Fórum Galáctica

Astronomia => Equipamentos => Telescópios => Tópico iniciado por: Takuara em Outubro 02, 2017, 10:36:01 am

Título: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
Enviado por: Takuara em Outubro 02, 2017, 10:36:01 am
Boas,
O meu filho (6anos) recebeu um telescopio de presente igual ao que esta no link abaixo:

https://www.imaginarium.pt/telescopio--esa-telescope-225x-60955.htm (https://www.imaginarium.pt/telescopio--esa-telescope-225x-60955.htm)

É a primeira vez que tenho contacto com um objecto destes, andei a ler algumas coisas por aí, mas não consegui perceber o que poderei ver com isto.

A lua consigo ver com algum detalhe, mas nada mais que isso, planetas nem vê-los, uma das lentes barrow 3x que vem como acessório, nao sei como utilizar.. quando a coloco nem a lua consigo ver.

Será que alguem me pode ajudar?

Obrigado
Título: Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
Enviado por: Emanuel em Outubro 02, 2017, 10:19:55 pm
Olá Takuara,bem vindo ao forum.
Bem,  não sabendo quem ofereceu esse telescópio, tenho que infelizmente lhe dizer que comprou banha da cobra, como se costuma dizer.
Eu explico:
Esse telescópio em concreto, mesmo eu não conhecendo essa marca, tem tudo de errado. O primeiro sinal que indica que é mau, é ser anunciado como um telescópio que amplia muito. 225X num telescópio com uma objectiva/lente com um diãmetro de 50mm, é como dizer que um Fiat Punto pode atingir os 300 km/h. Não dá, né? 

As leis da física simplesmente não o permitem. Para calcular o máximo que uma objectiva pode ampliar é multiplicar o diãmetro dela por 2,4X , se o diãmetro fôr dado em milímetros, ou então multiplicar por 40 ou 50 X, se o diãmetro da objectiva ou espelho, conforme o tipo de telescópio, for dado em polegadas.
Isto significa que esse telescópio só pode aumentar até um máximo de 120X ( 50X2,4=120 ). Em noites muito boas e límpidas, talvez se possa ir um pouco mais, mas não é aconselhável.

Outra das coisas que também indicam que é mau telescópio, é a montagem dela ( o tripé). A montagem, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é o elemento mais importante. Deve ser sempre comprada a pensar na estabilidade que vai proporcionar, quando se está a observar e mais ainda se for utilizada para fazer fotos dos objetos do céu. Por isso mesmo, o telescópio que se irá utilizar nessa montagem, deverá ser sempre 3/4 da capacidade de peso dela, para evitar que ao observar, qualquer vento ou brisa, ou então algum toque acidental, faça com que ela trema por todo o lado, e consequentemente,também  o objecto que estivermos a observar.

Mais um indício da fraca qualidade dela: as oculares e a barlow. A de 4mm e a de 12,5mm devem ser do tipo R ( Ramsden) ou então um desenho um pouco melhor, mas mesmo assim fraquinhas. A Barlow de 3X, não ajuda nada. Ela utiliza-se assim: coloca-se no porta oculares e depois dentro dela uma das oculares.

 O que ela faz é aumentar a distãncia focal do telescópio ( que é a distãncia que vai da lente até ao ponto em que a luz fica focada num ponto, tal como uma lupa quando se utiliza para queimar papel), e como é de três vezes, aumenta os 300mm que o telescópio tem, para 900mm. Porque não consegue ver nada ou quase nada? Porque como o máximo que se deve utilizar nesse telescópio é de 120X, se se exagerar na ampliação, a imagem fica tão escura que não se vê nada de jeito. A ampliação de uma objectiva ou espelho, é proporcional à àrea do mesmo, isto significa que quanto maior a àrea, mais luz consegue captar e mais ampliação se pode utilizar.

Pode-se ver bem a Lua, e dos planetas, Júpiter consegue-se ver com as 4 luas principais, se bem que o planeta parece uma bolinha pequena. Saturno consegue-se ver com o anel, muito pequeno, mas dá para perceber que tem um anel. Vénus consegue-se ver as fases, que tem, tal como a Lua. E depois consegue-se ver alguns objectos do céu profundo, tal como enxames de estrelas . Em relação ao Sol, muito cuidado, o aconselhado é projectar a imagem do Sol numa cartolina branca e nunca olhar directamente na ocular. Com um filtro próprio tudo bem, mas todo o cuidado é pouco. Normalmente só se erra uma vez, a primeira e a ùltima, porque a cegueira pode ser permanente. Eu, por exemplo, já não observo o Sol, praí à uns 20 anos, ou talvez mais.

Em resumo, esse telescópio tem todos os ingredientes de ser um telescópio para criança, mas na prática é mau para a observação astronómica. Se foi oferta, tudo bem, costuma-se dizer que a cavalo dado, não se olha aos dentes, agora se foi uma compra , foi mesmo má escolha, pode até influenciar pela negativa, um interesse na Astronomia.
Se a minha explicação não tiver sido clara, por favor diga, que eu tento de outra forma.
 :)
Título: Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
Enviado por: Takuara em Outubro 07, 2017, 10:32:35 am
Muito obrigado pelo trabalho de tanta escrita, para algo com tao pouco valor :) , acho que fiquei esclarecido.
Mas já agora gostava de ouvir algumas opinioes em que posso investir até 200€ para conseguir uma observaçao razoavel/boa. Obrigado
Título: Re: ESA TELESCOPE 225X da Loja Imaginarium
Enviado por: Emanuel em Outubro 08, 2017, 11:52:05 am
Ahhhh, não tem problema, não. Eu é que falo muito.  ;D

Bem, 200 eurinhos?
Se a compra for aqui na Europa, a Telescope service tem boas opções, mas para ter um bom telescopio, novo, se calhar eu faria como fiz com um dos primeiros telescopios que tive. Comprei a parte òtica primeiro e mais tarde comprei a montagem. Demora é mais tempo.
Com esse orçamento, a melhor opção é procurar no mercado de usados. Normalmente. Os astrónomos amadores são muito cidadosos com o equipamento, e encontra-se muito bom material a uma fracção do preço original.
Uma excelente escolha é um Newton de 6 ou 8 polegadas, e bastante bom para observação de uma forma geral, mas 200 euros não é suficiente para o telescópio completo, montagem e òtica, mas no mercado de usados acho que se pode encontrar.
Nos Estados Unidos, de certeza absoluta, é só consultar o Astromart.com. Mas os USA são provavelmente a maior comunidade astronómica do planeta .
É tudo uma questão de procura  :)