Astronomia => Observações => Genéricas => Tópico iniciado por: Carlos Capela em Maio 24, 2009, 07:00:25 pm

Título: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 24, 2009, 07:00:25 pm
Antes de mais boa tarde.
Descobri este forum casualmente, mas achei-o bastante interessante, por isso decidi registar-me.
Ofereceram-me um pequeno telescópio, mas ainda não tive oportunidade de o experimentar, não só por ter normalmente os meus fins-de-semana muito ocupados, como por não saber ao certo onde o montar.
Moro em Espinho, e gostaria de perguntar aos utilizadores deste forum se há algum local "privilegiado" aqui nas redondezas, que conheçam e me possam indicar, para poder finalmente fazer as minhas observações sem ser a olho nu.

Acho que há 2 formas de se sentir a Astronomia: ou se lhe é indiferente ou se ama. Não posso pedir conselhos aos meus amigos porque eles são-lhe indiferentes, por isso venho pedir ajuda a quem partilha a mesma paixão que eu. E que, por sinal, sabe bem mais. :)

Muito obrigado,
Carlos Capela
Título: Re: Local para observação
Enviado por: alexl em Maio 24, 2009, 07:41:43 pm
Olá Carlos,

Bem vindo ao forum.
Penso que de certo para começar o mais seguro seria junto à praia porque existe sempre gente a passar (segurança primeiro) -- o único senão é a neblina  em certos dias e a humidade. Caso contrario tens que ir para o interior para fugir à poluição luminosa. Vê por exemplo este mapa (http://www.lightpollution.it/dmsp/starvis.html) ou podes ver este (http://www.globe.gov/GaN/analyze.html) e ver o resultados perto de Espinho.
Boa sorte.

Alex.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 24, 2009, 08:02:11 pm
Pois, o factor "segurança" foi o que me fez vir pedir opinião. Conheço alguns recantos que seriam óptimos para montar o telescópio, pois não há poluição luminosa e o sossego permitir-me-ia estar à vontade, mas a ausência de luz e de pessoas obriga-me a torcer o nariz.

Obrigado pelos conselhos e pelos mapas! Vamos lá ver como me safo sozinho. É mais fácil participar nas noites de observação do Centro Multimeios de Espinho, mas se calhar o prazer de sermos nós próprios a procurar aquilo que queremos ver torna o trabalho bem satisfatório...

Já agora, uma pergunta que pode parecer muito inocente (e que se calhar o é). Como primeira observação, se calhar é melhor apontar à Lua por ser o mais fácil de encontrar, não? Talvez seja mais fácil ganhar prática assim, pelo menos é o que penso...

Obrigado.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: alexl em Maio 24, 2009, 08:23:45 pm
O Multimeios é um bom sitio para aprender...

A lua é um ponto de partida (fácil de localizar) e assim vais começar a compreender o funcionamento do teu telescópio... depois podes ir para Saturno que de momento é visível. Podes também usar alguns programas freeware para localizar objectos importantes. Recomendo o Virtual Moon Atlas (http://www.ap-i.net/avl/en/start), Stellarium (http://www.stellarium.org/) e finalmente o Cartes du Ciel (http://www.stargazing.net/astropc/). O primeiro tem bom mapas da lua, o segundo lá uma visualização muito realista do céu e o último uso para encontrar facilmente os objectos que procuro...

Alex.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 24, 2009, 09:19:10 pm
Eu tenho o Cartes du Ciel, o Stellarium, o SkyMap Pro e o Celestron's The Sky, um software que veio com o telescópio. A um outro nível, também tenho o Celestia, mas esse não serve para ajudar nas observações. Não conheço o Virtual Moon Atlas, mas vou aproveitar a sugestão.

A olho nu faço observações todos os dias. É aquele gosto de sair à noite e olhar para cima, e de acordo com as horas saber o que se vai encontrar no céu. Ou como eu gosto de às vezes fazer, olhar para o céu e depois confirmar que horas são...  :)  Faltava-me o telescópio para poder aprofundar os meus conhecimentos e o meu interesse. Agora falta-me poder e saber dar-lhe o devido uso...
Título: Re: Local para observação
Enviado por: alexl em Maio 24, 2009, 09:31:04 pm
De certo agora é tarde mas recomendava (também) binóculos 7x50 (ou mesmo 10x50).
Não é preciso uns muito caros porque já tens telescópio mas eles iram permitir varrer o seu à procura de objectos interessantes. Por exemplo, uns 7x50 têm 6.5 graus de campo de visão o que ajuda muito a ver a onde estamos a apontar. Uns binóculos não substituem o telescópio apenas o complementam.

Eu ando às voltas relativamente a que telescópio a comprar. De momento, estou a pensar seriamente em algo como SkyQuest XT8 (http://www.gem51.com/verproduto.php?id=5240&fam1=1&fam2=1). Entretanto vou usando uns binóculos para ficar familiarizado com o céu nocturno..

Alex.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 24, 2009, 10:29:14 pm
Pois, é a este tipo de linguagem mais dedicada à óptica que me estou a tentar habituar. Alguns termos são-me familiares, outros nem por isso.
O meu telescópio é um Celestron, com as seguintes características: http://www.celestron.com/c3/product.php?CatID=62&ProdID=422.
Será possível dar-me a sua opinião? (não sei a sua idade, não sei se posso tratá-lo por tu :)  )
Título: Re: Local para observação
Enviado por: alexl em Maio 24, 2009, 11:10:43 pm
Para aprofundar este tema recomendo os livros do Guilherme de Almeida (editora Platano (http://www.platanoeditora.pt/?q=N/SEARCHBOOKS/289)). Neste momento já tenho:
* Introdução À Astronomia e às Observações Astronómicas (como o nome diz é uma introdução)
* Roteiro do Céu (muito bom para aprender a observar o seu a olho nu e a localizar)
* Observar o Céu Profundo  (mais para objectos do ceu profundo, tipo galáxias, nebulosas, etc)

E estou a pensar no próximo fim de semana obter o Telescópios (http://www.gem51.com/verproduto.php?id=2174&fam1=4&fam2=41) do mesmo autor. Como gosto muito deste tema, espero aprender enquanto não compro...

Relativamente ao AstroMaster 70AZ (http://www.celestron.com/c3/product.php?CatID=62&ProdID=422) penso que a abertura é pequena (vê por exemplo a mensagem "O meu 1º telescopio (http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?f=42&t=2400)"). Por exemplo, o meu primeiro telescópio foi um Tasco de 60 mm de abertura e observei os anéis de Saturno, as luas de Júpiter e claro a nossa lua. Se daqui a um ano ainda estiveres numa de astronomia (aquilo que quero dizer é: se não for apenas uma fase mas sim um verdadeiro hobby) diria para comprares um de abertura maior. Daqui até lá tens que aprender a manusear com um pequeno e mais simples. Quanto maior for a abertura, mais luz vai entrar, melhor vai ser a resolução e qualidade da imagem. Por fim maior abertura significa que podes usar uma maior magnificação (2x a 2.4x o diâmetro da objectiva em milímetros).

Alguma dúvida está à vontade, porque neste forum vais sempre encontrar alguma resposta..

Alex.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 24, 2009, 11:55:50 pm
Bibliografia tenho alguma, tirando outros livros em que a Biblioteca da FEUP foi providencial... Ainda não li alguns livros que já comprei.
Dos que já li, gostei particularmente de:
* "Observar o Céu", David H. Levy. A secção dos telescópios é curta, mas sempre dá umas dicas a quem é, como eu, principiante.
* "As variedades da experiência científica", Carl Sagan.
* "Crónicas dos átomos e das galáxias", Hubert Reeves.

Ainda cá tenho alguns de reserva, dos quais destaco:
* "The Night Sky", Giles Sparrow. Parece-me ter informação extremamente útil na escolha e utilização de material de observação.

Como sugeres, tenho de passar os próximos tempos a ganhar prática com este telescópio. Mesmo que veja os planetas como "bolinhas pequenas", como já li no outro tópico, se não souber trabalhar com este não vou poder evoluir.

A Astronomia não será nunca uma fase. Desde pequenino (tenho 29 anos) que colo nos programas de TV sobre o espaço, nas notícias que passam nos media, que procuro formas no céu à noite. De há uns anos para cá decidi conhecer MESMO aquilo que me despertava a curiosidade, e quanto mais informação recolho mais percebo quanto há para recolher, e mais constato que perdi tempo em não investir na Astronomia mais da minha atenção durante este tempo.
Agora que consigo orientar-me no céu por simples observação, que consigo perceber a dinâmica celeste, sinto que me falta subir um degrau. E puseram-me a escada à frente ao darem-me o telescópio. Pequeno, é certo, mas perfeito para começar. E conhecer este forum foi fantástico!

Obrigado pela ajuda, Alex. E se eu por vezes falar demais e fugir ao tema peço desculpa.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Emanuel em Maio 25, 2009, 12:39:42 am
Ora ,ora, bem vindo ao fórum amigo Carlos!! Aqui o pessoal é todo amigo e sempre pronto a ajudar, por isso não hesites em pedir ajuda para qualquer coisa!!O teu telescópio é pequeno?? Não importa, aliás, importa e muito, porque todos nós ou pelo menos a maior parte, também começou mais ou menos assim, com um telescópio desse tipo!! Aliás, um dos conselhos que mais se dá a quem começa´é exactamente de  comprar um bom atlas do céu para conhecer o céu nocturno, e depois uns binóculos ou um pequeno telescópio!!Porquê?? Porque se a pessoa se interessar, quando chegar a altura de comprar um bom telescópio, então saberá dar-lhe todo o valor e uso; se a pessoa se desinteressar pela astronomia ( e espero que não ), então o investimento efectuado não terá sido muito grande!! Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que são atraídas para a astronomia porque viram numa revista qualquer ou livro imagens espectaculares de planetas , galáxias ou outro objecto qualquer, e depois quando observam têm uma desilusão, sem se terem informado devidamente de como essas imagens são tiradas!! :(  Enfim...
Mas falando de coisas prácticas, um bom software que podes ter no teu computador, e que normalmente, falamos quase sempre nele, além do já mencionado "cartes du ciel", é o "Stellarium", e que podes fazer o download do programa em www.stellarium.org (http://www.stellarium.org) !! Muito práctico para localização de objectos estelares, além de funcionar em tempo real!!Tem havido reportes de incompatibilidades com algumas placas gráficas e programas, comigo sempre funcionou muito bem!!Experimenta, pode ser que gostes!!Um abraço :)
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 25, 2009, 02:46:01 am
Viva, Emanuel!
Já reparei que aqui o pessoal está pronto a ajudar, e isso faz toda a diferença na integração de uma pessoa. Agradeço a disponibilidade!
Sem dúvida que as imagens espectaculares podem funcionar como fonte de interesse pela Astronomia, e que muita gente se decepciona mais tarde por não observar aquilo que espera. Mas não é bem isso que me motiva. Não resisto a contar uma pequena história que se adequa. Em 2007, no pico das Perseidas, estive na Serra da Freita (em 2008 o céu estava coberto de nuvens). Estava lá um telescópio (eu ainda não tinha o meu) apontado a Júpiter, e 3 das 4 maiores luas estavam visíveis. A rapariga ao meu lado disse "Oh, são pontos..." e eu estive mesmo para lhe dizer "Isto não são pontos, são OS pontos!". Que é que ela estava à espera de ver num telescópio pequeno??? Pelo que percebi, tanto eu como ela estavamos a ver as luas de Júpiter pela 1ª vez. A diferença é que eu fiquei feliz por ver "os pontos", ela de certeza que nunca mais foi procurar "pontos" porque não fazia a mínima ideia do que ia ver... Por isso, Emanuel, não vai haver desinteresse pela Astronomia... ;-) Aliás, cheguei foi à fase de querer ser eu a ter o prazer de procurar o que quero! E de ficar feliz por ver os meus primeiros pontos por mérito próprio! :)

Eu tenho o Stellarium, mas penso que já saiu uma nova versão (tenho a 0.9.0). Vou actualizar.

Um abraço!
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Emanuel em Maio 25, 2009, 10:38:42 am
Boa!!Assim é que se fala e já vi que estás bem motivado! Ainda bem, continua!!Um abraço :D
Título: Re: Local para observação
Enviado por: PEDRO SANTOS em Maio 25, 2009, 07:04:17 pm
Sê bem vindo.
 É sempre um bom sinal para a astronomia de amadores,aparecer alguém com tanta motivação como o Carlos.
 Devo disser que gostei do modo como abordou com uma pequena frase o seu interesse ,
 "...há 2 formas de se sentir a Astronomia: ou se lhe é indiferente ou se ama..." ,está tudo dito. :D
 Também eu há uns bons anitos ( cerca de dezasseis) me deixei levar pela paixão , comecei as observações á vista desarmada,
 depois uns binóculos, depois um reflector 114mm e só mais tarde um de 200mm com o qual fiz uns poucos de desenhos dos discos
 planetários.Agora estou mais virado para a astrofotografia, mas continuo sempre a observar nem que seja a olho nú.
 Quero disser com isto, que é tudo uma questão de tempo e sobretudo motivação para se ir progredindo neste hobbie até chegar
 aonde quisermos.
 Infelizmente nem sempre a vida profissional /familiar se conjugam com a astronomia,mas faz-se o possivel e o impossivel. :-D
 Cumprimentos.
 Pedro Santos.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 25, 2009, 10:24:30 pm
Obrigado pelas suas palavras.
Aquilo que eu disse, se calhar é aquilo que muitos sentem, por isso o sentimento não será um exclusivo meu. Tive apenas o mérito de o dizer...
Para mim foi óptimo descobrir um forum onde posso estar com pessoas que têm o mesmo interesse que eu pela Astronomia. Por vezes sentimo-nos sós, porque há que admitir que é raro encontrar quem partilhe esta paixão connosco com o mesmo interesse. Ou é raro ou eu não tenho pontaria relativamente às pessoas com quem falo! :-D

Se formos persistentes, as pessoas que nos rodeiam acabam por respeitar a Astronomia. Veja o meu caso... Há não mais que 2 anos a minha mãe só me dizia "Credo, metes impressão, sempre com o nariz no ar!", e agora já diz "Que estrela é aquela ali em cima que brilha tanto?" "Não é uma estrela, é o planeta Vénus!" :(|  :lol: e passado um bocado "Olha, Vénus mudou de sítio!" "Não, aquela é Sírio!". Depois diz "Sabes lá tu os nomes delas..." mas ao menos já aceita!

Um abraço,
Carlos Capela
Título: Re: Local para observação
Enviado por: alexl em Maio 26, 2009, 08:07:33 pm
Compreendo perfeitamente o que penas.

Alex
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 27, 2009, 01:45:15 am
Então sabes o valor que tem para mim o verbo que utilizaste: "Compreendo". ;-)

(Os administradores do forum vão banir-me. Já fiz uns 10 posts e ainda não contribuí com nada útil... :lol: )
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Fil em Maio 27, 2009, 11:10:41 am
Citação de: "Carlos Capela"
(Os administradores do forum vão banir-me. Já fiz uns 10 posts e ainda não contribuí com nada útil... :lol: )
Também se arranja.. :) Mas depois ficava a impressão contrária ao que tinhas descrito, que o pessoal aqui só gostava de cascar nas orelhas de quem coloca posts..  :-)
Realmente o sítio ideal para estas divagações, que até são agradáveis de ler, seria outro, só que admito que ir fazer um post num outro sítio caído do céu e dizer o que aqui se disse, tira um pouco da espontaniedade..  Desde que este assunto, que era suposto ser sobre um local de observação à beira-mar plantado, não comece a ficar completamente afastado do tópico, ainda vou deixando.. :)
É que já se disse muito boa coisa aqui, que não tem a ver com o tópico, e depois ir à procura disto quando for preciso vai dar trabalho :) Manter a casa limpa aqui no fórum às vezes é complicado 8)
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 27, 2009, 05:18:02 pm
Ok, percebi a mensagem.
Quando falo disto, tenho sempre a tendência de dizer mais do que era suposto, de divagar, mas vou ver se canalizo essas energias para algo mais concreto.
Obrigado pelo "crédito"! ;-)
Título: Re: Local para observação
Enviado por: bruno em Maio 27, 2009, 11:48:40 pm
Ora viva Carlos, cá está mais um amante do céu!
Também vivi em Espinho, neste momento vivo em Canidelo. Aliás conheci um Capela que fazia umas viagens de Quimbóio, será????
Olha ainda ontem fui até à Serra da Freita, sózinho... xiuuuu não digas a ninguém... A questão é que fui fazer uma observação a olho nú e binóculos pelo que os potenciais perigos rapidamente os contornaria. Penso eu de que.
Quanto a saídas realmente até dava jeito companhia se estiveres interessado. Agora vem uma fase que não me entusiasma particularmente com a Lua a crescer... Mas depois é de combinar.
Abraço!
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 28, 2009, 01:41:36 am
Viva, Bruno!
O Quimbóio continua a ser um transporte que uso com frequência, quando vou para a faculdade ou para os jogos, por isso é bem provável que possa ser eu! Aqui ao lado, na minha identificação, tem um link para um dos meus blogues. Clica e está lá a minha fotografia. Se me conheceres, apressa-te a dizer-me quem és... :)

Bem, ir para a Serra da Freita sozinho... não achas que é um bocado perigoso? Penso eu também de que... Além dos perigos naturais, nunca se sabe quando pode aparecer algum amigo do alheio... É certo que é um excelente local para observação (desculpa, Fil, não resisti a manter viva a ligação ao tópico... :lol:  :lol: ), mas sozinho pode não ser muito seguro...

Claro que estou interessado em companhia. Assim se o carro cair numa ravina da Serra sempre podemos rezar em conjunto! :lol:
Agora a sério, vai lá ver se me conheces e depois diz qualquer coisa.

Um abraço.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: bruno em Maio 29, 2009, 12:59:44 am
És o tipo!
Que engraçado! Também podes ver o meu coberto de pele em:
http://brunovo.com.sapo.pt/galeria_de_fotografias.htm (http://brunovo.com.sapo.pt/galeria_de_fotografias.htm)
Já está um bocadinho desactualizado, aí uns anitos mesmo...
Vou cravar-te com certeza para umas saídas, duas vozes a rezar têm que se fazer ouvir!
Abraço!
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Maio 29, 2009, 01:50:33 am
Estou chocado! Como é que é possível a gente encontrar-se aqui? :-D
Não sabia que também gostavas de olhar para as estrelas, pá!

Claro que vamos combinar umas observações! Eh eh
Olha, tens aí os meus contactos. Manda um mail, ou assim, e falamos por lá.

Um abraço!
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Rui em Junho 03, 2009, 10:51:56 pm
Bem vindo ao fórum Carlos.

Sou de Famalicão. Ha uns tempos atrás havia aqui um tópico ácerca de um local na zona do Grande Porto, onde o pessoal se pudesse deslocar com facilidade e se juntasse +/- espontaneamente. O assunto arrefeceu, mas tive a ocasião de conhecer um outro amador (que agora é meu amigo) que mora relativamente perto. A última vez que observámos em conjunto foi há uma semana atrás. Se por acaso considerares a distância até Famalicão aceitável, da próxima podes juntar-te a nós. Aqui o céu não é nenhuma maravilha, mas numa boa noite, a magnitude no zénite anda à volta de 5 /5,2.

Tomara eu que o meu primeiro telescópio tivesse uma objectiva de 70mm...

Cumpts
Rui
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Junho 04, 2009, 02:00:46 am
Olá, Rui!
Famalicão não é tão longe assim, é uma questão de se combinar!

Vou enviar-te uma mensagem privada, ok?

Um abraço e obrigado!
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Junho 14, 2009, 08:12:41 pm
Para não estar a abrir mais um tópico desnecessariamente, aproveito este, até porque o tema continua a ser a observação.
Na 6ª feira passada, finalmente estreei o meu telescópio no terreno. A meio da tarde recebi uma mensagem de um colega que reencontrei aqui no forum e acabámos por combinar.
Estava uma noite fantástica, escura como breu, e a vontade de me estender no meio do chão a olhar para cima surgiu mal chegámos.
Depois veio a parte de montar o telescópio. Confesso que me senti estúpido e ignorante, pois em casa parecia-me tão fácil e ali custou-me um bocado a encaixar as peças todas, mas com uma ajudinha consegui levar a água ao meu moinho. Claro que o grau de estupidez aumentou quando me apercebi que não podia experimentar o buscador starpointer porque me esqueci de lhe pôr a pilha, mas pronto... o que eu queria era apontá-lo ao céu. Da próxima vez não me esqueço. :(|
Com a ajuda do Bruno vi Saturno entrar na objectiva do MEU telescópio. Era a bolinha pequenina que aqui se falou, mas não importa. Ele estava lá. Pena os aneis estarem numa posição pouco favorável, mas deu para ver as "orelhinhas"... :lol: Passámos um bocado na conversa e quando fui espreitar de novo já lá não estava. Lá tive de ir à procura dele até o apanhar. Foi o primeiro objecto que "cacei". Soube deliciosamente.
Pensei que o melhor era mesmo apontar ao básico, para primeira noite, para tomar o gosto e ganhar a prática que TANTO me faltava e falta. Antares, Arcturus, Deneb, aquelas estrelas infalíveis... foram pequenas vitórias, é saboroso conseguir coisas as bocadinhos.
Depois apontei a M13, em Hércules. Estava a chegar ao zénite, por isso a ginástica foi grande (e eu à rasca das costas... :? ). Corrijam-me se estiver enganado... M13 é um grupo globular visível a olho nu, não é? Eu ia jurar que tinha visto uma mancha muito débil mesmo antes de apontar para lá a objectiva do meu telescópio...
Ainda apontei para Sagitário. Perdoem-me a minha falta de experiência, mas não sei se foi a M8 ou M28. Tenho quase certeza que foi M28, ali perto de Kaus Borealis.
Depois a Lua nasceu pouco à frente de Júpiter, estragou a visão da noite escura, mas brilhou de uma forma espectacular. Já estávamos a arrumar, mas ainda deu para contemplar um pouco. O primeiro detalhe que consegui identificar (penso eu de que) foi a cratera de Tycho. Mas isso são coisas para desenvolver de uma próxima vez.

Tenho de experimentar várias coisas, como o starpointer com pilha  :(| e trocar de ocular. Tenho de 20mm e 10mm, mas nem cheguei a utilizar a de 10mm. Só vendo as diferenças entre ambas na prática vou poder ir percebendo melhor como a Óptica está tão relacionada com a Astronomia. Digam-me vocês, que andam nestas lides há mais tempo que eu... já me posso considerar um astrónomo amador?  :) Ainda que mesmo muito amador... pelo menos, gosto de pensar que sou.

Desculpem lá este post enorme. Uma vez que deixei alguns posts com pouca informação útil, permito-me a liberdade de partilhar convosco um pouco do que senti na minha primeira observação. Se cometi alguma imprecisão técnica , please let me know... :)

Se dúvidas houvesse com a minha paixão pela Astronomia, dissipar-se-iam todas na 6ª feira à noite.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: bruno em Junho 14, 2009, 10:30:46 pm
Carlos e estás a esquecer aquela estrela cadente linda que nos passeou por todo aquele Oeste!!!
Foi realmente uma sexta feira bem passada! Também estou a precisar afinar o meu tubo, preparar melhor para os registos fotográficos, explorar o céu... enfim. Astronomia!
Vamos ver se agendamos mais uma idas antes do fantástico céu de Inverno! E fica já aqui o repto para quem se quiser juntar, que dizes?
Abraço!
Título: Re: Local para observação
Enviado por: bruno em Junho 14, 2009, 10:32:02 pm
E os satélites ;-)
 :-D  :-D  :-D
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Junho 14, 2009, 11:23:58 pm
E não te mostrei o Orbitron, para ver se a gente descobre que satélites nos sobrevoaram! :lol:
Essa estrela cadente foi simplesmente magnífica. Não deu tempo para pedir um desejo, mas sim 3 ou 4!

Quantos mais melhor. E claro que temos de combinar mais umas saídas neste Verão. E para a próxima vou tentar ir mais preparado, que nesta nem para isso tive tempo... Foi chegar a casa e arrancar!

Hás-de enviar-me uma ou outra foto das que conseguiste, para ficar com uma recordação da minha primeira noite de observação, pode ser?

Um grande abraço.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: whitehat em Junho 14, 2009, 11:33:34 pm
Citação de: "Carlos Capela"
Para não estar a abrir mais um tópico desnecessariamente, aproveito este, até porque o tema continua a ser a observação.
Na 6ª feira passada, finalmente estreei o meu telescópio no terreno. A meio da tarde recebi uma mensagem de um colega que reencontrei aqui no forum e acabámos por combinar.
Estava uma noite fantástica, escura como breu,...


Bonito relato da Obs de sexta feira :)
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Junho 14, 2009, 11:37:26 pm
Obrigado.
O relato é bonito, mas não faz jus à noite... ;-)
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Fil em Junho 15, 2009, 09:38:47 am
Sim senhor, gostei de ler! Temos mais um fã do céu nocturno, confirma-se! :)
Epá, se queres saber se isso é suficiente para se ter o alto gabarito e pertencer à honrada categoria de "Astrónomo Amador", a minha sugestão é: "Não te preocupes com isso" :D Diverte-te com o céu, e não te distraias com os apelidos terrenos ;)
Se vislumbraste um ténue M13 a olho nu, só estavas a  alucinar se o céu fosse entre "mau" e "mais-ou-menos".. M13 tem uma magnitude visual aparente de perto de 6. Isso quer dizer que a noite estava, por assim dizer, uma maravilha!  Parabéns!
Já agora esse "grupo de estrelas" chama-se enxame :) é um Enxame globular, sim senhor, o 2º maior que se vê confortavelmente nesta zona do planeta (o M22 - Sagitário - é ligeiramente maior).. Há um maior ainda, no Centauro (NGC5139) (http://messier.obspm.fr/xtra/ngc/n5139.html), mas fica muito baixo para nós (3~5º graus de altitude).. E já não é a altura dele, às 21:30 é de dia, mas é bem brilhante também. Ainda não foi este ano que tentei olhar para ele..
Se o M13 estava no zénite, devias ter olhado para ele antes, ou depois :D 1:00 da manhã é má altura para ele agora :) Mas dos poucos enxames globulares que vi, o M13 é meu favorito.. Nem sei porquê, talvez seja só "porque sim" :)
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Junho 15, 2009, 01:23:42 pm
É que uma coisa é espreitar pelo telescópio dos outros, outra muito diferente é montar, procurar e observar pelo nosso próprio bichinho. Só falei na categoria porque me senti mesmo muito amador ali! :lol:
Bem me pareceu que não estava a alucinar... é que tive medo de estar a ver algo só porque queria mesmo ver algo!
M22 não estava longe de onde eu andei, da próxima vez vou procurar.
Tenho de começar a fazer umas To Do Lists, do género lista de compras, de objectos a procurar... :)

Só mais uma coisa... entre o "saber umas coisas" e o meter as mãos na massa, é muito melhor meter as mãos na massa.
Se algum dos novos (que querem comprar telescópio ou que têm e ainda não o usaram) que cá vêm ler isto, o conselho de quem se estreou há dias "por conta própria" é para não perderem muito tempo, que quem perde são vocês. Há coisas demasiado belas para não serem contempladas.
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Fil em Junho 15, 2009, 02:18:28 pm
Citação de: "Carlos Capela"
(...)o conselho de quem se estreou há dias "por conta própria" é para não perderem muito tempo, que quem perde são vocês. Há coisas demasiado belas para não serem contempladas.
É verdade. O céu repete-se uma vez a cada ano, o que também quer dizer que aquilo que não se vir agora, só se vai voltar a ver daqui a 1 ano, e menos uma vez na vida!..
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Junho 15, 2009, 02:51:50 pm
Concordo... Apesar de eu gostar mais do céu de Inverno, vou ter de aproveitar o Verão.
Vou ter de ir à procura do M13 outra vez (daqui a pouco tempo já posso procurá-lo à 1h da manhã sem sessão de contorcionismo... ;-) ) e compará-lo com o M22, para saber se partilho da tua preferência... :)

Ai, o que eu não dava por uma casinha no campo... :(
Título: Re: Local para observação
Enviado por: bruno em Junho 16, 2009, 12:59:27 am
Como recordação fica aqui aquilo que distingue um bom observador de um espadachim ;-)
Entendeste?
Abraço!!!
E que seja para breve a próxima saída!
(http://img191.imageshack.us/img191/4556/mitzarweb.jpg) (http://img191.imageshack.us/i/mitzarweb.jpg/)
Título: Re: Local para observação
Enviado por: Carlos Capela em Junho 16, 2009, 01:56:25 am
:)

Será, com certeza...
Um abraço e obrigado!