Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - nunoagameiro

Páginas: [1] 2
1
O Fórum Galáctica / Tópicos Estranhos
« em: Abril 30, 2010, 12:54:12 pm »
Já repararam que o forum anda a ficar minado com alguns tópicos que nada têm a ver com o assunto?

Fica a nota...

2
Astrofotografia: Digital / M13 - A testar o CLS
« em: Março 04, 2010, 09:44:50 am »
Finalmente consegui testar o filtro CLS.

OrionED80 + Canon 1000D: 4X6min + 2 Dark

Muita PL e ainda não atinei com a guiagem

[attachment=0:3ijffhj6]M13.jpg[/attachment:3ijffhj6]

E esta coisa do processamento....

3
Astrofotografia: Digital / M42
« em: Novembro 19, 2009, 11:05:05 pm »
Primeira tentativa de um DSO. Isto do processamento tem muito que se lhe diga...muito para aprender

Orion ED80 - Sony A200 - HEQ5
10x30s + 10x30s + 20x180s
IRIS +CS3

[attachment=0:12re7lvw]M42.jpg[/attachment:12re7lvw]

4
Construir e montar telescópios (ATM) / Mais uma caixa de Flats
« em: Novembro 02, 2009, 12:20:47 am »
Isto de estar mau tempo, deixa tempo (passo a redundância) para a criatividade.

Com algumas ideias em caixas que vi aqui, da internet, e minhas, construí esta:

[attachment=2:cyzb5yst]Box_lado.jpg[/attachment:cyzb5yst]

[attachment=3:cyzb5yst]Box_frente.jpg[/attachment:cyzb5yst]

[attachment=1:cyzb5yst]Box_Int.jpg[/attachment:cyzb5yst]

[attachment=0:cyzb5yst]Box_luz.jpg[/attachment:cyzb5yst]

5
Astrofotografia: Digital / A minha primeira Lua
« em: Outubro 31, 2009, 10:06:58 pm »
Cá vai, a minha primeira Lua.

Captada hoje, pelas 21:30H

Orion ED80
Sony A200 em PrimeFocus

[attachment=0:3jb0tmum]lua.jpg[/attachment:3jb0tmum]

6
Sugestões / Reviews
« em: Setembro 29, 2009, 09:11:02 am »
Uma área de Reviews; bem sei que já foi uma coisa muito sugerida, mas julgo fazer mesmo falta, não só para quem vai comprar um primeiro telescópio, mas também pra quem vai comprar um novo.

Tenho lido que as pessoas não sabem fazer reviews do equipamento, tais como (e principalmente) teste de estrelas; tendo como exemplo o Cloudy Nights, é muito raro fazerem um.

Se fizessem um review geral do equipamento (telescópios, montagens e/ou acessórios), já todos ficavam com uma ideia geral do equipamento, e em cada tópico, já seria possível colocar duvidas concretas sobre determinado equipamento.

Enfim, deixo a sugestão.

7
Montagens / Radical ou nem por isso?
« em: Setembro 27, 2009, 08:45:01 pm »
Boas

Surgiu-me um problema, para o qual arranjei uma possível solução, mas agradecia comentários pois posso não estar a ver o filme todo.

O meu “observatório” habitual é a minha varanda, a qual está transformada numa marquise; a montagem é uma HEQ5, já por si só com um corpo bem alto. A situação é que neste momento o campo de visão é reduzidíssimo. Já tenho o tripé rebaixado ao máximo, mas mesmo assim ainda muito alto para poder ter algum campo de visão.    

A solução óbvia é baixar o mais possível a montagem para que consiga obter maior (ainda que curta) visão do céu. Há uns tempos coloquei um “post” sobre a possível construção/instalação de um pilar, mas por diversos motivos não vai ser possível (se bem que o mais difícil foi conseguido – convencer a esposa  :lol: ).  

Ora a minha ideia seria então radical…serrar os pés do tripé ao meio. Já pus a montagem em cima de uma cadeira, o que me pareceu dar uma visão mais alargada. A minha dúvida é se por acaso não iria sofrer de instabilidade ou de qualquer outro problema que não esteja a ver. Li numa revista da APAA, alguém que pôs um pilar tão junto à parede posterior da varanda, que os contra-pesos ficavam de fora, dando assim uma visão larguíssima do céu. O meu problema é que vivo num 9º andar. Conseguem imaginar um peso de 5 Kg (ou mesmo os 2) a cair de um 9º andar?

O que acham, Corto? Ou existem por aí ideias do tipo milagre para situações como esta?

Obrigado.

8
Notícias / EQAlign no “fourth annual Community Choice Awards”
« em: Maio 19, 2009, 12:40:28 pm »
Boas,

O programa EQAlign é um projecto gratuito "open-source", disponibilizado no site da SourceForge. Quem já o utilizou sabe para que serve, para quem nunca o utilizou, trata-se de um programa que serve para colocar uma montagenm equatorial em estação, com recurso a uma WebCam, entre outras funcionalidades.

A mesma SourceForge, promove alguns eventos, tal como um concurso "“fourth annual Community Choice Awards”, o qual visa premiar o programa que mais mobilize a comunidade (utilizadores e/ou programadores).

O projecto EQAlign foi convidado a participiar, e o autor do programa (Antonio Fraga) pediu-me para divulgar o evento no forum, para que  quem queira possa nomear o mesmo. Quanto mais nomeações para o programa, mais hipotese tem de ganhar. As mesmas têm de ser feitas até ao próximo dia 29-05-2009.

Se quiserem, as votações podem ser feitas no link:
http://sourceforge.net/community/cca09/ ... lign.html/

O pedido do autor limitou-se a isto, não tendo mais informações para me dar. Logo que eu próprio tenha mais, informo.

Obrigado

9
Diversos / Drift
« em: Maio 13, 2009, 09:48:00 am »
Boas,

Se bem entendi, o metodo das derivas, faz-se com uma estrela preferencialmente a Este , e no meridiano (Sul neste caso), correcto ?

Sendo que só tenho vista de +/- Norte a Este (quase SE), como posso alinhar a montagem ? Sendo assim, não é possivel usar este método, pois não?

É que verifiquei que usar o boscador polar, não consigo um alinhamento tão rigoroso como pretendia.

Obrigado.

10
Montagens / Motor de declinação
« em: Março 30, 2009, 01:07:34 pm »
Boas, sei que deve parecer uma pergunta no minimo, estupida. Mas vou faze-la na mesma.

Qual é a verdadeira utilidade do motor de declinação? Isto é, a do de AR é obvia, mas o de declinação não percebo muito bem.  A SVP que tenho, tem só um motor (AR), ganho muito em comprar o de dois eixos?


Já agora. Ouvi dizer que ao lubrificar novamente o parafuso sem fim, a montagem melhora significativamente. É verdade? Se sim, como é que tiro o lubrificante original, e qual o aconselhado para pôr?

Obrigado.

11
Construir e montar telescópios (ATM) / Pilar
« em: Março 24, 2009, 01:12:39 pm »
Boas;

Depois do desaire que foi, a tentativa de utilização do Konus 90 mm para AF, arranjei um SW 130/650, reflector, para iniciar (a ver se é desta). O prmeiro problema a resolver foi evidentemente o problema do Prime-Focus em reflectores, mas uns parafusos de colimação maiores, funcionaram na perfeição.

O problema agora é que 130 mm para 90 mm, para quem tem uma marquise, fazem uma enorme diferença, no que observar/fotografar objectos mais altos diz respeito. Uma vez que os pés do tripé já estão o mais rebaiados possivel, a
opção é a consturção de um pilar mais baixo.

Visto que o futuro passa pela colocação do XT8 numa EQ6 (muito futuro), gostava que o pilar fosse construido já a pensar nisso.

Duvidas;  
O facto de ser quadrado, tem algum problema?
Qual a espessura aconselhada da parede do mesmo?
Qual a distância aconselhada entre parafusos, partindo do principio que vamos ter 4 patas aparafusadas ao chão?
Ouvi dizer que as montagens quando postas sobre um pilar, aumentam a sua capacidade de carga, é verdade?

Obrigado

12
Diversos / Programa
« em: Março 02, 2009, 08:57:02 am »
Boas, desculpem se não é a seccção correcta...

Estou a desenvolver um "programita" , para usar uma WebCam e pôr um reticulo, para poder usa-lo em vêz de uma ocular com reticulo, e poder efectuar a alinhamento com o método das derivas.

Estou também a tentar, pôr uma opção com algo idêntico ao que vem com o buscador polar da orion para a SVP. A duvida é:
A distância (na imagem), da polaris ao polo, varia com o aumento do buscador, correcto? Ou tem a ver com o tamanho da imagem (impressa no vidro do buscador para servir de reticulo)?

13
Astrofotografia: Digital / Astrofotografia com Konus 90 mm
« em: Outubro 06, 2008, 10:07:47 am »
Boas...

Agora que tenho o meu XT8, o meu "velhinho" Konus de 90 mm (refractor acromático) está literalmente arrumado na prateleira a apanhar pó. A minha duvida é saber o que posso fazer (se é que posso), em termos de Astrofotografia com ele.

Tirando a limitação dos 90 mm, tinha uma problema que era o de abanar "que nem varas verdes" quando estava algum vento (e se faz vento onde moro !!!). Penso que o problema estava no conjunto tripé/montagem, e não sei se o comprimento do tubo terá alguma coisa a ver.

Gostava de saber se vale a pena investir numa montagem mais firme, se bem que não faça a minima ideia do que quererá dizer, por exemplo, EQ3 ou EQ5.

WebCam ou máquina digital?

Enfim, a verdade é que a Astrofotografia nunca me disse muito, mas na semana passada vi a foto que o xuxumaxer pôs no forum da galáxia de Andrómeda, e mesmo com o problema dos vermelhos...FABULOSO!!! Sabendo que estou muito longe de ter um SCT (acabei de comprar o XT8, e a menos que queira sair de casa  :D  :D  :D ... é melhor esperar mais uns tempos)...

Vale a pena tentar com este equipamento?

Obrigado.

14
Diversos / Rodas num Dob
« em: Julho 25, 2008, 09:43:58 am »
Boas;

Não sei se o assunto está no sitio certo, mas ca vai...

Como (alguns) sabem, adquiri um XT8 da Orion. Pois o bicho é realmente pesado, e dificil de transportar, mesmo do canto da varanda, para o centro. Quanto mais não seja, porque ao poisa-lo, nunca é tão suave como gostaria...

Sei que ha utilizadores de equipamento igual/identico que instalaram rodas. A minha pergunta é: Que tipo de rodas? Se puser rodas, mantém-se quieto quando estou a apontar ou seguir alguma coisa?

Obrigado...

15
Dúvidas na Compra / Arrependido no primeiro; certezas no segundo...
« em: Junho 19, 2008, 02:43:15 pm »
Boas;

É um facto. O telescópio que tenho actualmente (um Konus Motor 90 1785, refractor, 90 mm), foi  uma enorme desilusão. Em parte porque tinha expectativas muito grandes, depois porque os 90 mm são de certeza insuficientes, mas, acima de tudo, porque foi uma compra altamente irreflectida (fiz tudo o quanto NÃO se deve fazer) ; Jupiter, não é de certeza, uma bola completamente branca, com quatro mais pequenas em redor.  

Por estas e outras razões, estou (quase) decidido a adquirir um segundo, (não para já, mas daqui a algum tempo), mas desta vez, queria reflectir muito bem na compra do mesmo, para ver se não me arrependo novamente.

Venho pois, pedir opiniões, para que não torne a acontecer...

Quando falo de expectativas, falo de querer ver alguns planetas com algum pormenor, nomeadamente Jupiter e Saturno, e de ver e resolver vários objectos do céu profundo.
Reparei entretanto,  no SkyQuest XT10'' Clássico da Orion, e no SW Dobson 250 da SkyWatcher.
Gostava mesmo era dos de 12'', mas a diferença em preços, ainda é bastante grande. Duvidas:

1)Serão  estes dois suficientes para as minhas expectativas?
2)É viável utilizar qualquer dos dois numa varanda, uma vez que é numa que uso o meu na maioria das vezes?
3)A minha zona tem alguma poluição luminosa, existem limitações inerentes a espelhos de maior diâmetro, ou as limitações são as mesmas para todos os equipamentos?
4)Bem sei que para astrofotografia, o ideal será um com montagem equatorial, mas tenho visto algumas fotos, que dizem ser tiradas com Dob's. É possível fazer alguma fotografia com este tipo de equipamento?
5)Entre os dois, qual o melhor? Se for apenas por uma questão estética, pois então que venha o da Orion.

Se tiver mais duvidas, volto a chatear...   

Obrigado

Páginas: [1] 2