Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - NMS

Páginas: [1] 2 3
1
O Fórum Galáctica / Re: UPGRADE
« em: Junho 08, 2007, 09:43:18 am »
Citação de: "PauloSantos"
Boas.
Reparei q na secção Galactica Caffe, mm depois de se ler as mensagens novas, o ícone representativo de mensagens por ler continua activo. Tb repararam nisso?
Cumps

A mim já me aconteceu, mas não tenho a certeza se foi na secção Galactica Caffe :?

2
Saturno / Misteriosas ondas rádio em Titan
« em: Junho 05, 2007, 11:55:08 am »

Crédito da imagem: ESA

A sonda Huygens mediu a condutividade eléctrica da atmosfera de Titan. Os resultados ajudaram a estabelecer um novo método de investigação das camadas da superfície de Titan. Este método pode levar á confirmação ou não da existência de um oceano á superfície.

O sensor PWA (Permittivity, Waves and Altimetry ) da Huygens detectou uma uma onda rádio de frequência baixa (ELF) durante a descida até á superfície. A oscilação desta onda é muito lenta para uma onda rádio, apenas 36 vezes por segundo. E aumentou ligeiramente na frequência enquanto a sonda alcançou alturas mais baixas.

Se a equipa de investigadores do PWA provar que este facto se deve a fenómenos naturais e não á forma como o instrumento funciona, então terão descoberto uma nova forma de analisar não só a atmosfera de Titan mas também a sua superfície.

As únicas ondas do tipo ELF até agora detectadas provêm da Terra. Estas ondas são reflectidas pela superfície terrestre e pela ionosfera (camada da atmosfera com rarefeito, onde maior parte das partículas estão carregadas electricamente). Isto faz com que a atmosfera terrestre funcione como uma "caixa de sons" onde algumas ondas são amplificadas e outras desaparecem.

No entanto, em Titan, a superfície é pouco reflectora devido á baixa conductividade e por isso as ondas penetram no seu interior.

"The wave could have been reflected by the liquid-ice boundary of a subsurface ocean of water and ammonia predicted by theoretical models," diz Fernando Simões, CETP/IPSL-CNRS, França, e membro da equipa PWA.


Se Simões estiver correcto, a correcta modulação de como ocorre a ressonância das ondas ELF na superfície de Titan, pode confirmar a existência de um oceano na superfície e a que profundidade se encontra.

Uma coisa é certa, ainda há muito que investigar!

Para ler o restante artigo pode consultar a página
http://www.esa.int/SPECIALS/Cassini-Huy ... R1F_0.html

Fonte: http://eumesmo.nireblog.com/

Saudações

3
Saturno / Titan
« em: Junho 05, 2007, 10:31:27 am »

Crédito:ESA

Dia 4 de Junho, dois anos e meio após a aterragem histórica da sonda Huygens em Titã, já é possível apresentar um novo conjunto de resultados sobre a maior lua de Saturno. Titã, vista pelos olhos da sonda Huygens, ainda reserva agradáveis surpresas, afirmam os cientistas.

No dia 14 de Janeiro de 2005, a sonda Huygens da ESA demorou 2 horas e 28 minutos a descer de pára-quedas até à superfície de Titã. Seguidamente, enviou transmissões a partir da superfície durante setenta minutos, antes da sonda Cassini se deslocar para fora do alcance.
No dia 8 de Dezembro do mesmo ano, um grupo de cientistas publicou os seus resultados preliminares na revista Nature. Agora, após mais um ano e meio de trabalho perseverante, os cientistas encontram-se em condições de adicionar novos detalhes à sua imagem de Titã.

Graças ao desenvolvimento dos seus modelos de Titã em computador, de forma a corresponderem aos dados enviados pela sonda, os cientistas planetários podem agora visualizar Titã como um mundo de trabalho, bastante semelhante à Terra em muitos aspectos.


Presença de partículas em suspensão – chamadas ‘aerossóis’. Os cientistas estão agora a aprender a interpretar as suas análises destes aerossóis, graças a uma câmara especial que simula a atmosfera de Titã.

Quando a sonda desceu abaixo dos 40 quilómetros de altitude, a neblina dissipou-se e as câmaras puderam captar as suas primeiras imagens nítidas da superfície. As imagens revelaram uma paisagem extraordinária, apresentando provas sólidas de que um líquido, possivelmente metano, emergiu à superfície causando erosão. As imagens da Cassini estão agora a ser agrupadas com a ‘ground truth’ ('realidade do terreno') obtida pela Huygens, para que se possa investigar de que modo as condições em Titã esculpiram esta paisagem.

À medida que a sonda ia descendo, os ventos de Titã arrastaram-na até esta tocar a superfície. Um novo modelo da atmosfera, baseado nos ventos, revela que a atmosfera de Titã é uma correia transportadora gigante que faz circular o seu gás desde o pólo sul até ao pólo norte, e novamente no sentido inverso.

A detecção experimental de uma onda radioeléctrica de frequência extremamente baixa (FEB) também entusiasmou bastante os cientistas planetários. Se for confirmado que este é um fenómeno natural, terão assim uma maneira de sondar a sub-superfície da lua, talvez até revelando um oceano subterrâneo.


A viagem que a Huygens realizou à superfície tem sido objecto de estudos intensos, existindo inúmeras publicações sobre o assunto. Quando uma anomalia a bordo da Cassini "roubou" aos cientistas dados obtidos pelo instrumento Doppler Wind Experiment (DWE) da Huygens, seguiu-se uma análise exaustiva dos dados recolhidos pelos radiotelescópios na Terra que efectuavam o rastreio da Huygens. Engenheiros e cientistas conseguiram recuperar o movimento da sonda, fornecendo um perfil preciso do vento e ajudando-os a colocar algumas das imagens e dados da Huygens no seu contexto correcto.

Evidências, resultantes de uma análise meticulosa de muitos instrumentos e de sensores mecânicos da Huygens, adicionam agora pormenores sem precedentes ao movimento da sonda durante a sua descida.

Fonte: http://eumesmo.nireblog.com/

Saudações

4
O Exterior / Pink mania
« em: Junho 05, 2007, 10:05:54 am »

Créditos da imagem: NASA

Esta nova imagem foi tirada pelo telescópio espacial Spitzer e Hubble. É uma imagem composta da galáxia em espiral conhecida como M81 que se localiza na constelação da Ursa Maior e é uma das galáxias mais brilhantes vista da Terra por telescópio.

Fonte: http://eumesmo.nireblog.com/

5
Galactica Caffe / Re: Apresentações dos Utilizadores (AQUI)
« em: Junho 05, 2007, 09:42:00 am »
Bem, para não me esquecer de ninguém, SEJAM TODOS BEM VINDOS!  ;-)

Saudações

6
Saturno / Saturno Neon
« em: Junho 01, 2007, 09:53:04 am »
Última foto da sonda Cassini, uma brilhante imagem de Saturno:


Crédito:NASA

Fonte: http://www.nasa.gov/mission_pages/cassi ... 09212.html

Saudações

7
Notícias / 50 anos do lançamento do Sputnik
« em: Maio 25, 2007, 09:53:15 am »
Este ano comemora-se o 50º aniversário do lançamento do Sputnik.



No dia 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou de Baikonur, a bordo de um foguete R-7, o primeiro satélite artificial do mundo: o Sputnik 1. Ele era capaz de transmitir um sinal de rádio, "beep", que podia ser sintonizado por qualquer radioamador. O satélite orbitou a Terra por seis meses antes de cair.

[youtube:a4e81]_J4IbHZhhh4[/youtube:a4e81]

Encontrei um artigo na internet e acho que vale a pena ler, compara Bush a Eisenhower.

Eisenhower tentou subestimar a importância do lançamento do Sputnik I pela antiga União Soviética, em 1957. Bush – que não é nenhum Eisenhower – pretendeu subestimar a questão ambiental e parece que está se dando mal

Derrick Z. Jackson escreve para “The Boston Globe”:

Cinco dias depois dos soviéticos colocarem o primeiro satélite em órbita da Terra, em 4 de outubro de 1957, o então presidente Eisenhower, dos EUA, fez pouco do fato, dizendo se tratar de "uma pequena bola no ar" que "não aumenta minha preocupação, nem uma iota".

Ele disse que "o simples fato desta coisa orbitar não envolve nenhuma nova descoberta para a ciência".

Seus altos oficiais militares minimizaram esta humilhação na Guerra Fria chamando o Sputnik de "pedaço inútil de ferro" e uma "bugiganga idiota no céu".

Seis dias depois daquela coletiva de imprensa, um Eisenhower muito diferente estava trabalhando secretamente. Ele reuniu as maiores autoridades científicas do país, incluindo o presidente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, James Killian, e o fundador da Polaroid, Edwin Land.

Segundo memorandos confidenciais já liberados daquela reunião, escritos pelo secretário de gabinete de Eisenhower, o general Andrew Goodpaster do Exército, Land falou "com grande eloqüência sobre o grande problema diante de nós. Ele disse que o país precisava muito da ciência. Mas ele sentia que a ciência, para fornecer isto, precisava ainda mais do presidente".

Goodpaster escreveu que Land perguntou se "há alguma forma do presidente inspirar o país - lançando particularmente nossa juventude em toda uma variedade de aventuras científicas. Se ele fosse capaz de fazer isto, haveria retornos tremendos. No momento, os cientistas se sentem isolados e sozinhos".

Eisenhower, segundo a narrativa de Goodpaster, respondeu que ele "gostaria de criar um espírito - uma atitude em relação à ciência semelhante àquela nutrida em relação a vários esportes em sua juventude - uma atitude que no momento lhe parecia ter empalidecido um pouco".

Eisenhower tornou Killian o primeiro assessor científico do presidente. Killian guiou Eisenhower na criação da Nasa (a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) e em uma enorme expansão da Fundação Nacional de Ciência.

A atitude em relação à ciência na atual Casa Branca regrediu ao estado mais apático desde Eisenhower. Os cientistas se sentem tão isolados que mal ficou registrado que Bush disse que enfrentaria "o sério desafio da mudança climática global" em seu discurso do Estado da União.

Um motivo é óbvio. Bush respondeu à mudança climática com uma mudança estúpida na ciência climática. Eisenhower respondeu ao satélite soviético com a Nasa. Sob Bush, os satélites da Nasa estão se transformando em pedaços inúteis de ferro.

"Desde 2000, a coisa despencou de um penhasco", disse Berrien Moore, co-presidente da comissão da Academia Nacional de Ciências para estudo da Terra do espaço e diretor do Instituto para o Estudo da Terra, Oceanos e Espaço da Universidade de New Hampshire.

Moore disse que o governo Bush criou uma "tempestade perfeita" com o "colapso do orçamento de ciência da Terra, uma queda de 30% na Nasa" e o desenvolvimento inepto do sistema de satélite ambiental de órbita polar pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica e pelo Pentágono.

O sistema está três anos atrasado e já estourou em US$ 3 bilhões o orçamento, e muitos instrumentos de detecção do clima foram descartados para cortar custos.

"Eles simplesmente descarrilaram o trem", disse Moore.

"Os efeitos estão prestes a se tornar bem aparentes. Os ativos que temos para coisas como medição de gelo e geleiras estão ficando velhos, com muito pouco previsto para substituí-los. Nós estamos comprando dados da Índia e dos franceses."

Moore disse que o mínimo que o governo Bush poderia fazer é restaurar o orçamento de ciência da Terra aos níveis do governo Clinton.

Igualmente frustrante para ele é que mesmo enquanto a evidência se acumula de que os seres humanos estão causando o aquecimento global – o Painel Intergovernamental de Mudança Climática divulga novos dados nesta semana – não há proposta da Casa Branca para limitar as emissões de combustíveis fósseis.

Moore disse que é "quase irresponsável" os executivos-chefes das 10 maiores corporações terem pedido por um teto para as emissões de dióxido de carbono, mas Bush ainda não.

"Os executivos-chefes lhe deram abertura para mudança de curso em relação a Kyoto e o aquecimento global", disse Moore.

"A General Electric e a Duke Energy não são um grupo de cientistas tolos. Mas ele só fala em explorar mais petróleo no Ártico (...) sua declaração sobre aquecimento global foi quase um folheto de propaganda."

Isto não causa surpresa para um presidente que ignorou quase todo relatório sobre mudança climática como tolice. Bush nos disse que estava aguardando por "ciência sólida".

Eisenhower ouviu o som da ciência soviética – o bipe doSputnik – e preparou os EUA para um lançamento de foguete. Parece que Bush não entenderá a necessidade de ciência até que satélites mortos comecem a cair no gramado da Casa Branca.

Tradução: George El Khouri Andolfato
The Boston Globe, Uol.com/Mídia Global, 1º/2

Página original: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=44224

Saudações

8
Galactica Caffe / Re: O Fim do Universo
« em: Maio 23, 2007, 10:05:58 am »
Cerca de um ano atrás tive de fazer um trabalho sobre universos paralelos, não muito extenso... A minha opinião sobre este assunto mudou nessa altura. Actualmente sou dos adeptos da teoria "Ekpyrotic" (epirótica, se é que existe tradução  :? ). Segundo esta teoria, existem diversos Universos lado a lado como se vê na animação:



Estes universos são as chamadas membranas que viajam ao longo do espaço. Uma membrana pode "colidir" com outra membrana, esta "colisão" originará perturbações, que por sua vez originarão estructuras. No caso do nosso Universo, esta colisão denominou-se de Big Bang.
Este teoria foi inspirada na teoria M ( M de membrana).

Sugestão de leitura: Mundos Paralelos de Michio Kaku

Saudações

9
Actividades e Eventos /
« em: Maio 20, 2007, 05:15:52 pm »
Para além das palestras, algumas semelhantes á da 1ª edição, uma das novidades que surgiu no 2ºdia da conferência foi o anúncio do local onde se realizará (em princípio) a Astrofesta de 2009. O local é Lisboa, no Museu da Ciência...
Uma outra novidade foi a apresentação do projecto SWEETS, um projecto que tem como objectivo estudar a climatologia espacial e quais os seus efeitos. Este projecto tem como responsável português um dos membros do núcleo de divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto Ricardo Reis.

Saudações

10
Actividades e Eventos / Astronomia e Ciências Espaciais
« em: Maio 18, 2007, 09:58:27 pm »
Hoje foi o 1º dia da 2ª edição da conferência "Astronomia e Ciências Espaciais- Comunicação e Educação"
Estive presente na 1ª edição e foi um sucesso.
:) No fim do 1º dia o balanço é positivo, mas é com muita pena minha que vejo que este ano o número de participantes diminuiu bastante. No entanto a qualidade mantém-se...
O tema central este ano é "2009 o Ano Internacional da Astronomia" e já se está a preparar tudo.
Foi formada uma comissão cientifica que tem como função organizar o ano de 2009.

Membros da Comissão:
João Fernades é o coordenador
António Pedrosa
Rosa Doran
Filipe Pires
Máximo Ferreira

Esta comissão apresentou sugestões de actividades para se fazerem ao longo do ano. Está quase pronto um documento onde especifica todas as acções já planeadas. Este documento estará pronto 2ªfeira dia 21 e disponivel na internet para download. É importante frizar que, este documento não é definitivo, ou seja, todos os que queiram apresentar sugestões, mostrar-se disponível para ajudar, podem fazê-lo. Dia 30 de Setembro de 2007 é o prazo limite de apresentação de críticas/sugestões.
Uma informação importante, é que foi lançada hoje a página oficial do "2009 Ano Internacional da Astronomia"

http://astronomia2009.multimeios.pt  (site provisório)

http://www.astronomia2009.org  (site futuro definitivo)

Neste site encontrarão bastante informação, assim como fotos da conferência de hoje já estão disponíveis.

Faço um apelo para que leiam o documento e enviem sugestões...
Na minha opinião, quase todas as actividades que foram apresentadas, podiam ser feitas todos os anos, é pena só se lembrarem de fazer para um ano. Sim, dão a desculpa que muitas actividades continuarão por mais anos, mas e até agora?

Vou mantendo as actualizações se ouver...
Não hesitem em colocar questões...

Saudações

11
Notícias / O que causa as plumas de Enceladus
« em: Maio 17, 2007, 10:51:15 am »
A lua de Saturno, Enceladus, tem o que se chama de vulcanismo de gelo.
Ou seja, Enceladus é uma lua que lança para o espaço "jactos" de vapor de água através de falhas existentes na superficie. A lua aquece, derrete e evapora algum gelo, este vapor são as chamadas plumas de Enceladus. Uma das grandes questões é "Como é que a lua aquece?"
Uma possível resposta, está nas forças de maré.
Na página  http://www.nasa.gov/mission_pages/cassi ... 70516.html encontrarão mais detalhes sobre a notícia e a respectiva teoria...


Fonte: NASA
Saudações

12
Secção Solar / Video do Sol visto pela Stereo
« em: Maio 09, 2007, 10:51:30 am »
Várias são as imagens que a Stereo já tirou ao Sol.
Além das imagens, temos agora disponível um pequeno vídeo do Sol tirado pela Stereo na semana de 22 a 28 de Abril:



http://sohowww.nascom.nasa.gov/pickoftheweek/

Link directo para o vídeo em baixa resolução:
http://sohowww.nascom.nasa.gov/pickofth ... 04_256.mov

Saudações

13
O Exterior /
« em: Maio 09, 2007, 10:25:14 am »
:) Mais uma foto fantástica do Hubble:


Crédito: HST

Esta imagem foi tirada no visível ao centro de uma região de formação estelar, nebulosa de 30 Doradus, localizada na Grande Nuvem de Magalhães.

Página da NASA: http://www.nasa.gov/multimedia/imagegal ... e_820.html

Saudações

14
Notícias / NEEMO- Missão debaixo de água
« em: Maio 09, 2007, 10:11:44 am »
Começou no dia 7, uma missão da NASA designada por NEEMO 12.
Esta missão decorre durante 12 dias a bordo do Aquarius (único habitat de pesquisa debaixo de água do mundo) nas profundezas do oceano na costa da Florida.
O objectivo desta missão é testar técnicas de caminhar na Lua e testar conceitos de "medicina espacial".


Crédito:Nasa


Crédito:Nasa


Crédito:Nasa



Crédito:Nasa

Para mais informações: http://www.nasa.gov/mission_pages/NEEMO/index.html

Saudações

15
19-20 Julho 2007, Porto, Portugal

Os Encontros Nacionais de Astronomia e Astrofísica (ENAA) são organizados anualmente desde 1991 pela comunidade de investigadores portugueses e/ou sediados em Portugal em Astronomia e Astrofísica. Têm como objectivo reunir a comunidade regularmente, promovendo a apresentação dos trabalhos de investigação nas diversas áreas da A&A, incentivando novas colaborações, e fomentando o debate de temas relevantes para a comunidade - tais como a sua estabilidade e orientações para o futuro, participação de Portugal em organismos internacionais (nomeadamente o ESO e a ESA), formação, e acções de divulgação.

O XVII ENAA terá este ano lugar no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). Organizado com o apoio da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), o XVII ENAA pretende dar continuidade ao esforço para promover e consolidar a investigação e formação em Astronomia e Astrofísica no nosso País.

Esperamos assim que este Encontro seja um sucesso. Para que isso seja possível contamos com a participação de todos!

A Comissão Organizadora do XVII ENAA

Contactos
http://www.astro.up.pt/investigacao/con ... /xviienaa/

Saudações

Páginas: [1] 2 3