, revelada pela “Odissey”, aponta exactamente nesse sentido, o que deixou a comunidade científica ainda mais entusiasmada.


Sete nomes para sete irmãs

Numa das grutas, a que os cientistas apelidaram de “Annie”, a temperatura registada durante o dia é mais quente do que nos buracos comuns e mais fresca do que nas áreas expostas à luz solar. “Exactamente o que aconteceria se fosse uma caverna”, sublinha Cushing, que lembrou “nunca ter sido feita uma descoberta destas em Marte”.
Como não podia deixar de ser as sete candidatas a cavernas, foram baptizadas com nomes tipicamente americanos e devido à sua proximidade apelidadas de “sete irmãs”, são elas: Dena, Chloe, Wendy, Annie, Abbey, Nicki e Jeanne.
A entrada das cavernas aparenta ter entre 100 a 250 metros e uma vez que na maioria dos casos não é possível ver o fundo, os cientistas calculam que devem ter entre 70 a 95 metros de profundidade.
Contudo, Dana revela o que as outras irmãs não mostram. Das sete cavernas é a única onde é possível ver o fundo. Esta novidade já levou os investigadores a calcularem que a profundidade de Dana deve rondar os 130 metros.
A sonda “Odyssey” deixou o planeta Terra em Abril de 2001, para desde então, pesquisar todos os vestígios de água em Marte.

Fonte - Expresso

Páginas: [1] 2