Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Carlos Reis

Páginas: [1] 2 3 ... 5
1
Galactica Caffe / Re: Ovnis
« em: Setembro 18, 2008, 08:37:15 pm »
Ola a Todos
Acho que as pessas deveriam de ter a "mente aberta" não no sentido de "rachada ao meio " :D  obviamente, mas no sentido de estarem receptivas á análise e ao estudo cientifico de tais observações.

Digo isto porque a tendencia natural de quem é confrontado com estas questões é a de ridicularizar o assunto, nem sequer partindo do principio que poderá haver uma outra qualquer explicacao para o fenómeno. Daí que uma boa parte dos eventos presenciados, não são conhecidos , exactamente porque o observador(es) não se queira(m) expor ao ridiculo.

Os avistamentos inexplicaveis não são de agora, exitem muitos textos antigos (inclusivé a Biblia) onde são relatadas observaçoes de objectos muito estranhos os quais interagiram com o Ser humano.
Claro que alguns serão apenas estórias que foram passando de geração em geração, outros apenas mitos, mas mesmo assim ainda restam bastantes que nos fazem pensar um pouco.

Ao longo da Historia da Humanidade podemos constactar que este fenómeno não é um caso localizado, ou de uma determinada região ,mas sim á escala global  planetária mesmo, não é o produto de uma determinada  classe social, mas é relatado  em todas as classes sociais,  não é o "previlégio" dos menos  cultos , mas de todos sem excepção.

Obviamente que há que separar o "trigo do joio", e naturalmente a esmagadora maioria dos eventos observados (cerca de 95%) tem uma explicação plausivel , cientifica e perfeitamente demonstrada, mas....  e os outros 5% ??

È minha convicção que não estamos sozinhos no Universo ! A Astronomia dá-nos a ideia da imensidão do que há ,houve e haverá  lá fora !!  e realmente seria absurdo pensar que a VIDA sómente apareceu neste "grão de areia" azul,  e VIDA não é apenas a "inteligente" mas toda a espécie de VIDA desde a Unicelular até á mais complexa.

Mas a Astronomia também nos vem recordar  as enormes  distancias que nos separam desses mundos a dezenas, centenas ou mesmo milhares de anos-luz , só dentro da n/ Galaxia  a Via Lactea  e se eventualmente alguma civilização que teria de ser forçosamente muito mais avançada tecnologicamente  vivesse no mesmo espaço-tempo que nós, as hipóteses de dar connosco seriam muito reduzidas, mas possiveis.
De facto teriam de estar reunidas muitas condiçoes  excepcionais para que isso acontecesse, mas não impossiveis.

O folclore dos "homenzinhos Verdes"  não passa disso mesmo: "Folclore" , mas a analise objectiva e criteriosa  de fenómenos observados, recomenda-se para os casos em que nao se encontre uma explicação racional e cientifica.

Um Abraço

2
Actividades e Eventos / Re: StarParty Galáctica - 2008
« em: Setembro 01, 2008, 10:51:14 pm »
Ola a todos
+/- recuperado da "directa" de sabado, junto aqui algumas fotos do evento, bem como um pequeno comentario.

O nº de participantes activos foi o esperado cerca de uma duzia, se bem que apesar terem faltado alguns, talvez pelas previsões das condições atmosféricas não serem as melhores, outros houve que apareceram movidos pela curiosidade da observação astronómica.

As condiçoes de acesso ao observatório são excelentes, mas o sistema GPS não está ainda actualizado para estes lados, e manda o pessoal percorrer outros caminhos menos próprios. Houve que andasse um pouco á deriva mas lá conseguiu chegar.

As instalações são optimas, conforme fotos já aqui mostradas, neste aspecto temos de agradecer á Junta de freguesia de Vila Nova a possibilidade de nos ceder o Observatório.

O serviço de catering, na minha opinião foi (5 *****) bem servido,não faltando comida e a mesa bem posta ( repararam que o "garçon"   :-D   estava a servir de luvas !!   :o  por 8.5 euros!! )  xissa!!

Nas palestras tenho a destacar a forma bastante divertida e ao mesmo tempo interessante como o Mr. Fil falou da sua aventura que foi  fotografar a sombra da Terra durante o eclipse da Lua. Muito bom   :D  Parabens!.  

Tivemos tempo para dar uma palestra extra (não estava no programa) para um casal e 2 filhos estrangeiros enquanto esperavamos que as nuvens se dissipassem.  
Foi a primeira palestra sobre astronomia falada em 3 ou + linguas em tempo real  :-D  que assisti  (Português, Francês Inglês e uma especie de mistura das 3 linguas, na tentativa rebuscada para tentar explicar alguns aspectos da astronomia  :lol: ) uma palestra multilingue !!
Especial destaque para o Rui Padrão e os seus conhecimentos de Françês que muito contribuiu para o esclarecimento dos participantes "especiais"  !!  

O tempo!!!  ....  Bem o tempo (atmosférico) parecia ser a unica coisa que estava contra nós !!  (mas não era)

As novas tecnologias tem destras coisas e sabia-se que estava prevista uma aberta entre as 00:00 e as 03:00, por isso decidimos esperar, e enquanto iamos conversando , trocando ideias acerca dos equipamentos e outros assuntos, o Joao recebe um telefonema que mais tarde se veio revelar ser "falso alarme", mas que o levou a sair + cedo deixando-nos sem uma preciosa extensao de 50m que levou com ele, nada que uma chave de fendas eu e o Mr. Fil não resolvessemos :-)

Por fim o Céu  limpo, revelou-se ser nesta noite de magnitude entre 5 a 5,5 no zenite, mostrando a Via lactea bem defenida , obviamente que há céus melhores mas este não estava muito mal não fosse......   sim não fosse ..... as incomodas flachadas de luz reflectidas nas pás da ventoinha que estava a escassos 100m  do observatorio,  :(

Não interferem na obervação visual, nem pelos vistos na fotos tiradas para Este e Sul , mas que são incomudativas lá isso são.  :(|
Se se pensar em fazer novo encontro em Vila Nova  recomenda-se a busca de um local de observação proximo, onde estes "pirilampos" não interfiram, talvez em lugares um pouco mais abaixo .

Creio que seriam 5 e qqr coisa da manha quando começamos arrumar o equipamento e alguns colegas rumarem a casa enquanto que outros pernoitaram o resto da noite no observatorio.

O dia "acordou" solarengo com algumas nuvens ,  a fauna (veados) e outros bicharocos passeavam perto do Observatório enquanto abandonavamos o local , voltando tudo á paz e sossego  que o caracterizam .

Obrigado a todos pela v/ participação, segue-se as fotos :


Mr. Fil e  Rui padrão exercitando os dotes linguisticos:


e não desistem ...  :-D


Alguns dos participantes junto dos equipamentos


Mr. Fil em cima do marco Geodésico procurando novos horizontes......   ou será o caminho de regresso ? :-D



3
Discussão Geral / Re: 1º EIAAFG
« em: Agosto 10, 2008, 07:39:58 pm »
ola a todos
tenho andado um pouco afastado do forum desde há uns meses por razoes estritamente profissionais, no entanto sempre que posso dou por cá uma vista de olhos.

Este fim de semana que coincidiu com a Astrofesta, fomos convidados para fazer uma palestra e uma sessão de observação ao Sol no Observatorio de Vila Nova na Serra da Lousâ.

Este local tem todas as condiçoes que queremos , no centro do País, perto de Coimbra, com um excelente acesso agora totalmente alcatroado, electricidade, agua, casas de banho , e abrigo para passar a noite TUDO á nossa disposicao, o unico inconveniente é realmente o vento que se faz sentir em alguns dias.

Hoje por exemplo estava uma ventania terrivel, (não é por acaso que estão lá os AeroGeradores)  Montamos o equipamento  na parte Sul do recinto a coberto do vento pelo edificio do observatório, e a "coisa"  estava estavel pelo menos para a observação.

No entanto nesta zona de montanha há muito espaço abrigado do vento em zonas + baixas  podendo eventualmente servir de 2ª ou 3ª opcao caso as condiçoes junto ao observatorio não fossem as mais indicadas.

Pode ser uma alternativa ao local a escolher. e temos o apoio da Junta de freguesia de Vila Nova para o que precisarmos.

Em termos de Céu não conheco mt bem mas é fora de qualquer aldeia que fica mt metros abaixo.

Podem ver fotos do local e condicoes na categoria dos "projectos" Observatorio de Vila Nova  na Galeria da Galactica.

Um Abraço

4
Ola

Pelas últimas previsões para a zona do Redondo, mantêm-se  um "janela" de observação entre as 15:00  de sabado e as 03.00 de domingo  :sunny:  

Um abraço

5
Realmente o bom tempo firme está fora de questão.  :(|
Contudo para sábado as previsoes das ultimas 24h  apontam para uma " janela " entre  as 15:00 de sabado á tarde , e as 03:00 de domingo de madrugada para a regiao de Évora.

Não vai dar para fazer a maratona de Messier  de certeza, mas ficará o convivio , quer esteja bom tempo ou não .

um Abraço

6
Citação de: "Miguel Lopes"
O ideal era um guia por ordem de visualização...

pag 199,200 e 201 deste pdf tem essa informacao

um abraço

7
ola  a todos

è com enorme satisfação que verifico que o "pessoal" está bastante animado na preparação para mais um encontro de A.A. em terras alentejanas.

Pessoalmente espero estar presente , para tentar fazer uma coisa que nunca fiz nestes anos todos de observação : a maratona de messier.
estive á procura de algo que me pudesse ajudar para essa noite e encontrei este link de um PDF de 206 paginas ja com tudo preparado, e achei interessante aqui divulgar

http://www.messiermarathon.com/tumol31.pdf

espero que vos seja util.

Um abraço

8
Concursos / Re: A melhor foto : Abril 2008 - Submissões
« em: Março 14, 2008, 04:21:37 pm »
2 excelentes participacoes  
Tambem muitas nuvens por aqui.
Terá de ser mesmo para o fim do mês se a coisa se ajeitar .... :-)
um abraço

9
Citação de: "Fil"
ui ui ui ui ui..... Em Março?? De T-shirt??... Querem-me matar de frio, ou quê??? :-D :D
Vale a T-shirt estar por fora do kispo? Mas tenho medo que ela aumente de tamanho se eu tentar :)
Mas estou de acordo com a ideia :P

Mal seja que durante o dia a temperatura esteja de "rachar" :-)

10
Ola  todos
Este encontro em Redondo é também mais uma oportunidade para os membros desta comunidade se conhecerem pessoalmente.
Á semelhança do que fizemos na ultima Astrofesta, a identificação dos membros do forum pode ser feita pela T-Shirt especialmente criada para este espaço.

Neste sentido, seria a meu ver interessante (quem quizer obviamente) levarmos a n/ T-shirt.
Quem ainda não a tiver, pode sempre adquir-la em :

http://www.gem51.com/verproduto.php?id=4374&fam1=4

havendo ainda 4 tamanhos á disposição.

Um Abraço

11
Mais um TUGA a mostrar como se faz :-)

Muitos parabens João !!  a imagem está excelente.   8)

Eles que não se ponham "a pau" não !!!   :lol:   :lol:

um Abraço

12
Astrofotografia: Digital / Re: Fim de semana em Foz Côa
« em: Março 11, 2008, 04:11:25 pm »
Muitos parabens  Paulo !!
As imagens estão muito boas, continua aqui a mostrar as fotos,  pois assim todos poderemos ir desfrutando destas pequenas maravilhas :-)

Um Abraço

13
Concursos / Re: A melhor foto : Fevereiro 2008 - Votações
« em: Março 05, 2008, 12:30:46 pm »
ola a todos
 desculpem-me esta pequena ausencia, mas por razoes familiares, infelizmente de saude, não tenho podido dar como gostaria a minha participacao  neste forum .

Quanto á melhor foto do mes o importante é a participação , independentemente de ser uma boa  ou uma menos conseguida participação. Saudo por isso todos quantos ao longo de todos os meses contribuem para que este forum seja cada vez mais uma referencia para o astronomo amador, seja por artigos, seja por fotos ou por outro qualquer meio.
 Um bem hajam a todos
Um abraço

14
Concursos / Re: A melhor foto : Fevereiro 2008 - Submissões
« em: Janeiro 31, 2008, 12:20:48 pm »
Ola
A foto do amigo Lemos , tem o dom da originalidade ao qual não estamos muito habituados,    ;-)  
Parabens pela excelente ideia.  :-D
Está muito bem conseguido  8)

Um Abraço

15
Actividades e Eventos / Re: Eclipse Total da Lua 20 de Fevereiro 2008
« em: Janeiro 24, 2008, 11:47:55 am »
As horas do Evento para Portugal  são as seguintes:

Penumbral Eclipse Begins:   00:36:35 UT
Partial Eclipse Begins:         01:43:19 UT
Total Eclipse Begins:           03:01:10 UT
Greatest Eclipse:                03:26:05 UT
Total Eclipse Ends:              03:50:57 UT
Partial Eclipse Ends:            05:08:47 UT
Penumbral Eclipse Ends:      06:15:39 UT

O que quer dizer qúe é practicamente a noite inteira.
Tendo em conta que a fase penumbral é muito dificil de se notar  e registar, so começaremos a ver realmente o evento cerca das 1H45m da madrugada e o final pouco depois das 5 da manhã.
Se as condições atmosfericas estiverem boas , espera-nos uma longa maratona :-)

Um Abraço

Páginas: [1] 2 3 ... 5